quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

“Segundo o selecionador belga, Remco e van Aert não descartaram os Mundiais do Ruanda: "Ninguém disse que não"


Por: Carlos Silva

O Campeonato do Mundo no Ruanda será certamente um dos pontos altos do ano de 2025, sendo a primeira vez que o continente africano recebe uma prova desta dimensão e envergadura e terá um percurso que promete uma corrida onde concerteza não faltará espetáculo. Simultaneamente, devido aos elevados custos com as viagens, às exigências de vacinação, à dureza do percurso e ao elevado desnível de acumulado da prova, há quem esteja relutante em fazer disso um objetivo.

Serge Pauwels, selecionador nacional belga, esteve recentemente em Espanha e teve oportunidade de falar com muitas das suas potenciais escolhas. "Falei com 20 a 25 ciclistas em Espanha, da Soudal-Quick Step, Lotto, Visma-Lease a Bike, Decathlon-AG2R e Lidl-Trek. As outras equipas seguir-se-ão mais tarde, durante as clássicas", disse Pauwels no programa Vive le Vélo. "Procurei o maior denominador comum das equipas neste período do ano em Espanha e sinto o apreço de todos por falarmos a tempo."

"Fala-se muito nisso, mas ninguém disse que não. Vou ser vacinado em breve, porque vou fazer o reconhecimento durante a Volta ao Ruanda, no final de fevereiro/início de março. Espero poder fazer isso de bicicleta, porque o calor, a altitude e a humidade ainda se sentem melhor na bicicleta. Embora eu já não seja uma referência", sorriu.

É muito cedo para muitos declararem as suas intenções de correr no Ruanda, como Tadej Pogacar ou Jonas Vingegaard. Os belgas têm em Remco Evenepoel um claro candidato à vitória se estiver no seu melhor e em Wout van Aert outra carta muito forte. Lennert van Eetvelt, Tiesj Benoot, Tim Wellens e Dylan Teuns podem também ser figuras muito importantes numa corrida com mais de 5000 metros de desnível acumulado, num percurso bastante longo.

Depois de um percurso difícil também no Campeonato da Europa, muitos poderão provavelmente combinar as duas corridas e tentar atingir a melhor forma física para esse período da temporada, uma vez que este ano as provas se realizam muito próximas uma da outra. "Quase todos os ciclistas me disseram que têm ambições para o Campeonato do Mundo ou para o Campeonato da Europa. Durante um estágio destes, temos tempo para falar e sobretudo, para ouvir o que os próprios ciclistas querem. Eu sou o responsável pela seleção, mas com ciclistas de topo como estes é preciso podermos conversar".

Pauwels saiu de Espanha com um bom feedback dos os seus atletas e a seleção belga será, sem dúvida, uma das que merecerá muita atenção. "Não vou olhar para corridas específicas durante a primavera, mas teremos uma ideia geral das curvas de forma. Em junho, que é relativamente cedo, quero fazer uma pré-seleção. Será mais cedo do que noutros anos, mas isso também tem a ver com as vacinas. Tenho na minha cabeça pouco mais de 10 ciclistas para essa pré-seleção. Não serão certamente 15 ou 20. O Tour será decisivo? Isso tem um papel importante, mas não haverá surpresas, certo? Antes da Volta, quero ter uma boa ideia da minha seleção".

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/segundo-o-selecionador-belga-remco-e-van-aert-nao-descartaram-os-mundiais-do-ruanda-ninguem-disse-que-nao

“Ciclismo de Pista Internacional regressa ao Velódromo Nacional”


No próximo fim de semana, o ciclismo de Pista internacional está de regresso ao Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, com nova edição do Troféu Internacional de Pista Artur Lopes.

A prova de categoria internacional voltará a atrair até Sangalhos alguns dos melhores ciclistas de Pista do Mundo. A lista conta com um total de 126 inscritos, oriundos de 20 países diferentes, e inclui nomes como Elia Viviani, campeão olímpico em 2016 e campeão do Mundo em 2021 e 2022, entre muitos outros, tanto masculinos como femininos.

A competição terá início no sábado, às 10h, e irá decorrer até às 20h, com uma pausa para almoço entre as 13h e as 15h. Ao longo do primeiro dia, serão disputados os títulos de corrida por pontos (elite), scratch (elite feminina e juniores), madison (elite masculina) e sprint (elite masculina).

No domingo, as provas terão início às 9h30 e irão prolongar-se até às 18h, com nova pausa entre as 13h e as 15h. Desta feita, serão disputados os títulos de corrida por pontos (juniores), keirin (elite masculina) e omnium (elite).

Os dois dias do Troféu Internacional de Pista Artur Lopes são abertos ao público, sendo a entrada no Velódromo Nacional totalmente gratuita.

 

Mais eventos oficiais

 

24 de janeiro: III Urban Night Cidade de Angra do Heroísmo, Açores

24 a 26 de janeiro: Racenature Albufeira, Algarve

26 de janeiro: IV Resistência 3H BTT Braguinhas - Troféu Manuel Ferreira, Padim da Graça

27 de janeiro: VIII BTT São Julião de Palácios, Bragança

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Sam Welsford supera adversidades para 'bisar' no Tour Down Under”


Vencedor também da primeira tirada – e já são cinco conquistadas em duas edições do Tour Down Under -, Sam Welsford reforçou a liderança da geral, que agora comanda com 14 segundos de vantagem

 

Por: Lusa

Foto: AFP or licensors

O australiano Sam Welsford (Red Bull-BORA-hansgrohe) reforçou hoje a liderança no Tour Down Under, ao ‘bisar’ na segunda etapa, em que o ciclista português Rui Oliveira (UAE Emirates) foi 26.º.

Depois de cair na fase inicial dos 128,8 quilómetros com início e final em Tanunda, e passar dificuldades nas três passagens por Menglers Hill, uma contagem de montanha de primeira categoria, o corredor da Red Bull-BORA-hansgrohe voltou a impor-se ao sprint, relegando o belga Arne Marit (Intermarché-Wanty) para o segundo lugar.

Numa chegada em pelotão compacto, o francês Bryan Coquard (Cofidis) foi terceiro, com o campeão olímpico de madison Rui Oliveira a ser 26.º e Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) 86.º, com as mesmas 03:01.22 horas do vencedor.

Vencedor também da primeira tirada – e já são cinco conquistadas em duas edições do Tour Down Under -, Sam Welsford reforçou a liderança da geral, que agora comanda com 14 segundos de vantagem para Marit e para o britânico Matthew Brennan (Visma-Lease a Bike), que desceu a terceiro.

Oliveira é 20.º, a 20 segundos, enquanto Eulálio é 109.º, também à mesma distância do corredor australiano.

Na quinta-feira, a terceira etapa liga Norwood e Uraidla no total 147,5 quilómetros, com uma contagem de montanha de segunda categoria a pouco mais de cinco quilómetros da meta.

Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com