domingo, 11 de maio de 2025

“Antevisão - Volta a Itália 2025 4ª etapa: Conseguirá Mads Pedersen continuar a sua série de vitórias no primeiro sprint puro?”


Por: Ivan Silva

A quarta etapa da Volta a Itália 2025 marca o regresso ao continente e promete ser o primeiro teste real para os sprinters puros, com um traçado totalmente plano entre Alberobello e Lecce. Ao longo de 189 quilómetros, a caravana dirige-se para o "calcanhar da bota" italiana, numa jornada aparentemente tranquila, mas onde o vento poderá transformar completamente o desfecho.


A altimetria apresenta apenas 730 metros de desnível positivo e uma única subida classificada, o que deixa claro o perfil plano da jornada. No entanto, o que parece ser um dia rotineiro de sprint pode tornar-se explosivo devido às condições meteorológicas.

 

Percurso

 

A tirada inicia-se em Alberobello e segue para sudeste até Lecce, onde o pelotão enfrentará um circuito final com duas voltas em estradas urbanas. O final será técnico, com duas curvas à direita dentro do último quilómetro e uma curva apertada à esquerda a poucos metros da meta, abrindo espaço para um sprint longo e caótico.

 


Condições meteorológicas

 

O vento do norte poderá ser um fator decisivo. A partir do quilómetro 40 e até à entrada no circuito final, o percurso está exposto a zonas de ventos cruzados, criando o cenário ideal para a formação de abanicos. Este poderá ser um daqueles dias traiçoeiros da primeira semana em que alguns favoritos à geral podem ver as suas aspirações comprometidas devido a má colocação ou falta de atenção.

 

Favoritos

 

Mads Pedersen volta a ser o nome mais forte, mas, ao contrário das etapas anteriores, esta não o favorece tanto em termos de perfil. Num sprint puro com todos os homens rápidos presentes, o dinamarquês pode ter mais dificuldade em impor-se. No entanto, caso o vento cause cortes no pelotão, o seu poder de resistência e posicionamento fazem dele um dos favoritos claros.

Olav Kooij, com um comboio fortíssimo composto por Wout van Aert e Edoardo Affini, deverá ser um dos principais adversários. Se conseguir ultrapassar ileso a zona de ventos cruzados, será muito difícil batê-lo numa chegada limpa. Kaden Groves, experiente e eficaz em finais rápidos, é outro nome a ter em conta.


Entre os outsiders com ambições legítimas estão Paul Magnier, Matteo Moschetti e Milan Fretin, ciclistas com menos estatuto, mas com argumentos para surpreender neste tipo de chegada.

Ciclistas como Corbin Strong e Orluis Aular destacam-se pela regularidade nas etapas anteriores, enquanto Filippo Fiorelli, embora menos eficaz até agora, tem margem para melhorar. Sam Bennett, sob pressão e com algo a provar, pode arriscar tudo para regressar às vitórias, enquanto Maikel Zijlaard, mais limitado em velocidade pura, compensa com excelente colocação.

Outros nomes a considerar para o top 10 incluem Luca Mozzato, Gerben Thijssen, Giovanni Lonardi, Casper van Uden, Matevz Govekar e Max Kanter, todos com capacidade para discutir um sprint limpo ou aproveitar confusão numa chegada agitada.

 

Previsão da 4ª etapa da Volta a Itália 2025:

 

*** Mads Pedersen, Olav Kooij, Kaden Groves

** Milan Fretin, Paul Magnier, Matteo Moschetti

* Wout van Aert, Sam Bennett, Gerben Thijssen, Orluis AUlar, Corbin Strong, Giovanni Lonardi, Casper van Uden, Maikel Zijlaard, Max Kanter

Escolha: Olav Kooij

Cenário previsto: Corrida de grupo regular

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/antevisao-volta-a-italia-2025-4a-etapa-conseguira-mads-pedersen-continuar-a-sua-serie-de-vitorias-no-primeiro-sprint-puro

“Johan Bruyneel critica o posicionamento da UAE Emirates na 1ª etapa do Giro: "Com Pogacar, eles funcionam como uma máquina afinada. Sem ele, andam por todo o lado"


Por: Miguel Marques

Como habitual nas grandes voltas, o podcast The Move, da plataforma WEDU, dedicou-se à análise da etapa inaugural da Volta a Itália de 2025. No episódio de sexta-feira, os especialistas Spencer Martin e Johan Bruyneel centraram atenções no desempenho contrastante das formações Red Bull – BORA – Hansgrohe e UAE Team Emirates – XRG, sobretudo na forma como protegeram os seus líderes nas fases mais caóticas do final da jornada em Tirana.

Martin manifestou-se surpreendido com a disparidade de atitude das duas equipas. Se por um lado destacou a coesão e vigilância da Red Bull em torno de Primoz Roglic, por outro apontou a dispersão e falta de organização dos Emirados, sugerindo mesmo que a ausência de Tadej Pogacar fragiliza o coletivo:

“A Red Bull esteve muito atenta com Roglic no final da corrida. Quem não vimos lá foi a UAE. Quando o Pogacar não está na corrida, a equipa parece desmembrada. Sorte do Ayuso que conseguiu navegar bem na subida e nos quilómetros finais, porque não ia ter ninguém com ele. Pode ser que melhorem mais à frente, mas para já parece que a Red Bull está totalmente focada e a UAE perdeu o seu brilho habitual. Sem Pogacar, a corrida pode tornar-se mais caótica da parte deles".

Johan Bruyneel acompanhou essa análise, elogiando a postura de Roglic e da equipa alemã, enquanto levantou dúvidas sobre a capacidade de Ayuso em lidar com o posicionamento, um aspeto fulcral em etapas nervosas:

“A Red Bull estava muito bem organizada. O Primoz demonstrou estar em boa forma e esteve muito atento, talvez até demasiado exposto para um candidato à geral, logo na primeira etapa. Já a UAE estava completamente desorganizada. Não se via unidade. Não sei se é porque o Ayuso não se posiciona bem. Com Pogacar, eles funcionam como uma máquina afinada. Sem ele, andam por todo o lado. E isso é claramente um problema".

Apesar disso, Bruyneel acredita que nos dias mais duros, o ADN competitivo da equipa acabará por prevalecer:

"Não espero que se mantenham assim quando a corrida for para terrenos mais exigentes. Aí estarão, naturalmente, na frente. Mas a Red Bull causou uma grande impressão como bloco. Fiquei muito satisfeito ao ver isso".

Esta reflexão deixa um alerta para o que poderá vir nas etapas tidas como “menos decisivas”. Em Grandes Voltas como a Volta a Itália, não existem dias fáceis. A falta de organização, mesmo em dias aparentemente simples, pode custar preciosos segundos... ou muito mais.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/johan-bruyneel-critica-o-posicionamento-da-uae-emirates-na-1-etapa-do-giro-com-pogacar-eles-funcionam-como-uma-mquina-afinada-sem-ele-andam-por-todo-o-lado

“Primoz Roglic conquista a Maglia Rosa e ultrapassa Tadej Pogacar e Alberto Contador num marco histórico nas grandes voltas”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Primoz Roglic precisou de apenas duas etapas para reafirmar o seu estatuto de principal favorito à vitória na Volta a Itália 2025, assumindo a liderança da classificação geral após um sólido desempenho no contrarrelógio de Tirana. Sem necessidade de vencer a etapa - ganha por Joshua Tarling -, o esloveno da Red Bull - BORA - Hansgrohe tirou 16 segundos a Juan Ayuso e conquistou a Camisola Rosa com autoridade.

Mas o impacto vai além do contexto imediato da corrida. Com este feito, Roglic passou a somar 61 dias na liderança nas Grandes Voltas, ultrapassando Tadej Pogacar e Alberto Contador, que registam 60. Aos 35 anos, continua a construir um legado de consistência e longevidade ao mais alto nível.

Ainda assim, o topo do ranking está longe. À sua frente surgem nomes como Miguel Induráin (92), Chris Froome (89), Bernard Hinault (102) e o inatingível Eddy Merckx (202). Mas Roglic continua a aproximar-se com passo firme, reforçando a sua reputação como um dos melhores ciclistas de Grandes Voltas, em particular Volta a Itália e Volta a Espanha, da era moderna.

A etapa 3 poderá trazer dificuldades: o percurso favorece ataques e a possibilidade de uma fuga bem-sucedida é real. Mads Pedersen, que perdeu a camisola para Roglic no sábado, pode procurar os segundos de bonificação para recuperar a liderança. No entanto, mesmo que ceda temporariamente o trono, tudo indica que Roglic voltará a vesti-lo quando a estrada inclinar verdadeiramente.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/primoz-roglic-conquista-a-maglia-rosa-e-ultrapassa-tadej-pogacar-e-alberto-contador-num-marco-histrico-nas-grandes-voltas

“Decathlon AG2R La Mondiale assina triunfo duplo na Tro-Bro Leon com Bastien Tronchon a selar vitória brilhante”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A edição de 2025 da Tro-Bro Leon foi marcada pelo domínio absoluto da Decathlon AG2R La Mondiale, que selou um impressionante 1-2 com Bastien Tronchon e Pierre Gautherat a imporem-se nos lendários ribins da Bretanha.

A corrida começou com uma fuga de sete ciclistas, onde se destacavam nomes como Rudy Molard (Groupama-FDJ) e Fabian Lienhard (Tudor Pro Cycling Team). Apesar de terem conseguido uma vantagem sólida, o grupo acabou por ser neutralizado a cerca de 50 quilómetros da meta, quando o pelotão, liderado por várias equipas francesas, reduziu a diferença para pouco mais de um minuto.

Nos quilómetros seguintes, começaram os contra-ataques e Bastien Tronchon foi o primeiro a fazer mexer a corrida. No entanto, um erro de navegação — uma curva mal calculada que o levou a parar num parque de estacionamento — fez com que perdesse terreno. Cees Bol e Hugo De La Calle aproveitaram para se juntar a ele na frente, mas também esse trio seria apanhado pouco depois, a 39 km da meta.

O ataque mais perigoso veio de Frederik Dversnes (Uno-X Mobility), que entrou nos últimos 15 quilómetros com uma vantagem de 30 segundos. O norueguês parecia estar a caminho de uma vitória épica, mas acabou por ser alcançado por Tronchon e Gautherat a menos de 5 km do fim. Logo a seguir, a sua corrida terminou com uma queda numa curva traiçoeira, deixando o caminho livre para a dupla da Decathlon AG2R La Mondiale.

Com o triunfo garantido para a equipa, restava apenas decidir quem levaria os braços ao céu. Bastien Tronchon foi o escolhido para cruzar a meta em primeiro, selando a primeira vitória da temporada e um resultado memorável para a formação francesa.

 

Top 10 Tro-Bro Leon

 

1º Tronchon Bastien - Decathlon AG2R La Mondiale

2º Gautherat Pierre - Decathlon AG2R La Mondiale

3º Madouas Valentin - Groupama-FDJ

4º Turgis Anthony - Team TotalEnergies

5º Dversnes Fredrik - Uno-X Mobility

6º Bol Cees - XDS Astana Team

7º Tiller Rasmus - Uno-X Mobility

8º Wright Fred - Bahrain Victorious

9º Eriksson Lucas - Tudor Pro Cycling Team

10º Vauquelin Kévin - ARKEA-B&B HOTELS

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/decathlon-ag2r-la-mondiale-assina-triunfo-duplo-na-tro-bro-leon-com-bastien-tronchon-a-selar-vitoria-brilhante

“Mota da polícia interfere directamente no resultado final da Liège-Bastogne-Liège de Juniores. Queixa formal apresentada à UCI!”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Enquanto as atenções do pelotão internacional estão centradas na Volta à Itália, um episódio insólito e polémico marcou a Liege-Bastogne-Liege Sub-19, com um desfecho que provocou indignação generalizada e uma queixa formal apresentada à UCI.

Na chegada da edição júnior da clássica belga, o britânico Harry Hudson foi declarado vencedor após um final caótico na icónica subida de La Redoute. Hudson travava um duelo directo com o belga Leander De Gendt quando, já nos metros finais, uma moto da polícia entrou inadvertidamente na linha de corrida, parecendo obstruir a trajetória de De Gendt no momento decisivo. O episódio permitiu a Hudson cruzar a meta em primeiro lugar, garantindo uma vitória envolta em polémica.

A equipa Cannibal-Victorious, à qual pertence De Gendt, apresentou protesto formal junto da organização e da União Ciclista Internacional, alegando que a interferência do veículo comprometeu directamente o desfecho da corrida.

Francis Van Mechelen, director desportivo da formação belga e pai do ciclista profissional Vlad Van Mechelen, recorreu às redes sociais para expressar a sua indignação: "Estamos a apresentar uma queixa à UCI contra o resultado e estamos a pedir um 'Ex aequo' para os dois ciclistas que chegaram juntos à meta em La Redoute!", escreveu no Facebook.

O pedido de vitória partilhada (Ex aequo) é extremamente raro no ciclismo profissional, sendo uma decisão que só é considerada em casos excepcionais. A natureza do protesto sublinha a gravidade do incidente e a percepção de injustiça sentida pela equipa e pelo jovem ciclista belga.

O episódio gerou também um debate mais amplo sobre as condições de segurança e a gestão de veículos motorizados em corridas de formação, onde os erros logísticos podem ter impacto ainda mais significativo no desenvolvimento e motivação dos jovens talentos.

A corrida de elites da Liège-Bastogne-Liège decorreu no mês passado sem qualquer tipo de incidentes, no dia em que Tadej Pogacar conquistou a sua terceira vitória no Monumento, mas, como alguns ironizaram, nem o esloveno precisou de ultrapassar motas para vencer.

Resta agora aguardar pela posição oficial da UCI sobre o protesto e pela eventual revisão do resultado, que poderá vir a criar um precedente na gestão de corridas juniores de alto nível.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/video-mota-da-policia-interfere-directamente-no-resultado-final-da-liege-bastogne-liege-de-juniores-queixa-formal-apresentada-a-uci

“Estará iminente uma fusão entre a INEOS Grenadiers e a TotalEnergies, que terá efeitos a partir de 2026”


Por: Carlos Silva

A INEOS Grenadiers, uma das equipas mais icónicas do ciclismo moderno, poderá sofrer uma transformação profunda já a partir de 2026, pois há rumores que apontam para uma possível fusão com a equipa francesa TotalEnergies. Segundo o The Times, o acordo multimilionário está em fase avançada de negociação, prevendo-se um anúncio oficial nos próximos meses.

Esta potencial fusão surge num momento de transição delicada para a estrutura britânica, outrora dominadora do pelotão World Tour com triunfos de Bradley Wiggins, Chris Froome ou Egan Bernal, mas que nos últimos anos tem sido eclipsada pelo domínio da UAE Team Emirates - XRG e da Team Visma | Lease a Bike. A época de 2024 foi particularmente decepcionante e apesar de melhorias visíveis neste arranque de 2025, o futuro da equipa parece encaminhar-se para uma redefinição profunda.

As primeiras indicações da fusão surgiram através do 'Escape Collective' de março e ganham agora força com a revelação do The Times. O acordo reflete não apenas o cenário actual do ciclismo, mas também uma reorientação do investimento desportivo de Sir Jim Ratcliffe, homem forte da INEOS, que passou a centrar-se sobretudo no Manchester United, clube do qual passou a deter uma parte significativa da estrutura directiva.

Em 2024, Ratcliffe suspendeu o patrocínio à federação de râguebi da Nova Zelândia e iniciou um plano de racionalização de custos em Old Trafford. O ciclismo poderá ser o próximo alvo desse redimensionamento.

"É justo dizer que a INEOS não quer gastar mais dinheiro", reconheceu John Allert, CEO da equipa, à Cycling Weekly. "Depende inteiramente do que acontecer com este acordo comercial. Eles querem claramente que sejamos uma super equipa e sabem o que isso implica. Não vou quantificar, mas é um valor superior ao que gastamos actualmente."

Este potencial acordo ganha ainda mais relevância tendo em conta o momento de viragem na identidade da equipa: Tom Pidcock abandonou a formação após uma temporada difícil, Geraint Thomas está em final de carreira e o plantel carece de uma nova liderança clara para as Grandes Voltas. Uma fusão com a TotalEnergies, que é uma estrutura com ambições crescentes, mas sem histórico de protagonismo em Grandes Voltas, poderia oferecer estabilidade financeira e sinergias estratégicas, ainda que coloque em causa o legado e a identidade da INEOS como força dominante do início da década passada.

O futuro da INEOS Grenadiers, que há poucos anos controlava a Volta a França com braço de ferro, está agora em aberto e poderá em breve integrar um novo projeto binacional, com novos rostos, novo orçamento e muito possivelmente, uma nova filosofia desportiva.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/estara-iminente-uma-fusao-entre-a-ineos-grenadiers-e-a-totalenergies-que-tera-efeitos-a-partir-de-2026

“Surreal! Uma cabra atravessa a estrada durante a 3ª etapa e quase provoca uma queda!”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A etapa 3 da Volta a Itália de 2025 ficou marcada por um momento insólito e inédito. Durante o primeiro terço da jornada, o pelotão foi surpreendido por uma cabra que atravessou a estrada num dos troços da etapa na Albânia. O animal surgiu de forma repentina e por pouco não provocou uma queda aparatosa, passando a escassos centímetros de um ciclista da Intermarché - Wanty.

Felizmente, tanto os ciclistas como a cabra saíram ilesos do episódio, que rapidamente se tornou viral nas redes sociais. O insólito momento, captado pelas câmaras da Eurosport, deixou em choque os que assistiam à transmissão e arrancou reações surpreendidas entre os comentadores e adeptos. O animal conseguiu sair da estrada sem ser atingido, mas a cena ficará certamente entre as imagens mais caricatas da história recente da corrida.

Numa prova tantas vezes marcada por momentos dramáticos ou heroicos, a etapa 3 acrescenta agora também uma página ao lado das situações inusitadas do ciclismo profissional. Veja o vídeo do momento abaixo.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/vdeo-surreal-uma-cabra-atravessa-a-estrada-durante-a-3-etapa-e-quase-provoca-uma-queda

“Mads Pedersen foi "stronger" e bisou na Volta a Itália, recuperando a camisola rosa!"


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Mads Pedersen confirmou o seu excelente momento de forma ao conquistar a etapa 3 da Volta a Itália 2025 num sprint reduzido, regressando assim à Maglia Rosa apenas um dia após tê-la perdido para Primoz Roglic no contrarrelógio. O dinamarquês da Lidl-Trek voltou a ser letal no final, triunfando num dia marcado por ataques, ritmo alto e eliminações entre os sprinters mais puros.

A jornada começou com uma fuga animada que incluiu o vencedor da etapa anterior, Joshua Tarling, acompanhado por nomes como Dries De Bondt, Mark Donovan e Chris Hamilton. Contudo, a Lidl-Trek manteve sempre a diferença sob controlo, mostrando claramente que queria a vitória - e a liderança - de volta.

A subida de categoria 2 à Qafa e Llogarasë, a cerca de 50 km do fim, foi decisiva. Sprinters como Kaden Groves, Olav Kooij, Paul Magnier e Sam Bennett foram eliminados, e até Wout van Aert, ainda longe da melhor forma, perdeu contacto com o pelotão. Pello Bilbao e Lorenzo Fortunato aproveitaram a dureza para lançar um contra-ataque que lhes deu protagonismo e a liderança da montanha a Fortunato, mas não resistiram à perseguição do grupo principal.

Com os últimos quilómetros planos e a maioria dos favoritos ao sprint fora de prova, o final ficou reservado aos resistentes. Pedersen, com posicionamento exemplar e um sprint lançado na perfeição por Mathias Vacek, conseguiu bater Corbin Strong, que mostrou excelente forma. Wout van Aert ficou ausente da decisão, e os principais nomes da geral chegaram em segurança, sem perdas de tempo. Orluis Aular foi novamente terceiro, num top 10 com 6 ciclistas italianos.

Com esta vitória, Mads Pedersen assume novamente o comando da classificação geral, por troca com Roglic, provando mais uma vez que continua a ser um dos ciclistas mais completos e consistentes do pelotão. A Lidl-Trek volta a ter controlo da corrida, e a sua ambição está bem vincada.

 

Top 10 Giro d'Italia

 

1º Pedersen Mads - Lidl-Trek

2º Strong Corbin – Israel-Premier Tech

3º Aular Orluis - Movistar Team

4º Rivera Brandon - INEOS Grenadiers

5º Zambanini Edoardo - Bahrain Victorious

6º Oldani Stefano - Cofidis

7º Vendrame Andrea - Decathlon AG2R La Mondiale

8º Fiorelli Filippo - VF Group-Bardiani CSF-Faizanè

9º Scaroni Christian - XDS Astana Team

10º De Pretto Davide - Team Jayco-AlUla

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/mads-pedersen-foi-stronger-e-bisou-na-volta-a-itlia-recuperando-a-camisola-rosa

“José Salgueiro conquista Taça de Portugal de Juniores”


José Salgueiro é o vencedor da edição de 2025 da Taça de Portugal de Juniores. Na derradeira etapa da competição, o nono lugar foi suficiente para o jovem da Picusa Academy garantir o primeiro lugar do ranking.

A prova, no entanto, foi vencida por Afonso Monte (Academia Efapel de Ciclismo), ao fim de 2h25m26s. O pódio ficou completo com Dimas Mota (Picusa Academy), a 1m03s, e Davi Alves (Mundimat/SGR Ambiente/CCA Paio Pires), a 1m52s.

A corrida foi animada desde os quilómetros iniciais, com várias fugas ao longo dos 97 quilómetros entre Barcelos e Penafiel. No entanto, a movimentação decisiva só chegou ao quilómetro 80, altura em que os três ciclistas que subiram ao pódio conseguiram escapar a um pelotão controlado pela Picusa Academy, que havia anulado as tentativas anteriores.


Nos últimos dez quilómetros, Afonso Monte isolou-se na frente de corrida e partiu para uma vitória categórica, que lhe valeu ainda o título de campeão regional da Associação de Ciclismo do Porto.

Nas contas finais do ranking, José Salgueiro destacou-se dos demais com 200 pontos, tendo vencido duas das quatro provas pontuáveis da Taça de Portugal de Juniores. Tomás Mateus (DunasVale/Pereira&Gago), com 185 pontos, e Guilherme Santos (Blackjack-bairrada), com 155, completam o pódio final.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Miguel Salgueiro vence Memorial Bruno Neves”


Fotos: Ciclismo +TV

Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) venceu, este domingo, o 13.º Memorial Bruno Neves, num dia em grande para a equipa algarvia.

O ciclista da AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense cruzou a meta isolado ao fim de 3h17m31s, seguido do colega Francisco Campo, a 51 segundos, e de Duarte Domingues (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), a 58 segundos.

A equipa algarvia teve ainda o jovem Afonso Silva no quarto lugar, a 1m01s, e na liderança da classificação da montanha. Ao todo, foram três ciclistas nos quatro primeiros lugares, que valeram à AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense a liderança da classificação por equipas.


Nas restantes classificações, Gaspar Gonçalves (GI Group Holding-Simoldes-UDO) destacou-se nas metas volantes, Duarte Domingues na juventude e João Silva (Óbidos Cycling Team) foi o melhor atleta das equipas de clube.

Os 136,5 quilómetros, entre Oliveira de Azeméis e Nogueira do Cravo, marcaram o regresso do Memorial Bruno Neves ao calendário nacional, quatro anos depois.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Bruno Cardoso em destaque na Taça de Europa de BMX”


A Seleção Nacional de BMX competiu este sábado na terceira etapa da Taça da Europa. Entre o lote de sete corredores em representação de Portugal, o elite Bruno Cardoso esteve em bom plano, tendo ficado muito próximo de atingir os quartos de final.

Bruno Cardoso entrou muito bem na competição e esteve perto de chegar aos quartos de final, mas foi travado por uma queda quando lutava pela quarta posição. No fim das contas, foi 38.º na geral, depois de ter sido quinto na primeira ronda de qualificação, segundo na Last Chance Qualifier e sétimo nos oitavos de final.

Num dia marcado pela impossibilidade de competir de Renato da Silva entre os sub-23, devido a uma virose, a Seleção Nacional esteve igualmente em bom plano entre as jovens femininas. Leonor Carvalho (júnior) e Ambre Beatro (sub-23), que atingiram os quartos de final das respetivas categorias, tendo terminado nas 17.º e 26.ª posições.

Entre os atletas da Seleção Nacional em competição, destaque ainda para Rita Xufre, 27.ª entre as sub-23 depois de ter ficado muito próxima da qualificação para as eliminatórias, e Leonardo Carmo, 53.º entre os juniores, após ter atingido os 1/16 final.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“José Salgueiro vence em Barcelos e assume liderança da Taça”


José Salgueiro (Picusa Academy) é o novo líder do ranking da Taça de Portugal de Juniores, depois de ter vencido a terceira prova pontuável, este sábado.

O jovem português percorreu os 109 quilómetros da tirada em 2h51m37s, tendo cortado a meta com três segundos de vantagem sobre Tomás Mateus (DunasVale/Pereira&Gago), segundo classificado, e 15 sobre Guilherme Santos (Blackjack-bairrada), terceiro.

Nas contas do ranking, José Salgueiro é agora líder, com um total de 170 pontos ao fim de três provas pontuáveis. Tomás Mateus subiu ao segundo lugar, com 160 pontos, enquanto Omer Ramon (Picusa Academy), que não esteve em prova, caiu para o terceiro lugar, com 130.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com