terça-feira, 31 de maio de 2022

“Nova edição mensal da Revista Notícias do Pedal”


A “Revista Notícias do Pedal” acabou de lançar a edição número 321, a edição de Maio, a mesma contém uma grande diversidade de notícias, nas mais diversas modalidades, descubra e conheça as mesmas, e ainda outras novidades, e outros projetos, e participe.

A nossa publicação pode ser visualizada em: www.noticiasdopedal.com edição mensal, onde vai encontrar todos os nossos projetos e links para os mesmos.

Temos ainda o nosso espaço diário em:

https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com registe-se e receba diariamente as mais diversas notícias.  


 

A sua notícia é importante para nós…

Temos espaço para divulgar o seu evento antes e após a realização do mesmo, pode divulgar ainda tudo o que se relaciona com a bicicleta, como um acontecimento, um passeio onde participou, uma novidade.

Temos espaço diário, e mensal, e damos liberdade aos nossos leitores, de se pronunciarem, e fazerem as suas divulgações, para que isso aconteça, basta enviarem um pequeno texto, algumas fotos, ou cartazes, e nós tratamos do resto.

 

Todas as notícias podem ser enviadas para os nossos mails:

 

noticiasdopedal@gmail.com ou geral@noticiasdopedal.com  

 

Boas leituras…

“Museu do Caramulo premiado pela Associação Portuguesa de Museologia”


Fotos: Joel Araújo

O Museu do Caramulo foi galardoado com dois prémios APOM atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia, nas categorias “Filme” e “Mecenato”.

Numa cerimónia anual, que decorreu no passado dia 27 de Maio, a edição dos prémios APOM 2022 distinguiram algumas personalidades e entidades do sector da cultura, premiando exemplos de boas práticas em diversas áreas da museologia.


Ao Museu do Caramulo coube o primeiro prémio na categoria “Filme”, pela à produção do documentário “Abel de Lacerda: O Coleccionador Utópico”, o documentário que retrata a vida e obra ímpar do visionário fundador do Museu do Caramulo que juntou uma colecção de cerca de 500 peças, que vão do Antigo Egipto até Picasso, constituída exclusivamente de doações, e pela  série de televisão “Colecções de Sonho”, que ao longo de seis episódios revelou algumas das melhores colecções de automóveis e motos em Portugal, na sua maioria, desconhecidas do grande público.


O Museu do Caramulo venceu ainda o prémio “Mecenato”, que distinguiu a angariação de mecenas no projecto de reabilitação das salas de exposição da Colecção de Arte, que incluiu, entre outras melhorias, um redesenho da arquitectura do espaço expositivo, com revestimentos novos, correcção e recuperação dos pavimentos, renovação da iluminação e das vitrines, assim como revisão de todos os materiais de comunicação, textos e tabelas. Para financiar esta obra, o Museu do Caramulo recorreu a apoios mecenáticos generosamente concedidos por entidades privadas tais como a Fidelidade, a Gialmar, a Nors, a Ecosteel, o Automóvel Club de Portugal, a Douro Interior, a Jorge Welsh Works of Art, o Grupo Zoom Investment, o Grupo Extrasearch, a Fundação Gaudium Magnum, a Fundação António Braz, o Capitólio, a Fundação Calouste Gulbenkian e o BPI | Fundação la Caixa, ficando cada uma delas associada a uma ou mais salas.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Mercan'Tour Classic, Jakob Fuglsang estreia-se a ganhar”


Por: José Morais

Realizou-se hoje a segunda edição do Mercan'Tour Classic Alpes-Maritimes, uma prova francesa com mais de 167,9 quilómetros percorridos entre Puget-Théniers e Col de Valberg, com o ciclista da formação da Israel-Premier Tech Jakob Fuglsang, a ganhar a segunda edição, e a sua primeira vitoria ao serviço da equipa.

Nesta segunda edição da prova francesa, o percurso mais uma vez era propício a trepadores, o qual convidava os mesmos a marcarem presença, com subidas importantes como, La Colmiane com 7,6 km a 6,9%, Col de la Couillole com 15,9 km a 7,3% e a altura de Valberg com 12,4 km a 7,2%.  

Na subida do Col de la Couillole o pelotão partiu, e apenas na frente se destacavam 15 ciclistas, entre eles estava Chris Froome, que mostrava sintomas de melhorias, e demostrou que era o mais forte, com o tetracampeão do Tour de França a mostrar os seus progressos na sua forma, onde tentava convencer os seus diretores a levá-lo ao grande desafio, o Tour.

Chris Froome consegui reter-se até às primeiras subidas do Valberg, onde a Groupama-FDJ assumia a corrida e matinha o ritmo, com Thibaut Pinot, Lenny Martinez e Sebastien Reichenbach na frente, mas o ataque surgia e Jakob Fuglsang da IPT antecipava o ataque de David Gaudu da GFC, lançando-se sozinho, quando faltavam 6,5 quilómetros para a linha de chegada, a fuga do canadense quebrava o grupo de favoritos, e era formada uma perseguição com Jesus Herrada, David Gaudu, Louis Meintjes e Steff Cras, que estavam sob a guarda de Michael Woods.


Entretanto David Gaudu levava na sua roda Michael Woods para rolar e o ajudar, respondiam ao ataque, com o canadense a não colaborar na tentativa, apesar de ter o seu parceiro na vanguarda, com o ciclista francês a ter responsabilidade, mas não conseguia reduzir a diferença de 16 segundo que o separava de Jakob Fuglsang.

Jakob Fuglsang manteve-se firme até ao final, com a experiência do trepador a levantar sozinho os braços na linha de chegada, com a Israel Premier Tech a fazer primeiro e segundo lugar, e David Gaudu a fazer terceiro a completar assim o pódio.

 

Top 10 da Mercan'Tour Classic 2022

 

1º Jakob FUGLSANG da Israel - Premier Tech           

2º Michael WOODS da Israel - Premier Tech

3º David GAUDU da Groupama - FDJ

4º Jesús HERRADA da Cofidis

5º Steff CRAS da Lotto Soudal

6º Louis MEINTJES da Intermarché - Wanty - Gobert Matériaux

7º Matteo JORGENSON da Movistar Team

8º Lenny MARTINEZ da Groupama - FDJ

9º Michel RIES da Team Arkéa Samsic

10º Sébastien REICHENBACH da Groupama - FDJ

“Agenda de Ciclismo”


Clássica Ribeiro da Silva realiza-se no próximo fim de semana

 

Por: Ana Nunes

É já no próximo fim de semana, nos dias 4 e 5 de junho, que se realiza a Clássica Ribeiro da Silva, uma prova por etapas que homenageia um dos melhores corredores portugueses de sempre.

A Clássica Ribeiro da Silva, destinada a atletas das categorias sub-23 e elite, será composta por duas etapas em linha. A primeira etapa irá disputar-se no sábado, dia 4 de junho, entre Sobreira e Paredes, e a segunda no domingo, dia 5 de junho, entre Rebordosa e Lordelo.

A partida para a primeira etapa será dada na Alameda de São Pedro, em Sobreira, pelas 12h30. Depois disso, os corredores terão de percorrer 138,9 quilómetros até Paredes, onde estará colocada a meta. Até lá chegarem, vão encontrar dois prémios de montanha. Um deles estará colocado em Capela, este de terceira categoria, e outro, de quarta categoria, na Sra. do Salto. A chegada dos corredores está prevista para as 15h50.

No domingo, a segunda etapa da prova vai partir de Rebordosa às 12h00, com destino a Lordelo, levando os corredores por um percurso de 153,4 quilómetros. A chegada, que está prevista para as 16h40, será junto à Estátua Ribeiro da Silva.

Tal como referido acima, esta prova homenageia um dos melhores corredores portugueses da história, José Manuel Ribeiro da Silva, que faleceu num acidente de viação, em 1958, com apenas 23 anos. Ribeiro da Silva era o grande rival de Alves Barbosa na década de 1950, tendo conquistado duas edições da Volta a Portugal e grandes resultados em provas internacionais como a Volta a Espanha e a Volta a França.

 

Mais eventos oficiais:

 

4 de junho: 34.º Circuito de Maceirinha, Leiria

4 de junho: Encontro Regional de Escolas, Águeda

5 de junho: Prémio Vítor Rocha, Maiorga, Alcobaça

5 de junho: Campeonato da Madeira de CE – Porto Moniz 2022

5 de junho: E#4 SMG 2024 – Circuito Pido d’Água Park, São Miguel

5 de junho: 22.º BTT XCO ACRAP, Arcos de Valdevez

5 de junho: Campeonato Regional de XCO, Águeda

5 de junho: Campeonato de Maratonas da Beira Interior, Sertã

5 de junho: II Taça do Algarve XCO – Castro Verde

5 de junho: Encontro Regional de Escolas de Ciclismo, Fábrica da Pólvora, Barcarena

5 de junho: 3.º Encontro de Escolas de CE – Seixal 2022, Porto Moniz

5 de junho: Encontro Regional de Escolas BTT, Castro Verde

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“CC Barcelos venceu coletivamente o 23º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração”


O Centro Ciclista de Barcelos/A.F.F./Flynx/HM Motor venceu coletivamente o Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo Zona A - 23.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração, prova do Campeonato do Minho de ciclismo de estrada Arrecadações da Quintã.

Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, o 23.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração juntou, na tarde de sábado, mais de uma centena de jovens ciclistas que disputaram com animação várias provas do programa.


O C.C. Barcelos /A.F.F./Flynx/H.M. Motor venceu por equipas, deixando na segunda posição a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact. A Academia Ciclismo de Paredes subiu ao terceiro lugar do pódio.

Individualmente, Guilherme Ribeiro (Academia Ciclismo de Paredes) e Matilde Moreira (Penafiel Bike Clube) foram os vencedores em juvenis.

Guilherme Ribeiro foi o mais rápido a completar a duas provas do programa de juvenis, contrarrelógio e a prova em linha, e subiu ao assim ao primeiro lugar do pódio. Na segunda posição do pódio ficou Ivo Ribeiro (Póvoa Cycling Academy /CDC Navais) e Rui Sabino (União Ciclismo da Trofa) foi terceiro.


Em femininos, Matilde Moreira (Penafiel Bike Clube) conseguiu a vitória ao impor-se no contrarrelógio, deixando Jéssica Oliveira (Santa Maria da Feira/Segmento D`Época/Reol) na segunda posição, enquanto Juliana Teixeira (Academia Efapel de Ciclismo) se quedava pela terceira posição.

Em infantis, a vitória foi para José Gomes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e Mariana Ribeiro (Guilhabreu BTT).

O ciclista de Barcelos foi muito rápido na prova em linha, ganhando vantagem sobre o pelotão após a terceira passagem pela meta e não mais deixou que os seus diretos concorrentes o alcançassem até final. José Gomes deixou na segunda posição Rodrigo Brandão (Academia Ciclismo de Paredes) enquanto Martim Quitério (CCM - Clube de Ciclismo de Mirandela) foi terceiro.


Em femininos Mariana Ribeiro (Guilhabreu BTT) deixou na segunda posição Salomé Teles (Academia Efapel de Ciclismo).

Lourenço Fernandes (Penafiel Bike Clube) e Lara Silva (Escola Cantanhede Cycling / Orima / Duorep) foram os vencedores em iniciados, enquanto André Meireles (Penafiel Bike Clube) e Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) forma os primeiros em pupilos/benjamins.

O 23.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração teve o apoio do Município de Viana do Castelo / Viana do Castelo 2023 - Cidade Europeia do Desporto, Tensai, Sambiental, Pipe Solutions, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, SEG 3 Mediação de Seguros e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte:  ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Astana pode ser a nova equipa de Nairo Quintana”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

Nairo Quintana, o colombiano das equipa da Arkéa-Samsic, que termina este ano o seu contrato com a formação onde se encontra atualmente, pensa em 2023 rumar a outra equipa, e uma das opções poderá ser a Astana Qazaqstan, com a formação a ter resolvido os seus problemas financeiros, e veria com bons olhos Nairo Quintana na formação, onde faria uma dupla perigosa com Miguel Ángel López.

O colombiano que está na Arkéa-Samsic desde 2020, onde os seus objetivos seria o de ser um grande símbolo, e poder assim receber convites importantes para participar nas corridas do World Tour, com a equipa a dar o salto para cima após os pontos obtidos pela UCI, Nairo Quintana diz ter o seu ciclo concluído, com o alpinista de 32 anos a procurar novos destinos, e desafios para a sua carreira, por agora apenas aguardar o que irá acontecer. 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com