sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

“XXI Curso de Treinadores de Triatlo Grau I – Maia, Porto”


Inscrições abertas para o XXI Curso de Treinadores de Triatlo Grau IA Federação de Triatlo de Portugal divulga a abertura de inscrições para o Curso de Treinadores de Triatlo Grau I, formação que irá decorrer no Fórum Jovem da Maia, Porto, a partir do dia 25 de fevereiro de 2022.

Esta ação tem como objetivo formar técnicos de Triatlo acompanhando o crescimento de clubes e atletas filiados na região norte.

O curso divide-se em duas componentes: uma geral que corresponde a 36 horas online e uma específica que inclui 36 horas em regime presencial. A componente geral será lecionada pela parceira de formação da FTP Gnosies e a específica por formadores de reconhecido currículo no Triatlo.

A componente específica decorrerá presencialmente nos dias 25 de fevereiro e 4 de março das 18h30 às 22h00 e nos dias 26 e 27 de fevereiro e 5 de março das 9h00 às 18h00 no Fórum Jovem da Maia.

Informações e inscrições aqui: Inscrição no XXI Curso de Treinadores Triatlo Grau I - Maia, Fevereiro/Março 2022 (google.com)

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“UCI exige dose de reforço ou teste PCR negativo para acesso a corridas”


Protocolo sanitário para a temporada 2022 foi esta sexta-feira tornado público pela União Ciclista Internacional

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou esta sexta-feira que o acesso às provas por parte dos corredores ficará dependente da apresentação de quadro vacinal contra a covid-19 completo com a dose de reforço ou um teste PCR negativo.

O protocolo sanitário para a temporada 2022, hoje tornado público pela UCI, exige a terceira dose da vacina, ou um PCR nas últimas 48 horas, para provas de um dia e corridas com menos de sete etapas.

O organismo de cúpula do ciclismo mundial deixou ainda aberta a porta a medidas mais apertadas se os países em que decorrem as corridas assim o quiserem.

Nas provas com mais de sete etapas, como é o caso das três grandes Voltas (França, Itália, Espanha), mas também a Volta a Portugal, será pedido um teste negativo "independentemente do esquema vacinal".

No Tour, no Giro e na Vuelta realizar-se-ão ainda testes intermédios em todos os dias de descanso.

Estes requisitos aplicam-se a todos os membros das "bolhas de equipa" e de prova, isto é, não só aos ciclistas e demais equipas técnicas, mas também à organização, comissários de corrida, funcionários de instituições antidopagem, jornalistas e organizadores.

A terceira dose é assim "fortemente recomendada", para facilitar um protocolo que entra em vigor em 24 de janeiro e aplica-se a quase todos os eventos sancionados pela UCI.

"A pandemia continua a trazer-nos sofrimento e obstáculos, mas temos demonstrado nos últimos anos que o ciclismo é capaz de se manter em funcionamento graças à responsabilidade de todas as partes", declarou o presidente da UCI, David Lappartient, citado em comunicado.

A covid-19 provocou pelo menos 5,57 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.496 pessoas e foram contabilizados 2.118.125 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em novembro, tornou-se dominante em vários países, incluindo em Portugal.

Fonte: Record on-line

“Nacer Bouhanni sofre comoção cerebral após queda”


Aconteceu num treino durante o dia de ontem

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O ciclista francês Nacer Bouhanni sofreu uma comoção cerebral na sequência de uma queda ocorrida durante um treino na quinta-feira, anunciou esta sexta-feira a sua equipa, a gaulesa Arkéa Samsic.

Segundo a formação gaulesa, o polémico 'sprinter' francês, vencedor de três etapas na Volta a Itália e outras três na Volta a Espanha, sofreu "uma ligeira perda de consciência" e teve de ser suturado "no arco da sobrancelha".

"[Bouhanni] Foi submetido a exames adicionais no hospital de Benidorm [Espanha] e apresenta uma comoção cerebral, com dores de cabeça", pode ler-se na publicação da Arkéa Samsic na conta oficial da equipa na rede social Twitter.

O vencedor da classificação por pontos do Giro2014, de 31 anos, tinha previsto iniciar a temporada na Volta à Arábia Saudita, agendada entre 01 e 05 de fevereiro.

A formação francesa, do segundo escalão do ciclismo mundial, não revelou qual será o tempo de paragem do 'sprinter'.

Fonte: Record on-line

“João Matias estreia-se pela Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados no Troféu Internacional Município de Anadia”


O Troféu Internacional Município de Anadia vai disputar-se nesta semana, nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia

 

Por: Xavier Silva

Arranca já nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro, o Troféu Internacional Município de Anadia, uma competição com provas dos níveis C1, C2 e nacional, que irá contar com atletas de 23 países distintos. João Matias irá fazer a sua estreia pela nossa equipa nesta prova, com participações asseguradas nos três dias de prova.

O primeiro dia de competição terá início pelas 14h00 e terminará pelas 20h00. Neste arranque do Troféu Internacional Município de Anadia estarão em pista os atletas elite, a disputar as provas de perseguição individual e corrida por pontos, nas quais João Matias irá participar.

Sábado será dia de João Matias participar na disciplina de Omnium e no domingo e último dia de competição participará nas provas de Scratch e Madison. Agenda completa para o nosso corredor, que irá fazer assim a primeira prova com as nossas cores.

Boa sorte, João!

Fonte: Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com