quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

“Remco Evenepoel sobre o Tour, o Giro e o recente acidente que o mandou para o hospital: "O maior objectivo da minha carreira? Um dia quero ganhar o Tour"


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Remco Evenepoel sofreu um acidente muito grave há quase um mês, no qual sofreu várias fracturas e diversas escoriações após bater contra a porta de uma carrinha. O belga descreve o processo de recuperação e como este está a afectar as suas ambições e o seu calendário para a época de 2025.

"No hospital disseram-me que tinha de ser operado o mais depressa possível, caso contrário poderia correr tudo mal. Soube logo que teria pela frente um longo período de recuperação", disse o campeão olímpico e mundial numa entrevista ao Het Laatste Nieuws.

"Duvidei de mim próprio. Será que vou conseguir este ano? Será que vai correr tudo bem? As pessoas não veem estas coisas. Cruzam-se comigo na loja, perguntam-me como estou e eu rio-me. Sou optimista, mas quando chego a casa, fico de rastos".

Ainda lhe falta uma semana para saber se pode ou não regressar à bicicleta, mas o enorme atraso no seu treino fará com que o homem da Soudal - Quick-Step não participe na maioria das corridas da primavera e também na Volta a Itália.

"Não quero apressar nada. A preparação para uma Grande Volta demora cinco, seis meses e eu não vou ter esse tempo, por isso estou inclinado a dizer 'nada de Giro'", afirma. Este ano a Volta a França será o seu principal objetivo para as Grandes Voltas, sem grandes hipóteses de apontar para o Giro.

Evenepoel espera regressar às corridas na Brabantse Pijl e estar em boa forma para as clássicas da primavera que se seguem. "Estou a tentar concentrar-me nas Clássicas das Ardenas, mas para ser sincero, só tenho uma coisa na cabeça. É estar no topo da classificação geral no Tour. O resto não é muito importante. Dou tempo a mim próprio até ao início de julho e depois faço melhor do que no ano passado, ao mais alto nível, durante três semanas."

Evenepoel fala da sua tradição e de como esta mudou este ano, o primeiro desde 2021, em que começa o ano a regressar de uma lesão grave e sem saber até onde pode ir.

"Todos os anos no meu primeiro pequeno-almoço a 1 de janeiro, escrevo os meus objectivos. Este ano é um pouco mais difícil por causa da lesão, mas o maior objectivo da minha carreira é claro: um dia quero ganhar o Tour. É a única coisa que quero realmente marcar. Se isso me stressa? Não, motiva-me".

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/remco-evenepoel-sobre-o-tour-o-giro-e-o-recente-acidente-que-o-mandou-para-o-hospital-o-maior-objectivo-da-minha-carreira-um-dia-quero-ganhar-o-tour

“Dia de luto no ciclismo colombiano pela morte do grande treinador e descobridor de talentos, Carlos 'Ramillete' Pérez”


O ano começa com uma triste notícia para o ciclismo colombiano, na madrugada do 1º de janeiro de 2025, Carlos Pérez, popularmente conhecido como 'Ramillete', faleceu.

A sua partida deixa um vazio muito grande no ciclismo colombiano, ao qual dedicou sua vida com paixão e dedicação, tornando-se um grande treinador e descobridor de talentos.

Carlos 'Ramillete' Pérez dedicou toda a sua vida ao ciclismo, especialmente ao Tolimense, primeiro como ciclista e depois como treinador, inspirando várias gerações de ciclistas.

Ele sempre morou em Mariquita, no ano passado, ele foi condecorado pelo RCN Classic e uma doença rápida terminou com a sua vida, ele foi hospitalizado em Honda e Ibagué e finalmente foi transferido para Manizales, onde morreu nesta madrugada dia 1 de janeiro.

Ele era acompanhado de sua esposa e filhos e do ciclista Camilo Ardila, um dos talentos descobertos no seu trabalho, Fredy González, Josué López e outras grandes figuras do ciclismo Tolima foram liderados pelo homem de destaque do ciclismo colombiano, com o seu funeral a ser realizado na próxima sexta-feira em Mariquita.

Descanse em paz.

“Entrevista exclusiva: Fábio Costa "Sonho ser campeão nacional em 2025, todos os anos aponto a esse dia"


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

O Ciclismo Atual falou em exclusivo com Fábio Costa, que nos contou como tem decorrido a sua carreira e quais as expectativas para o seu futuro. O ciclista, natural de Ermesinde, foi um dos destaques da temporada de 2024 e isso valeu-lhe o regresso a uma casa que nem conhece, a Sabgal/ Anicolor Cycling Team, onde espera continuar no rumo das vitórias. Abaixo, a entrevista na íntegra.

 

Como te descreves como ciclista?

 

"Acho que sou um ciclista muito polivalente e bastante regular durante o ano, mas acho que me destaco em corridas de um dia que sejam duras e com finais rápidos, esse e o meu ponto forte, também trabalhar em prol da equipa e controlar uma etapa e algo que gosto de fazer."

 

Qual a vitória mais marcante?

 

"A vitória que mais me marcou foi sem dúvida na 6ª etapa do GP Jornal de Notícias em 2023, tanto por ser a primeira como profissional, como pela carga emocional que teve, foi um alívio para mim conseguir vencer depois de bater tanto na trave e também por me dar o boost de confiança nas minhas capacidades para poder voltar a vencer em próximas oportunidades".

 

Em 2024, competiste pela ABTF-Feirense, uma equipa que esteve em grande destaque este ano, que balanço fazes desta temporada?

 

"Foi sem dúvida uma grande época para mim e para a equipa, eu tinha como objetivo ganhar logo no início do ano, e consegui na clássica de santo Tirso, que é provavelmente a corrida de um dia que mais gosto, depois por acréscimo ganhei a Taça de Portugal. Também fiquei contente com a minha prestação na Volta ao Alentejo, onde terminei em 7° lugar na geral, mas mesmo assim podia ter feito um pouco melhor, e a partir desse momento a época nunca iria ser má, até ao final do ano tive mais alguns lugares de relevo, mas sobretudo tentei ajudar e retribuir o trabalho que a equipa fez para mim até meio da temporada, e felizmente tivemos um final de temporada excelente tanto na volta a Portugal, como no GP Jornal de Notícias."

 

Em 2025 vais voltar a uma estrutura que conheces bem, a Sabgal, quais os objetivos?

 

"Sim, é verdade, e uma equipa que conheço e me identifico com os valores e forma de correr agressiva, o objetivo será sempre estar ao dispor da equipa em tudo que me for pedido, temos uma equipa que pode lutar por todo o tipo de corridas, quando a mim espero estar bem nas corridas que a mim se adaptam, como as clássicas, volta ao Alentejo e na Volta a Portugal."

 

Como está a decorrer a preparação para a nova temporada, conta-nos um pouco sobre o teu treino diário.

 

"A preparação está como planeado, tal como tenho feito nos últimos anos. Para já apenas colocar horas na bicicleta sem grande intensidade, retirar algum peso em excesso e mais para próximo das competições, aí sim o treino irá ser mais intenso para que esteja pronto desde a primeira competição."

 

A Sabgal é uma equipa que normalmente tem alguma competição fora de Portugal, há alguma corrida em específico que gostarias de fazer?

 

"Para já não tenho grandes competições para realizar no estrangeiro, mas sim temos um vasto calendário fora de Portugal, gostaria de fazer o circuito das Ardenas, parece ser uma corrida que me encaixa bem porque e bastante acidentada, e está situada numa altura em que costumo estar bem fisicamente, mas veremos com o decorrer da época o que posso fazer."

 

Qual o teu sonho como ciclista?

 

"O sonho seria mesmo ir para o estrangeiro e competir com os melhores nas melhores corridas, mas acho que esse timming já passou por mim, agora olhando a realidade em Portugal, o sonho é ser campeão nacional de estrada, já conquistei o título em sub 23 mas em elites tem outra relevância, já estive perto em 2022, acho que e um dia especial e que todos sonham vestir aquela camisola, todos os anos aponto a esse dia e este ano de 2025 não será diferente."

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/entrevista-exclusiva-fbio-costa-sonho-ser-campeo-nacional-em-2025-todos-os-anos-aponto-a-esse-dia

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com