sábado, 22 de abril de 2023

“Triciclo Cudell de Dion reforça coleção do Museu do Caramulo”


A coleção do Museu do Caramulo foi reforçada com um triciclo Cudell De Dion de 1898, complementado com um atrelado de vime capaz de acomodar um único passageiro.

Construído pela Cudell & Co Motorenfahrzeug-Fabrik, em Aachen, na Alemanha, e com design licenciado De Dion-Bouton, este raro modelo em exibição com o número de quadro e de motor “532”, representa uma das primeiras formas de transporte motorizado.

Os nomes De Dion e Bouton estão intimamente ligados aos anos pioneiros do automóvel, inicialmente em sociedade com Trépardoux, na construção de vagões leves a vapor, o primeiro dos quais em 1883. No início da década de 1890, De Dion e Bouton direccionaram a sua atenção para os motores de combustão interna, o que não agradou a Trépardoux que viria demitir-se em 1894, deixando para os seus ex-sócios o logro de desenvolver o que foi, de facto, o primeiro motor de combustão interna de alta velocidade.

As unidades motrizes do Engenheiro Bouton alcançavam potências superiores às dos seus congéneres e contemporâneos Daimler e Benz, e acompanhavam-nas em termos de fiabilidade. Não é por isso de admirar que os motores De Dion Bouton tenham sido adotados por muitos outros fabricantes de triciclos, quadriciclos e automóveis ligeiros, tanto na Europa, bem como nos Estados Unidos, influenciados, sem dúvida, pelo sucesso dos triciclos em eventos como o Paris-Bordeaux e outras corridas de resistência da época.

Acredita-se que atualmente existam no mundo apenas sete exemplares deste triciclo, sendo este exemplar único em Portugal. Em tempos esteve em exibição no National Motor Museum em Beaulieu e agora incorpora a coleção do Museu do Caramulo, passando a ser sendo o veículo de combustão mais antigo da coleção.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Estão abertas as inscrições para a Semana Europeia de Cicloturismo”



A 16.ª Semana Europeia de Cicloturismo realiza-se em Plasencia, Espanha, entre 1 e 8 de julho, e as inscrições já estão abertas. Os filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo beneficiam de um desconto de 17 euros na taxa de inscrição. Informações

A Semana Europeia de Cicloturismo é uma oportunidade única para conhecer territórios e conviver com outros apaixonados pelas pedaladas, oriundos de toda a Europa.

Em Plasencia, que está apenas a 90 quilómetros da fronteira com Portugal, os participantes poderão conhecer os encantos da Extremadura, optando por fazê-lo sempre de bicicleta ou por alternar as pedaladas com as excursões.

O programa, ainda provisório, pode ser consultado aqui: https://uect.org/images/Semaines_europeennes/2023/1-ES-Programa-SECT-2023.pdf

A informação detalhada sobre a Semana Europeia de Cicloturismo de 2023 está disponível aqui: https://uect.org/pt/semana-europeia/plasencia-2023/informacoes-praticas-2

 

Apresentação da Semana Europeia

 

Há a Europa das cimeiras, a Europa da vida quotidiana, perto de nós, ambas construindo a Europa dos cidadãos. A Semana Europeia do Cicloturismo pode permitir que cidadãos de todas as idades e condições de todos os países se encontrem, troquem e conheçam uns aos outros.

A Semana Europeia do Cycletouring quer ser a montra do Cycletouring na Europa. Tem lugar durante uma semana, em princípio em meados de Julho, num dos países filiados na União Europeia de Ciclismo.

O cicloturismo é sobretudo a prática de uma atividade de relaxamento, lazer e, claro, uma atividade desportiva por direito próprio.

A Semana Europeia do Ciclismo permite a descoberta de uma região, um país numa atmosfera amigável, e assim conhecer ciclistas de toda esta nova Europa, este é o espírito da Semana Europeia do Ciclismo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com