quarta-feira, 20 de abril de 2022

“Taça da Europa triatlo de Yenisehir: Portugal coloca três atletas no top-10”


João Pereira foi quinto classificado na Taça da Europa de Yenisehir, na Turquia, onde Portugal garantiu mais dois lugares no top-10, Madalena Almeida em oitavo e Tiago Fonseca na nona posição.

Na prova masculina, João Pereira melhorou o 15º lugar alcançando na Taça da Europa de Quarteira, no início do mês, e terminou a prova turca na quinta posição, a 18 segundos do vencedor, o marroquino Jawad Abdelmoula. O pódio ficou completo com a prata do húngaro Csongor Lehmann, e o bronze de Henry Graf, da Alemanha. Quem também esteve em destaque foi Tiago Fonseca, ao garantir um lugar no top-10 depois de cumprir os 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e cinco quilómetros de corrida, em 00:51:43, o que lhe valeu o nono posto.

Os restantes representantes masculinos nacionais terminaram a prova no 38º lugar, caso de Alexandre Nobre, e André Dias em 59º.

No sector feminino, Madalena Almeida alcançou o oitavo lugar, terminando a prova em 00:58:21, a 54 segundos da vencedora, a alemã Tanja Neubert. A prata ficou para a suíça nora Gmur e o bronze para Roksana Slupek, da Polónia.

As restantes representantes nacionais terminaram a prova no 25º lugar, caso de Joana Miranda, e Inês Oliveira em 31º.

Todos os resultados e tempos parciais aqui:

https://www.triathlon.org/events/event/2022_europe_triathlon_cup_mercin

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Caramulo Experience Center, um Museu diferente de todos os outros”


Foto: Stéphane Abrantes

A vila do Caramulo verá nascer este Sábado o Caramulo Experience Center, o seu segundo museu dedicado à paixão motorizada. Idealizado pelo Museu do Caramulo, conhecido pela sua extensa e famosa coleção de automóveis, motos e bicicletas, a par da sua coleção de arte, o Caramulo Experience Center é um espaço dedicado a todos os amantes de motores que restauram, conduzem ou respiram automóveis e motos antigas.

Situado a cerca de 1250 metros do Museu do Caramulo, num antigo edifício industrial do início dos anos 70, o Caramulo Experience Center alberga, nos seus mais de 2.400m2, uma oficina de restauro e manutenção de automóveis clássicos, as reservas da coleção do Museu do Caramulo, uma área de exposições, um centro de documentação, uma loja de produtos para clássicos, salas para reuniões e formação, cafetaria, entre outros.

Tudo isto envolto num ambiente único, decorado por centenas de peças originais e históricas relacionadas com o mundo dos motores e das corridas. Um autêntico museu de raridades de automobilia, onde se podem encontrar bombas de gasolina, sinais luminosos, cartazes com mais de 100 anos ou até as pinturas originais que deram origem a peças de publicidade no seculo passado, todas elas com uma história associada e que não deixarão qualquer apaixonado por motores indiferente.

Além do próprio espaço, a visita ao Caramulo Experience Center pode ainda incluir um passeio de automóvel clássico, uma verdadeira experiência de viajar no tempo e que nenhum visitante esquecerá.

De acordo com a direção do Museu do Caramulo “Desde a sua conceção, em 2018, que quisemos fazer do Caramulo Experience Center um museu diferente de todos os outros. Procurámos complementar o que é a visita e a coleção do Museu do Caramulo com uma experiência única e irrepetível, na medida em que não existem duas visitas iguais ao Caramulo Experience Center. Não só́ porque as visitas são sempre guiadas e personalizadas, podendo assim focar e aprofundar aquilo que os visitantes mais gostarem, mas também porque os automóveis que se encontram neste museu vivo, sejam em exposição, restauro ou manutenção, ou mesmo a circular, mudam a cada dia”.

E acrescenta “O Caramulo Experience Center foi pensado para poder oferecer programas, visitas e experiências adaptadas aos vários tipos de publico, sejam eles aficionados de motores, famílias, escolas ou até empresas, que desejam desenvolver actividades de relações públicas ou de team building”.

 

Mas o conteúdo do Caramulo Experience Center não se limita ao seu percurso expositivo. A direção deste novo espaço pretende também que o mesmo seja fonte de criação e divulgação de conhecimento, seja este técnico ou histórico. Por um lado, através da realização de sessões no local com especialistas em conservação e manutenção de veículos de coleção, nas suas várias vertentes, transmitindo estas “talks” em simultâneo na internet. Por outro lado, através da formação das novas gerações, transmitindo-lhes o conhecimento proveniente das técnicas antigas que com o tempo se têm perdido e que importa preservar, através de um programa de formação e estágios, pensado para alunos provenientes de institutos politécnicos ou universidades ligadas aos cursos de engenharia.

No seu arranque, o Caramulo Experience Center conta também com um conjunto de parceiros fundadores, como algumas marcas quase centenárias ligadas ao universo motorizado e que, partilhando a paixão pela conservação e manutenção do património histórico automóvel, se quiseram associar a este projeto museológico. Entre estes parceiros contam-se a BP Ultimate, Castrol, Glasurit, Milwaukee, Fidelidade e Strong Charon.

O Caramulo Experience Center vai abrir as suas portas ao publico já este Sábado, dia 23 de Abril, pelas 16h, numa cerimónia de inauguração aberta a todos e que contará com a presença de Sua Excelência o Presidente da República.

Para mais informações ou para marcar uma visita ao Caramulo Experience Center, dirija-se a www.caramuloexperiencecenter.com

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Ruben Guerreiro sétimo na vitória de Dylan Teuns na Flèche Wallone masculino”


Belga lutou com Valverde até final no duríssimo Muro de Huy

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista português Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) foi hoje sétimo classificado na clássica Flèche Wallone, com o belga Dylan Teuns (Bahrain-Victorius) a vencer no Muro de Huy, à frente do veterano espanhol Alejandro Valverde (Movistar).

No final dos 202,1 quilómetros, entre Begny e o duríssimo Muro de Huy, na Bélgica, Teuns superiorizou-se a Valverde, vencedo em 4:42.12 horas, menos dois segundos do que o espanhol.

Esta é a primeira grande vitória da carreira de Teuns, de 30 anos, que nunca tinha vencido uma prova de um dia, embora tivesse sido terceiro na Flèche Wallone em 2017.

A poucos dias de completar 42 anos, Valverde foi o único que aguentou o ataque de Teuns, mas, dentro dos 100 metros finais, acabou por ceder e não conseguir a sexta vitória na clássica belga.

Apesar de não ter vencido novamente a Flèche Wallone, Valverde, no ano de retirada do ciclismo, acabou por conseguir o nono pódio, ocupando pela terceira vez o segundo lugar - tem ainda um terceiro.

O russo - a competir com bandeira neutra - Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe) foi terceiro, igualmente a dois segundos de Teuns, deixando atrás de si o francês Julian Alaphilipe (QuickStep-Alpha Vinyl).

O campeão do mundo tinha vencido três das últimas quatro edições da prova belga, mas este ano nunca mostrou ser capaz de lutar pelo triunfo, terminando a cinco segundos.

O português Ruben Guerreiro entrou para a curta, mas muito dura, subida ao Muro de Huy na frente e acabou por terminar no sétimo lugar, a sete segundos de Teuns.

Guerreiro conseguiu a terceira melhor prestação de um português na Flèche Wallone, depois do quarto lugar de Acácio da Silva em 1985 e do quinto de José Azevedo em 2002.

Depois de ter tido um furo dentro dos 30 quilómetros finais, o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), bicampeão da Volta a França, também não conseguiu superar a dureza da subida final e acabou por ser apenas 12.º, a sete segundos do vencedor.

Fonte: Record on-line

“Lennard Kamna vence terceira etapa do Tour dos Alpes, e Pello Bilbao continua líder”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

Lennard Kamna da BORA-hansgrohe foi o vencedor da terceira etapa do Tour dos Alpes, percorrido entre Lana e Villabassa, com 154,6 quilómetros, com o ciclista alemão a fazer um ataque muito bem-sucedido, desde a sua fuga, até cortar a linha de chegada, com uma seleção de favoritos, mas onde faltou entendimentos entre eles, não causando diferenças, com Pello Bilbao da Bahrein-Vitorioso, a manter a liderança.

A fuga do dia era composta por onze ciclistas, eram eles, Vadim Pronskiy da AST, Andrey Amador da IGD, Lennard Kamna da BOH, Merhawi Kudus da EFE, James Piccoli da IPT, William Barta da MOV, José Joaquín Rojas da MOV, Jonathan Lastra da CJR, Natnael Tesfazion da DHA, Unai Iribari da EUS e Torstein Træen da UXT, onde chegaram a ter mais de três minutos e cinqueta segundos de avanço do pelotão, que era comandado pela equipas da Bahrain-Victorious.

Ao longo da corrida, e nas subidas, ambos os grupos eram reduzidos, com uma tendência de a diferença ser estável entre os fugitivos e o pelotão, o qual dava a entender o sucesso da fuga.

Entretanto na frente nos últimos cinco quilómetros surgiam diversos ataques, tentando evitar sprints, e depois das diversas tentativas, Lennard Kamna conseguia-se isolar dos restantes ciclistas da fuga, iniciava assim uma pedalada sozinho, sendo o mais forte, e era o primeiro a cortar a meta levantando os braços de vitórias, algo que fez pela segunda vez este ano, depois de ter levantado os braços na última etapa da Volta a Andaluzia, e no final da terceira etapa não existiram diferenças, com Pello Bilbao a manter a camisola de líder do Tour dos Alpes.

Esta quinta-feira realiza-se a quarta etapa entre Villabassa e Kals am Grossglockner, numa distância de 142,4 quilómetros.

“Taça da Europa de triatlo: Matilde e Gustavo de prata em Yenisehir”


Matilde Santos e Gustavo do Canto alcançaram a segunda posição na Taça da Europa Júnior de Yenisehir, Turquia, que se disputou na tarde deste sábado (16 de Abril).

O triatleta português terminou a prova com o mesmo tempo do vencedor, o letão Arturs Liepa, depois de um sprint final de mais de 100 metros. Gustavo do Canto saiu da água entre os primeiros e completou os 20 quilómetros de ciclismo também no grupo dos oito atletas que controlaram a prova. Nos cinco quilómetros de corrida, o triatleta nacional seguiu com o quarteto da frente e disputou o primeiro lugar até ao derradeiro metro. O pódio ficou completo com o húngaro Gyula Kovacs.

Os restantes representantes nacionais terminaram a prova no 10º lugar, caso de João Vaz, e Miguel Catarino em 13º.

Na prova feminina, Matilde Santos integrou o grupo das atletas que perseguiram, desde o primeiro quilómetro de ciclismo, a húngara Marta Kropkó, que saiu isolada da água e acabou por vencer a prova. A triatleta portuguesa chegou à corrida integrada no grupo da frente e fez grande parte do percurso isolada na segunda posição. O pódio ficou completo com o terceiro posto da suíça Noemi Van der Kaaij.

As restantes representantes nacionais terminaram a prova no 9º lugar, caso de Beatriz Pinto, Luana Quaresma em 12º e Catarina Moutinho em 16º.

Todos os resultados e tempos parciais aqui:

https://www.triathlon.org/events/event/2022_europe_triathlon_junior_cup_mercin

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Marta Cavalli vence edição de 2022 da Flèche Wallone feminina”


Por: José Morais

Marta Cavalli da FDJ venceu a edição da Flèche Wallone feminina de 2022, e sucede a Anna van der Breggen, nesta clássica, que consegui corta a linha de chegada com um grande sangue-frio, ao bater Annemiek van Vleuten da Movistar Team, ela fez o impossível, calculou o seu ataque, e não se ficou para trás, diante da ameaça ofensiva da holandesa da Movistar.

Após uma entrega das compatriotas latino-americanas Paula Patiño, Van Vleuten e Arlenis Sierra, que puxavam pelo grupo de favoritas nas subidas mais icónicas, conseguiram deixar para trás algumas, e todas elas tinham dificuldades em seguir as suas pedaladas, as quais não conseguiram responder ao ataque.

Entretanto Marta Cavalli ficava um pouco na sombra, deixando Demi Vollering da SD Works e Liane Lippert da Equipe DSM, tentarem a sua oportunidade, e quando a estrada começou a empinar, ela conseguia chegar à frente e alcançava a sua adversária da Movistar, seguindo sempre na sua roda, deixando a mesma trabalhar e esgotar-se, e faz o ataque, e a 75 metros da linha de chegada, consegue o seu grande triunfo, depois de ter conquistado a Amstel Gold Race, conquista agora a Flèche Wallone 

“João Pereira em quinto na Taça da Europa triatlo de Yenisehir”


Acabou a 18 segundos do vencedor, o marroquino Jawad Abdelmoula

 

Por: Lusa

O português João Pereira foi quinto classificado na Taça da Europa de Yenisehir de triatlo, disputada naquela cidade da Turquia, enquanto Madalena Almeida, em oitavo, foi a melhor na corrida feminina.

Depois do 15.º lugar na Taça da Europa disputada na Quarteira, Faro, no arranque de abril, João Pereira teve uma prestação superior, ao acabar a 18 segundos do vencedor, o marroquino Jawad Abdelmoula.

Abdelmoula encabeçou um top 10 que teve o húngaro Csongor Lehmann em segundo e o alemão Henry Graf em terceiro, com Tiago Fonseca em nono.

Alexandre Nobre foi 38.º classificado, com André Dias em 59.º, fechando o quarteto luso em prova.

Na corrida feminina, Madalena Almeida integrou o top 10 com o oitavo melhor tempo (58.21 minutos), acabando a 54 segundos da vencedora, a alemã Tanja Neubert, com a suíça Nora Gmur em segundo e a polaca Roksana Slupek em terceiro.

Joana Miranda foi 25.ª e Inês Oliveira 31.ª.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com