sexta-feira, 23 de junho de 2023

“13 PARACICLISTAS COROADOS CAMPEÕES NACIONAIS DE CONTRARRELÓGIO”


O Campeonato Nacional de Estrada iniciou-se na manhã desta sexta-feira, 23 de junho, às 11h, com a prova de contrarrelógio. Os paraciclistas foram os primeiros a entrar em prova, tendo sido coroados 13 campeões nacionais de contrarrelógio nas diversas categorias.

Em H4, a categoria com mais participantes, num total de cinco, Flávio Pacheco terminou com o melhor tempo (35"07'90), à frente de Carlos Neves e Luís Ramos. Em C5, Miguel Pacheco (Academia Efapel Ciclismo) venceu o título com um tempo de 31"18'17, à frente de Manuel Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Carlos Santos (ABTF Betão/Bairrada). Já em C4, foi João Monteiro (Paredes/Fortunna) quem se sagrou campeão nacional, com 33"28'19, tendo superado Júlio Ferreira e Cláudio Carvalho, que fecharam o pódio. Finalmente, em H3, foi João Pinto (Mirachoro Hotels-Centro de Ciclismo de Portimão-Churrasqueira) o vencedor, com 40"58'81, à frente de Ruben Garcia (Clube K) e Pedro Sousa (Descobre Destreza Associação Desportiva).

Nas restantes categorias, apenas com dois participantes, Sérgio Gomes (Descobre Destreza Associação Desportiva) sagrou-se campeão de H2, à frente de Luís Jejum (Europcar Associação Salvador), com 58:37,40; Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) festejou o título de C3, com 39"59'00, à frente de Paulo Barreto (Matos-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi); Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo) bateu Daniel Silva (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) com 34"47'52 e conquistou o título de C2; Jorge Pina/Bruno Silva venceram em Paraciclismo B, com 35"21'61, à frente de André Dias/Luís Cordeiro (Korpo Activo/Penacova); Felismina Gomes (Europcar Associação Salvador) celebrou o título em H5 feminino, à frente da colega Maria António, com 1h00"19'03.

Destaque ainda para Luís Costa, novo campeão nacional em H5, André Soares (Academia Efapel de Ciclismo), novo campeão em paraciclismo D, Bernardo Vieira, vencedor em C1, e para Ana Silva/Sara Silva (Descobre Destreza Associação Desportiva), campeãs em paraciclismo B, sendo que todos estes competiram sem oposição.

Por fim, nota para Felismina Gomes, Luís Costa, Flávio Pacheco, João Pinto, André Soares, Miguel Pacheco, Paulo Teixeira, Telmo Pinão, Bernardo Vieira e Ana Silva, que revalidaram os títulos conquistados em 2022.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Rui Costa regressa ao Tour depois de um ano de ausência”


Ciclista vai alinhar pela 11.ª vez na competição

 

Por: Lusa

Foto: Intermarché-Circus-Wanty Twitter

O português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) vai alinhar pela 11.ª vez na Volta à França, depois de um ano de ausência, anunciou esta sexta-feira a equipa, tornando-se no primeiro luso confirmado na edição de 2023.

Aos 36 anos, o campeão do mundo de fundo em 2013 volta a disputar o Tour, depois de, no ano passado, ainda na UAE Emirates, ter alinhado na Volta a Itália.

Rui Costa conta 10 presenças na 'Grande Boucle', a última das quais em 2021, quando foi 77.º, tendo como melhor resultado o 18.º lugar em 2012, contando ainda três vitórias em etapas, uma em 2011 e duas em 2013. Este ano, venceu o Trofeo Calvià e a Volta à Comunidade Valenciana.

A 110.ª edição da Volta a França vai ser disputada entre 1 e 23 de julho, entre Bilbau, em Espanha, e Paris.

"A nossa ambição para o Tour de 2023 é vencer a nossa primeira etapa e conseguir terminar entre os 10 primeiros na classificação geral. Para conseguir isso, construímos um grupo forte e experiente em torno dos nossos líderes Biniam Girmay e Louis Meintjes", assumiu Aike Visbeek, diretor de desempenho da equipa.

Além de Costa, do eritreu Biniam Girmay e do sul-africano Louis Meintjes, a Intermarché-Circus-Wanty fica completa com os franceses Lilian Calmejane e Adrien Petit, o neozelandês Dion Smith, o holandês Mike Teunissen e o alemão Georg Zimmermann.

Visbeek recordou os resultados alcançados no Tour de 2022 para sustentar os objetivos para a corrida francesa.

"O nosso líder para a geral é o Louis Meintjes. Com o sétimo lugar no ano passado, conseguiu o primeiro top 10 da nossa história. Ele vai ter todo o nosso apoio para repetir esse feito. A missão de Biniam Girmay é vencer uma etapa ao sprint (...) e terminar uma corrida de três semanas pela primeira vez em sua carreira", vincou o responsável.

Fonte: Record on-line

“Chris Froome fora das escolhas da Israel-Premier Tech para o Tour”


Ciclista britânico venceu prova por quatro ocasiões

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O britânico Chris Froome, quatro vezes vencedor da Volta à França, ficou esta sexta-feira de fora da equipa Israel-Premier Tech para a edição de 2023 da corrida gaulesa, a disputar entre 1 e 23 de julho.

Froome, de 38 anos, vencedor da corrida em 2013, 2015, 2016 e 2017, ficou fora dos 'eleitos', depois de ter cumprido um estágio em altitude tendo em vista a presença no Tour, após ter recuperado de uma lesão num tendão.

"Estou, obviamente, desapontado com esta decisão. O Tour ocupa um lugar incrivelmente especial no meu coração", lamentou o britânico, em declarações reproduzidas pelo site GCN, anunciando a intenção de "voltar ao Tour em 2024".

Froome, desde o acidente sofrido no Critério do Dauphiné em 2019, quando fraturou um fémur, o cotovelo direito e várias costelas, nunca mais retomou o nível competitivo anterior.

O britânico conta 10 presenças no Tour, com um 133.º posto em 2021 e a desistência no ano passado, devido ao diagnóstico de Covid-19, depois do terceiro lugar no Alpe d'Huez, tendo subido ao pódio em duas ocasiões, com o segundo posto em 2012 e o terceiro em 2018, além das quatro vezes que venceu.

Este ano protagonizou uma temporada modesta, com presenças discretas no Tour Down Under, na Volta ao Ruanda, na Volta à Romandia e, mais recentemente, na La Route d'Occitanie.

O canadiano Michael Woods venceu essa prova, que terminou no passado dia 18, e é um dos oito escolhidos da equipa israelita para o Tour, juntamente com os seus compatriotas Guillaume Boivin e Hugo Houle.

Os australianos Simon Clarke e Nick Schultz, o neozelandês Corbin Strong, o belga Dylan Teuns e o letão Krists Neilands completam o elenco de oito corredores da Israel-Premier Tech.

"Foi uma decisão difícil quanto à nossa equipa para a Volta a França este ano, mas sentimos que escolhemos os oito ciclistas mais bem preparados para cumprirem os nossos objetivos de desempenho", afirmou o diretor-desportivo da Isael-Premier Tech, Kjell Carlström.

O responsável prosseguiu com as explicações, sem, contudo, referir o nome de Froome, o único ciclista em atividade com vitórias nas três grandes voltas, com os triunfos na Vuelta em 2011 e 2017 e no Giro em 2018.

"O facto de termos tido uma decisão difícil para tomar ao olhar para a nossa longa lista mostra a força e o relevo do nosso grupo de corredores e, infelizmente, não podemos levar todos", rematou Kjell Carlström.

Fonte: Record on-line

“ESTE FIM-DE-SEMANA ACOMPANHE TODA A AÇÃO A PARTIR DE MADRID E CASSEL-HAZEBROUCK E CONHEÇA OS NOVOS CAMPEÕES NACIONAIS”


SIGA AINDA AS PROVAS DE BTT DOS JOGOS EUROPEUS NA POLÓNIA

 

Por: Vasco Simões

Foto: Eurosport

A poucos dias do arranque de mais uma edição do Tour de France, a prova ‘Rainha’ do ciclismo mundial, o Eurosport transmite três importantes competições que prometem ‘colar’ os fãs da modalidade aos ecrãs. Este fim-de-semana, dia 24 de junho, é possível acompanhar, em direto, os Campeonatos de Ciclismo de Estrada de Espanha e de França e ainda as provas de BTT dos Jogos Europeus na Polónia.

Na manhã de sábado, Madrid é o centro da ação dos nacionais espanhóis e a partir das 10:30, o Eurosport 1 transmite em direto a prova de fundo feminina, onde o grande destaque vai para Marvi Garcia, que tenta conquistar o seu 5.º título da carreira nesta especialidade. Mais tarde, perto das 12:55h, o direto passa para Cassel - Hazebrouck, em França, para a prova de fundo feminina, uma especialidade ganha na última edição por Audrey Cordon-Ragot.

No domingo, dia 25 de junho, o Eurosport 1 acompanha as provas de fundo masculinas. Os espanhóis entram em ação primeiro, a partir das 12:15h, para saber quem sucede a Carlos Rodríguez. Segue-se a transmissão da mesma especialidade em França, a partir das 15:15h, com as atenções postas para saber quem coloca o seu nome na lista de campeões, atrás de Florian Sénéchal, vencedor da especialidade em 2022.

Para além dos nacionais espanhóis e franceses, o Eurosport dá destaque os Jogos Europeus, em particular às provas de BTT que podem ser vistas em direto, este domingo. A partir das 10:30h o canal emite a prova feminina desde Cracóvia-Malopolska, na Polónia. Segue-se a transmissão da prova masculina às 13:15h. Portugal apresenta-se com dois atletas nesta especialidade: Raquel Queirós e Ricardo Marinheiro.

Competições de grande qualidade em direto para ver nos próximos dias no Eurosport ‘A Casa do Ciclismo’.

Fonte: Eurosport

“Campeonato Nacional de Estrada Dia 1”


João Almeida e Ana Caramelo campeões nacionais de contrarrelógio

 

Por: José Carlos Gomes

João Almeida (UAE Team Emirates) e Ana Caramelo (Maiatos) são os novos campeões nacionais de contrarrelógio na categoria de elite, conquistando os títulos, nesta sexta-feira, em Mogadouro.

O chefe-de-fila da UAE Team Emirates confirmou o favoritismo e foi o mais forte nos 33,6 quilómetros da prova masculina de elite, que terminou à média de 51,89 km/h, cortando a meta com 38’51’’70, sendo o único a baixar da fasquia dos 39 minutos.


Ivo Oliveira repetiu a segunda posição de 2022, gastando mais 34,74s do que o companheiro de equipa. O terceiro classificado foi Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 2’23’’04. Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) partiu com a ambição de revalidar o título, mas teve um dia desinspirado, acabando na sexta posição.

“Fiquei algo surpreendido, porque, vindo de uma paragem após o Giro, acabei por estar melhor do que esperava. O Campeonato Nacional é uma corrida que todos gostam de ganhar e para quem corre lá fora tem um sabor diferente correr em Portugal. O objetivo era que alguém da equipa ganhasse, fizemos primeiro e segundo, acho que foi excelente. No domingo, na prova de fundo, queremos manter o título na equipa”, afirmou João Almeida.


Todas as outras categorias cumpriram 21,6 quilómetros. Entre a elite feminina, Ana Caramelo não deu qualquer hipótese à concorrência, sendo a mais forte tanto no ponto intermédio como na chegada.

A corredora dos Maiatos fechou a prova em 30’53’’71. Deixou a segunda classificada, Vera Vilaça (Massi-Tactic), a 51,65s. A terceira classificada, a 1’45’’09 da vencedora, foi Alessia Teixeira (Academia Efapel de Ciclismo).

“Foi um objetivo mais do que conseguido. Estava muito calor, foi necessário gerir muito bem, até porque na primeira metade o vento não estava a nosso favor. O objetivo era vencer, mas sabia que tinha concorrência forte. Felizmente ganhei, mas agora não faço prognósticos para a prova de fundo”, disse Ana Caramelo antes de subir ao pódio.


O pódio de sub-23 masculinos foi totalmente formado por corredores que estão no primeiro ano nesta categoria. O melhor de todos foi António Morgado (Hagens Berman Axeon), com 26’49’’21. O caldense passou a metade do percurso em igualdade de tempo com o colega de equipa Gonçalo Tavares, fazendo a diferença na segunda metade, deixando Tavares a 27,27s. O terceiro, a 33,73s, foi Daniel Lima (Israel Cycling Academy).

Em 2023 foram, pela primeira vez, atribuídos títulos às sub-23 femininas, que deixaram de competir integradas na elite. A vice-campeã nacional de elite em 2022 foi, desta feita, a melhor entre as sub-23. Beatriz Pereira (Bizkaia-Durango) parou o cronómetro nos 31’24’’35, sagrando-se campeã nacional. Beatriz Roxo (UCI Cantabria Deporte-Rio Miera) gastou mais 1’10’’68 do que a vencedora e ficou na segunda posição. Mariana Líbano (Soltec Team Costa Cálida) estreou-se em sub-23 com o terceiro posto, a 1’26’’01.

No setor feminino foram também atribuídos títulos nas categorias master. Ganharam a master 30 Patrícia Rosa (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), a master 40 Raquel Santos (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade) e a master 50 Filomena Gomes (Vertentability-CRG).

 

Campeões Nacionais de Paraciclismo

 

A manhã iniciou-se com os contrarrelógios de paraciclismo, que coroaram treze campeões nacionais, em outras tantas classes de competição. Participaram 33 paraciclistas.

 

B: Jorge Pina e Bruno Silva

B: Ana Silva e Sara Silva (Descobre Destreza Associação Desportiva)

C1: Bernardo Vieira

C2: Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo)

C3: Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar)

C4: João Monteiro (Paredes/Fortunna)

C5: Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo)

D: André Soares (Academia Efapel de Ciclismo)

H2: Sérgio Gomes (Descobre Destreza Associação Desportiva)

H3: João Pinto (Mirachoro Hotels/Centro de Ciclismo de Portimão)

H4: Flávio Pacheco

H5: Luís Costa

H5: Felismina Gomes (Europcar Associação Salvador)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com