quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

“Agenda de Ciclismo”

Primeiras pedaladas profissionais na Região de Aveiro

A época de estrada nacional arranca no próximo domingo, com a disputa da Prova de Abertura – Região de Aveiro, primeira das três corridas pontuáveis para o Troféu Liberty Seguros. Na véspera da corrida as equipas são apresentadas em cerimónia de entrada livre, em Aveiro.

A corrida inicial terá 160,8 quilómetros, ligando a Câmara Municipal de Anadia (12h10) à Avenida da Régua, Ovar (15h50), passando por todos os concelhos integrantes da Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro. Prevê-se uma chegada ao sprint, dado que o percurso não apresenta dificuldades de monta. A primeira metade da corrida é totalmente plana, estando os dois obstáculos montanhosos da viagem, em Talhadas e em Sever do Vouga, ainda longe da chegada.

A Prova de Abertura – Região de Aveiro será a oportunidade para as equipas portuguesas medirem forças para pela primeira vez em 2017. Vão estar na linha de partida os seis conjuntos continentais – Efapel, LA-Metalusa BlackJack, Louletano-Hospital de Loulé, RP-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto -, assim como as sete equipas de clube, ACDC Trofa, Jorbi/Team José Maria Nicolau, Liberty Seguros/Carglass, Maia, Miranda/Mortágua, Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade e Sicasal/Constantinos/Cafés Delta. As equipas lusas terão a concorrência do bloco continental Equipo Bolivia e da equipa de clube galega Rías Baixas.

Antevendo-se uma chegada ao sprint, espera-se que os homens mais rápidos do pelotão português puxem pelos galões. Daniel Freitas (W52-FC Porto), Daniel Mestre e Rafael Silva (Efapel), Fábio Silvestre (Sporting-Tavira), Filipe Cardoso (RP-Boavista), João Matias (LA-Metalusa BlackJack), Pedro Paulinho e Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) são os principais candidatos, mas os sub-23 César Martingil (Liberty Seguros/Carglass) e Fábio Mansilhas (Miranda/Mortágua) tentarão surpreender os mais experientes.

A Prova de Abertura – Região de Aveiro é a primeira das três provas pontuáveis para o Troféu Liberty Seguros. As restantes são corridas internacionais, a Clássica da Arrábida, no dia 5 de março, e a Clássica Aldeias do Xisto, no dia 12 do mesmo mês.

A corrida do próximo domingo será antecedida por uma cerimónia de apresentação das equipas e de lançamento da época de estrada, que vai realizar-se no próximo sábado, entre as 16h00 e as 18h00, no Centro de Congressos de Aveiro. Além de todos as equipas subirem ao palco para saudar os adeptos, esta sessão, de entrada livre para o público, contará com a entrega dos Prémios APCP 2016 e com a entrega dos títulos se Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Ciclismo a cinco dirigentes históricos do associativismo regional: Amâncio Passos (Minho), Basílio Angélico (Vila Real), Eduardo Guilherme (Setúbal), Joaquim Leite (Porto) e Saúl Jorge (Santarém).

Mais eventos oficiais

5 de fevereiro, 9h00: 1.ª Prova do Campeonato Open de XCO da Maia, Folgosa

5 de fevereiro, 9h30: Raid das Masseiras, Póvoa de Varzim

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com