sábado, 6 de maio de 2023

“Seleção Nacional/Luís Costa sprintou pela medalha e terminou em sexto”


Por: José Carlos Gomes

Luís Costa esteve hoje na discussão das medalhas na prova de fundo de classe H5 da Taça do Mundo de Paraciclismo, disputada em Ostende, Bélgica. O português acabaria na sexta posição.

A prova de 62,4 quilómetros foi dominada pelos neerlandeses Tim de Vries e Mitch Valize, que chegaram a ter a companhia do francês Loic Vergnaud em cabeça de corrida. Um furo do gaulês deixou as duas primeiras posições para os representantes dos Países Baixos, com de Vries a sobrepor-se a Valize.

Loic Vergnaud acabaria no grupo de quatro corredores que discutiu a medalha de bronze. Foi nesse grupo que também se integrou Luís Costa. Na luta pelo pódio, o melhor seria mesmo o francês, com Luís Costa a terminar a prova na sexta posição, com um atraso de 1m35s para o vencedor.

Portugal também esteve representando na prova de fundo para a classe H4. Flávio Pacheco vestiu as cores nacionais e terminou os 62,4 quilómetros integrado no pelotão principal da corrida, no 17.º posto, com o mesmo tempo do décimo, a 7m00s do vencedor, o francês Joseph Fritsch. A corrida decidiu-se num sprint a três, com Fritsch a bater o belga Jonas van de Steene e o francês Mathieu Bosredon, segundo e terceiro, respetivamente. Correndo a título individual, Carlos Neves foi 23.º, a uma volta.

“Foi um bom desempenho do Luís e do Flávio. Os corredores que fugiram estavam noutro nível, mas o Luís manteve-se logo no grupo imediato, que discutiu as medalhas. O Flávio cumpriu o objetivo de ficar integrado no pelotão principal”, esclarece o selecionador nacional, José Marques.

A etapa belga da Taça do Mundo termina neste domingo, jornada em que Portugal será representando nas provas de fundo de classe C1 e C2 por Bernardo Vieira e Telmo Pinão, respetivamente. O tiro de partida está marcado para as 15h45.

“Taça de Portugal de Esperanças”


Jonatan Montoya vence na Feira e comanda a geral

 

O colombiano Jonatan Montoya (JV Perfis Windmob) ganhou hoje a Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes, terceira prova da Taça de Portugal de Esperanças, que o vencedor deste sábado passou a comandar.

A corrida de 108,2 quilómetros, em redor de S. João de Ver, ficou marcada pela alta velocidade e terminou com uma discussão ao sprint. Nas posições cimeiras destacaram-se dois corredores forasteiros das equipas de clube portuguesas.

O colombiano Jonatan Montoya foi o mais rápido, ao cabo de 2h25m54s (média de 44,496 km/h). Seguiram-se dois ciclistas do Óbidos Cycling Team, Mark Kryuchkov e Marco Marques.

Quem também celebrou foi o júnior Rafael Durães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), melhor dos corredores mais jovens, numa prova que junta sub-23 e juniores no mesmo pelotão. O segundo sub-19 foi Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) e o terceiro Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada).

O Óbidos Cycling Team foi a melhor equipa de clube, enquanto a ABTF Betão/Bairrada triunfou entre os coletivos de juniores. Nas restantes classificações impuseram-se Diogo Pereira (Porminho Sub-23 Team), na montanha e nas metas volantes, e Tiano da Silva (Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Reol), nos sprints especiais.

Disputada a terceira prova pontuável, Jonatan Montoya passou a comandar a Taça de Portugal de Esperanças. Soma 145 pontos, mais quinze do que Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Reol), Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) e Marco Marques, que ocupam as posições imediatas.

A Taça de Portugal de Esperanças termina neste domingo, em Barcelos. A partida, às 11h00, acontece no Estádio Cidade de Barcelos. O percurso de 118 quilómetros culmina no alto do Monte da Franqueira, exigente subida barcelense que, por certo, permitirá marcar diferenças significativas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com