sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

“Campeã de estrada afegã exilada contratada pela Israel-Premier Tech”


Por: José Morais

Fariba Hashimi, a campeã de estrada afegã, vai pertencer à equipa da Israel-Premier Tech Roland, que pertence ao Women's World Tour, anunciou a formação, é uma jovem de 19 anos exilada, por causa da guerra no seu país, que sonha agora ser a primeira ciclista  da sua terra natal a participar no Tour de França Feminino.

A União Ciclista Internacional afegã sediou-se no campeonato nacional do Afeganistão em Aigle, na Suíça com mais de cinquenta atletas que fugiram do seu país, entre eles as mulheres vencedoras estavam Fariba Hashimi, que se agarrou em lágrimas à sua irmã mais velha Yulduz, que foi segunda na competição. 

Foram sem dúvida emoções fortes de tristeza e alegria, emoções que se acumularam após a fuga do regime, dias antes da tomada de Cabul, a capital do Afeganistão, chegaram assim a Itália para uma nova vida, onde se encontram desde agosto, e que competiam na equipa Valcar, composta por mulheres afegãs livres.

A ajuda para o resgate de ajudar centenas de afegãos em agosto teve ajuda do milionário e proprietário da Sylvan Adams, da equipa da Israel-Premier Tech, e estas dua mulheres corajosas estão a fazer história, sendo as primeiras a sair do seu país, para atingirem o seu mais alto nível no desporto, e será um compromisso ajudar estas jovens ciclistas em redor do mundo, já que somos mais do que uma equipa de ciclismo, disse o responsável Sylvan Adams, que ofereceu um contrato a Fariba Hashimi na equipa, e ainda um lugar para 22º Yulduz na equipa de formação das sub-23.

Fariba Hashimi dizia que não poderia mentir, é muito emocionante, mas também será uma pressão, mas vai tentar dar o seu melhor, já que nunca pensou numa oportunidade destas, de poder correr numa equipa do World Tour, e participar no Tour de França.

Desta forma aceitou o desafio, e irá competir por todas a mulheres do Afeganistão, já que no seu país as mulheres não são livres para poderem viver e prosperar como desejem, mas se me virem correr no Tour com as cores afegãs, todos podem ver que será possível, disse Fariba Hashimi.

“Mais uma lenda do ciclismo que se perdeu, Ercole Baldini morreu ao 89 anos”


Por: José Morais

O ciclismo está mais uma vez de luto, e chora uma lenda, Ercole Baldini morre ao 89 anos, o “comboio de Forli” como foi apelidado, marcou sem dúvida a história do ciclismo mundial, ao conseguir uma série de vitórias incríveis.

De relembrar a medalha de ouro olímpica em Melbourne no ano de 1956, até ao Giro de Itália, como o campeonato do mundo em 1958 em Reims, e ainda o recorde da hora estabelecida no Vigorelli com 46,394, infelizmente esses resultados da era de ouro alcançada ao longo de dois anos, nunca mais se repetiram, motivado por uma apendicite.

Descanse em paz.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com