segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua é a designação oficial da Equipa Continental UCI do Velo Clube do Centro para 2023”


Por: Xavier Silva

No ano em que o Velo Clube do Centro celebra 24 anos de existência, é garantida a continuidade da sua equipa no escalão máximo do ciclismo em Portugal, com algumas novidades relativamente a 2022 no que toca ao naming da equipa. Esta passará a partir do dia 1 de janeiro de 2023 a ter a designação Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua.

O Grupo Tavfer assume-se pelo terceiro ano consecutivo como o primeiro patrocinador da equipa. O Grupo Tavfer é atualmente uma referência em áreas tão distintas como a inspeção de veículos, no comércio e serviços, nos seus vinhos e ainda nos setores de turismo e imobiliário. Agradecemos ao Presidente do Conselho de Administração, Sr. Fernando Tavares Pereira a confiança no projeto, nesta que é uma parceria que se mantém há mais de uma década e que afirma que:

“A fim de dar continuidade a um projeto por nós já apoiado nos últimos anos, vimos aqui deixar as nossas primeiras palavras de apoio, a todas as pessoas responsáveis deste pequeno projeto, mas com grandes pessoas na sua direção assim como os restantes membros ligados a este clube, com uma palavra especial para a Sra. Leonor Silva e seu filho, Xavier, por terem mantido vivo este projeto do Pedro Silva, manter uma equipa de ciclismo no interior deve-se ao seu empenho e dedicação de uma vida.

Deixar aqui bem expresso a minha gratidão, a todas em empresas e Município de Mortágua, que têm apoiado esta iniciativa local, desenvolvendo o desporto nesta região onde quase tudo falta.

Este pequeno, mas Grande Projeto, tem levado o nome de todos os patrocinadores por todo o País, assim como pelo continente europeu e até mais além, dado que o ciclismo está cada vez mais enraizado em mais países pelo mundo fora.

Desejo a continuação do sucesso alcançado nas épocas anteriores, Bom Natal e Grande Ano 2023.”

A marca Ovos Matinados passará a ser o segundo patrocinador da equipa, ocupando uma posição de maior destaque. Para o Presidente do Conselho Administração do Grupo CAC, Sr. Manuel Sobreiro:

“O GRUPO CAC através da sua marca MATINADOS, irá dar continuidade ao apoio financeiro à equipa de ciclismo do Velo Clube do Centro, tendo inclusive aceite o desafio de efetuar um reforço financeiro no apoio para a época de 2023, tendo em conta  os seguintes fatores:

O excelente desempenho desportivo em termos individuais e coletivos na época de 2022.

O cumprimento por parte do clube de todos os objetivos que nos foram apresentados.

O apoio a estruturas desportivas com cariz de interioridade do nosso território.

O contributo que o ciclismo profissional traz para a prática desportiva no geral.

A ligação do clube á formação de atletas jovens.

O sentimento de que os objetivos apontados para a época de 2023, serão plenamente cumpridos.

Em face de tudo isto não temos qualquer dúvida que tendo em conta as qualidades desportivas e humanas, dos dirigentes do Clube, do seu Diretor desportivo, treinador, assim como dos atletas, estão criadas as condições para que seja realize mais uma excelente época.”

O Município de Mortágua, que nos acompanha desde o primeiro dia destes quase 24 anos de existência, é um pilar essencial de todo este projeto. Agradecemos ao Dr. Ricardo Pardal, presidente da Câmara Municipal de Mortágua a continuidade da confiança neste projeto, assumida desde o primeiro momento, que se expressa da seguinte forma:

“Em nome do Município, gostaria de expressar a satisfação e alegria por o Velo Clube do Centro manter a sua equipa com o estatuto de Equipa Continental UCI, o escalão máximo do ciclismo português, o que acontece pelo sexto ano consecutivo. Penso que expresso também o sentimento da comunidade Mortaguense, que nos últimos anos, de uma forma especial, tem partilhado a emoção e o orgulho de ver o nome de Mortágua associado a importantes conquistas individuais e coletivas do Clube.

Este é um projeto que impulsiona o nome de Mortágua e as gentes de Mortágua. É para nós um orgulho continuar esta ligação com o Velo Clube do Centro, como um parceiro, apoiando o desenvolvimento do seu projeto desportivo.

Alicerçado num projeto de profissionalismo, competência e rigor, e numa grande aposta na juventude, o Velo Clube do Centro, através da sua equipa de ciclismo, tem dado um forte contributo na promoção e dignificação do nome e da imagem do concelho a nível nacional.

Estando para breve o início da nova época desportiva, aproveito para expressar votos do maior sucesso ao Velo Clube do Centro, a toda a equipa, ao staff, ao Diretor Desportivo Gustavo Veloso, dando continuidade aos excelentes resultados alcançados na época transata e homenageando a memória do mentor do projeto, Pedro Silva, em cada etapa, em cada vitória.

Desejo uma excelente época desportiva!”

Numa altura em que é conhecido o plantel da equipa e respetivo Staff na sua totalidade para a Temporada 2023, serão apresentados os restantes patrocinadores nos dias seguintes.

 

Acerca do Grupo Tavfer

 

O Grupo Tavfer é atualmente uma referência em áreas tão distintas como a inspeção De veículos, no comércio e serviços, nos seus vinhos e ainda nos setores de turismo e imobiliário. Visite em: https://www.tavfer.com/

 

Acerca dos Ovos Matinados:

 

Uma marca do Grupo CAC (Cooperativa de Avicultores do Centro CRL), os Ovos Matinados são ovos de galinhas criadas ao ar livre, as mais felizes de Portugal. A sua alimentação é altamente controlada, à base de produtos naturais e de um suplemento nutritivo, constituído por milho, girassol, soja e luzerna. Visite em: https://www.matinados.com/

 

Acerca do Município de Mortágua:

 

Município de Mortágua. Visite em: https://www.cm-mortagua.pt/

Fonte: Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“UCI confirma 18 equipas do World Tour com a Tudor, de Ricardo Scheidecker, no segundo escalão”


Há sete portugueses que vão competir no primeiro escalão

 

Por: Lusa

Foto: AFP or licensors

A União Ciclista Internacional (UCI) confirmou esta segunda-feira as 18 equipas do primeiro escalão (WorldvTour) e outras tantas do segundo (ProTeam), entre as quais a Tudor, do português Ricardo Scheidecker, e as despromovidas Uno-X Pro, Israel-Premier Tech e Lotto-Dstny.

Em comunicado, o organismo que rege o ciclismo mundial aceitou o registo de 18 formações WorldTour, entre as quais a UAE Emirates, de João Almeida, Ivo Oliveira e Rui Oliveira, a Movistar, de Nelson Oliveira e Rúben Guerreiro, a Cofidis, de André Carvalho, e a Intermarché-Circus-Wanty, de Rui Costa.

A UCI detalha que as candidaturas ao principal escalão foram superiores ao número de licenças disponíveis, pelo que foi tido em conta o critério desportivo, relegando, então à segunda divisão, as equipas Uno-X Pro, Israel-Premier Tech e Lotto-Dstny.

Estas juntam-se a 15 outras aceites no escalão ProTeam, entre as quais quatro estreantes, nas quais se inclui a Tudor, do suíço Fabian Cancellara, e que conta com o luso Ricardo Scheidecker como diretor do departamento desportivo, a neozelandesa Bolton Equities, a suíça Q36.5 e a italiana Corratec. Excluída desta lista foi a candidatura da francesa Paris Cycling City.

No setor feminino, a UCI atribuiu 15 licenças para o principal escalão.

Fonte: Record on-line

“Daniel Freitas suspenso por três anos”


Na sequência da rusga feita dois dias antes da Volta a Portugal

 

Por: Record

Foto: Federação Portuguesa Ciclismo

Daniel Freitas, de 31 anos, é o mais recente ciclista a ser suspenso pela ADoP, tendo sido castigado por três anos, tal como já tinham sido seis corredores da W52-FC Porto.

O ciclista da Rádio Popular-Boavista sofreu uma redução de um ano na suspensão por ter confessado a violação das normais antidopagem (posse de método proibido), de acordo com nota da ADoP publicada no seu site.

Daniel Freitas foi um dos envolvidos na rusga feita pela Polícia Judiciária dois dias antes do início da Volta a Portugal, facto que não permitiu ao ciclista alinhar na corrida.

Este processo surge ligado à Operação Prova Limpa, que incidiu sobretudo sobre a equipa da W52-FC Porto e que já suspendeu sete ciclistas, sendo que João Rodrigues foi o que levou a pena mais pesada, sete anos, também devido a irregularidades no Passaporte Biológico.

O algarvio, tal como Ricardo Vilela, Daniel Mestre, José Neves, Samuel Caldeira, Rui Vinhas e Ricardo Vilela também confessaram delito, pelo que viram igualmente as suas penas reduzidas, no caso destes últimos de quatro para três anos.

Fonte: Record on-line

“Academia Joaquim Agostinho / UDO Jaime Ambrósio de Prata na Taça de Portugal”


Texto: AfterTwo //works

Fotos: Cristina Figueira e Federação Portuguesa Ciclismo

O ciclista Jaime Ambrósio conquistou a medalha de prata na taça de Portugal de pista depois de disputada a 3ª e última prova da competição este domingo 11 de dezembro no Velódromo Nacional em Sangalhos.

O master 60 da Academia Joaquim Agostinho / UDO terminou na segunda posição da geral final da disciplina de "eliminação" com os mesmos 68 pontos do vencedor, mas o facto de João Pinto do Boavista ter vencido uma das 3 provas, foi determinante para desempatar e garantir a vitória.

Jaime Ambrósio, que havia sido 2º na primeira prova, voltou a alcançar a mesma posição na 2ª jornada realizada este sábado, mas no dia seguinte não foi além do 3º posto na derradeira jornada da competição.

Num fim-de-semana recheado de competição no Velódromo Nacional, o ciclista torriense participou também em "scratch", tendo alcançado a 4ª posição nas 2ª e 3ª provas da Taça de Portugal da disciplina.

Com estes resultados, Jaime Ambrósio conclui no mesmo 4º lugar da classificação geral final na categoria M60 da taça 2022. O ciclista da Academia torriense voltará à ação a 15 de janeiro para disputar os campeonatos nacionais que também terão lugar no velódromo de Sangalhos.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho / UDO




“3.ª Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa Velódromo de Sangalhos 2º dia”


Marta Carvalho com dupla vitória no encerramento da Taça de Portugal

 

Por: Ana Nunes

A edição de 2022 da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa chegou ao fim, com a entrega dos títulos aos vencedores da competição no Velódromo de Sangalhos. Entre os juniores, esteve em destaque Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) que venceu o scratch e a corrida por pontos.

Depois de ter deixado claro que tinha capacidade para permanecer na liderança do ranking da Taça, Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) conseguiu sair duplamente vencedora desta edição da competição. A corredora venceu a corrida de scratch, garantindo a vitória geral nesta disciplina. Já na corrida por pontos, acabaria por ser Vanessa Montrichard (Cantanhede Cycling/VESAM) a mais forte no dia de hoje. Somou 43 pontos, apenas mais um do que Marta Carvalho que conquistou também a geral nesta disciplina.

No setor masculino foi João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) a estar em destaque. O corredor venceu com autoridade a prova de scratch disputada hoje no Velódromo de Sangalhos, em Anadia. No entanto, o vencedor da Taça nesta disciplina foi Francisco Silvestre (ACD Milharado/DriveonHolidays). A corrida por pontos foi também dominada de início ao fim por João Martins, que garantiu a vitória da Taça após ter vencido todos os sprints pontuáveis.

Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) foi soberana na categoria de cadetes, triunfando em ambas as provas disputadas, superiorizando-se a Daniela Simão (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) e Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela/ADRT) na geral da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa.

No setor masculino desta mesma categoria, Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) foi o mais forte na prova de scratch, mas na geral foi David Ferreira (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) a levar a melhor. Na corrida por pontos ganhou Dinis Martinz (Ecosprint/Nutea), mas a geral ficaria entregue a Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact).


Na categoria mais jovem em competição, os juvenis, houve dois atletas a bisar nos respetivos setores, feminino e masculino. Entre as raparigas foi Maria Coimbra (Azuribike Mangualde Team) a grande vencedora, levando consigo a vitória nos 500 metros contrarrelógio e no scratch. Relativamente aos rapazes foi Guilherme Ribeiro (Academia de Ciclismo de Paredes) a alcançar o primeiro lugar da geral em ambas as disciplinas.

Tanto na categoria de elite amador como na de masters 30 houve domínio de um só atleta. José Afonso (Fontinhas Activa/Promotora) conquistou a Taça na disciplina de scratch e eliminação, entre os elites amadores, com Gonçalo Santos (Vulcal/Centro Ciclista do Centro) a alcançar a mesma proeza em masters 30.

Nas restantes categorias de veteranos reinou o equilíbrio. Miguel Agreda (Master de Louriña) venceu a eliminação em masters 40 e Rui Guerreiro (Despertar Sporting Clube) o scratch. Já em masters 50, o scratch foi ganho por Manuel Rodrigues (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) e a eliminação por Celso Valente (Individual). Em masters 60, Carlos Martins (Centro Ciclismo de Loulé) venceu o scratch e João Pinto (Boavista/Servigas/Nast) a eliminação.

As masters femininas tiveram vencedoras diferentes nas duas provas disputadas, com Orieta Oliveira (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) a vencer o scratch e Andreia Guerreiro (Centro Ciclismo de Loulé) a ser melhor na corrida de eliminação.

No paraciclismo, André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi), classe D, Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), classe C2, Cláudio Carvalho (Individual), classe C4, e Manuel Ferreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), classe C5, foram os vencedores da Taça nas disciplinas de perseguição individual e 500 metros.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com