terça-feira, 10 de dezembro de 2024

“Histórico Patrick Lefevere abandona direção da Soudal Quick-Step após 21 épocas”


Patrick Lefevere fundou a Soudal Quick-Step em 2003, liderando desde então uma das mais bem-sucedidas equipas da modalidade, com quase 1.000 vitórias, incluindo 22 ‘Monumentos’, a Vuelta2022, além de 19 ouros em Mundiais e 124 etapas em grandes Voltas

 

Por: Lusa

O histórico fundador da Soudal Quick-Step, Patrick Lefevere, vai deixar o cargo de diretor-executivo dos belgas no final da época, após 21 anos à frente daquela que é uma das equipas mais bem-sucedidas do ciclismo, foi hoje anunciado.

“A Soudal Quick-Step anuncia uma mudança na sua estrutura diretiva, com Patrick Lefevere a deixar o cargo de CEO em 31 de dezembro de 2024. […] O atual diretor de operações, Jurgen Foré, assumirá a posição e ficará responsável pela gestão diária da equipa”, lê-se no sítio oficial da formação belga.

Um dos mais proeminentes dirigentes do ciclismo mundial, o belga de 69 anos fundou a Soudal Quick-Step em 2003, liderando desde então uma das mais bem-sucedidas equipas da modalidade, com quase 1.000 vitórias, incluindo 22 ‘Monumentos’, a Vuelta2022, por Remco Evenepoel que em Paris2024 também se tornou no primeiro corredor a conquistar dois ouros na estrada, além de 19 ouros em Mundiais e 124 etapas em grandes Voltas.

“Deixar um cargo a que me dediquei tanto é um momento que muda a minha vida. O ciclismo é um desporto pelo qual sou profundamente apaixonado, e foi uma honra liderar esta bonita equipa e criar memórias tão especiais. No entanto, senti que era o momento certo para esta mudança”, declarou Lefevere, que integrará a nova estrutura diretiva como membro honorário.

Fonte: Sapo on-line

“Ex-ciclista Rohan Dennis declara-se culpado de "risco de dano" na morte da mulher”


Melissa Hoskins faleceu em 2023 num hospital de Adelaide devido aos ferimentos graves sofridos após um atropelamento à porta de casa

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O antigo campeão mundial de ciclismo australiano Rohan Dennis declarou-se esta terça-feira culpado de ter criado "um risco de dano" relacionado com a morte, no final de 2023, da sua mulher Melissa Hoskins, atropelada pelo veículo que conduzia.

Segundo o canal público ABC australiano, o ex-membro da equipa Ineos declarou-se culpado no tribunal de magistrados de Adelaide de uma "acusação agravada de criar um risco de dano", após colidir com a sua mulher enquanto conduzia um carro.

Os procuradores decidiram não avançar com as acusações de "condução perigosa que resulta em morte" e de "conduzir sem os devidos cuidados e colocar em risco a vida de outras pessoas", segundo o canal ABC.

A acusação acarreta uma pena máxima de sete anos de prisão e uma inibição de conduzir até cinco anos, tendo o ex-ciclista sido reenviado para o Tribunal Distrital para receber a sentença.

Melissa Hoskins, uma ciclista de pista retirada que representou a Austrália nos Jogos Olímpicos de Londres2012 e Rio2016, morreu num hospital de Adelaide devido aos ferimentos graves sofridos após um atropelamento à porta de casa.

Hoskins, que terminou a carreira em 2017 e casou-se com Rohan Dennis em 2018, com quem teve dois filhos, fez ainda parte da equipa australiana vencedora do evento de perseguição por equipas no campeonato do Mundo de 2015, em França.

Rohan Dennis, de 34 anos, conquistou o título mundial do contrarrelógio nos Mundiais de estrada de 2018 e 2019, bem como conta no seu palmarés com uma vitória numa etapa da Volta à França, em 2015.

Fonte: Record on-line

“João Almeida vai repetir presença no Tour e previsivelmente na Vuelta”


Melhor voltista português desde Joaquim Agostinho, o corredor de A-dos-Francos (Caldas da Rainha), de 26 anos, terá o mesmo programa desta época, na qual se estreou na Volta a França, com um quarto lugar final

 

Por: Lusa

Foto: Ricardo Costa@Lusa

O ciclista português João Almeida vai repetir presença na Volta a França, onde foi quarto em 2024, e na Vuelta, confirmou hoje o manager da UAE Emirates, indicando ainda que Juan Ayuso e Adam Yates dividirão liderança no Giro.

Melhor voltista português desde Joaquim Agostinho, o corredor de A-dos-Francos (Caldas da Rainha), de 26 anos, terá o mesmo programa desta época, na qual se estreou na Volta a França, com um quarto lugar final, e estará previsivelmente na ‘grande’ espanhola, da qual desistiu, antes do início da nona etapa, por estar com covid-19.

Com tantas ‘estrelas’, a UAE Emirates teve de ‘distribuí-las’ pelas grandes Voltas, com o polémico Juan Ayuso, que na passada edição do Tour pouco quis trabalhar para o triunfo de Tadej Pogacar – acabaria por desistir, alegadamente doente – a liderar a equipa na Volta a Itália, a única ‘grande’ na qual alinhará em 2025.

Na ‘corsa rosa’ estará também Adam Yates, sexto na última ‘Grande Boucle’ e terceiro na prova francesa no ano anterior, confirmou Joxean ‘Matxín’ Fernández, em conferência de imprensa, durante o estágio de pré-época da UAE Emirates, a decorrer em Benidorm (Espanha), indicando que o britânico será novamente gregário de ‘Pogi’ no Tour.

A Volta a França vai decorrer entre 05 e 27 de julho, pouco mais de um mês depois do final do Giro, agendado entre 09 de maio e 01 de junho. Já a Volta a Espanha acontece entre 23 de agosto e 14 de setembro.

Fonte: Sapo on-line

“Pogacar vai tentar o tetra no Tour, mas não fará as três grandes Voltas em 2025”


Emirates revela planos para o craque esloveno

 

Por: Lusa

Tadej Pogacar vai lutar por uma quarta vitória na Volta a França em bicicleta, disputando também outra grande Volta além de várias clássicas, revelou esta terça-feira o diretor da UAE Emirates, Joxean 'Matxín' Fernández.

Em conferência de imprensa, durante o estágio de pré-época da UAE Emirates, a decorrer em Benidorm (Espanha), 'Matxín' referiu que o atual campeão mundial de fundo e vencedor do Tour e do Giro em 2024 vai iniciar a época na Volta aos Emirados Árabes Unidos, agendada entre 17 e 23 de fevereiro.

"De seguida, estará na Strade Bianche, Milão-Sanremo, na clássica E3, na Gent-Wevelgem, na Volta a Flandres, antes das clássicas das Ardenas [Amstel Gold Race, Flèche Wallone e Liège-Bastogne-Liège]", enumerou o diretor espanhol.

Dominador absoluto desta temporada, 'Pogi' vai defender o cetro no Tour, onde procurará igualar o britânico Chris Froome, único ciclista com quatro triunfos.

Segundo 'Matxín', o esloveno de 26 anos ainda vai decidir se estará no Giro ou na Vuelta, com a escolha a depender dos percursos das provas -- o da 'corsa rosa' só será apresentado em janeiro, enquanto o da corrida espanhola será revelado em 17 de dezembro.

Se renunciar à Volta a Itália (09 maio a 01 de junho), na qual é o campeão em título, Pogacar vai alinhar pela segunda vez no Critério do Dauphiné (08 a 15 de junho) para preparar a Volta a França (05 a 27 de julho).

"Certo é que não fará as três grandes Voltas no próximo ano", garantiu o espanhol, reiterando que a 'estrela-maior' do ciclismo mundial continuará sem se estrear na Paris-Roubaix.

Pogacar, que tem como companheiros os portugueses João Almeida, Rui e Ivo Oliveira e António Morgado, tem previsto defender também a sua camisola arco-íris nos Mundiais, que vão decorrer entre 21 e 28 de setembro em Kigali, no Ruanda, antes de encerrar a temporada na Volta a Lombardia, onde procurará um quinto triunfo consecutivo.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Fim de semana de ciclismo internacional no Velódromo Nacional

 

Por: Vasco Moreira

O ciclismo de pista está de regresso ao calendário nacional a partir do próximo fim de semana. O Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, será o palco de duas provas internacionais, os Troféus José Bento Pessoa e Alves Barbosa.

No sábado (14 de dezembro), será dia do Troféu Internacional de Pista José Bento Pessoa, prova da classe C2, dedicada à elite e aos juniores. A elite, masculina e feminina, irá competir em omnium e scratch, enquanto os juniores irão a prova na eliminação, na corrida por pontos e no scratch.

A provas começam às 9h30, com a qualificação para o omnium. Após uma pausa, entre as 13h20 e as 14h20, o programa será retomado, estando previsto terminar às 19h50, hora para a qual está agendada as cerimónias protocolares.


No dia seguinte, domingo (15 de dezembro), terá lugar o Troféu Internacional de Pista Alves Barbosa, prova também da classe C2. Desta feita, a elite masculina e feminina irá competir no scratch, no madison e na corrida por pontos, enquanto os juniores irão a prova apenas no ominum.

O programa do dia tem início agendado para as 9h e irá prolongar-se até às 19h20, hora à qual terá início a cerimónias protocolares, estando prevista uma pausa de uma pausa entre as 12h45 e as 14h15.

 

Mais eventos oficiais

 

14 de dezembro: 1.ª Superliga Ciclocrosse AC Porto, Paços de Ferreira

14 de dezembro: NGPS Rota Natalícia, Viana do Castelo

15 de dezembro: 2.ª Superliga Ciclocrosse AC Porto, Rebordosa

15 de dezembro: XVI Avalanche da Raposeira 2024, Raposeira, Calheta

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com