sexta-feira, 29 de julho de 2022

“Sem a W52-FC Porto, estas são as equipas que vão participar na Volta a Portugal”


A W52-FC Porto foi suspensa pela União Ciclista Internacional (UCI), na sequência da suspensão de oito ciclistas e dois mecânicos por práticas dopantes

 

Foto: Nuno Veiga/Lusa

Arranca na próxima quinta-feira, a 83.ª Volta a Portugal em bicicleta. Uma das novidades este ano é a ausência da W52-FC Porto, equipa suspensa pela União Ciclista Internacional (UCI), na sequência da suspensão de oito ciclistas e dois mecânicos por práticas dopantes.

Além da W52-FC Porto, também a equipa sul-africana Protouch não vai participar. No seu lugar estará a Java Kiwi Atlântico, formação da Venezuela que vai estrear-se na prova portuguesa.

 

Equipas inscritas na 83.ª Volta a Portugal

 

Caja Rural-Seguros RGA (ESP)

Human Powered Health (EUA)

Burgos - Bh (ESP)

Euskaltel - Euskadi (ESP)

Wildlife Generation Pro Cycling (EUA)

Java Kiwi Atlantico (VEN)

Glassdrive / Q8 / Anicolor (POR)

Trinity Racing (GRB)

Efapel Cycling (POR)

Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados (POR)

Kelly / Simoldes / Udo (POR)

Electro Hiper Europa - Caldas (COL)

Radio Popular - Paredes - Boavista (POR)

Atum General/Tavira/Ap Maria Nova Hotel (POR)

Abtf Betão - Feirense (POR)

Aviludo - Louletano - Loulé Concelho (POR)

L.A. Alumínios / Credibom / Marcos Car (POR)

Bai Sicasal Petro De Luanda (ANG)

Fonte; Sapo on-line

“Adriano Quintanilha demarca-se das ameaças a diretor da ADoP e Repúdia ato em comunicado”


Por: Record

O Calvário Várzea Clube de Ciclismo, na qual estava suportada a equipa profissional W52-FC Porto, demarcou-se das ameaças de que foi alvo o diretor executivo da ADoP António Júlio Nunes.

Em comunicado, assinado por Adriano Quintanilha, o clube manifesta "o seu mais veemente repúdio pelas notícias ontem vinculadas na comunicação social, segundo as quais o diretor executivo da ADoP, dr. António Júlio Nunes, teria recebido ameaças à sua integridade física e da sua família, na sequência da suspensão da licença da equipa de ciclismo decretada pela UCI".

Por tal facto, acrescenta ainda o comunicado, "esta Associação, além de absolutamente alheia a toda e qualquer ação intimidatória, na qual não se revê, desde já se demarca da mesma, tendo sempre contribuído e cooperado com todas as instituições visadas".

Fonte: Record on-line

“Marianne Vos chega à 242.ª vitória na carreira vestida de amarelo na Volta a França”


Ciclista holandesa venceu a sexta etapa da prova e reforçou a liderança da geral, que assumiu ao segundo dia

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

A ciclista holandesa Marianne Vos (Jumbo-Visma) venceu esta sexta-feira pela segunda vez na Volta a França feminina, na sexta etapa, reforçando a liderança da geral que assumiu ao segundo dia.

Vos, de 35 anos, cumpriu os 128,6 quilómetros entre Saint-Dié-des-Vosges e Rosheim em 3:09.26 horas, triunfando ao sprint num dia marcado pela alta montanha, somando a 242.ª vitória da carreira profissional.

Vos bateu a italiana Marta Bastianelli (UAE ADQ), segunda, e a belga Lotte Kopecky (SD Worx), terceira, na luta pela vitória, mostrando o domínio que tem exercido na prova: desde o início, foi segunda, primeira (e chegou à camisola amarela), segunda de novo, quinta, terceira e agora vencedora já com o 'maillot jaune' no corpo, além de destacada líder dos pontos.

Vencedora de 32 etapas na Volta a Itália, de cinco Flèche Wallonne, campeã olímpica em Londres'2012 e três vezes campeã do mundo, entre uma variedade de outros triunfos, acima de duas centenas de 'outros' triunfos, continuou hoje a cimentar a 'lenda' em nome próprio.

Apesar das contagens de montanha de primeira categoria, o top 10 da geral não sofreu alterações, com a holandesa a seguir líder, agora com uma margem maior, de 30 segundos, para o resto do pódio: a italiana Silvia Persico (Valcar - Travel & Service) é segunda e a polaca Katarzyna Niewiadoma (Canyon-SRAM) é terceira.

No sábado, a sétima e penúltima etapa liga Sélestat a Le Markstein em 127,1 quilómetros, com mais três contagens de montanha de primeira categoria no percurso.

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor disputa no domingo GP de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva”


Domingo, dia 31 de julho, a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor vai disputar a 20.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua – Pedro Silva, prova que vai recordar e homenagear aquele que foi um dos melhores sprinters portugueses e que partiu há um ano. Trata-se de uma organização conjunta entre o Velo Clube do Centro, o Município de Mortágua e a Associação de Ciclismo da Beira Alta. 

A estrutura de Águeda vai alinhar com três corredores nesta que será a última prova do calendário nacional antes da 83.ª edição da Volta a Portugal. São eles Fábio Costa, Afonso Eulálio e Pedro Silva.

Esperam o pelotão nacional 144 km, com partida às 12H00 em frente à Câmara Municipal de Mortágua, para um percurso que apresenta um circuito que será percorrido três vezes. Há três Prémios de Montanha de 3.ª categoria na Felgueira e três Metas Volantes que correspondem à passagem pela meta, em Mortágua, na Avenida dos Bombeiros Voluntários. A corrida termina à sua 3.ª passagem, prevendo-se a chegada para cerca das 15H37.


Para quem se deslocar a Mortágua para assistir a esta tarde de ciclismo, o Grande Prémio Pedro Silva vai ter passagem pela União de Freguesias de Mortágua, Vale de Remígio, Cortegaça e Almaça e pelas freguesias de Marmeleira, Pala, Sobral e Espinho.

“Esta corrida tem muito significado para a nossa equipa, porque todos temos um sentimento especial pela boa memória que guardamos do Pedro Silva, que merece todo o nosso respeito. Deixou uma boa marca no ciclismo enquanto diretor, enquanto ciclista e enquanto pessoa e queremos fazer o melhor possível nesta corrida para dignificar os nossos patrocinadores e parceiros, mas também por toda a admiração que temos por Pedro Silva”, avançou Rúben Pereira.

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados corre em casa na homenagem a Pedro Silva”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados regressa este domingo à estrada no Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua Pedro Silva, correndo em casa naquela que irá ser mais uma homenagem ao nosso mentor Pedro Silva.

Nesta que é uma organização conjunta do Velo Clube do Centro, Município de Mortágua e Associação de Ciclismo da Beira Alta, a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua, irá ser sem dúvida a mais especial, pois a partir deste momento esta prova passará a homenagear Pedro Silva, ele que foi o mentor deste projeto e que nos deixou, precisamente há um ano no dia 31 de julho.

Esta prova apresentará o seu percurso tradicional, com 144 quilómetros divididos por um percurso de 3 voltas. O percurso irá atravessar as freguesias de União de Freguesias de Mortágua, Vale de Remígio, Cortegaça e Almaça, Marmeleira, Pala, Sobral, Espinho.

No total haverá um total de 6 passagens pela linha de meta (3 no sentido da chegada e 3 em sentido contrário) e animação não faltará na Praça do Município, local onde se realiza a partida e a chegada. As Metas Volantes estão instaladas na passagem pela meta aos quilómetros 48, 96 e 123. As Metas de Montanha irão ser na Felgueira dos quilómetros 37.5, 85.5 e 133.5, estando esta última instalada a pouco mais de 10 quilómetros da linha de meta.

Para esta prova iremos alinhar com 7 corredores, sendo eles Ángel Sanchez, António Barbio, Gonçalo Amado, Gonçalo Carvalho, João Matias, Bruno Silva e Rui Carvalho. Em antevisão a esta prova, Gustavo Veloso afirma que “Esta é a última prova antes da Volta a Portugal, e corremos em casa. Tem um sentimento redobrado, pois vamos recordar o Pedro Silva e decerto que será um dia muito bonito de ciclismo em Mortágua”.

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Equipas inscritas na 83ª Volta a Portugal Continuente”


A organização da 83ª Volta a Portugal Continente informa as 18 equipas inscritas para a prova que se realiza entre 4 e 15 de agosto. O número de formações foi atualizado após as últimas informações recebidas da União Ciclista Internacional através da Federação Portuguesa de Ciclismo. A lista de pré inscritos contempla 125 corredores, conforme se verifica na listagem completa, em anexo.

Aproveitamos para informar que a equipa sul africana Protouch foi substituída pela Java Kiwi Atlântico, formação da Venezuela que se vai estrear na prova portuguesa.


A menos de uma semana da Grande Partida, as atenções concentram-se já no Prólogo que vai decidir o primeiro líder e Camisola Amarela Continente. O primeiro dia de competição será discutido em sistema de contrarrelógio com a extensão de 5,4km com Partida e Chegada na Praça do Império, em Lisboa.

Fonte: Podium

“Glassdrive / Q8 / Anicolor António Carvalho termina Vuelta a Castilla y León na 13.ª posição”


António Carvalho, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, terminou a XXXVI Vuelta Ciclista Internacional a Castilla y León com um brilhante 13.º lugar na Classificação Geral, mesma posição que ocupou no final da 2.ª Etapa, com partida e chegada em Guijuelo, na região de Salamanca. O vencedor do dia e da Geral foi o britânico Simon Yates (Team BikeExcanche-Jayco), que ganhou em solitário com 53 segundos de vantagem para George Bennett (UAE Team Emirates) e 1 minuto sobre Jonathan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA), 2.º e 3.º classificados, respetivamente, na Etapa e na Geral.

A última etapa da Vuelta a Castilla y León teve 189,3 km duros e de verdadeiro “rompe-pernas”, ou não houvesse cinco montanhas para subir, a começar logo aos 41,5 km, com uma contagem de 1ª categoria. A fuga formou-se bastante cedo e juntou seis homens numa fase inicial, grupo que aumentou para 14 corredores, que foram sempre controlados pelo pelotão.

A escapada terminaria na última subida, o Alto de los Santos, a cerca de 30 km do final, quando Simon Yates atacou e ficou isolado na frente de corrida. Rolou sozinho, em cabeça de corrida e foi aumentando a vantagem para o grupo perseguidor, até cruzar a meta. António Carvalho chegava a seguir, num pequeno grupo, sendo o melhor corredor português do dia, no 13.º posto, a 01m11s do vencedor.

“Era uma etapa dura, a média que se fez criou ainda mais dureza, mas estivemos bem, toda a equipa esteve bem e tínhamos muito próximo do final o Frederico e António Carvalho no primeiro grupo, que partiu. O António chegou nesse grupo e fez 13.º lugar e o Frederico teve azar ontem com a queda, que o prejudicou muito ao nível da Geral. Destaque também para Pedro Silva, que fez uma boa corrida, tal como Afonso Eulálio e Héctor Sáez, que estiveram dentro das expectativas e cumpriram”, resumiu José Augusto Silva, diretor desportivo adjunto da Glassdrive / Q8 / Anicolor.


 

Classificações:

XXXVI Volta Internacional a Castilha Y Leon

2.ª etapa: Guijuelo – Guijuelo » 189,3 km

Classificação individual na 2ª etapa

 

1.º Simon Yates (Team BikeExcanche-Jayco), 04h42m51s

2.º George Bennett (UAE Team Emirates), a 53s

3.º Jonathan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA), a 01m00s

43.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m00s

13.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m11s

87.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 18m27s

DNF Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor)

DNF Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor)


 

Classificação geral individual – Amarela após 2ª etapa

 

1.º Simon Yates (Team BikeExcanche-Jayco), 08h06m41s

2.º George Bennett (UAE Team Emirates), a 57s

3.º Jonathan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA), a 01m04s

13.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m21s

69.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 10m39s

83.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 18m37s

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Diretor da ADoP revela ter sido alvo de ameaças após suspensão da W52-FC Porto e mostra cartucho”


António Júlio Nunes diz que foi obrigado a colocar a família sob proteção policial

 

Por: Record

Foto: W52-FCP

António Júlio Nunes, diretor-executivo da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), revelou esta quinta-feira ter recebido ameaças à integridade física após a União de Ciclismo Internacional (UCI) suspender a equipa W52-FC Porto, assumindo ainda a necessidade de a sua família receber proteção policial.

Em comunicado deixado na página oficial do LinkedIn, António Júlio Nunes assegura ainda que continuará a desempenhar a sua função "com o mesmo rigor, transparência e honestidade".


Numa outra publicação, também apagada, o responsável da ADoP mostrou ainda a imagem de um envelope que recebeu, que continha um... cartucho.

 

Leia o comunicado na íntegra:

 

"A UCI confirmou hoje a suspensão da equipa de ciclismo W52-FCPorto, após as suspensões aplicadas pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) a oito ciclistas e dois membros de apoio.

Infelizmente, as ameaças à minha integridade física estão a acumular-se, e infelizmente foi necessário colocar a minha família em casa sob vigilância policial.

Como CEO da ADoP, farei sempre o meu trabalho com o mesmo rigor, transparência e honestidade tal como venho a fazer nos últimos 10 anos da minha vida.

O ciclismo em Portugal está a passar por tempos conturbados, mas talvez agora seja o melhor momento para quem realmente ama este desporto para encontrar soluções para proteger esse mesmo desporto que tem um lugar seguro no coração de todos os portugueses", pode ler-se.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com