quarta-feira, 4 de novembro de 2020

“Perfil da etapa 15 de da Volta a Espanha: Mos - Puebla de Sanabria"


A prova mais longa de edição com um constante de quebra de pernas

 

A Volta a Espanha continua com a 15ª etapa entre Mos e Puebla de Sanabria. Um caminho muito semelhante ao do dia anterior muito quebra e com a fuga correndo com muitos pontos para obter a vitória.

Os favoritos terão mais um dia para recuperar a força para enfrentar a etapa de sábado com La Covatilla com a intenção de deixar tudo na bicicleta. Análise, perfil da etapa 15 da Volta a Espanha.

A etapa mais longa de edição com um terreno de quebra pernas, e uma nova oportunidade para a fuga pousar em Puebla de Sanabria. Com cinco terceiras metas volantes e vários desafios dificultará o pelotão controlar a fuga e o esforço feito nos dias anteriores facilitará a chegada da fuga até a linha de meta.

Além disso, a chuva fará uma aparição para complicar a corrida na segunda metade do dia. Alto de San Amaro (6 km a 6,1%), Alto de Carcedo (4 km a 5%), Alto do Furriolo (5,4 km a 6,6%), Alto de Fumaces (8,3 km a 4,9%) e Alto de Padornelo (6,8 km a 3,8%) são os cinco pontos que os ciclistas terão que superar.

Fonte: Marca

“Encerramento do calendário de Triatlo 2020”


Cancelamento das três últimas provas do calendário de Triatlo em solo nacional.

Embora a FTP tenha partilhado, sempre que possível, a informação necessária, assim como disponibilizado aos interessados as decisões das entidades competentes, as comunicações nem sempre decorreram de modo tão célere quanto gostaríamos, tendo em conta os tempos incertos que atravessamos.

Em conjunto com os nossos parceiros, organizámos as provas possíveis do calendário em 2020, seguindo as regras institucionais, cumprindo os requisitos necessários para poder concretizar o calendário da melhor forma, numa altura em que as recomendações eram de suspensão de eventos desportivos ou de condicionamento da sua realização.

Encontravam-se ainda previstas três competições para a época 2020: dia 15 de novembro, o Triatlo da Quinta do Lago com a última etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo, nos dias 21 e 22 de novembro, o XIX Triatlo Internacional de Quarteira que integraria a Taça da Europa de Triatlo e a Taça de Portugal, sendo que a época encerraria com o XXVI Duatlo de Grândola com a Taça de Portugal em Contrarrelógio.

Tendo em conta as diretrizes governamentais do Estado Português e das entidades responsáveis, a FTP irá cancelar as restantes provas do calendário 2020 descritas acima, estando sujeitas a confirmação todas as outras atividades federativas até ao final do ano.

Vamos continuar a analisar a situação de modo a tomar e/ou respeitar decisões dos organismos competentes de forma consciente.

Iremos brevemente noticiar os resultados das diferentes competições e os atletas que mais se destacaram nesta época.

Uma última palavra de agradecimento: em 2020 somos todos campeões pelo modo como transformámos os obstáculos na aprendizagem de os superar. Muito obrigado a todos!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

"Taça do Mundo de Valência dia 7 de novembro 2020"


Seis atletas nacionais irão disputar em Valência a última Taça do Mundo da época

 

Esta é uma prova disputada na distância sprint, com Gabriela Ribeiro, Helena Carvalho e Melanie Santos a marcar presença na prova de elite feminina, enquanto Alexandre Nobre e Ricardo Batista a alinhar na partida da competição masculina.

Apesar de todos os constrangimentos que estão a acontecer um pouco por toda a europa, as provas contam com elevado nível competitivo, principalmente na prova masculina onde Ricardo Batista e Alexandre Nobre irão competir com triatletas como o francês Vicent Luis, os noruegueses Gustav Iden e Kristian Blummenfelt ou o sul-africano Henri Schoeman, entre outros.

O palco da competição será na Marina de Valência, com o percurso dos 750 metros de natação a ser realizado na doca, o segmento de ciclismo desenrolar-se-á no interior da Marina para ir em direção à Avenida do Porto e Marina Sul e terminará com os 5km de corrida junto à doca.

Esta será a última prova a contar para o ranking do Prize Money especificamente criado neste ano de pandemia, onde o objetivo principal é aferir o investimento do processo de treino realizado durante uma época em que o número de provas foi reduzido ao mínimo.

Esta será, por isso, uma prova teste em que os atletas, quer pela sua pouca experiência competitiva ao nível de Taças do Mundo, quer pela época marcada pela falta de provas, poderão obter uma melhor perceção do trabalho desenvolvido com os seus treinadores. A partir desta prova, serão identificados pontos fortes e menos fortes que permitirão uma melhor preparação da próxima época no ainda incerto calendário competitivo 2021.

A organização estabeleceu um protocolo onde se incluem medidas sanitárias para que o evento se realize com a máxima segurança. À semelhança do que tem acontecido em provas em solo português desde que se retomou a época de triatlo, além do questionário obrigatório, da medição de temperatura, do uso obrigatório de máscaras e do já habitual distanciamento social, a prova é realizada tendo em conta os procedimentos habituais que têm integrado todas as provas de triatlo internacionais.

 

Horário das competições:

Sábado, 7 novembro

13:15 Início prova elite feminina (hora portuguesa)

15:45 Início prova elite masculina (hora portuguesa)

Start list feminina ver aqui: https://www.triathlon.org/events/start_list/2020_valencia_itu_triathlon_world_cup/352338  

Start list masculina ver aqui: https://www.triathlon.org/events/start_list/2020_valencia_itu_triathlon_world_cup/352337

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Vuelta: Tim Wellens pela segunda vez na 14.ª etapa, Roglic segue líder


O dia não produziu alterações nos primeiros postos da geral, com Roglic a seguir líder

 

O belga Tim Wellens (Lotto Soudal) venceu hoje pela segunda vez na Volta a Espanha em bicicleta, ao triunfar na 14.ª etapa, em que o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) conservou a liderança da geral individual.

Wellens, que já tinha ganho a quinta tirada, cumpriu os 204,7 quilómetros entre Lugo e Ourense em 4:37.05 horas, batendo o canadiano Michael Woods (Education First), segundo, e o checo Zdenek Stybar (Deceuninck-QuickStep), terceiro.

O dia não produziu alterações nos primeiros postos da geral, com Roglic a seguir líder, com 39 segundos de vantagem para o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), segundo, e 47 para o britânico Hugh Carthy (Education First), terceiro.

Na quinta-feira, a 15.ª de 18 etapas liga Mos a Puebla de Sanabria em 230,8 quilómetros, com cinco contagens de montanha, todas elas de terceira categoria.

Fonte: Sapo on-line

“Dylan Groenewegen deve ser suspenso até maio de 2021”


Por: Record

Em causa o incidente na Volta a Polónia que provocou graves lesões a Fabio Jakobsen da assustadora queda no final da 1.ª etapa da Volta à Polónia.

A UCI prepara-se para anunciar a punição que vai aplicar a Dylan Groenewegen devido à queda que originou as graves lesões a Fabio Jakobsen na Volta à Polónia.

Segundo alguns meios de comunicação social europeus, o ciclista da Jumbo-Visma vai ser suspenso até ao início de maio de 2021, por comportamento incorreto no sprint final. Recorde-se que Jakobsen sofreu lesões muito graves no rosto, ao ponto de este ter sido reconstruído.

Fonte: Record on-line

“Perdemos mais um grande amigo”


Por: José Morais

Inicio hoje as nossas publicações diárias com uma triste notícia que nos chegou há pouco até nós, perdemos um “AMIGO”, o Rui Rodrigues do CCL-Clube de Campismo de Lisboa, deixou-nos, o seu falecimento chegou-nos até nós como disse à poucos minutos, desconhecendo as causas, e quando será o seu funeral.
Em 26 de junho de 2019, foi o seu último evento de cicloturismo que organizou, este ano por causa da pandemia não existiu passeio, pelos motivos que todos nós sabemos, e muitos de nós vamos recordar o Amigo Rui, um bom conviva, um bom cicloturista.
Nesta hora de grande consternação, e que ainda não estamos em nós, e não queremos acreditar, em nome da Revista Notícias do Pedal, e em meu nome próprio já que o Rui era meu amigo, ficam as condolências a todas a família, e ao CCL-Clube de Campismo de Lisboa, neste momento difícil e de grande dor.
O Rui Rodrigues partiu, o nosso amigo deixou-nos pessoalmente, mas ficará para sempre nos nossos corações, a família cicloturista fica assim mais pobre, mas as boas recordações ficaram sem dúvida por muitos e muitos anos.
Amigo Rui partiste, onde queres que estejas descansa em paz, até sempre amigo.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com