segunda-feira, 29 de agosto de 2022

“Média distância triatlo: Filipe Azevedo e Raquel Rocha campeões nacionais”


Filipe Azevedo (Estoril Praia Credibom) e Raquel Rocha (CNATRIL) revalidaram os títulos de campeões nacionais de média distância. O Douro Triatlo foi o palco do campeonato nacional que consagrou ainda José Freire, campeão no Paratriatlo (PTS5), e duas dezenas de campeões nos grupos de idade.

No sector masculino, Filipe Azevedo impôs-se à concorrência, superando Alberto Casillas e Rafael Domingos, seus companheiros de equipa, garantido assim o terceiro título nacional consecutivo. Não tendo Alberto Casillas nacionalidade portuguesa, o título de vice-campeão nacional de média distância ficou nas mãos de Rafael Domingos e Mário Rocha (Galitos) garantiu o terceiro lugar.

No sector feminino, Raquel Rocha conquistou o “tri”, numa prova onde Ana Filipa Santos e Vanessa Pereira (Estoril Praia Credibom) garantiram o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

 

Todos os campeões nacionais de média distância:

 

Absolutos

Filipe Azevedo (Estoril Praia Credibom)

Raquel Rocha (CNATRIL)

 

Paratriatlo

José Freire, PTS5 (Sporting Clube de Portugal)

 

Juniores

Tomás Teixeira (CNCVG)

 

20-24

José Pedro Vieira  (CN Torres Novas)

Sofia Cruz (SFRAA Triatlo)

 

25-29

Filipe Azevedo (Estoril Praia Credibom)

Raquel Rocha (CNATRIL)

 

30-34

Adriano Correia (CN Torres Novas)

Vanessa Pereira (Estoril Praia Credibom)

 

35-39

Nuno Rodrigues (CNCVG)

Liliana Veríssimo (Outsystems Olímpico de Oeiras)

 

40-44

Hugo Pina (CNCVG)

Ana Filipa Santos (Individual)

 

45-49

Lino Barruncho (Individual)

Patrícia Rivotti (SUC – Silvestre Festas / Moonsport Innerme)

 

50-54

João Faria (Associação Académica de São Mamede)

Filomena Gomes (Try Portugal / V. Janes)

 

55-59

António Calafate (Núcleo do Sporting da Golegã)

Maria João Lima (Associação Académica de São Mamede)

 

60-64

Carlos Gomes (Outsystems Olímpico de Oeiras)

 

65-59

Fernando Feijão

Fonte:

“Triatlo Longo: Estoril Praia tetracampeão nacional”


O Estoril Praia Credibom sagrou-se tetracampeão nacional de clubes de triatlo longo, no sector masculino, ao vencer o Douro Triatlo, a quarta e decisiva etapa do campeonato. Os canarinhos superaram o CN Torres Novas e o CNCVG, e juntaram-se às mulheres do CNATRIL que já tinham garantido o título em Moura.

Os amarelos da Linha de Cascais foram mais fortes do que a concorrência, ocupando desde logo os três primeiros lugares da geral individual. Filipe Azevedo (1º), Alberto Cassillas (2º) e Rafael Domingos (3º) fecharam o pódio para o Estoril Praia Credibom  com um tempo acumulado de 11:50:36.

Em segundo lugar, a 00:53:40 dos canarinhos, fechou o CN Torres Novas que garantiu assim um inédito título de vice-campeão nacional de clubes na longa distância. A fechar o pódio da prova e também do Nacional, o CNCVG, a cerca de seis minutos dos segundos classificados.

No sector feminino, com o título já entregue ao CNATRIL, a discussão pelo título de vice-campeãs estava entre o Estoril Praia Credibom e ao Clube Oriental de Lisboa. Levaram a melhor as mulheres da Linha de Cascais, com Vanessa Pereira, Priscila Gonçalves e Camila Medici a fecharem no primeiro lugar da prova, garantindo a segunda posição no final do campeonato. O Clube Oriental de Lisboa, uma dos históricos da distância, garantiu o terceiro posto.

 

Nacional de Clubes – Triatlo Longo – Homens

1º Estoril Praia Credibom / 2º CN Torres Novas / 3º CN Colégio Vasco da Gama

 

Nacional de Clubes – Triatlo Longo – Mulheres

1º CNATRIL / 2º Estoril Praia Credibom /  3º Clube Oriental de Lisboa

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Europeu triatlo, Pereira fez sonhar e terminou em sexto”


João Pereira foi sexto classificado nos Europeus de Munique, depois de ter chegado a liderar o quarteto da frente. Vasco Vilaça terminou em 13º lugar e Miguel Tiago Silva em 28º. Por lesão, Ricardo Batista e João Silva ficaram impedidos de alinhar.

À entrada para a última volta de corrida, eram apenas 16 segundos a separar João Pereira de uma medalha, mas o atleta português,  concluiria o seu desempenho em sexto, a 40 segundos do campeão, o francês Léo Bergere, que bateu os compatriotas Pierre le Corre e Dorian Connix.

“Vim sem pressão nenhuma. Já tenho uma carreira bastante preenchida de resultados. São 15 anos de campeonatos da Europa e do Mundo. Mas claro que queria tentar a melhor posição possível. Ser ‘top 6’, estar na disputa com os líderes do ranking mundial, enche-me de orgulho”, congratulou-se João Pereira.

Por sua vez, Vasco Vilaça atrasou-se irremediavelmente na natação, sendo obrigado a correr sempre atrás do prejuízo. Ainda assim, o jovem português, com uma notável recuperação, acabaria por terminar no 13º lugar. “Embora tenha tido um dia menos bom, tal como o Ricardo Batista e o João Silva (lesionados, falharam a prova), para a equipa é sempre o melhor resultado que conta. Estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros e estou muito feliz pelo sexto lugar do João Pereira”, explicou Vasco Vilaça.

Já Miguel Tiago Silva andou grande parte da prova entre os primeiros, apenas perdendo o contacto com a frente no segmento de corrida. “Senti-me sempre bem, mas tive imensas cãibras quando calcei os ténis. Não foi perfeito, mas sei que vou lá chegar”, resume o jovem português.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Portugal com 13 convocados para Taça da Europa de triatlo e Taça do Mundo de paratriatlo”


Evento decorre em setembro, em Alhandra

 

Por: Lusa

Portugal convocou 13 atletas para a Taça da Europa de triatlo e na Taça do Mundo de paratriatlo, entre 3 e 4 de setembro, em Alhandra, segundo revelou a Federação de Triatlo de Portugal (FTP).

No setor masculino, Alexandre Montez, André Dias, Gonçalo Oliveira, Pedro Gaspar, João Mansos e Tiago Fonseca vão ser os representantes lusos em elites, enquanto Inês Oliveira, Inês Rico, Mariana Vargem e Madalena Almeida são as convocadas entre a elite feminina.

Madalena Almeida poderá juntar-se a Melanie Santos, Maria Tomé e Miguel Tiago Silva na Taça do Mundo de Valência, que decorre em 3 de setembro, caso consiga entrada na lista de inscritos, falhando assim o evento de Alhandra.

Ainda em Alhandra, Filipe Marques e José Freire, na categoria PTS5, e Rodolfo Alves, no grupo dos triatletas invisuais, vão ser os concorrentes portugueses na Taça do Mundo de paratriatlo.

Fonte: Record on-line

“João Almeida espera melhorar forma e deixa promessa: «Vamos dar tudo o que temos»”


Português aproveitou ainda para desvalorizar polémica criada com Juan Ayuso

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) disse esta segunda-feira que espera que a forma possa "melhorar um pouco nas próximas semanas", quando é sétimo à geral da Volta a Espanha, que tem decorrido "dentro do esperado".

"A Vuelta tem sido como esperava. Sabia que chegava longe do meu nível máximo, sem grande preparação. Tenho levado a corrida dia a dia. Em alguns dias tenho-me surpreendido, ao seguir com os favoritos. Vamos ver se a minha forma melhora um pouco nas próximas semanas. Vamos dar tudo o que temos", explicou, numa conferência de imprensa virtual.

Ao lado do português, no segundo e penúltimo dia de descanso da corrida, estava o jovem espanhol Juan Ayuso, quinto à geral, a 2.36 minutos do líder, o belga Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinyl), com Almeida em sétimo, a 4.32.

Uma das histórias desta Vuelta prende-se precisamente com a liderança da UAE Emirates, que também integra o luso Ivo Oliveira, e sobre se Ayuso, estreante em Grandes Voltas, tem ou não primazia sobre o mais experiente ciclista das Caldas da Rainha. "Além do que todos falam, sobre nós e quem é o líder, somos colegas de equipa e ambos temos oportunidades. Partilho tudo o que sei com ele, ensino-lhe o que tiver para ensinar, porque ainda sou jovem. Ele é mais", descreveu o português.

Ayuso corrobora, criticando que "muita gente fale sem saber". "Passámos os últimos dois meses e meio juntos, fizemos o estágio em altitude juntos. A relação é boa e ambos queremos o melhor resultado possível, mas somos uma equipa", atirou.

Quanto ao líder da prova, Almeida vê o ex-colega de equipa Evenepoel como "quase imbatível", mas "ainda faltam duas semanas e ele não saberá como vai estar".

A quase cinco minutos da camisola vermelha, acredita que o foco poderá mudar para tentar vencer etapas a partir de uma fuga, no caso de perder mais tempo, mas tem dúvidas de que lhe dessem essa oportunidade, por já ter outro estatuto entre o pelotão.

De resto, a forma "um pouco baixa" acabou por condicionar a prestação na 77.ª edição da última Grande Volta do ano, porque teve "algumas dificuldades nos treinos" e, embora tenha feito uma boa Volta a Burgos, com uma vitória em etapa, no alto, "sabia que o nível era muito mais baixo do que na Vuelta".

Antes, em conversa com o jornal 'Marca', o português tinha apontado uma das suas maiores qualidades "Vai haver um dia que me vão deixar bem longe, mas a verdade é que sou uma pessoa das que não se rende. Sofro e sigo ali agarrado... Creio que é uma das minhas grandes qualidades", assumiu o português, que mesmo assim admite não "estar na sua melhor condição". E, a propósito disso, só tem um desejo: "que o vírus não dê mais desgostos", como aquele que o tirou do Giro'2022 em maio.

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Mauricio Moreira vence contrarrelógio que marca início do Grande Prémio JN “


Fotos: Igor Martins / Global Imagens

Mauricio Moreira, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, venceu hoje o Contrarrelógio Individual que deu início ao 31.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias. O uruguaio que conquistou recentemente a Volta a Portugal, bateu toda a concorrência ao completar os 11,3 km de percurso em 14m53s. A estrutura de Águeda colocou quatro homens no Top 10: a vitória, 5.º lugar de Fábio Costa, 6.º de António Carvalho e 8.º de Luís Mendonça.

O contrarrelógio individual marcou esta segunda-feira a estreia da Figueira da Foz no Grande Prémio JN. Os 11,3 km de trajeto, que partiram da Praia de Quiaios, tinham uma parte inicial sinuosa, sendo a 2.ª parte em terreno mais plano.

Frederico Figueiredo foi o 1.º a estabelecer uma marca abaixo dos 16 minutos, ao concluir o seu esforço individual em 15m53s. A partir daqui, a Glassdrive / Q8 / Anicolor foi-se mantendo no topo da tabela. Luís Mendonça terminava com 15m26s e António Carvalho com 15m21s. Maurício Moreira seria o único corredor a baixar dos 15 minutos.


No final da prova, o uruguaio afirmou que sem dúvida esta é mais “uma alegria muito grande, porque como já disse outras vezes, fiquei com muita confiança depois da Volta a Portugal, mesmo sabendo que hoje o percurso era difícil. Estava com confiança, sabia que podia fazer um bom crono e saí a dar tudo por tudo, que seja o que Deus quiser. No carro, o Rúben dizia-me que tinha o melhor tempo, eu sabia também que dentro do carro estava o meu pai a fazer o crono comigo e isso é algo especial, porque ele está muito longe, portanto deu-me força extra para a prova”. A presença do pai, com a equipa a dar a possibilidade de ir no carro e fazer o percurso com Mauricio, deu ao corredor “força extra, tal como ter ganho a Volta, uma vitória que afirmou muito a minha confiança e que penso que vai mudar muito o meu futuro”, concluiu.


“Foi uma bonita vitória, é sempre bom começar a ganhar, principalmente numa corrida como o Grande Prémio Jornal de Notícias, que é um dos pontos mais altos da nossa época. Agora ainda há muita corrida pela frente, ainda faltam muitos dias. Temos de ir fazendo o dia-a-dia, confirme a corrida for desenrolando”, adiantou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.

Amanhã disputa-se a 1.ª Etapa em linha do 31.º Grande Prémio JN, que terá partida (12H00) e chegada (15H25) em Gondomar. O percurso vai ter um total de 143,7 km, o mais longo da prova.

 

CLASSIFICAÇÕES:

31.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JN

CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL: Figueira da Foz – Figueira da Foz » 11,3 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NO CONTRARRELÓGIO

 

1.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 14m53s

2.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 16s

3.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), a 19s

5.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 26s

6.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 28s

8.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 33s

18.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m00s

22.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m09s

24.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m12s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após o Contrarrelógio)

 

1.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 14m53s

2.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 16s

3.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), a 19s

5.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 26s

6.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 28s

8.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 33s

18.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m00s

22.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m09s

24.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m12s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 45m33s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 30 Pontos

5.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 20 Pontos

6.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 18 Pontos

8.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 14 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Daniel Dias (Kelly-Simoldes-UDO), 16m01s

2.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 16m02s

3.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 16m05s

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Seleção Nacional/Seleção nacional prepara mundial de estrada com corrida em Itália”


Por: Ana Nunes

A seleção nacional de juniores irá marcar presença no 46.º Giro Della Lunigiana, em Itália, com seis corredores. A corrida, composta por cinco etapas, terá lugar entre os dias 1 e 4 de setembro.

O selecionador nacional, José Poeira, convocou seis corredores para o 46.º Giro Della Lunigiana, que terá como objetivo a preparação dos corredores para o Campeonato do Mundo de Estrada de Juniores que se avizinha. Entre eles estão António Morgado, Daniel Lima e Gonçalo Tavares (Bairrada), Tiago Nunes (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e José Bicho (Almodôvar/Formação Team SCAV).

“Entre a Volta a Portugal de Juniores e o Campeonato do Mundo de Estrada de Juniores eram muitas semanas de intervalo sem competir. Por isso, tal como muitas outras seleções, optámos por fazer esta corrida como forma de preparação para o mundial. Entre os corredores selecionados vamos ter quatro com mais experiência lá fora e dois que nunca participaram em provas internacionais deste género, como é o caso do João Martins e do José Bicho. No entanto, têm mostrado estar a um bom nível e merecem esta oportunidade”, explicou José Poeira.

A prova, que se realizará na zona de Génova, terá três etapas completas e duas meias etapas. Segundo o selecionador nacional, “é uma prova que tem algumas etapas mais planas e mais fáceis e outras mais difíceis com alguma montanha. Não vai ser uma corrida fácil, pelo pelotão internacional de excelência que vai marcar presença. No entanto, como sempre, faremos o nosso melhor para honrar o país que representamos e vamos lutar por um bom resultado”.

A primeira etapa, que terá lugar no dia 1 de setembro, vai ligar Portofino e La Spezia, num percurso de 91,2 quilómetros. Nesta etapa os corredores vão ter pela frente três subidas, duas de primeira categoria e uma de terceira. A partida está prevista para as 09h40 e a chegada para as 12h10 (hora portuguesa).

O segundo dia de competição terá duas meias etapas. A primeira, que se irá disputar entre Portovenere e Sarzana num percurso de 46,8 quilómetros, será uma etapa plana. A partida será dada pelas 08h10, estando a chegada prevista para as 09h35. A segunda meia etapa será disputada em Massa e será mais difícil do que aquela disputada durante a manhã, pois terá um prémio de montanha de primeira categoria, em San Carlo Terme. O percurso terá um total de 56,9 quilómetros, sendo que o início está previsto para as 14h25 e o final para cerca das 15h45.

No sábado, dia 3 de setembro teremos a quarta etapa, que irá ligar Pontremoli a Fivizzano, num percurso de 97,9 quilómetros. Esta etapa terá também uma subida de primeira categoria, em Reusa. A partida será dada pelas 13h45 e a chegada está prevista para as 16h10.

A última etapa, que terá lugar no domingo, dia 4 de setembro, será a mais longa de toda a prova. A tirada de 102,4 quilómetros que levará o pelotão de juniores de Ceparana a Casano Di Luna, vai voltar a testar os trepadores, com dois prémios de montanha de primeira categoria, um em Montemarcello e outro em Ortonovo Paese, este último já nos últimos 15 quilómetros. A partida será pelas 08h25 e a chegada pelas 10h50.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Manuel Parada venceu o 5º BTT XCO Tesouros do Ave”


O ciclista galego Manuel Parada (C.M. Xesteiras) inscreveu o seu nome na galeria de vencedores do BTT XCO Tesouros do Ave, que teve a sua quinta edição.

Manuel Parada (C.M. Xesteiras) venceu em elites o 5º BTT XCO Tesouros do Ave, sexta e penúltima etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, o 5º BTT XCO Tesouros do Ave ficou marcado pelo calor que se fez sentir, mas também pelas lutas renhidas nas várias categorias.


Em elites, Manuel Parada levou a melhor, numa corrida em que teve como principal adversário Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde). O ciclista galego completou a prova em 1:13:25 horas, deixando o ciclista da AXPO a 44s. Na terceira posição ficou Fábio Ribeiro (Clube BTT Matosinhos).

Em sub-23, o Campeão do Minho José Simões (Grupo CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cycling Team) dominou a prova. O ciclista de Famalicão chegou à meta isolado ao fim de 1:17:01 h e garantiu a revalidação do título do Campeonato do Minho.


Carlos Viana (Casa Myzé Team) foi segundo e José Mendes (Clube BTT Matosinhos) terceiro.

Em juniores Diogo Carreiras (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) superiorizou-se aos adversários e venceu, deixando Tiago Tavares (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone-Leira) a mais de um minuto. Diogo Amorim (Clube BTT Matosinhos) foi terceiro.

Na prova feminina, Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) subiu ao primeiro lugar do pódio ao completar a prova em 41:57m.


Em cadetes Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e David Ferreira (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) foram os vencedores.

Em masculinos David Ferreira deixou nos lugares imediatos Dinis Vieira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact).

Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Cecília Araújo (Erdal Guimarães Ciclismo) venceram em master 30.


Cláudio Veloso (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) que regressa, depois de recuperar de um grave acidente, foi segundo ficando Luís Torre (Grupo CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cycling Team) no terceiro lugar.

Em master 40 a vitória foi conquistada por Luís Sousa (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) e Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech).

António Sousa venceu em master 50 e Francisco Eiras (CC Cambre) em mster 60.


Por equipas venceu a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, enquanto o Clube BTT Matosinhos foi segundo e o Grupo CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cycling Team terceiro.

O Póvoa Cycling Academy/CDC Navais venceu por equipas a prova de escolas do 5º BTT Tesouros do Ave, relegando para a segunda posição a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, enquanto o Clube BTT Matosinhos fez terceiro lugar.

Em termos individuais, Hugo Ramalho e Rita Fontinhas (Clube BTT Matosinhos) venceram em juvenis.


Rita Fontinhas fez a prova em 30:29m e deixou na segunda posição a sua colega de equipa Maria Moura.

Hugo Ramalho impôs-se na prova masculina, fazendo as duas voltas ao percurso em 29:05.

Gonçalo Costa (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) foi segundo e João Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) ficou na terceira posição.

Em infantis, José Gomes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) foi o mais rápido a percorrer as quatro voltas ao percurso.

José Gomes deixou na segunda posição Carlos Silva (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Benjamim Vasconcelos (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foi terceiro.

Em femininos, Rafaela Torrão (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) venceu, Beatriz Ferreira (União Ciclismo da Trofa) foi segunda.


Samuel Gomes e Matilde Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) venceram em iniciados.

Tomás Morgado (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Rodrigo Ferreira (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) completaram o pódio de masculinos, enquanto Daniela Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e Mafalda Rodrigues (União Ciclismo da Trofa) “fecharam” o pódio em femininas.

Martim Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e Maria Nogueira (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) venceram em pupilos/benjamins.

 

Manuel Parada, C.M. Xesteiras

 

 

Manuel Parada, ciclista do C.M. Xesteiras, interrompeu as férias para competir na Pista de Porto de Ave e conseguiu arrecadar a vitória…

“Uma vitória nunca é fácil. O que aconteceu é que eu tenho um bom ritmo. Controlei a primeira volta porque era importante não perder muito tempo. Com o passar das voltas e depois de ver como me encontrava e como estavam os adversários, arrisquei”.

Quando sentiu que podia ganhar? “Desde o arranque que me senti bem e sabia que se não perdesse tempo podia atacar nas últimas duas voltas, foi o que aconteceu”.

Sobre a pista, Manuel Parada afirmou que “é uma pista que gosto. Estava de férias e decidi vir aqui porque participei nas provas em 2016 e 2018 e é um circuito espetacular. Decidi voltar a competir aqui”.

 

Ricardo Alves, Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

 

Ricardo Alves, Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, marcou presença nas provas de competição e ficou encantado com as disputas pelos lugares do pódio e a grande presença de atletas e espetadores.

“Antes de mais tenho de dar os parabéns pelo trabalho fantástico por parte da Associação Eventos Tesouros do Ave e sobretudo na pessoa do senhor José Araújo, que é um apaixonado pelo BTT há vários anos e faz um trabalho absolutamente fantástico”.

Ricardo Alves considera que “para a Póvoa de Lanhoso este evento é excelente porque é uma modalidade diferente, que tem estado a crescer e é isso que nós, em termos de desporto, queremos implementar, ou seja, dar uma maior quantidade de modalidades e o BTT acaba por ser um dos grandes objetivos que nós temos, dentro do turismo e desporto de natureza”.

O autarca da Póvoa de Lanhoso destacou “as condições que temos aqui nesta pista, que é fenomenal, tem um coberto vegetal excelente e conseguiu, mesmo não sendo na data inicial, ter aqui bastantes atletas que proporcionaram combates e lutas desportivas muito interessantes”.

 

José Araújo, AETAD - Eventos Tesouros do Ave

 

José Araújo, responsável da AETAD - Eventos Tesouros do Ave, fez um balanço muito positivo da quinta edição do BTT XCO Tesouros do Ave…

“O balanço é muito positivo porque tudo correu bem, o piso esteve impecável, apesar do calor que se tem feito sentir, tivemos uma grande adesão de atletas e, por isso, só posso dizer que correu cinco estrelas”.

O responsável pela AETAD referiu que “apesar de não se ter realizado na data inicialmente marcada, devido à contingência com os incêndios, estiveram aqui bastantes atletas, em número idêntico aos outros anos”. José Araújo salientou ainda a presença “de atletas espanhóis, que tal como os portugueses saíram satisfeitos com a pista, dizem mesmo que é das melhores onde já competiram, é a verdadeira pista de XCO”.

Agora é começar a planear a prova do próximo ano… “Já estive a falar com o Sr. Vereador do Desporto e estou a tentar que eles consigam dar mais um bocadinho de apoio para que esta prova possa continuar cada vez melhor. Eu sei que nesta altura tudo aparece feito, mas eu passo aqui o ano a trabalhar”. Outro ponto abordado foi o desporto escolar “em que a AETAD coloca as bicicletas à disposição dos alunos para a disciplina de BTT do desporto escolar, que é praticado neste circuito”. Concluiu referindo “a dificuldade em aguentar todas estas atividades sem apoios”.

O 5º BTT XCO Tesouros do Ave teve o apoio da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave, Gabinete do Ave - Seguros & Contabilidade, Corpo Nacional de Escutas, Federação Portuguesa de Ciclismo, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Clube de Natação de Torres Novas no triatlo longo do Douro, Peso da Régua”


José Pedro Vieira campeão nacional de triatlo longo, Clube de Natação de Torres Novas vice-campeão nacional

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

José Pedro Vieira, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, sagrou-se no domingo, 28 de agosto, no Triatlo do Douro em Peso da Régua, campeão nacional de triatlo longo no escalão de SUB23, ao concluir a prova do Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo (1900m/natação, 90km/ciclismo e 21,1Km/corrida) no 8º lugar à geral no nacional individual.

No mesmo escalão, Guilherme Pires, alcançou o título de Vice-campeão Nacional, e no escalão 30-34 anos, Adriano Correia, sagrou-se também campeão nacional de triatlo longo.

Por equipas, o Clube de Natação de Torres Novas alcançou o título de Vice-Campeão Nacional de Clubes de Triatlo Longo, ao conseguir o 2º lugar na última etapa do nacional de clubes, fruto das excelentes prestações dos seus atletas que pontuaram para a equipa torrejana dentro do top 10, com André Duarte a concluir a sua prova no 5º lugar à geral, Adriano Correia em 7º e José Pedro Vieira em 9º.


Um título coletivo inédito para o clube torrejano no triatlo longo, logo no primeiro ano em que aposta nesta competição nacional, estando de parabéns todos os atletas e o técnico Paulo Antunes, bem como o MF Grupo que apoia o clube neste projeto.

Relativamente à prova disputada em Peso da Régua, foi logo no segmento de natação que os atletas do Clube de Natação de Torres Novas começaram a destacar-se, com Guilherme Pires e José Pedro Vieira a saírem da água com o atleta do Estoril, Filipe Azevedo, com mais de um minuto para o 2ºgrupo, aonde se encontrava João Ferreira, que no segmento de ciclismo alcançou os seus colegas de equipa, e assim se mantiveram até à corrida, que se realizou junto ao Rio Douro, debaixo de um calor intenso, que condicionou em muito a prestação de todos os atletas, e aonde se decidiram os lugares obtidos em prova.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“31.º Grande Prémio Jornal de Notícias - Prólogo”


Maurício Moreira entra a vencer no Grande Prémio Jornal de Notícias

 

Por: Ana Nunes

Foto: Igor Martins / Global Imagens

Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi o mais forte no prólogo que abriu o 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias na Figueira da Foz. Joaquim Silva (Efapel Cycling) conseguiu o segundo melhor tempo e Tiago Antunes (Efapel Cycling) foi o terceiro melhor corredor no dia de hoje.

No arranque do 31.ª Grande Prémio Jornal de Notícias, alinharam à partida para o prólogo inaugural da prova 122 corredores, distribuídos por 18 equipas, entre elas as nove equipas continentais portuguesas, seis equipas portuguesas de clube e equipas três espanholas. Este esforço individual de 11,3 quilómetros, permitiu que se fizessem logo algumas diferenças na geral individual.

O primeiro corredor a partir foi o espanhol Miguel Moya Cano (Drone Hopper/GSport/Grupo Tormo), estabelecendo o tempo a bater em 17m18s. A sua marca não tardaria a ser batida, e seria Diogo Narciso (L.A. Alumínios-Credibom-MarcosCar) a fazê-lo, com um tempo de 16m32s. Vicente Hernaiz (Rádio Popular-Paredes-Boavista) conseguiu ganhar alguns segundos a Diogo Narciso, terminando o prólogo em 16m21.

Foi preciso chegar Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) para estabelecer uma marca abaixo dos 16 minutos. O corredor português concluiu o seu esforço individual em 15m53s. A partir deste momento, a equipa Glassdrive-Q8-Anicolor foi-se mantendo no topo da tabela dos tempos, seguindo-se Luís Mendonça, com 15m26s, e António Carvalho, com 15m21s.

No entanto, ainda faltava terminarem o prólogo vários corredores, entre eles Tiago Antunes (Efapel Cycling), que viria a assumir a liderança após ter batido António Carvalho por nove segundos.

Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) levou a equipa de regresso ao topo da tabela dos tempos, tendo sido o único corredor a baixar dos 15 minutos, terminando com um tempo de 14m53s. Joaquim Silva (Efapel Cycling) estabeleceu a segunda melhor marca do prólogo de hoje, com 15m09s, mais 16 segundos do que o uruguaio. Seguiu-se o seu colega de equipa, Tiago Antunes, com 15m12s, ficando assim a 19 segundos do tempo de Maurício Moreira. Daniel Dias (Kelly-Simoldes-UDO) foi o melhor corredor sub-23, tendo terminando na 21.ª posição, a 1m07s do vencedor do prólogo.

A primeira etapa em linha do 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias vai disputar-se amanhã, numa tirada de 143,7 quilómetros, com partida e chegada em Gondomar. A partida está prevista para as 12h00 e a chegada para as 15h25.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clube de Natação de Torres Novas no campeonato da europa de triatlo por clubes em Banyoles, Espanha”


Clube de Natação de Torres Novas no top 5 da europa

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Clube de Natação de Torres Novas conquistou, no sábado, 27 de agosto, em Banyoles (Espanha), um brilhante 5ºlugar no Campeonato da Europa de Triatlo por Clubes em estafetas mistas.

A equipa de triatlo torrejana, orientada pelo técnico Paulo Antunes, foi constituída por João Nuno Batista, Alessia Orla, Erwin Vanderplancke e Maria Tomé.

Numa prova disputada em formato de estafetas mistas, com cada um dos 4 atletas (2 masculinos e 2 femininos) a realizar um triatlo em distância super-sprint (300m/natação, 6,6km/ciclismo e 1,6km/corrida), a equipa torrejana a concluiu a sua prova num tempo total de 1h21m09s, com a equipa alemã EJOT Team TV Buschhuetten a vencer esta competição, superiorizando-se à equipa francesa do Poissy Triathlon, campeã europeia em 2021.

O primeiro torrejano a entrar em ação, foi João Nuno Batista, o mais jovem atleta em competição, não se deixou intimidar por atletas com muita experiência nestes tipos de competições internacionais, como é o caso do alemão Jonas Schomburg e do português João Pereira, e entregou o testemunho na 2ª posição para Alessia Orla, atleta italiana que realizou o 2ºpercurso desta estafeta mista para o Clube de Natação de Torres Novas. Erwin Vanderplancke, no 3ºpercurso, com uma forte disputa no segmento ciclismo com o atleta do Benfica, Vasco Vilaça, entregou na 6ªposição a Maria Tomé, que recuperou algum tempo perdido e concluiu o último percurso no 5º lugar.

Nesta competição de Elites, esteve também presente a equipa do Benfica, constituída por João Pereira, Madalena Almeida, Vasco Vilaça e Melanie Santos, que terminou no 4ºlugar.

Duas equipas portuguesas no top 5 da europa, a revelarem o forte empenho dos clubes neste tipo de competição internacional de estafetas mistas.

O Clube de Natação de Torres Novas participou pela 3ªvez neste campeonato europeu, sendo em juniores, 5ºclassificado em Lisboa na época de 2018, e em Alhandra na época de 2019, 8ºclassificado em Elites.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Agenda de Ciclismo”


Grande Prémio Jornal de Notícias vai hoje para a estrada

 

Por: Ana Nunes

Esta semana estará bastante preenchida no que ao ciclismo de estrada diz respeito, com o maior destaque a ir para o 31.ª Grande Prémio Jornal de Notícias, que arranca hoje, dia 29 de agosto. No fim de semana teremos ainda o Grande Prémio Alves Barbosa e a 5.ª Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo.

É já hoje, dia 29 de agosto, que vai para a estrada a 31.ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias. Em competição nesta prova destinada a atletas das categorias sub-23 e elite vão marcar presença 122 corredores. Estes vão estar distribuídos por 18 equipas, entre elas as nove equipas continentais portuguesas, seis equipas portuguesas de clube e equipas três espanholas.

O primeiro teste aos corredores será um prólogo de 11,3 quilómetros, que se realiza hoje na Figueira da Foz. A partida do primeiro corredor está prevista para as 12h00 e chegada do último às 14h15. O percurso junto à costa, além de uma ascensão de cerca de um quilómetro a 8%, poderá trazer o vento como dificuldade acrescida ao trabalho dos corredores.

A este prólogo seguir-se-ão sete etapas que prometem trazer muitas surpresas. Os percursos que os corredores terão de enfrentar são maioritariamente “rompe-pernas”, uns com maior dificuldade que outros. Quer isto dizer que dada a dificuldade dos mesmos, tanto podemos ver chegar à meta um grupo pequeno para discutir a vitória ao sprint, um corredor isolado ou até uma chegada em pelotão compacto, dependendo da forma como a corrida for encarada pelas equipas e a velocidade imposta pelas mesmas.

A primeira etapa em linha será amanhã, dia 30 de agosto, e irá ter lugar em Gondomar, onde estão colocadas a partida e a chegada. A tirada terá 143,7 quilómetros estando a partida prevista para as 12h00 e chegada para as 15h25. A segunda etapa, no dia 31 de agosto, terá 103,9 quilómetros, com partida e chegada em Santo Tirso. Os corredores vão sair pelas 12h00, estando a chegada prevista para as 14h25.

No dia 1 de setembro teremos uma dupla tirada, com uma etapa de manhã e outra de tarde. A terceira da prova e primeira do dia terá 56,3 quilómetros, com partida do Porto às 10h00 e chegada a Ovar (Praia do Furadouro) às 11h20. À tarde, a partida de Ovar será dada pelas 15h30, a partir de onde os corredores terão de percorrer 66,5 quilómetros até Águeda, onde está previsto chegarem pelas 17h05.

A quinta etapa da prova será no dia 2 de setembro e terá um total de 139,6 quilómetros. A partida e a chegada estarão colocadas em Viana do Castelo, de onde está previsto que os corredores partam às 12h00 e cheguem pelas 15h20. A sexta etapa, no dia 3 de setembro terá também partida e chegada no mesmo local, desta feita, em Valongo. O percurso conta com um total de 132,7 quilómetros, estando a partida prevista para as 12h00 e chegada para as 15h05

A sétima e última etapa da prova, que se irá realizar no dia 4 de setembro terá partida na Maia pelas 12h00. O traçado de 133,7 quilómetros irá levar os corredores até Vila Nova de Gaia, onde será coroado o grande vencedor do 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias. A chegada dos atletas está prevista para as 15h10.

No fim de semana, nos dias 3 e 4 de setembro, teremos ainda o Grande Prémio Alves Barbosa. A prova destinada a corredores da categoria de cadetes terá duas etapas. A primeira terá 75 quilómetros e irá partir da Praça da República em Montemor-o-Velho, pelas 14h50. Nesta primeira tirada, os ciclistas terão pela frente dois prémios de montanha. Um de quarta categoria, em Sangalhos, ao quilómetro 50,9, e um de terceira, colocado em Paradela, ao quilómetro 64,8. A chegada a Águeda está prevista para as 16h45.

A segunda e última etapa vai partir dos Paços do Concelho de Cantanhede, pelas 10h00. Esta será uma tirada com uma dificuldade mais elevada, até porque serão quatro os prémios de montanha colocados ao longo do percurso, todos eles de terceira categoria. O primeiro será colocado em Miradoiro, ao quilómetro 25,3, o segundo na Boleta, ao quilómetro 32, e o terceiro em Casais Velhos, ao quilómetro 51,7. O quarto estará no Castelo de Montemor-o-Velho, local onde está também colocada a chegada, prevista para as 11h45.

No domingo, também em Montemor-o-Velho, termos ainda a quinta e última prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo. O arranque da competição será pelas 09h00, com o percurso a iniciar-se no Mercado Municipal de Montemor-o-Velho e a terminar no Castelo. A prova será realizada num circuito de 2,3 quilómetros e terá a duração de uma hora mais três voltas.

 

Outros eventos oficiais:

 

3 de setembro: 6.ª Rampa das Vindimas, Palmela

3 de setembro: Circuito XCO de Verdemilho

4 de setembro: 43.º Circuito em Honra de N. Sª. Guia, Avelar (Ansião)

4 de setembro: 23.ª BTT DHI ACRAP, Arcos de Valdevez

4 de setembro: 3# Taça Regional de XCM – Rota S.Tiago, Pocariça

4 de setembro: 1.ª Prova Taça da Beira Alta de XCO, Mortágua

4 de setembro: V Taça do Algarve – XCO – Almograve

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com