quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

“Volta a San Juan será a estreia de Fernando Gaviria na Movistar”


Por: José Morais

Fernando Gaviria vai abrir um novo ciclo na sua vida na formação da Movistar Team, aquele que aquele que poderá ser um grande desafio na sua carreira de ciclista, numa competição muito conhecida que historicamente lhe convém, é a Vuelta a San Juan, o ciclista natural de La Ceja, tentará conseguir confiança, onde irá enfrentar os grandes objetivos da temporada.

Fernando Gaviria está feliz ao anunciar a sua nova temporada, na nova equipa, dizia num vídeo partilhado nas redes sociais, é uma prova muito agradável, onde tive muita alegria, relembrou que a venceu por doze vezes.

Após duas épocas em que motivado pelo Covid privou a realização da prova, o velocista colombiano poderá assim voltar às vitórias, numa prova que se sente muito confortável, e onde inicia sempre com o pé direito, onde se enche de confiança, para a restante época, sendo a oportunidade para iniciar a forma ideal com a equipa da Movistar Team, já que irá mostrar o seu nível e as garantias para poder aumentar a sua estadia na equipa espanhola da telefónica além de 2023.

“49.ª Volta ao Algarve”


Viagem de 795 quilómetros entre Portimão e Lagoa

 

Por: José Carlos Gomes

A 49.ª edição da Volta ao Algarve, que vai disputar-se entre 15 e 19 de fevereiro de 2023, começa em Portimão e termina em Lagoa, depois de percorridos 795 quilómetros, distribuídos por quatro etapas em linha e um contrarrelógio individual.

Tal como vem sendo hábito e é um ingrediente fundamental para atrair as melhores equipas e os melhores ciclistas internacionais, o percurso contempla etapas para todos os gostos. Além do exercício individual, haverá duas etapas com final em alto e duas tiradas previsivelmente para sprinters.

O clima temperado do Algarve em fevereiro, a variedade do percurso e a exigência do mesmo, com um acumulado total de subida das cinco etapas de 14600 metros, fazem da Volta ao Algarve o primeiro confronto de titãs do pelotão internacional em cada época.

Em 2023, Portimão recebe novamente a grande partida da Volta ao Algarve. A primeira etapa parte da cidade portimonense leva o pelotão por um percurso de 200,2 quilómetros para terminar em Lagos, que consagrará o primeiro camisola amarela da prova.

A segunda etapa será o primeiro teste à condição dos candidatos ao triunfo final. O pelotão de 25 equipas parte de Sagres, concelho de Vila do Bispo, para uma viagem de 189,4 quilómetros, que irá terminar no ponto mais alto do Algarve, a Fóia, no concelho de Monchique.

A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria (7,5 km de subida com inclinação média de 6 por cento). A 6 quilómetros do sopé da Fóia está o prémio de montanha de segunda categoria, instalado na Pomba (3,6 km com inclinação média de 8,2 por cento).

Ao terceiro dia espera-se que os sprinters voltem a conquistar protagonismo na etapa mais longa da competição, 203,1 quilómetros, com partida de Faro e chegada em Tavira.

A quarta etapa, no sábado, 18 de fevereiro, vai, certamente, mexer com a classificação geral. Os corredores vão partir de Albufeira para completarem 177,9 quilómetros até ao alto do Malhão, concelho de Loulé. A meta coincide com uma contagem de montanha de segunda categoria (2,6 km a 9,2 por cento).

Será a terceira subida nos últimos 40 quilómetros. A 37,6 quilómetros do final será necessário ultrapassar a subida de Alte (2,2 km a 7,7 por cento). A 24 quilómetros da chegada dá-se a primeira passagem pelo Malhão. Como o contrarrelógio está guardado para o último dia, espera-se que os trepadores e suas equipas ataquem esta fase final para tentarem distanciar-se dos contrarrelogistas.

O vencedor será coroado em Lagoa, no dia 19 de fevereiro. As contas finais acertam-se num contrarrelógio de 24,4 quilómetros, que aproveita parte do tradicional contrarrelógio de Lagoa, mas que lhe acrescenta quilómetros e dificuldade física e técnica, tornando a “prova da verdade” ainda mais exigente e potencialmente decisiva.

Promovendo o equilíbrio entre os contrarrelogistas e os demais competidores, as bonificações estão de regresso nas etapas em linha.

 

Percurso

 

15 de fevereiro – 1.ª Etapa: Portimão – Lagos, 200,2 km

16 de fevereiro – 2.ª Etapa: Sagres – Alto da Fóia, 189,4 km

17 de fevereiro - 3.ª Etapa: Faro – Tavira, 203,1 km

18 de fevereiro – 4.ª Etapa: Albufeira – Alto do Malhão, 177,9 km

19 de fevereiro – 5.ª Etapa: Lagoa – Lagoa, 24,4 km (contrarrelógio individual)

 

Equipas Participantes

 

WorldTeams

Alpecin Deceuninck (BEL)

BORA-hansgrohe (GER)

EF Education-EasyPost (EUA)

Groupama-FDJ (FRA)

INEOS Grenadiers (GBR)

Intermarché-Circus-Wanty (BEL)

Jumbo-Visma (NED)

Soudal Quick-Step (BEL)

Team Arkéa-Samsic (FRA)

Team DSM (NED)

Trek-Segafredo (EUA)

UAE Team Emirates (UAE)

 

ProTeams

 

Caja Rural-Seguros RGA (ESP)

Human Powered Health (EUA)

Tudor Pro Cycling Team (SUI)

Uno-X Pro Cycling Team (NOR)

 

Continentais

 

ABTF Betão-Feirense (POR)

AP Hotels & Resorts-Tavira (POR)

Aviludo-Louletano-Loulé Concelho (POR)

Credibom-LA Alumínios-Marcos Car (POR)

Efapel Cycling (POR)

Glassdrive-Q8-Anicolor (POR)

Kelly-Simoldes-UDO (POR)

Rádio Popular-Paredes-Boavista (POR)

Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua (POR)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com