quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Rui Oliveira termina em 7.º lugar na terceira etapa do AlUla Tour”


O seu irmão gémeo Ivo, também da UAE Emirates, foi 33.º na tirada, a 23 segundos, e ocupa a 28.ª posição da geral, também a 48 segundos do jovem da dsm-firmenich

 

Por: Lusa

Foto: Twitter @CabineSport

O português Rui Oliveira (UAE Emirates) foi esta quinta-feira sétimo classificado na terceira etapa do AlUla Tour, antiga Volta à Arábia Saudita em bicicleta, vencida pelo belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step).

Rui Oliveira foi sétimo após os 170,6 quilómetros, entre o aeroporto internacional AlUla e a pista de AlUla, onde Merlier foi o primeiro a cruzar a meta, impondo-se aos neerlandeses Arvid de Kleijn (Tudor) e Casper van Uden (dsm-firmenich), segundo e terceiro classificados, respetivamente, nas mesmas 03:59.52 horas do vencedor.

Na geral, Van Uden, de 22 anos, permanece na liderança, com dois segundos de vantagem sobre Merlier, segundo colocado, e 10 sobre o italiano Matteo Sobrero (BORA-hansgrohe), terceiro, enquanto Rui Oliveira ocupa o 23.º posto, a 25.

O seu irmão gémeo Ivo, também da UAE Emirates, foi 33.º na tirada, a 23 segundos, e ocupa a 28.ª posição da geral, também a 48 segundos do jovem da dsm-firmenich.

Na sexta-feira, a quarta etapa da corrida saudita, vencida em 2023 por Rúben Guerreiro (Movistar), vai ligar Hegra a Maraya, numa distância de 142,2 quilómetros.

Fonte: Sapo on-line

“Sepp Kuss reforça contingente de 'estrelas' da Volta ao Algarve”


Vencedor da Vuelta'2023 regressa à prova portuguesa, na qual esteve em 2017

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O norte-americano Sepp Kuss, vencedor da Vuelta'2023, vai estar na Volta ao Algarve, foi esta quinta-feira anunciado na apresentação da 50.ª edição, que também contará com as estrelas do ciclismo Remco Evenepoel, Wout van Aert ou Geraint Thomas.

Aos 29 anos, o gregário convertido em líder da Visma-Lease a Bike, após a memorável vitória na última Volta a Espanha, regressa à prova portuguesa, na qual esteve em 2017, com as cores da Rally Cycling, a equipa do segundo escalão mundial que representou antes de dar o salto para o World Tour na formação neerlandesa.

A Visma-Lease a Bike trará à Algarvia duas das suas três figuras só falta o bicampeão do Tour, o dinamarquês Jonas Vingegaard, já que também hoje foi confirmada a presença do todo-o-terreno Wout van Aert, um dos ciclistas mais espetaculares do pelotão, a par do seu compatriota Remco Evenepoel.

O belga da Soudal Quick-Step, que será escoltado pelo espanhol Mikel Landa, é candidato a repetir os triunfos de 2020 e 2022, numa lista de pré-inscritos que inclui outro bicampeão, o galês Geraint Thomas (INEOS), vencedor em 2015 e 2016 e atual vice-campeão do Giro.

Com um historial invejável na Volta ao Algarve - conquistou a geral em cinco ocasiões, a última das quais no ano passado, com Daniel Martínez, a INEOS apresenta-se nesta edição com um elenco de luxo, nomeadamente o campeão olímpico de cross country, o britânico Thomas Pidcock, o italiano Filippo Ganna, multimedalhado na pista e na estrada, e o promissor neerlandês Thymen Arensman.

O campeão de 2023 também vai tentar defender o título, mas desta vez com as cores da BORA-hansgrohe, num sete que conta ainda com o também colombiano Sergio Higuita, vencedor no alto do Malhão em 2022.

O lote de candidatos à vitória final é integrado ainda pelo britânico Tao Geoghegan Hart, outro ex-INEOS e vencedor do Giro2020, assim como pelos portugueses João Almeida (UAE Emirates) e Rui Costa (EF Education-EasyPost).

Outras figuras que passarão pela 50.ª algarvia são Magnus Cort Nielsen (Uno-X), vencedor de duas etapas na edição anterior, o suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ), o melhor no 'crono' no ano passado (e em 2019), ou o sprinter francês Arnaud Démare (Arkéa-B&B Hotels).

A Volta ao Algarve, hoje apresentada, decorre entre 14 e 18 de fevereiro, ligando Portimão ao alto do Malhão, no total de 752,7 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Mobel Sport pelo segundo ano a vestir a equipa Tavfer - Ovos Matinados – Mortágua”


Mobel Sport, marca de vestuário espanhola, que se prende na produção de vestuário de qualidade para os ciclistas, continua ao lado, pelo o segundo ano consecutivo, da equipa UCI Continental Portuguesa, Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua.

A Mobel Sport renovou a sua imagem no início deste ano, divulgando um novo logo, uma nova página na história da empresa. Similarmente foi a Mobel Sport também que nos últimos dois anos vestiu a equipa portuguesa e renovou os seus equipamentos e a forma como esta se apresenta ao público.

Foi em 2023, que a Mobel se associou à equipa, ano em os atletas festejaram diversas vitórias e conquistas históricas com o logo da Mobel Sport ao peito. Ambas as entidades têm na sua missão a qualidade, a Mobel a servir os atletas com equipamento e acessórios, e a Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua a dar o melhor uso possível a esse material, dando o máximo de si em todas as corridas em que marca presença.

São 5 anos, a diferença de idades destes projetos, mas a trajetória e a história têm a mesma base, uma missão de deixar a sua marca, e ambos estão a atingir este patamar juntos, escrevendo histórias juntos, e em 2024 irão continuar mais um capítulo lado a lado.

Vê aqui o nosso equipamento produzido pela Mobel Sports que será a imagem de marca da Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua em 2024:

A Mobel Sport já conta com 30 anos de experiência e produtos de qualidade, adequados à personalidade dos seus clientes, descobre aqui tudo sobre a Mobel Sport:

Seguimos juntos em 2024!

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

“Figueira Champions Classic e Volta ao Algarve em destaque no Eurosport num mês de fevereiro com muito ciclismo”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

O Eurosport orgulha-se de ser “A Casa do Ciclismo” e em fevereiro o canal garante a transmissão de quase duas dezenas de provas de grande qualidade que prometem fazer as delícias dos fãs.

No sábado, dia 3 de fevereiro conclui-se o Al Ula Tour ou Volta à Arábia Saudita onde estão a correr os irmãos portugueses Ivo Oliveira e Rui Oliveira (UAE Team Emirates). O contraste dos arranha céus e das dunas do deserto fazem deste Al Ula Tour uma prova diferente para equipas e ciclistas. De mencionar que a edição de 2023 foi ganha pelo português Ruben Guerreiro (Movistar).

No domingo, dia 4 de fevereiro, a cidade de Valência é o ponto de chegada do pelotão que corre na 75.ª edição da Volta à Comunidade Valenciana, uma corrida de estrada de cinco etapas. Matej Mohoric, Pello Bilbao, Aleksandr Vlasov, Brandon McNulty ou Jai Hindley são algumas das principais figuras que competem este ano.

O ciclismo feminino começa também a sua preparação para a nova temporada onde se esperam grandes duelos e lutas intensas, sobretudo nas Grandes Voltas. A Volta CV Feminas ou Volta a Valência feminina vai “para o ar” no Eurosport no dia 4 de fevereiro. Depois do triunfo em 2023, Floortje Mackauj está de volta a Espanha para tentar repetir a conquista.

A Volta aos Emirados Árabes Unidos feminina, entre os dias 8 e 11 de fevereiro, assinala também uma das grandes corridas do mês. Esta é apenas a 2.ª edição, mas estrelas não vão faltar a esta prova do Women’s World Tour. O pelotão terá de rolar quase 488 quilómetros ao longo de quatro etapas que passam por alguns dos locais mais icónicos do país. A 1.ª edição realizada no ano passado foi ganha pela italiana Elisa Longo Borghini.

O primeiro grande evento ciclístico do ano em Portugal acontece a 10 de fevereiro com a realização da Figueira Champions Classic, corrida que foi promovida recentemente ao escalão UCI ProSeries. Talvez por isso tenha atraído 10 equipas do World Tour. Conta ainda com quatro ProTeams e nove equipas portuguesas. A prova que conta com 160 ciclistas desenrola-se ao longo de 221 quilómetros e, este ano, o circuito final ganhou uma volta extra em prol do espetáculo desportivo. A organização garantiu a presença de estrelas internacionais como Remco Evenepoel, Marc Hirshci ou Mikel Landa e estrelas nacionais como João Almeida, Rui Costa ou Ruben Guerreiro. A Figueira Champions Classic pode ser vista em direto no Eurosport 2 a partir das 15:00h.

Horas antes da prova portuguesa, o Eurosport emite em direto a 44.ª edição da Volta a Múrcia, Espanha.

No domingo, dia 11 de fevereiro, realiza-se a Clássica de Almeria, prova de estrada de apenas um dia que reúne talentos como Wout Van Aert, Arnaud De Lie, Olav Kooij ou Ion Izaguirre e o português Ivo Oliveira.

A terceira semana do mês abre com a Clássica de Jaén Paraíso Interior, no dia 12. Uma prova de estrada de apenas um dia que inclui no percurso partes de “sterrato” que atravessam plantações de oliveiras. Sepp Krus, Wout Van Aert ou Juan Ayuso são algumas das estrelas apresentadas pela organização que marcam presença em 2024.

Entre os dias 14 e 18 de fevereiro vai para a estrada a Volta ao Algarve, uma das mais importantes competições do calendário nacional e um evento de excelência da pré-temporada de equipas e ciclistas. Geraint Thomas, vencedor da Volta a França 2018, Remco Evenepoel, vencedor da Volta a Espanha e Campeão do Mundo, Wout Van Aert, nº 5 do “ranking” mundial, e claro o português João Almeida, que dispensa apresentações, são algumas das estrelas que prometem brilhar este ano nas estradas algarvias. A prova arranca em Portimão e tem a meta final no Alto do Malhão. O Eurosport 2 emite em direto a última hora e meia de cada etapa.

Para além da ‘Algarvia’, os fãs de ciclismo vão igualmente poder acompanhar nos ecrãs do Eurosport ao longo dos mesmos dias a 70.ª edição da Volta à Andaluzia ou Ruta del Sol (Rota do Sol), como também é conhecida esta prova que reúne alguns dos melhores ciclistas do pelotão internacional. Muitos procuram ganhar ritmo para as exigências das mais importantes provas da temporada. Em apenas cinco etapas, num total de cerca de 850 quilómetros, o pelotão terá de passar por vários tipos de cenários com montanhas, praias e muito sol ou não fosse esta a prova que recebe o nome em homenagem à sua linha costeira, conhecida como Costa del Sol. A prova conta os portugueses da Movistar Rúben Guerreiro e Nélson Oliveira na lista de pré-inscritos.

De 19 a 25 de fevereiro é a vez de acompanhar toda a ação da 6.ª edição da Volta aos Emirados Árabes Unidos. No domingo, em Jebel Hafeet, conheceremos o grande vencedor desta edição e saber quem sucede ao belga Remco Evenepoel. De momento, sem portugueses, resta ver o que fazem as estrelas internacionais do pelotão como Adam Yates, Olav Kooij ou Dylan Groenewegen.

O dinamarquês Jonas Vingegaard, vencedor da Volta a França 2022, é o nome mais forte para a 3.ª edição de O Gran Camiño, na Galiza, que o Eurosport emite entre os dias 22 e 25 de fevereiro. Um total de 501,2 quilómetros, divididos em quatro etapas, com partida em La Coruña e final em Tui, marca o desafio de este ano para o pelotão.

No sábado, dia 24 de fevereiro, cumpre-se mais uma edição da Omloop Het Nieuwsblad, a primeira grande clássica da temporada do World Tour da UCI. O Eurosport emite tanto a prova masculina como a prova feminina.

No domingo, 25 de fevereiro, é a vez dos fãs desfrutarem de outra grande corrida: a Kuurne – Bruxelas – Kuurne, clássica belga com muitos setores de empedrado que atrai grandes equipas e ciclistas.

Ainda na Bélgica, mas no dia 27 de fevereiro, há jornada dupla com o Grande Prémio Le Samyn masculino e feminino. Esta corrida realizada na região da Valónia conta com a cobertura do Eurosport em direto. À espera do pelotão existem vários setores de empedrado ou “pavé” no percurso e espera-se por isso grande dificuldade.

Finalmente, dia 28 de fevereiro, é a vez de entrarem em ação os ciclistas que participam na 61.ª edição do Troféu Laigueglia, uma clássica italiana de 202 quilómetros. Quem sucederá ao francês Nans Peters? A não perder!

Fevereiro promete ser um mês espetacular para os fãs de ciclismo com muitas horas de ação em direto para acompanhar no Eurosport!

 

Provas que vai poder ver no Eurosport em fevereiro:

 

Volta à Arábia Saudita 

30 de janeiro a 3 fevereiro – Arábia Saudita

 

Volta à Comunidade Valenciana 

31 de janeiro a 4 de fevereiro – Valência, Espanha

 

Volta a Valência (feminina) 

4 de fevereiro – Valência, Espanha

 

Volta aos Emirados Árabes Unidos (feminina)

8 a 11 de fevereiro – Emirados Árabes Unidos

 

Figueira Champions Classic 

10 de fevereiro – PORTUGAL

 

Volta a Múrcia 

10 de fevereiro – Espanha

 

Clássica de Almeria 

11 de fevereiro – Espanha

 

Clássica de Jaén Paraíso Interior 

12 de fevereiro – Espanha

 

Volta ao Algarve 

14 a 18 de fevereiro – Algarve, PORTUGAL

 

Volta à Andaluzia 

14 a 18 de fevereiro – Andaluzia, Espanha

 

Volta aos Emirados Árabes Unidos 

19 a 25 de fevereiro – Emirados Árabes Unidos

 

O Gran Camiño - Volta à Galiza 

22 a 25 de fevereiro – Espanha

 

Omloop Het Nieuwsblad (masculino e feminino) 

24 de fevereiro – Bélgica

 

Kuurne – Bruxelas – Kuurne 

25 de fevereiro – Bélgica

 

Grand Prix Le Samyn (masculino e feminino)  

27 de fevereiro – Bélgica

 

Troféu Laigueglia  

28 de fevereiro – Itália

Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt

Fonte: Eurosport

“50ª Volta ao Algarve”


Por: José Carlos Gomes

 

Declarações durante a cerimónia de apresentação:

André Gomes, Presidente do Turismo do Algarve

 

O Cycling & Walking e os grandes eventos desportivos geram novos motivos de interesse para visitar o Algarve. O crescimento que temos verificado implica também um compromisso com a sustentabilidade. Por isso, saudamos a associação da Volta ao Algarve à campanha Água é Vida, através da Camisola Azul. A Volta ao Algarve projeta internacionalmente a região, mostrando o Algarve ao mundo como destino turístico.

 

Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo

 

A Volta ao Algarve foi construída pelos algarvios, pelos responsáveis da Associação de Ciclismo do Algarve. Começou por ser uma corrida nacional e foi pela mão da Direção do Rogério Teixeira que se deu a internacionalização. O sucesso advém da conjugação da promoção territorial e turística com a emoção da competição desportiva. Quando a Volta ao Algarve está a acabar, já tenho saudades da edição seguinte, porque é uma corrida organizada com paixão.



João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e Desporto

 

O Algarve tem sabido aproveitar as competições desportivas internacionais para promover o seu território, dentro e fora de portas. A Volta ao Algarve é uma das maiores provas desportivas que vão realizar-se em Portugal em 2024. Olhando apenas ao ciclismo, a qualidade do pelotão desta 50.ª edição diz bem do reconhecimento que a Volta ao Algarve tem junto das equipas e ciclistas internacionais.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional Portugal com três representantes na Taça do Mundo de Pista”


Por: Vasco Moreira

A Seleção Nacional de Pista vai estar em competição na primeira ronda da Taça do Mundo, em Adelaide, na Austrália, entre sexta-feira e domingo. Portugal estará representado por três ciclistas e parte com ambição de somar pontos importantes para o apuramento olímpico.

Gabriel Mendes convocou para esta primeira ronda da Taça do Mundo os ciclistas masculinos Diogo Narciso (omnium e madison) e Iúri Leitão (madison) e a ciclista feminina Maria Martins (eliminação e omnium). Em jeito de antevisão, o selecionador nacional de pista destacou a importância de somar pontos para o ranking olímpico.

“Vamos iniciar a primeira ronda da Taça das Nações de 2024 com provas pontuáveis para o ranking olímpico das nações, importantes para o objetivo da qualificação de Portugal para os Jogos Paris 2024 pelo que, os nossos objetivos prioritários passam por pontuarmos o melhor possível nas provas olímpicas”, referiu Gabriel Mendes.


Maria Martins será a primeira portuguesa a entrar em prova, já esta sexta-feira, às 9h25 de Portugal, na prova de eliminação. A ciclista lusa volta a correr no domingo, no omnium, e caso ultrapasse as qualificações, agendadas para a 00h22 e 00h39, terá o scratch às 5h30, a corrida de ritmo às 6h10, a eliminação às 7h36 e a corrida por pontos às 8h23.

No sábado, será a vez de Diogo Narciso entrar em competição, no omnium. As qualificações serão às 2h26 e 2h51 portuguesas, sendo que a prova de scratch está agendada para as 7h30, a corrida de ritmo para as 8h11, a eliminação para as 9h17 e a corrida por pontos para as 10h04.

Finalmente, no domingo, Diogo Narciso e Iúri Leitão vão formar dupla para competir no madison. As qualificações vão decorrer às 2h31 e 3h17 de Portugal, estando a final prevista para as 6h28.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com