sábado, 8 de fevereiro de 2025

“Será que esta figura do nosso cicloturismo merece o Galardão de Carola”


“Um olhar, um pensamento, uma vida…Vale a pena homenagear…”

 

Texto e foto: José Morais

No passado ano de 2024 despediu-se do cicloturismo ao 90 anos, disse ele!

Será que o mesmo merece o título de “Carola” da modalidade”

A 18 de agosto de 2019, fiz um artigo sobre essa figura típica do nosso cicloturismo, baseada numa foto que lhe tirei, onde o mesmo está em pensamento, o qual relembro essa publicação que fiz.

 

 

- Já são muitos anos a fazer jornalismo, muitos quilómetros de linhas escritas, milhares de fotos tiradas, muitos metros de fita de filmes, mas nos milhares de fotografias feitas, algumas marcam-nos, e estando a rever e arquivar algumas fotos, fiquei por momentos olhando esta foto, tirada no mês de agosto no Afonsoeiro/Montijo.

Esta foto marcou-me sem dúvida, e pôs-me a pensar, que pensaria este homem, neste momento em que foi fotografado, e que se calhar nem deu por isso. As rugas são expressivas no seu rosto, a sua idade já é avançada, mas continua como um jovem, e semana a semana, lá continua ele sempre em frente, pedalada a pedalada, apesar da sua idade, o cansaço já se nota, mas vai lutando por aquilo que ama, a bicicleta.

Quem não sabe, quem é esta personagem, que semanalmente anda nos pelotões cicloturisticos, sempre com algo que o distingue, e que por nada deixa de usar sempre, o seu tradicional barrete ribatejano, deve ser o mais velho cicloturista português que tenhamos conhecimento ainda a fazer regularmente os passeios de cicloturismo.

Ele chama-se “José Rafael”, conhecido pelo “Zé do Barrete”, ou “Salvaterra”. Tive o prazer e a honra de pedalar em tempos muitas vezes com ele, e muitos de nós também já o fizeram, iniciou-se no ciclismo em 1944, e com os seus 85 anos, ainda faz ver a muitos a pedalar, faz sempre questão de vestir uma camisola nova anualmente no passeio do Afonsoeiro, este ano não fugiu à regra, e até fiz uma referência ao “José Rafael” nessa altura.

Mas… hoje ao rever esta fotografia, analisando este rosto, uma foto com muita expressão, surgiu-me uma ideia, apesar de existirem muitos a merecerem, este homem, acho que merece acima de tudo um reconhecimento, ele que acima de tudo ama a bicicleta, e onde já uma vez o ouvi dizer, que gostava de morrer em cima da mesma, o qual esperemos que ainda, ande por cá muitos e muitos anos.

Mas a ideia queria aqui compartilhá-la com todos vocês, e saber as vossas opiniões, já que comecei a planear a mesma, e gostava de em maio, no passeio dos Cansados de Marinhais, poder apresenta esse projeto, partilhando com todos, fazendo assim uma Homenagem merecida ao José Rafael, já que as mesmas devem de ser feitas ainda em vida e não depois de nos deixarem fisicamente.”

 

Sei que o José Rafael possui um pequeno museu, muitas são as suas recordações, e já teve algumas homenagens que lhe fizeram, porem, aqui vai ficar um desafio, espero as vossas opiniões, comentários, e tudo que queiram dizer sobre o “Zé do Barrete”, a seu tempo, iremos ter sem dúvida bons momentos de muitas recordações.

Deixo a pergunta final; “será que o podemos considerar um grande “Carola”?

“Santiago Buitrago bisa na Comunidade Valenciana e João Almeida perde a liderança da geral!”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A Volta à Comunidade Valenciana 2025 foi uma bela edição. Após a vitória épica de Iván Romeo na etapa 3, o quarto dia ofereceu um grande espetáculo de partir as pernas. O percurso oferecia muitos cenários de vitória. Foi por isso que Pablo Castrillo atacou a 60 quilómetros da meta.

Apesar do ciclista da Movistar Team se ter isolado a 38 km da meta, Castrillo acabou por ser apanhado pelo pelotão a 11 quilómetros da meta. Mas a formação espanhola ainda tinha uma cartada para jogar. Jefferson Cepeda atacou a 8 quilómetros da meta.

Parecia que não ia ter resposta de ninguém. Mas Santiago Buitrago acelerou a 500 metros da meta, ultrapassou-o como se nada fosse e ganhou a sua segunda etapa da edição, que o colocou também como o novo líder da classificação geral.

Na fase inicial do dia, a etapa 4 da Volta à Comunidade Valenciana começou com um ataque de 3 ciclistas: Jon Agirre (Euskaltel), Diego Uriarte (Kern Pharma) e Hugo Houle (Israel). O grupo formou rapidamente a fuga do dia.

De facto, de forma consentida por parte do pelotão, que não foi comandado pela Bahrain-Victorious na primeira metade da etapa, a fuga chegou a ter 8 minutos de vantagem. A 100 quilómetros do fim, tinham mesmo ultrapassado essa barreira.

A possibilidade dos 3 ciclistas lutarem pela vitória começava a ser considerada. No entanto, no Alto de Chodos, começaram a perder vantagem e, a partir desse momento, a diferença foi rapidamente reduzida. A 81 quilómetros do fim, na última subida de categoria do dia, o Alto de Vistabella, a fuga de Jon Agirre, Diego Uriarte e Hugo Houle já estava apenas com 1 minuto e 30 segundos sobre o pelotão.

 

Pablo Castrillo ao ataque

 

Na subida da Vistabella, mais ataques seguiram-se, mas nenhum fez grande mossa. A subida terminava a 74 km da meta, com o pelotão já a quase um minuto da fuga. O restante percurso oferecia uma oportunidade para os corajosos. E, tal como na última Volta a Espanha, Pablo Castrillo mostrou que não tem medo de nada.

O ciclista da Movistar Team atacou sozinho do pelotão a 60 km do fim. Ao mesmo tempo, Jon Agirre acelerou na fuga, deixando os seus dois companheiros para trás. Como resultado de ambas as manobras, Castrillo e Agirre formaram a nova fuga, com o pelotão a 1 minuto e 50 segundos, a 50 km do fim.

A 38 quilómetros do fim, Pablo Castrillo seguia sozinho na frente da corrida quando Jon Agirre ficou para trás. O ciclista da Movistar Team procurava a vitória, embora faltasse muito para o final e o pelotão estivesse a 1 minuto e meio.

O facto de Castrillo estar a pedalar sozinho não agradou nada ao grupo principal. O espanhol era naquela altura o líder virtual da classificação geral. Como consequência, o pelotão aumentou o ritmo e, a 30 quilómetros do fim, a diferença já tinha sido reduzida para 1 minuto.

A dureza do percurso estava a afetar Castrillo, que a 25 km da meta viu o pelotão aproximar-se para 46 segundos. 5 km mais tarde, o espanhol estava apenas a 30 segundos do grupo principal. Finalmente, a odisseia do ciclista da Movistar chegou ao fim a 11 km da meta, quando foi apanhado pelo pelotão.

Mas o espetáculo ainda não tinha acabado porque um ataque surpresa punha em dúvida aquele que se previa ser um final ao sprint. Foi Jefferson Cepeda que surpreendeu o pelotão com uma aceleração a 8 km da meta.

Parecia que ninguém poderia seguir o equatoriano. No entanto, Santiago Buitrago apareceu a 500 metros da meta com um ataque relâmpago que lhe deu a sua segunda vitória na etapa e com a qual se tornou também o novo líder da classificação geral. João Almeida cai assim para o segundo lugar na classificação geral depois de não ter conseguido acompanhar a aceleração final do ciclista colombiano e terminou o dia a 8 segundos na classificação geral.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/santiago-buitrago-bisa-na-comunidade-valenciana-e-joao-almeida-perde-a-lideranca-da-geral

“Ruben Guerreiro é 20.º na primeira etapa da Volta a Omã”


A tirada foi conquistada pelo holandês Olav Kooij (Visma-Lease a Bike)

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O português Ruben Guerreiro (Movistar) fechou este sábado o top 20 da primeira etapa da Volta a Omã, conquistada pelo holandês Olav Kooij (Visma-Lease a Bike), que é o primeiro líder da geral.

No final dos 177,7 quilómetros entre Bushar e Bimmah Sinkhole, o ciclista de 23 anos impôs-se ao sprint, batendo o checo Pavel Bittner (Picnic PostNL) e o norueguês Erlend Blikra (Uno-X), respetivamente segundo e terceiro.

Com as mesmas 4:27.19 horas do vencedor chegou Ruben Guerreiro, com o português a ser 20.º na tirada e a ocupar a 21.ª posição da geral, a 10 segundos de Olav Kooij.

Graças às bonificações somadas na meta, o neerlandês da Visma-Lease a Bike lidera com quatro segundos de vantagem sobre Bittner, com o espanhol Rodrigo Álvarez (Burgos-Burpellet-BH) a ser terceiro, a cinco.

No domingo, a segunda etapa da Volta a Omã liga Al Rustaq Fort a Yitti Hills, no total de 202,9 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“O regresso da Volta a Portugal às 'suas' datas é a novidade do calendário nacional para 2025”


Grandíssima vai para a estrada entre 6 e 17 de agosto

 

Por: Lusa

Foto: LUSA

A Volta a Portugal regressa este ano às suas datas para reinar num calendário velocipédico nacional sem novidades e que arranca no domingo, como habitualmente, na Prova de Abertura.

Com mais de 60 dias de competição à sua frente, os ciclistas das nove equipas nacionais regressam à estrada, como é tradição, na região de Aveiro, com os inscritos na Prova de Abertura a percorrerem 158,8 quilómetros entre Vagos e a praia da Torreira (Murtosa).

Apenas sete dias depois chega o primeiro momento alto da época, na Figueira Champions Classic - Clássica da Figueira, do escalão UCI Pro Series, o segundo mais importante do calendário internacional.

Após terem um primeiro contacto com as equipas do World Tour na Figueira da Foz, as nove formações nacionais rumam a Sul para partilharem estrada com algumas das principais estrelas do ciclismo mundial, na Volta ao Algarve, a principal corrida disputada em território luso.

A única prova por etapas do calendário português da categoria UCI Pro Series disputa-se entre 19 e 23 de fevereiro e precede três clássicas, que antecedem a 42.ª Volta ao Alentejo (26 a 30 de março).

A época, que culmina com o 10.º Grande Prémio Anicolor (19 a 21 de setembro), terá 12 provas de um dia, incluindo quatro circuitos, e 10 corridas por etapas, entre as quais se destaca o emblemático Troféu Joaquim Agostinho.

Entre 10 e 13 de julho, já depois dos Nacionais (20 a 22 de junho), a 48.ª edição daquele troféu serve como principal teste das formações portuguesas para a prova rainha do ciclismo nacional, este ano de regresso às suas datas habituais.

Após ter sido antecipada para a última semana de julho na época passada, devido aos Jogos Olímpicos Paris'2024, e de ter estado inicialmente agendada entre 30 de julho e 10 de agosto, a 86.ª Volta a Portugal estará na estrada entre 6 e 17 de agosto, de acordo com o calendário publicado no sítio da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) na Internet.

Duas semanas depois, e ainda mal recuperados do desgaste da Volta, os corredores nacionais enfrentam a segunda prova mais 'longa' do calendário, com o Grande Prémio Jornal de Notícias a estar na estrada entre 31 de agosto e 07 de setembro.

 

Calendário:

 

9 fev: Prova de Abertura

16 fev: Figueira Champions Classic -- Clássica da Figueira

19-23 fev: 51.ª Volta ao Algarve

9 mar: 28.ª Clássica da Primavera

16 mar: Clássica de Santo Thyrso

23 mar: Clássica da Arrábida

26-30 mar: 42.ª Volta ao Alentejo

6 abr: Clássica de Viana do Castelo

13 abr: Clássica Aldeias do Xisto

24-27 abr: Grande Prémio 'O Jogo'

23-25 mai: Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela

30 mai-1 jun: 45.º Grande Prémio Abimota

7-10 jun: Grande Prémio Douro Internacional

20-22 jun: Campeonatos Nacionais

10-13 jul: 48.º GP Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho

27 jul: Grande Prémio de Mortágua -- Pedro Silva

6-17 ago: 86.ª Volta a Portugal

20 ago: Circuito de Alcobaça

24 ago: Circuito da Malveira

25 ago: Circuito de Nafarros

31 ago-7 set: 34.º Grande Prémio Jornal de Notícias

14 set: 12 Voltas à Gafa-Bombarral

19-21 set: 10.º Grande Prémio Anicolor

Fonte: Sapo on-line

“Esclarecimento…”


Por: Marta Varandas

O Clube Desportivo Fullracing vem esclarecer que avançou com um pedido de rescisão do contrato com a Sabgal S.A., que foi aceite por mútuo acordo.

No seguimento deste processo, a Equipa Profissional de Ciclismo do Clube Desportivo Fullracing passou a denominar-se Anicolor / Tien21, tal como foi tornado público, oficialmente, ontem, durante a Cerimónia de Apresentação da estrutura, que teve lugar em Águeda, no Centro de Artes de Águeda.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Águeda aplaude Anicolor / Tien21 em dia de apresentação com novo naming da equipa"


Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21 é o novo nome da formação do Clube Desportivo Fullracing, tornado público esta sexta-feira, no Centro de Artes de Águeda, em Águeda, município que acolhe a sede da estrutura. O anúncio foi feito durante a Apresentação Oficial da Equipa, que também trouxe ao palco o projeto de formação Academia Fullracing – Águeda, que vai para a sua quarta temporada. Foi uma tarde de emoções fortes e com um auditório cheio, onde estiveram presentes patrocinadores, parceiros, várias entidades, amigos e fãs da equipa.  

A tarde começou com o anúncio do novo nome da equipa, duas grandes marcas que continuam a acreditar muito no projeto. No caso da Anicolor, após vários anos de envolvimento na modalidade, a marca decidiu dar o primeiro nome à equipa. Já no ano passado fazia parte do naming, mas agora passa a ser o principal patrocinador. Quanto à Tien21, em 2024 aventurou-se no ciclismo com a estrutura de Águeda e em 2025 vem depositar uma dose de confiança extra, passando a dar nome à equipa. 

Só depois de ouvir os principais intervenientes foi apresentado o calendário competitivo para a época de 2025 e os 15 corredores que vão compor o plantel da época que começa em Portugal este domingo, com a Prova de Abertura. 


Além das provas do calendário nacional, com destaque para a 86.ª Volta a Portugal, a estrutura vai deslocar-se para corridas importantes como o Gran Camiño (26 de fevereiro a 01 de março) e o XXVI Gran Premio Miguel Induráin (05 de abril), ambas em Espanha. Mas o momento mais aguardado chegaria com a a entrada em palco dos 15 corredores da estrutura. Os portugueses José Sousa e Rafael Reis, que se mantêm da anterior época, André Dutra, Gonçalo Oliveira, Tiago Santos, Paulo Fernandes, estes quatro apostas claras na juventude, o regresso de Fábio Costa e Pedro Silva. O russo Artem Nych também renovou e estreiam-se na estrutura os seguintes corredores internacionais: Alexis Guérin (francês), os britânicos Mason Hollyman e Harrison Wood e os espanhóis Xavier Cañellas, Rubén Fernández e Víctor Martínez. 

Foi também apresentada a equipa técnica e staff. A Direção Desportiva continua sob o comando de Rúben Pereira, que mantém ao seu lado José Augusto Silva, Diretor Desportivo Adjunto. Carlos Pereira é o Team Manager do Clube Desportivo Fullracing e conta com o apoio de Maria João Gouveia (Direção) e Marta Varandas (Comunicação e Imagem). Do restante staff fazem parte João Pereira (Secretariado), Paulo Figueiredo (Responsável de Logística), os massagistas Diogo Almeida, Paulo Silva, Rúben Couto e os mecânicos Carlos Pinho, Fernando Vilela e Carlos Oliveira. Mantém-se o médio Carlos Branco e o osteopata Gabriel Aroso e o designer é Cláudio Pedrosa. 

A Apresentação da Academia Fullracing – Águeda fechou, em ambiente de festa, o evento. O projeto de formação do Clube Desportivo Fullracing tem crescido e em 2025 conta com cerca de 40 crianças, divididas pelos escalões de Escolinhas e Cadetes. A coordenação está a cargo de Vânia Baptista, que tem o apoio de Bruno Campelo (Escolinhas) e Ricardo Gomes (Cadetes). A Academia vai continuar a participar em várias provas nas vertentes de Estrada e BTT e vai dar início à sua quarta temporada. 

 

INTERVENÇÕES NA CERIMÓNIA DE APRESENTAÇÃO: 

 

Carlos Pereira, Team Manager do Clube Desportivo Fullracing: 

“Obrigado a todos os que me acompanharam neste momento tão importante da nossa vida. Aos patrocinadores, pelo pronto apoio e parceria, à Federação Portuguesa de Ciclismo, pela forma como numa semana conseguiram que a equipa mudasse de nome e a estrutura ficasse completamente legal. Ao Município de Águeda, por continuar a acreditar nesta luta contínua. Muito obrigado a todos os que tornaram isto possível”. 

Fernando Sampaio, Administrador da Anicolor – Sistemas de Alumínio: 

“Águeda tem estado desde sempre no ciclismo e quando me lembrei de desafiar o Carlos Pereira de trazer a equipa para Águeda, sabia que esta terra a iria receber de braços abertos e que iríamos impulsionar ainda mais este projeto que ele tanto adora.u não poderia, de forma alguma, deixar morrer este projeto. Vamos rapidamente passar esta fase. Domingo inicia esta época no território português. Vamos passar um pano nisto tudo e desejar que este projeto tenha, no mínimo, o mesmo sucesso do ano passado. Vamos todos estar unidos e apoiar toda esta gente que luta no dia a dia para evoluir e para enaltecer o ciclismo português”. 

 

Ricardo Pais, CEO da SOREFOZ, empresa que detém a marca Tien21: 

 

“Somos grupos (Anicolor e Tien21) que têm uma base identitária muito forte, que têm na seriedade e honestidade valores pelos quais pautamos a nossa atividade. Podem contar connosco”. 

 

Fernando Ribeiro, Administrador do Grupo Motorpor: 

 

“Entramos nesta aventura porque acreditamos neste projeto desde a primeira hora e queremos partilhar do sucesso que antecipamos para esta fantástica equipa. Se é verdade que este é um projeto novo e ambicioso, para esta equipa baseada em Águeda, trata-se também da primeira incursão da Motorpor no ciclismo, seguramente uma das modalidades desportivas mais acarinhadas e acompanhadas pelos portugueses”. 

 

José Soares, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo:

 

“Para nós é muito importante estar aqui hoje, mais do que nunca. Um primeiro agradecimento ao Município de Águeda e para a sua Câmara Municipal. Assinalar esta ligação profunda que existe entre o ciclismo e Águeda. Somos uma modalidade que reclama ser uma modalidade do território e da sua valorização, para a qual o interior vale tanto como o litoral, o norte como o sul, as pequenas aldeias como as grandes cidades. Neste mapa, Águeda é especialíssima. Basta percorrer o ano de 2024 para vermos o conjunto de provas e iniciativas que se desenrolaram aqui em Águeda e que provam isto. Temos em Águeda, no povo de Águeda e na sua Câmara Municipal um parceiro privilegiadíssimo para continuarmos a trilhar os caminhos que precisamos no ciclismo português, ao nível do ciclismo profissional, mas em todas as outras áreas. 

Agradecimento aos patrocinadores, a vossa iniciativa em acreditar no ciclismo toca-nos profundamente. Agradeço acreditarem no ciclismo, no ciclismo profissional português que tanto merece ser apoiado. 

Deixo também um reconhecimento a todos os corredores e a todo o staff desta equipa e estrutura. Em 2024 foi uma época excecional e temos todos os motivos para acreditar que esta estrutura e este projeto fortíssimo vai continuar a ser um projeto vencedor em 2025. Desejo os melhores êxitos para 2025”. 

 

Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda e anfitrião: 

 

“Este projeto veio para Águeda há quatro anos e tem um histórico fantástico neste período. É uma das equipas mais vencedoras de sempre do pelotão nacional e isso orgulha-nos muito. A esperança do mundo reside na coragem e na alma dos que nunca desistem e isso aplica-se a Carlos Pereira, como dirigente deste clube. Tem paixão e um amor profundo ao ciclismo e às pessoas. 

Independentemente do que possa acontecer, há momentos que traduzem a capacidade de determinadas pessoas, que após uma ‘cambalhota’ colocam-se imediatamente em pé. Assim é na vida e é esta capacidade, esta resiliência, persistência e esta vontade de correr atrás dos nossos sonhos e, sobretudo, do compromisso que temos para com os outros que é notável.  

Conseguimos fazer coisas brilhantes, que são o melhor da Humanidade, com este entusiasmo e capacidade de nos apaixonar pelas coisas e lutarmos por elas. 

Os aguedenses identificam-se com esta equipa e não tenho dúvidas de que vibram com esta equipa e sentem-se campeões com esta equipa. E quando acontece algo menos bom, vão saber ser solidários. Este é um projeto vencedor. De mãos dadas ninguém cai e ninguém fica para trás”. 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com