quarta-feira, 31 de maio de 2023

“Vamos estar em direto…”


No próximo domingo vamos estar em direto no Facebook em Marinhais, no 18º Passeio de cicloturismo organizado pelo Grupo Cansados de Marinhais.

Se não vai participar, acompanhe-nos, iremos fazer diretos antes da partida, à partida, durante o passeio, e no final, a partir das 8,30 horas em Marinhais.

“Museu do Caramulo reforça coleção com Jaguar XJ220 de 1991”


Fotos: Stéphane Abrantes

A colecção de automóveis do Museu do Caramulo foi reforçada com um dos Supercarros mais icónicos do início da década de 90: o Jaguar XJ220.

Desenhado por Keith Helfet, o Jaguar XJ220 começou a ser desenvolvido por um pequeno grupo de técnicos da Jaguar, com a premissa de fazer uso da nova versão do motor V12 com quatro válvulas por cilindro, tração integral e quebrar a barreira das 220 milhas por hora (352 km/h) de velocidade máxima. O concept-car inicial foi apresentado em 1988, no Salão de Birmingham, onde teve uma reação melhor do que o esperado. A marca recebeu 1500 depósitos de clientes interessados no futuro modelo. As primeiras entregas foram agendadas para 1992. No entanto, a versão final seria um pouco diferente.

Por motivos de requisitos de engenharia e de uma nova legislação que limitava fortemente as emissões, o motor V12 foi substituído por um V6 biturbo e a transmissão integral foi simplesmente cancelada. Embora o peso fosse inferior ao esperado e a potência declarada fosse mais elevada, o propulsor não tinha o mesmo pedigree do inicialmente proposto e provavelmente mais importante, a conjuntura económica tinha mudado. A procura por automóveis de altas prestações abrandou e a marca viu uma grande parte dos potenciais interessados desistirem da compra.

O último XJ220 saiu da linha de produção em Abril de 1994, tendo sido fabricados somente 275 exemplares, transformando este modelo da marca de Coventry num autêntico objeto de culto entre os amantes e apreciadores de automóveis.


Para Salvador Patrício Gouveia, Presidente da Direção do Museu do Caramulo, “O Jaguar XJ220 é um automóvel mítico, e que além de complementar a crescente coleção de desportivos em exposição, corporiza o espírito de competição que esteve sempre no DNA da Jaguar”.

O XJ220 deteve o título de automóvel de série mais rápido do mundo em 1992, com uma velocidade de 217,1 mph (347,4 km/h) no Circuito de Nardo.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Grande Prémio Internacional das Beiras e Serra da Estrela: Artem Nych nova estrela na Serra”



Corredor russo da Glassdrive, de 28 anos, destacou-se no último dia e ficou com a ‘amarela’ numa corrida marcada pelo mau tempo... que não estragou a festa

 

Por: André Antunes Pereira

Foto: João Fonseca Photographer

O Grande Prémio Internacional das Beiras e Serra da Estrela regressou em força e proporcionou três dias de muito espetáculo. O percurso já era duro e exigente, mas as condições climatéricas muito adversas dificultaram ainda mais a tarefa do pelotão. Mas a festa do ciclismo fez-se na mesma e o vencedor só ficou decidido na última etapa.

Artem Nych (Glassdrive) conquistou a camisola amarela final e a 1ª vitória da carreira ao fazer 2º na chegada à Guarda, depois de uma tirada duríssima (a mais longa da prova) com quatro contagens de montanha a 1ª categoria no alto da Torre foi o maior desafio - e marcada pelo nevoeiro, a chuva e o frio, especialmente quando os corredores pedalavam em plena Serra da Estrela.

O ciclista russo, de 28 anos, foi apenas superado na meta por Abel Balderstone, da Caja Rural, equipa espanhol a que arrebatou outras duas etapas (2ª e 3ª), ambas conquistadas com grande autoridade por Iúri Leitão. O português voltou a demonstrar, depois da vitória na Volta à Grécia, no início deste mês, ser o sprinter luso em melhor forma.

A 5ª edição da corrida, que não tinha saído para a estrada nos últimos três anos, devido às várias contingências da pandemia, iniciou-se na sexta-feira com uma jornada dupla e, durante a manhã, realizou-se um contrarrelógio por equipas que ligou Seia a Gouveia. A especialidade é cada vez menos vista nas provas nacionais e internacionais, mas serviu para ditar as primeiras diferenças e aí começou também o domínio espanhol em termos de vitórias de etapas. É que a formação da Burgos foi a mais rápida do ‘crono’ e, por ter sido o primeiro corredor da equipa a cruzar a meta, Pelayo Sánchez tornou-se no primeiro camisola amarela da corrida. À tarde, na etapa que ligou Fornos de Algodres a Figueira de Castelo Rodrigo, Sánchez ‘cedeu’ a camisola a um companheiro de equipa, o compatriota Eric Fagúndez, mas recuperou-a imediatamente no dia seguinte quando o pelotão viajou de Penamacor até Pinhel.

Na etapa rainha, Pelayo Sánchez foi 3º a cruzar a meta, mas perdeu muito tempo e caiu para a mesma posição na geral final.

Se entre as equipas estrangeiras o protagonismo ficou dividido entre Burgos e Caja Rural, das formações nacionais o destaque foi naturalmente a Glassdrive. É que além da vitória na geral individual, a equipa de Águeda também levou para casa as camisolas azul (montanha) e branca (juventude), por Frederico Figueiredo e Duarte Domingues, respetivamente. Este último, note-se, só foi chamado na véspera do arranque da prova e foi o substituto de Mauricio Moreira. O corredor uruguaio, vencedor da Volta a Portugal do ano passado, foi baixa de última hora devido a uma infeção num ouvido.

 

Prova atraiu muito público

 

Apesar do mau tempo que se fez sentir durante quase todo o trajeto, a corrida originou grande interesse junto da comunidade. Nas partidas e nas chegadas, mas também nas restantes localidades dos 16 concelhos que a corrida visitou, houve sempre uma grande afluência de público incansável no apoio aos ciclistas.

 

"Grupo muito forte"

 

A vitória de Artem Nych foi um presente de aniversário para o diretor desportivo da Glassdrive. Rúben Pereira fez 31 anos no domingo e correu - de bicicleta - para felicitar o ciclista russo. Um momento de felicidade coletiva que, segundo o próprio, serviu para libertar "alguma tensão" sentida no início da etapa rainha.

"Estamos a falar de um Grande Prémio Internacional e tem muito peso para a nossa equipa ganhar uma prova destas com um pelotão de qualidade. Sabíamos da nossa responsabilidade, mas também sabíamos que os adversários estavam bastante bem e hoje em dia não é fácil ganhar no nosso ciclismo", analisou Rúben Pereira ao nosso jornal.

Sobre Nych, o responsável da Glassdrive sublinhou que "mereceu a vitória, pois tem feito uma grande época", mas Rúben Pereira preferiu destacar a força de toda a equipa: "Venceu o Artem, mas somos realmente muito fortes enquanto grupo e equipa. É isso que nos distingue das outras estruturas. O Artem teve grande apoio de todos, sobretudo do Frederico Figueiredo, e vai retribuí-lo no futuro".

 

Carlos Santos: "Já estamos a preparar o próximo ano"

 

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) alinha pelas ambições de Carlos Pereira quanto ao futuro da corrida.

"Estamos em crer que no próximo ano consigamos ter etapa a chegar ou passar na Serra de Béjar, com a província de Salamanca a associar-se. Será internacional nos dois sentidos. Alem de termos equipas de fora, também cruzarmos a fronteira. Já tivemos uma experiência, quando recebemos uma etapa da Volta a Castela e Leão, agora queríamos replicar e levar a nossa prova a território espanhol", disse Carlos Santos, diretor da AMCB. "Já estamos a preparar o próximo ano e será em período idêntico, mas com a expectativa que seja melhor em termos climatéricos", desejou.

Quanto à edição de 2023, e no que ao impacto económico diz respeito, refere que "foi expectável", tendo sentido "grande adesão das pessoas", numa corrida que proporcionou "forte divulgação do território".

 

NÚMEROS

 

2 etapas foram ganhas pelo mesmo ciclista. O português Iúri Leitão (Caja Rural), de 24 anos, superiorizou-se em dois sprints.

16 concelhos da região foram visitados pelo pelotão ao longo dos quatro dias de prova.

44 ciclistas concluíram a corrida, sendo que à partida eram 115, de 17 equipas nacionais e estrangeiras. Números mostram bem a dureza da prova, sobretudo da última etapa que foi à Torre.

Fonte: Record on-line

“António Morgado cobiçado no World Tour”


Vice-campeão do Mundo júnior de estrada

 

Por: Ana Paula Marques

Foto: Carlos Barroso

O vice-campeão do Mundo júnior de estrada, António Morgado, é já um dos jovens mais cobiçados no World Tour. Mas, garante o seu empresário, "não está comprometido com nenhuma delas".

João Correia refere que o ciclista de 19 anos cumpre "o primeiro ano sub-23" na Hagens Berman Axeon, por onde passaram também Ruben Guerreiro, João Almeida e os gémeos Ivo e Rui Oliveira. Seja como for, reconhece que "há possibilidades" de António Morgado dar o salto já em 2024 para o World Tour, uma vez que "existem muitas equipas interessadas". Correia lembra, aliás, que o ciclista, à semelhança de Gonçalo Tavares, que também corre na Axeon, já realizou estágios com equipas como a Ineos, Movistar, Soudal ou a Emirates, de João Almeida.

 

Giro sub-23

 

O ciclista das Caldas da Rainha vai ser uma das referências no Giro Next Gen (sub-23), que se disputa entre 11 e 18 de junho. Este ano, já venceu com a camisola da Axeon, onde faz a sua estreia, conquistando a Volta a Rhodes, na Grécia, sendo 4º no Circuito das Ardenas e mais recentemente, em representação de Portugal, 6º (com vitória numa etapa) no GP de Orlen, da Taça das Nações sub-23.

Fonte: Record on-line

“Carlos Pereira: «GP Beiras foi um sucesso até ao último quilómetro»”


Lamenta o mau tempo na última etapa, e ainda a fraca preparação de algumas equipas

 

Por: André Antunes Pereira

Foto: João Fonseca

Carlos Pereira foi durante muitos anos diretor desportivo, mas há alguns anos que passou o testemunho ao filho Rúben Pereira para se dedicar mais à gestão das suas equipas e também à organização de provas através do Clube Desportivo Fullracing. O Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela é espelho disso.

"A prova foi um sucesso tremendo, disputada até ao último quilómetro sempre com muita emoção e qualidade", disse-nos Carlos Pereira, lamentando que o tempo tenha tornado a última etapa, com passagem pela serra da Estrela, "mais dura". "Mas, tirando esse fator, a etapa foi bem delineada", vinca.

O rosto da organização coloca o dedo na ferida quanto à preparação das equipas e aos percursos de algumas corridas. "Acho que não existem muitas equipas portuguesas preparadas para uma etapa daquela dureza. E não me refiro aos sub-23. Mas muitas não estão preparadas, também por culpa das organizações, e as únicas provas duras são a Volta a Portugal e Volta o Algarve. As outras são de etapas mais pequenas e sem dureza. Depois, quando aparece uma etapa deste nível… Enquanto organizador e responsável pelo percurso, penso que este era excelente, mas foi mais duro pelo tempo, é indesmentível. Mas são coisas que não controlamos", refere, para depois defender a escolha do traçado.

"Faz sentido fazer provas duras e competitivas para o ciclismo crescer. Caso contrário ficamos onde estamos. Se não houver provas deste género, acontece o que aconteceu nesta...São precisas provas duras e competitivas que ponham à prova a capacidade dos profissionais".

Carlos Pereira quer, de resto, voos mais altos para o GP Beiras Internacional. "É uma das provas mais carismáticas com melhores locais para praticar ciclismo. Um território fantástico. Estando junto da fronteira com Espanha, só irá engrandecer caso consigamos levá-la ao país vizinho".

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Duarte Domingues corre a 30.ª Volta a Portugal do Futuro até domingo”


Entre amanhã e domingo, 01 e 04 de junho, Duarte Domingues vai representar a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor na 30.ª edição da Volta a Portugal do Futuro. No total serão percorridos 547,5 km, ao longo de quatro etapas, que vão ter início nas Caldas da Rainha, para terminar em Águeda, cidade que recebe a sede da estrutura e onde será consagrado o vencedor da prova.

Duarte Domingues vai enfrentar este desafio sozinho, visto que Pedro Silva, o outro corredor Sub-23 da equipa, estará ao serviço da Seleção Nacional de Estrada. Após ter conquistado a Camisola Branca, de melhor jovem, no V Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela, que terminou este domingo, com certeza Duarte Domingues levará motivação extra para esta competição. 

A prova específica para atletas da categoria Sub-23 arranca amanhã, das Caldas da Rainha, às 12H00 (mesma hora de todas as partidas), para uma viagem de 142,4 km que vão terminar em Pombal. A 1.ª Etapa tem um Prémio de Montanha a 16,6 km da chegada, prevista para as 15H49, e que pode fazer as primeiras diferenças. Já a 2.ª Etapa parte de Figueiró dos Vinhos em direção a Castelo Branco, num total de 140,7 km. Além das três Metas Volantes há três contagens de montanha: duas de 3.ª categoria (18,9 km e 102,5 km) e uma de 4.ª categoria (127,3 km). 

A etapa-rainha será disputada no sábado, dia 3 de junho. A partida é de Sernancelhe, para 127,5 km que terminam em São Pedro do Sul, cerca das 15H46: a chegada será uma subida, com mais de 9 km até ao alto de São Macário, coincidindo a meta com um Prémio de Montanha de 1.ª categoria. A Volta a Portugal do Futuro termina no domingo, com uma etapa que vai disputar-se em circuito. Terá 136,9 km entre a Murtosa (Torreira) e Águeda, onde será coroado o vencedor da 30.ª edição da prova, a partir das 15H34. 

“A Volta a Portugal do Futuro é uma prova muito importante do calendário Sub-23, é uma prova rainha e que dá a oportunidade aos mais jovens de mostrarem a sua qualidade, ao terem uma corrida direcionada para eles. O Duarte como é óbvio estará presente, é um ciclista de 1.º Ano, bastante jovem e será uma experiência bastante agradável para ele e para a equipa”, afirmou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.

 

RESUMO DAS ETAPAS DA 30.ª VOLTA A PORTUGAL DO FUTURO:

 

01 de junho, quinta-feira – 1.ª ETAPA: Caldas da Rainha (12H00, Avenida General Pedro Cardoso) – Pombal (15H49, Avenida Heróis do Ultramar)» 142,4 km 

 

02 de junho, sexta-feira – 2.ª ETAPA: Figueiró dos Vinhos (12H00, Avenida Dr. Fernando Lacerda) – Castelo Branco (15H46, Avenida Nuno Álvares)» 140,7 km 

 

03 de junho, sábado – 3.ª ETAPA: Sernancelhe (12H00, Pavilhão Multiusos) – São Pedro do Sul (15H46, Monte de São Macário)» 127,5 km 

 

04 de junho, domingo – 4.ª ETAPA: Murtosa, Torreira (12H00, Avenida Hintze Ribeiro) – Águeda (15H34, Avenida 25 de Abril)» 136,9 km

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Seleção Nacional/Jovens portuguesas a caminho da Taça de Espanha”


Por: Vasco Moreira

As seleções femininas de ciclismo de estrada de cadetes e juniores vão participar este fim de semana na Taça de Espanha, em Estella, Navarra. As atividades vão decorrer entre 1 e 4 de junho, sendo que as corridas estão ambas agendadas para sábado (3 de junho), às 15h e às 17h.

O selecionador nacional José Luís Algarra convocou as cadetes Emília Baía (Korpo Activo/Penacova), Leonor Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) e Maria Constança Marques (Matos-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi), bem como as juniores Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo), Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade) e Maria Santos (Glassdrive/Chanceplus/Allegro).

“É uma corrida de alto nível, que vamos fazer pelo segundo ano consecutivo. Em Pontevedra tivemos resultados ótimos, mas a Taça de Espanha que vamos disputar agora é muito mais importante. É em Estella, Navarra, e vão participar equipas de países como a França. Vão sair aproximadamente 150 atletas em cada categoria”, antecipou o selecionador.

“Os objetivos passam por continuar a trabalhar na linha do progresso do ciclismo feminino por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo. As atletas convocadas já têm experiência prévia e continuamos a melhorar e a crescer dentro do projeto que temos definido”, concluiu.

A competição de cadetes está agendada para as 15h do próximo sábado, numa etapa de 40,3 quilómetros, estando a chegada prevista para as 16h. Às 17h é a vez das atletas juniores entrarem em prova, numa etapa de 77,7 quilómetros, na qual importa destacar a subida ao Alto de Grocin, a quatro quilómetros da meta. A prova tem chegada prevista para as 19h02.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“João Pombinho na Race Across América”


Atleta português vai desafiar-se numa das provas de ciclismo mais difíceis e longas do mundo e conta com o apoio da Sport Zone

O português João Pombinho vai desafiar-se durante o mês de junho, entre dias 13 e 23, numa das mais difíceis e longas provas de ciclismo do Mundo, a Race Across America (RAAM). Com o apoio da Sport Zone para conquistar uma boa posição, o ultraciclista e triatleta português que pertence à equipa Iron Pigeon qualificou-se ao completar, em 2021, o Portugal Divide, o NorthCape4000 e a Race Across Germany. Agora, irá dar o passo seguinte, para se lançar numa prova com 4.800 quilómetros de extensão, divididos por 10 dias.

Pedalando da costa oeste em direção à costa leste dos Estados Unidos da América, o atleta estará exposto a geografias e a condições diversas e opostas. Além disso, a privação de sono, a monotonia e o esforço psicológico apresentam-se também como algumas das dificuldades que encontrará ao longo da prova. Além do simbolismo de participar nesta icónica competição, João Pombinho associará também a sua presença a uma homenagem ao seu pai e uma forma de apoio a uma causa transversal - através da recolha de fundos para o Instituto Português de Oncologia.

"É um sentimento de orgulho poder contar com o apoio de uma grande marca que todos os portugueses conhecem e associam tanto a um estilo de vida saudável como à prática desportiva. Ao mesmo tempo, é também uma responsabilidade, de forma positiva, pela vontade de responder ao reconhecimento de que se trata, de facto, de um grande desafio", sublinha João Pombinho, que em termos de materiais irá utilizar o Garmin Edge 1040 Solar, o Garmin Fenix 7S Solar, a pistola de massagem Compex Fixx 1.0, o Compex SP 2.0 e ainda a balança Garmin Index S2.

Fonte: Record on-line

“”Última hora…Inscrições até dia 2 de junho”


18º Passeio de Cicloturismo Cansados de Marinhais

 

Dia 4 de Junho de 2023

 

Por: José Morais

Foto: José Morais/Cansados de Marinhais

Vai para a estrada no próximo dia 4 de junho, o 18º passeio de cicloturismo organizado pelo Grupo de Cicloturismo os Cansados de Marinhais, depois um interregno de três anos provocado pela pandemia, este grande passeio volta novamente à estrada, este nas comemorações do 24 anos do grupo, que promete muitas novidades.

O evento terá um percurso de cerca de 65 quilómetros, e será realizado em duas etapas, a concentração está marcada a partir da 8 horas da manhã junto ao pavilhão das Festas de Marinhais, e a partida dada pelas 9 horas.

Muitas surpresas, sorteios, lembranças para todos os participantes, e este ano mais uma vez um avião para acompanhar os participantes, no final o tradicional almoço, que este ano será surpresa.

Para informações e inscrições podem contactar através dos telefones:

João Filipe: 914 272 399

Filomena Silva: 917 190 229

José Alberto: 916 474 832

E-mail: friotecnica.marinhais@gmail.com

As inscrições devem ser feitas até ao dia 2 de junho, por motivo de seguro no passeio.

Marque já na sua agenda, um passeio que muito promete, com o apoio da Revista Notícias do Pedal que vai marcar presença, com reportagem completa do evento, e diretos ao logo do mesmo no Facebook.

Inscreva-se já, e faça como nós, marque presença.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
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