quarta-feira, 28 de setembro de 2022

“Caramulo Experience Center nomeado para os The Historic Motoring Awards”


O Caramulo Experience Center está nomeado para os The Historic Motoring Awards 2022, os mais prestigiantes prémios atribuídos à elite do sector internacional dos automóveis clássicos.

Nomeado na categoria Museum/Collection of the Year, o Caramulo Experience Center faz parte dos cinco finalistas, entre os quais figuram o Mercedes-Benz Museum (Alemanha), o Haynes Motor Museum (Inglaterra), o Blackhawk Auto Museum (EUA) e o Brooklands Museum (Inglaterra).

O The Petersen Museum (EUA), o Mullin Automotive Museum (EUA), o The Bugatti Trust (Inglaterra), Museo Nicolis (Itália), Simeone Foundation Automotive Museum (EUA), são alguns dos museus já galardoados no passado com o prémio Museum/Collection of the Year.

Situado a cerca de 1250 metros do Museu do Caramulo, num antigo edifício industrial do início dos anos 70, e aberto desde Abril e 2022, o Caramulo Experience Center alberga, nos seus mais de 2.400m2, uma oficina de restauro e manutenção de automóveis clássicos, as reservas da colecção do Museu do Caramulo, uma área de exposições, um centro de documentação, uma loja de produtos para clássicos, salas para reuniões e formação, cafetaria, entre outros.

Tudo isto envolto num ambiente único, decorado por centenas de peças originais e históricas relacionadas com o mundo dos motores e das corridas. Um autêntico museu de raridades de automobilia, onde se podem encontrar bombas de gasolina, sinais luminosos, cartazes com mais de 100 anos ou até as pinturas originais que deram origem a peças de publicidade no século passado, todas elas com uma história associada e que não deixarão qualquer apaixonado por motores indiferente.

O Caramulo Experience Center assume-se como um espaço vivo, interactivo e imersivo, em que não existem duas visitas iguais, uma vez que os automóveis que se encontram neste pólo museológico, sejam em exposição, restauro ou manutenção, ou mesmo a circular, mudam a cada dia.

Além do próprio espaço, a visita ao Caramulo Experience Center pode ainda incluir um passeio de automóvel clássico, uma verdadeira experiência de viajar no tempo e que nenhum visitante esquecerá.

Entre os finalistas das 21 categorias dos The Historic Motoring Awards, o Caramulo Experience Center é a única entidade portuguesa a ser nomeada. A cerimónia de entrega de prémios decorre no dia 16 de Novembro, no The Londoner Hotel, em Londres.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Agenda de Ciclismo”


Títulos de XCO e de XCC disputam-se em Leiria

 

Por: José Carlos Gomes

O BTT continua em destaque na agenda nacional de ciclismo. No próximo fim de semana, Marrazes, concelho de Leiria, será palco dos Campeonatos Nacionais de cross country olímpico (XCO) e de cross country curto (XCC). O Monte do Pilar, Paços de Ferreira, recebe a primeira das quatro provas do troféu Final Season presented by Shimano em Downhill (DHI).

A competição em Marrazes começa na manhã de sábado. Às 9h15 inicia-se o Campeonato Nacional de XCC, que decorrerá numa pista de 1500 metros, na qual serão discutidos os títulos de elite, juniores, cadetes e masters.

Às 15h30 de sábado corre-se a primeira edição do Campeonato Nacional de XCO para juvenis. Numa pista de 2500 metros, os corredores do último ciclo das categorias de escolas terão a oportunidade de conquistar o primeiro título nacional da carreira desportiva.

A agenda de domingo é mais preenchida e ocupará a totalidade da pista de Marrazes, com um perímetro de 4900 metros. Às 9h00 correm os cadetes, masculinos e femininos. Às 10h45 será dado o tiro de partida para os juniores masculinos e para as diferentes categorias femininas. A prova de masters e de paraciclismo acontece às 12h30. A disputa dos títulos de elite e de sub-23 masculinos está marcada para as 14h30.

O final da época será marcado pela realização de quatro provas de DHI, integradas no troféu Final Season presented by Shimano. A primeira é já no próximo domingo, no Monte do Pilar, em Penamaior, Paços de Ferreira.

Com os treinos oficiais agendados para sábado, a competição centra-se no domingo. A manga de qualificação vai arrancar às 14h00. Uma hora e meia depois acontece a descida que definirá a classificação. Podem participar atletas de todas as categorias etárias desde infantis até masters.

O troféu Final Season irá prosseguir em Lorvão (9 de outubro), Sintra (29 de outubro) e Estoi (20 de novembro).

 

Mais eventos oficiais

 

1 de outubro: 7.ª Prova da Taça da Madeira de Ciclismo de Estrada, Porto Santo

2 de outubro: L’Étapa de Portugal by Tour de France, Viana do Castelo

2 de outubro: BTT Azibo, Macedo de Cavaleiros

2 de outubro: 4.ª Prova do Troféu de Maratona BTT da Beira Interior, Pinhel

1 e 2 de outubro: Transcávado BTT, Esposende

1 e 2 de outubro: GP Skoda JH Ornelas, Cidade de Lagoa, S. Miguel, Açores

2 a 8 de outubro: Transportugal Roads

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista 2025 realizara-se na Argentina”


Por: José Morais

A UCI-União Ciclista Internacional confirmou oficialmente que a realização do Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista 2025, será realizado em San Juan, na Argentina.

David Lappartient, presidente da UCI reuniu-se com governador Sergio Uñac, onde foi escolhida a província de Cuyana, para a realização do evento, e com o avançar das obras que se realizaram a bom ritmo, em janeiro de 2023 poderá ser inaugurado o primeiro velódromo de madeira na Argentina, que terá uma capacidade para cinco mil espetadores.

Com esta decisão, a Argentina vai ser o quarto país latino-americano, a receber um Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista, e junta-se assim à Colômbia, Uruguai e Venezuela, mas outros velódromos também receberam nomeações de muita importância, o caso do Chile (Santiago) e do México (Aguascalientes).

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com