sábado, 16 de abril de 2022

"Ficam os votos de uma boa Páscoa"

 



“Matilde Santos e Gustavo do Canto com duas pratas na Taça da Europa júnior”


Alcançadas em Yenisehir, na Turquia

 

Por: Lusa

Foto: Federação de Triatlo de Portugal

Os portugueses Matilde Santos, na prova feminina, e Gustavo do Canto, na masculina, conquistaram este sábado a medalha de prata da Taça da Europa Júnior de triatlo de Yenisehir, na Turquia.

Gustavo do Canto esteve sempre entre os primeiros da prova e só o letão Arturs Liepa o bateu, em cima da meta, acabando ambos com o mesmo tempo, à frente do húngaro Gyula Kovacs.

Na prova masculina, João Vaz foi 10.º e Miguel Catarino foi 13º.

Na corrida feminina, Matilde Santos seguiu sempre a húngara Marta Kropkó, eventual vencedora na Turquia, e conseguiu o segundo lugar, depois de fazer grande parte do percurso isolada, com a suíça Noemi van der Kaaij no terceiro posto.

Beatriz Pinto foi nona, enquanto Luana Quaresma cortou a meta no 12º posto e Catarina Moutinho em 16º.

Fonte: Record on-line

“Patrick Bevin vence sétima etapa, e é o líder do Tour da Turquia”


Iúri Leitão abandona motivado por queda

 

Por: José Morais

A sétima etapa do Tour da Turquia foi das mais difíceis da prova, com duas contagens de segunda categoria, que deu animo na luta pela liderança, com a equipa da Israel-Premier Tech a tentar controlar a corrida, o que aconteceu até ao quilómetro trinta, tentando que o seu ciclista Patrick Bevin tentasse bonificar no sprint intermédio, mas que ficou pelo caminho sem sucesso. 

Entretanto Nickolas Zukowsky, Abraham Stockman, Syver Waersted e Feritcan Samli, tentavam a fuga, os quatro ciclistas estiveram na frente quase sempre durante a corrida, sendo absorvidos pelo pelotão na última subida do dia, estavam a cerca de trinta quilómetros para a linha de chegada, quando novamente a equipa da Israel-Premier Tech se colocava na frente, endurecendo a corrida.    

Todo este trabalho da equipa da Israel-Premier Tech originou um ataque do seu ciclista Patrick Bevin que levava na sua roda Nicolas Edet e Jay Vine, com os três ciclistas a ganharem tempo para o pelotão, que começava a ficar reduzido, e com a Kaden Groves no grupo, a BikeExchange ajudava a Drone Hoper-Androni, mas num trabalho ingrato, já que a vantagem para os fugitivos aumentava, chegando a cerca de um minuto.   

Os fugitivos ao entrarem no último quilómetro, Nicolas Edet tentou fugir e surpreender os seus companheiros de fuga, mas rapidamente absorvido, então Patrick Bevin arrancava, dava tudo por tudo, e fortemente era o primeiro a cortar a linha de chegada, conquistava assim a etapa, e subia à liderança do Tour da Turquia, com Jay Vine a fazer segundo, e Nicolas Edet a completar o pódio do dia, 41 segundo depois chegava Eduardo Sepulveda, com Jasper Philipsen.

O português Iúri Leitão abandonava na sétima etapa, motivado por uma grande queda, com o corredor da Caja Rural a abandonar por precaução a fim de se resguardar, o ciclista de Viana do Castelo está bem, não necessitou de ir ao hospital, apesar da desilusão do abandono, foi melhor abandonar, já que foi uma queda violenta, e na altura circulavam a alta velocidade.     

“Elisa Longo Borghini vence a solo a segunda Paris-Roubaix feminina”


Portuguesa Maria Martins terminou na 37.ª posição

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA/Getty Images)

A ciclista italiana Elisa Longo Borghini (Trek-Segafredo) venceu este sábado com um solo de dezenas de quilómetros a segunda edição da clássica Paris-Roubaix para o pelotão feminino, com a portuguesa Maria Martins (Le Col-Wahoo) na 37.ª posição.

Foi a mais de 30 quilómetros que Borghini, de 30 anos, se distanciou das adversárias para selar a sua primeira vitória esta temporada, ao cumprir os 124,7 quilómetros entre Denain e Roubaix em 3:10.54 horas.


É uma das maiores vitórias da carreira profissional da campeã italiana, que agora conta com 30 triunfos, ao chegar 23 segundos à frente de um grupo de seis corredoras, todas elas favoritas à conquista, no qual a belga Lotte Kopecky (SD Worx) foi segunda e a neerlandesa Lucinda Brand, colega de equipa de Borghini, foi terceira.

O dia ficou marcado por vários azares para a Trek-Segafredo que a classificação não deixa à vista, mas vários furos acabaram por condicionar o dia da equipa, que ainda viu ser desclassificada a campeã do mundo.


A italiana Elisa Balsamo procurava precisamente recuperar de um furo quando, a 48 quilómetros da meta, foi 'rebocada' pelo carro da equipa, sendo removida da corrida.

A neerlandesa Marianne Vos (Jumbo-Visma), segunda em 2021 e vice-campeã mundial de fundo, foi a grande ausente na linha de partida, devido a um teste positivo à covid-19.

A única portuguesa em prova, Maria Martins, fez suceder ao seu 19.º lugar em 2021 um 37.º, a 7.01 minutos da vencedora, sendo a melhor entre as ciclistas da equipa Le Col-Wahoo.

A corrida masculina do 'Inferno do Norte' está marcada para domingo, com 257,2 quilómetros entre Compiègne e Roubaix.

Fonte: Record on-line

“Volta ao Concelho de Loulé-quarta etapa”


Daniel Lima brilha na consagração de António Morgado

 

Por: José Carlos Gomes

O louletano Daniel Lima (Bairrada) brilhou hoje à porta de casa, impondo-se na quarta e última etapa da Volta ao Concelho de Loulé, competição conquistada pelo colega de equipa António Morgado.

Tida como a etapa-rainha, a etapa deste sábado contou com 115,5 quilómetros, partindo e chegando em Loulé. As dificuldades do percurso selecionaram o pelotão, que ficou completamente fragmentado.

Um grupo de quatro ciclistas, entre os quais três da equipa Bairrada – António Morgado, Gonçalo Tavares e Daniel Lima – distanciou-se da concorrência. Na luta pela etapa ganhou preponderância o corredor natural de Loulé.


Daniel Lima, azarado na etapa anterior, na qual foi vítima de queda, desforrou-se no encerramento da corrida. Cortou a meta isolado, deixando a concorrência mais próxima a cinco segundos. António Morgado foi o segundo classificado e Savelii Laptev (Vino Junior Team) foi o terceiro.

Claro dominador da competição, António Morgado conquistou a Volta ao Concelho de Loulé pelo segundo ano consecutivo. Gonçalo Tavares foi o segundo classificado, a 1m22s, e Daniel Lima fechou o pódio, a 2m14s. Morgado venceu ainda as classificações dos pontos e da montanha e a Bairrada triunfou por equipas. O melhor júnior de primeiro ano foi Andrey André (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Damiano Caruso vence a última etapa do Giro da Sicília, e foi o vencedor da edição de 2022”


Por: José Morais

O icónico Monte Etna foi palco da vitória de Damiano Caruso na última etapa do Giro da Sicília, com o italiano a ser o mais forte, ele que era um dos favoritos da prova, fez o pleno, fazendo a dobradinha ao corta a linha de chegada em primeiro, e sendo o vencedor da edição de 2022, com Alexander Cepeda a se destacar e subir para a segunda final. 

A fuga do dia deu-se com nove ciclistas, onde se destacava a presença de Germán Gómez e Rafael Pineda da equipa da Colômbia Terra dos Atletas, que chegou a ter cerca de dois minutos e meio sobre o pelotão, onde a seleção italiana assumia o comando tentando reduzir a fuga na perseguição.

Na penúltima montanha do dia, Germán Gómez selecionava a fuga, acompanhado apenas por Rafael Pineda, com trinta quilómetros para ir tentando somar pontos, e com um minuto e quarenta segundos, enfrentava a subida para o Monte Etna.

Entretanto o trabalho da seleção italiana reduzia o número de fugitivos, e conseguiu neutralizar os colombianos nos últimos dez quilómetros, e segurar o pelotão até ao final, mas surgiram novos ataques, e o primeiro seria de Damiano Caruso, que formou um grupo de cinco ciclistas, onde estavam Vicenzo Nibali da Astana e Alex Cepeda da Drone Hopper, porem no último quilómetro o vice-campeão do Giro de Itália, tentava uma fuga sozinho, era mais forte, e conseguia a sua segunda vitória na prova, juntando o titulo de líder da edição de 2022.

Louis Meintjes da Intermarché – Wanty – Gobert Matériaux) e Alexander Cepeda completavam o pódio da etapa, enquanto o equatoriano subia a segundo na etapa da geral, sendo o campeão da juventude, enquanto o colombiano Edgar Pinzón da Colômbia Land of Athletes, entrava na geral na 12ª posição a 2'22" do italiano, ficando no Top-8.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com