domingo, 2 de maio de 2021

“Assim vai a divulgação do Paraciclismo em Portugal”


Parabéns, “EFAPEL PARACYCLING”

 

Por: José Morais

Acabado de ter acesso a esta notícia pela parte de Carlos Pereira da Efapel, esta notícia não pode ficar esquecida, após ter publicado uma notícia do "Paracycling Classics Ronde In Flanders" publicada pela Federação Colombiana de Ciclismo da participação da sua seleção, deparei-me com esta notícia, que muitos desconhecem:

Mais uma vez lamento que a Federação Portuguesa de Ciclismo, como as agências noticiosas portuguesas não divulguem este tipo de notícias, nem as façam chegar às redações, será que o Paraciclismo não merece?

Obrigado pela sua publicação Carlos Pereira


 

“Aqui fica a Notícia”

 

“EFAPEL PARACYCLING”

 

Por: Carlos Pereira

Fotos : Efapel

A EFAPEL PARACYCLING, com os seus atletas Telmo João Pinão (classe C2) e Bernardo Vieira Paraciclista (C1) correu hoje na Flandres, Bélgica, a prova "Paracycling Classics Ronde In Flanders", com Bernardo a conquistar a Medalha de Prata na sua categoria C1! Muitos Parabéns! Continuamos a aguardar o resultado do nosso atleta Telmo Pinão.

Sendo a primeira vez a nível mundial que se realizou uma clássica de paraciclismo, a nossa Equipa iniciou com o objetivo de desfrutar da corrida, visto continuarem a competir já no próximo fimdesemana, em duas provas importantes.


A prova deste domingo teve um arranque muito atribulado, com carros das outras equipas a bloquear a passagem de alguns atletas, sendo Telmo Pinão um deles. Ainda assim o atleta fez a corrida com o grupo onde Bernardo estava inserido e onde estavam dois atletas da sua classe, C1. Juntos, conseguiram fazer o trabalho de equipa necessário para alcançar um lugar no pódio, trabalho esse que resultou com o 2.º lugar em C1.

De 6 a 9 de maio Telmo Pinão e Bernardo Vieira continuam por terras belgas 🇧🇪 para representar a Seleção Portuguesa de Paraciclismo em Oostend, na Taça do Mundo - 2021 UCI Para-Cycling Road World Cup - TBD (Road) -, competição onde a Equipa vai dar tudo para conseguir os melhores resultados, cada um na sua categoria. Força!




“Diego Dueñas e Carolina Munevar, campeões do clássico Paralímpico Ronde em Vlaanderen”


Foto: Federação Colombiano Ciclismo

A Flandres, sede do próximo Campeonato Mundial de Estrada, Diego Dueñas e Carolina Munevar, referências da seleção paralímpica da Colômbia, patrocinada pelo colombiano e apoiada pelo Ministério do Desporto e pelo CPC, conquistaram uma vitória de prestígio no evento internacional chamado Paracycling Ronde In Vlaanderen.

O clássico Paralímpico, que transitou por alguns de seus famosos setores de pavé, teve entre seus principais protagonistas o elenco nacional liderado por José 'Chepe' Castro, vencedor de dois ouros, uma prata e um bronze no final do dia, os medalhistas nas Paraolimpíadas do Rio, receberam o título na categoria C4, enquanto Munevar fez o mesmo no feminino C2.

"Uma corrida muito difícil depois de 19 meses sem competição. Não sabíamos como eram os rivais ou eu pessoalmente, mas fisicamente me senti ótimo, estamos indo muito bem a caminho de Tóquio. Graças ao Ministério do Desporto, à Federação Colombiana de Ciclismo e ao Comitê Paralímpico", disse Dueñas.

A prata foi para Paula Ossa, representante na categoria C5, que estreou a sua lista internacional com Carlos Andrés Vargas, bronze entre os homens da mesma categoria.

Edwin Matiz, Javier Serna, Marlon Pérez, Juan José Betancourt e William Cegua completam o elenco nacional que representará o país na Copa do Mundo da especialidade, que será realizada de 6 a 9 de maio na cidade de Ostend.

Fonte: Federação Colombiana Ciclismo

“Javier Moreno é o 5.º classificado na Clássica da Arrábida”


Fotos: Federação Portuguesa de Ciclismo

Javier Moreno, corredor espanhol da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, terminou hoje na 5.ª posição a quarta edição da Clássica da Arrábida, seguindo-se Frederico Figueiredo, que fechou o Top 10.

Uma prova exigente ao longo de uma maratona com 181,2 km, que partiram de Setúbal, atravessaram Sesimbra e culminaram em Palmela e com a presença de cinco equipas internacionais, do escalão ProTeam, que elevaram a qualidade do pelotão, com mais de uma centena de corredores.

A corrida disputou-se a bom ritmo e levou à formação da primeira fuga aos 15 km, com cinco unidades, que terminaria na descida para Sesimbra. Já em Palmela, a aproximação ao circuito final levou ao ataque de um novo quinteto que conseguiu adiantar-se na primeira passagem pela meta, partindo na frente para o circuito que inclui a subida da Estrada da Cobra, o mais famoso "sterrato" de Portugal.


A EFAPEL manteve-se sempre com homens na frente da corrida e fez o trabalho necessário para tentar colocar os corredores da equipa nas melhores posições. O final trouxe um grande azar a Rafael Reis, que sofreu uma avaria mecânica e comprometeu a possibilidade de concluir a corrida nos lugares cimeiros. Mas Javier Moreno rematou o bom trabalho de todos ao concluir em 5.º lugar, apresentando-se com muito bom nível no pelotão. Já Frederico Figueiredo seria o segundo melhor corredor da equipa, ao finalizar em 10.º.

A dureza da Estrada da Cobra foi palco de uma bonita exibição de Sean Quinn (Hagens Berman Axeon), que acabaria por vencer em solitário.


Para Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, esta “foi mais uma corrida bem disputada e muito ativa, estivemos sempre na frente e com a nossa presença assegurada.

Tivemos um infortúnio já no final, com uma avaria mecânica na bicicleta do Rafael Reis, que lhe tirou a possibilidade de terminar na frente. Mas o trabalho da equipa foi muito bem rematado por Javier Moreno, que terminou na 5.ª posição”.


 

Classificação 4.ª Clássica da Arrábida Setúbal/Palmela: 181,2 quilómetros

 

Geral individual

 

1.º Sean Quinn (Hagens Berman Axeon), 04h20m49s

5.º Javier Moreno (EFAPEL), a 16s

10.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), mt

36.º Karel Hník (EFAPEL), a 01m31s

51.º Rafael Reis (EFAPEL), a 05m20s

61.º Fábio Fernandes (EFAPEL), a 07m15s

DNF António Carvalho (EFAPEL)

DNF Fábio Costa (EFAPEL)

 

Geral Equipas

 

1.ª Bingoal Pauwels Sauces WB, 13h03m12s

7.ª EFAPEL, a 01m18s

 

Geral Montanha

 

1.º Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista), 10 Pontos

9.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 2 Pontos

Fonte: Efapel

 

 

“Geraint Thomas vence Volta à Romandia em bicicleta, Rui Costa foi 13.º”


Por: AO // VR

O britânico Geraint Thomas (INEOS) venceu hoje a Volta à Romandia, após o contrarrelógio disputado em Friburgo, na Suíça, prova na qual o português Rui Costa (UAE-Emirates) concluiu na 13.ª posição.

Thomas, que partia para a quinta e última etapa na segunda posição, com 11 segundos de desvantagem para o líder, o canadiano Michael Woods (Israel Start-Up Nation), concluiu a prova com 28 sobre o australiano Richie Porte, seu companheiro de equipa, segundo da geral.

O francês Remo Cavagna (Deceunick) venceu a tirada, concluindo os 16,19 quilómetros do contrarrelógio em 21.54 minutos, a uma média de 44,35 km/hora, com seis segundos sobre o suíço Stefan Bissegger (EF Education – Nippo) e 17 em relação a Geraint Thomas, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O português Rui Costa manteve a 13.ª posição da geral, a 4.01 minutos de Geraint Thomas, que totalizou 17:59.57 horas, depois de ter concluído o contrarrelógio no 43.º lugar, a 1.25 minutos do vencedor.

Fonte: Lusa

“Quintana vence Volta às Astúrias, Nélson Oliveira termina na nona posição”


Por: AO // VR

O português Nélson Oliveira (Movistar) terminou hoje na nona posição a Volta às Astúrias, ganha pelo colombiano Nairo Quintana (Arkéa Samsic), que concluiu com 36 segundos de vantagem sobre o espanhol Antonio Pedrero, segundo classificado.

Quintana terminou a prova com o tempo total de 13:24.27 horas, com 36 segundos sobre Pedrero (Movistar) e 54 em relação ao francês Pierre Latour (Total Direct Energie), terceiro.

Nélson Oliveira terminou a etapa, disputada numa distância entre 125,3 quilómetros, entre Cangas del Narcea e Alto del Naranco, na 14.ª posição, a 1.19 minutos do vencedor da tirada, Pierre Latour.

O colombiano Alejandro Osório (Caja Rural) foi o segundo da etapa, a dois segundos do vencedor, tendo Quintana terminado a tirada no quinto posto, a 12 segundos de Osório.

Fonte: Lusa

“2ª Taça de Portugal XCO C2”


Mário Costa e Raquel Queirós reforçam liderança da Taça com vitória em Lousada

Por: Ana Nunes

Lousada recebeu neste domingo a 2ª Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO). Mário Costa venceu na categoria masculina de Elite e Raquel Queirós no setor feminino, com ambos a reforçarem a liderança do ranking da Taça de Portugal.

Nesta segunda prova pontuável para a Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) foi mais uma vez Mário Costa a destacar-se na categoria de Elite Masculina. O atleta da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde disputou a corrida até ao final com o espanhol Pablo Rodriguez (BH Templo Cafés UCC), vencendo com uma diferença de apenas três segundos. José Dias (Individual) veio de trás para terminar na terceira posição a 26 segundos do vencedor.


Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) tornou a vencer na categoria de Elite Feminina, desta feita com uma vantagem de 3m51s para Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que fechou na segunda posição. Logo a seguir chegou Maaris Meier (Maiatos), a 7m37s de Raquel Queirós. Com este resultado na categoria principal, a corredora portuguesa foi também a melhor em Sub23 e reforçou a liderança do ranking da Taça de Portugal de XCO.

Na prova de juniores femininas esteve novamente em destaque Mariana Líbano (Guilhabreu BTT). À semelhança da primeira prova da Taça, a atleta voltou a destronar a concorrência com uma vantagem confortável, deixando Sofia Gomes (BTT Seia), a 4m02s. A terceira classificada foi Laura Simão (BTT Loulé/Elevis), que fechou o pódio a 5m01s da vencedora.

No setor masculino, João Cruz (AXPO/FirstBIke Team/Vila do Conde) foi o primeiro a cortar a meta, na frente de Tomás Frazão (Guilhabreu BTT), que terminou a 1m36s da vitória. João Silva (Guilhabreu BTT) fechou o pódio em terceiro, a 2m21s de João Cruz.

Na categoria de cadetes foram Miguel Pereira (Santa Cruz/Botelhos.pt), nos masculinos, e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elvis), nas femininas, a levar a melhor.

André Filipe (Guilhabreu BTT) e Nádia Mendes (BTTGardunha/Fundão/Create) foram os melhores na categoria de veteranos masters 30. Já em masters 40, Nuno Inácio (BTTGardunha/Fundão/Create) e Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) levaram a melhor sobre os adversários.


Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) foi o único paraciclista em competição, completando a prova em 48m33s.

A terceira prova da Taça de Portugal de XCO vai realizar-se no dia 23 de maio, em Marrazes, freguesia pertencente ao município de Leiria.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clássica da Arrábida”


Sean Quinn ataca para vitória em solitário

 

Por: José Carlos Gomes

O estadunidense Sean Quinn (Hagens Berman Axeon) conquistou hoje a Clássica da Arrábida, exigente corrida de 181,2 quilómetros. O corredor do “viveiro” de Axel Merckx atacou nos últimos dez quilómetros para estrear o palmarés profissional, a uma semana de completar 21 anos.

Esta quarta edição da Clássica da Arrábida comportou “duas corridas” distintas. Antes da montanha, destacaram-se Hélder Gonçalves (Kelly-Simoldes-UDO), Marcelo Salvador (LA Alumínios-LA Sport), João Matias (Louletano-Loulé Concelho), Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua) e Tiago Leal (Sicasal/Miticar/Torres Vedras). O quinteto andou em fuga desde o quilómetro 15, mas a perseguição da Caja Rural-Seguros RGA acabou com a iniciativa logo após a primeira das seis contagens de montanha do dia.

A serra da Arrábida serviu apenas para separar o trigo do joio, atrasando os menos bem preparados, mas mantendo o pelotão dos candidatos junto em cabeça de corrida.


A aproximação ao circuito final assistiu ao ataque Jon Irisarri (Caja Rural-Seguros RGA), Mathijs Paasschens (Bingoal Pauwels Sauces WB), Emerson Oronte (Rally Cycling), Jarrad Drizners (Hagens Berman Axeon) e Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista). O quinteto passou adiantado na primeira passagem pela meta e começou com avanço o circuito de Palmela, com passagem pelo "sterrato" da Estrada da Cobra.

O pelotão não conseguiu reagir, mas na última volta ao circuito, dentro dos últimos dez quilómetros, Jarrad Drizners, que havia descaído ao grupo principal, colocou Sean Quinn em cabeça de corrida. A dureza da Estrada da Cobra, subida em terra batida e gravilha, foi palco de uma exibição personalizada de Sean Quinn, que deixou todos para trás. Enquanto os outros fugitivos eram alcançados, o ciclista da Hagens Berman Axeon galgou terreno para comemorar a primeira vitória internacional da carreira.


Apesar das dificuldades do percurso, a Clássica da Arrábida foi disputada a um ritmo frenético. Sean Quinn cortou a meta com 4h20m49s, cumprindo a corrida à média de 41,684 km/h. O basco Jonathan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA, vencedor da edição transata, ficou no lugar imediato, a 11 segundos. O belga Rémy Mertz (Bingoal Pauwels Sauces WB), a 13 segundos, fechou o pódio.

“Comecei a temporada em Itália na semana passada e não me saí tão bem como esperava, mas viemos para a Arrábida com uma equipa forte. Desde o início que sabia que tinha capacidade para fazer um bom resultado. Dei tudo o que tinha na última subida e ninguém me conseguiu acompanhar. É uma sensação ótima porque não ganho uma corrida há dois anos. É a minha primeira vitória internacional, por isso é muito bom. Penso que é um impulso de confiança para Volta ao Algarve que, apesar de ser mais difícil, me deixa muito entusiasmado”, confessou Sean Quinn.

Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua) comprovou o bom momento de forma já revelado na Clássica Aldeias do Xisto e foi o melhor português, no quarto posto, a 13 segundos do primeiro classificado.

As movimentações de Hugo Nunes na montanha deram-se o título de rei dos trepadores da Arrábida. A Bingoal Pauwels Sauces WB, com quatro homens nos quinze melhores, ganhou por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Gonçalo Tavares do Bairrada dominaram o Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe Juniores”


Fotos: Marcelo Lopes

Gonçalo Tavares do Bairrada, foram os grandes vencedores do Prémio Cidade de Fafe, primeira prova para a categoria de juniores do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, organizada pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe.

O Prémio Cidade de Fafe, que se disputou num circuito com um total de 71,4 quilómetros, decorreu em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Gonçalo Tavares, do Bairrada, foi o principal protagonista da primeira prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, que começou bastante mexida, apesar das exigências do percurso.

A Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact foi a primeira equipa a tentar a fuga: Rui Carneiro, Diogo Carreiras e João Cunha tentaram escapar ao pelotão, mas sem êxito.

Seguiu-se um trio composto por Duarte Domingues (EC Bruno Neves), António Morgado (Bairrada) e Lucas Lopes (Póvoa Varzim/CDC Navais). Duarte Domingues rapidamente ficou para trás, enquanto António Morgado e Lucas Lopes foram paulatinamente ganhando terreno e seguiram isolados durante a maior parte da corrida.


À entrada para a última volta ao circuito, Gonçalo Tavares conseguiu não só apanhar o duo da frente, como ultrapassá-lo e isolar-se na frente. Chegou a ter 45s de vantagem para o pelotão, que era controlado pela sua equipa. Gonçalo Tavares pedalou isolado e cortou a meta ao fim de 01h51m50s. Na segunda posição ficou o seu colega de equipa António Morgado, que gastou aos 18s, e Duarte Domingues (Escola de Ciclismo Bruno Neves).

Coletivamente o Bairrada foi o grande vencedor ao colocar três ciclistas no top5 e somando um total de 05:37:17h. A Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact foi segunda, com mais 10m33s, enquanto o Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel ‘fechou’ o pódio.

 

Gonçalo Tavares: “É a minha primeira vitória… É marcante”

Gonçalo Tavares foi o grande protagonista no Prémio Cidade de Fafe, uma prova que considerou difícil, mas que, garante, vai ficar, para sempre, na sua memória.

“Não foi uma corrida fácil”, começou por afirmar o ciclista da equipa da Bairrada lembrando que “foi a minha primeira vitória, o que é sempre importante e marcante na carreira de qualquer atleta”.

“Quanto temos uma equipa como a que eu tenho à minha volta as coisas ficam mais fáceis, mas mesmo assim foram uma corrida e uma vitória sofridas”, referiu Gonçalo Tavares.


Gonçalo Tavares, que se isolou na última volta e pedalou sozinho durante vários quilómetros, considera que “a vitória não foi fácil”, mas “a partir do momento que me disseram que tinha 45 segundos de vantagem tentei manter a vantagem. Claro que quando se tem uma equipa como a minha gerir estas situações torna-se mais simples…mas mesmo assim é sofrido e dói nas pernas”.

 

Jorge Gonçalves: “Balanço muito positivo”

“O balanço é muito positivo”, considerou Jorge Gonçalves, Presidente da Direção da Associação de Ciclismo do Minho, no final da primeira corrida de ciclismo de estrada da época 2021, prova que ficou marcada pelas fortes medidas de segurança sanitária, cumpridas na integra, até pelo próprio público, que marcou presença ao longo do trajeto, mas evitou sempre qualquer tipo de aglomerações.

Jorge Gonçalves considerou a corrida muito disputada: “as equipas chegaram com vontade de competir, de lutar pelo primeiro lugar, foram objetivas. Desde o início da corrida que impuseram um ritmo forte, procuraram destacar-se. O próprio circuito em si tinha uma zona muito técnica que obrigava a que se aplicassem a fundo. No final da primeira volta o pelotão quebrou e formaram-se dois grupos e a partir daí a luta foi grande. Foi do grupo da frente que saíram os três atletas que subiram ao pódio”.

Sobre o circuito, Jorge Gonçalves não tem dúvidas: “é um circuito algo duro, com partes técnicas que obrigaram os corredores a aplicarem-se a fundo, felizmente correu tudo bem. Acho que é um percurso que pode ficar para outras edições, com alguns pequenos ajustes e melhorias”.

Afirmando que “estamos satisfeitos pois o balanço é positivo”, o Presidente da ACM assinalou o facto de o Prémio Cidade de Fafe marcar o regresso do ciclismo de estrada ao Minho em 2021: “é um marco muito importante. As pessoas aceitaram as diretrizes que foram dadas, a DGS obrigou-nos a medidas bem apertadas. Para a Zona 0 tivemos de ser muito rigorosos, não facilitando e sendo eficazes no controlo para que esta não seja a última prova de Estrada no Minho. Queremos mais. Temos várias provas planeadas e queremos pô-las na estrada”.

Jorge Gonçalves salientou ainda que “o público colaborou, evitou os aglomerados e permitiu-nos cumprir com o que a DGS pediu”, por isso: “vamos certamente ter mais ciclismo de estrada no Minho”.

O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte:  ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com