A coleção do Museu do Caramulo foi reforçada com um triciclo Cudell De Dion de 1898, complementado com um atrelado de vime capaz de acomodar um único passageiro.
Construído pela Cudell &
Co Motorenfahrzeug-Fabrik, em Aachen, na Alemanha, e com design licenciado De
Dion-Bouton, este raro modelo em exibição com o número de quadro e de motor “532”, representa uma das primeiras formas
de transporte motorizado.
Os nomes De Dion e Bouton
estão intimamente ligados aos anos pioneiros do automóvel, inicialmente em
sociedade com Trépardoux, na construção de vagões leves a vapor, o primeiro dos
quais em 1883. No início da década de 1890, De Dion e Bouton direccionaram a
sua atenção para os motores de combustão interna, o que não agradou a
Trépardoux que viria demitir-se em 1894, deixando para os seus ex-sócios o
logro de desenvolver o que foi, de facto, o primeiro motor de combustão interna
de alta velocidade.
As unidades motrizes do
Engenheiro Bouton alcançavam potências superiores às dos seus congéneres e
contemporâneos Daimler e Benz, e acompanhavam-nas em termos de fiabilidade. Não
é por isso de admirar que os motores De Dion Bouton tenham sido adotados por
muitos outros fabricantes de triciclos, quadriciclos e automóveis ligeiros,
tanto na Europa, bem como nos Estados Unidos, influenciados, sem dúvida, pelo
sucesso dos triciclos em eventos como o Paris-Bordeaux e outras corridas de
resistência da época.
Acredita-se que atualmente
existam no mundo apenas sete exemplares deste triciclo, sendo este exemplar
único em Portugal. Em tempos esteve em exibição no National Motor Museum em
Beaulieu e agora incorpora a coleção do Museu do Caramulo, passando a ser sendo
o veículo de combustão mais antigo da coleção.
Fonte: Museu do Caramulo/Parceria
Revista Notícias do Pedal
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