sexta-feira, 13 de agosto de 2021

“Volta a Portugal/9ª Etapa - Dia 10”


14 de Agosto Boticas – Mondim de Bastos/Srª da Graça 145.5 quilómetros

 

Por: José Morais

Fotos: Podium

E agora, de dia para dia, a Camisola Amarela tem mudado, e esta sexta-feira não fugiu à regra, a dois dias do final da Volta, trudo está em aberto, e pergunta-se, quem será o vencedor da edição deste ano.

Este sábado em mais uma etapa Rainha, Amaro Antunes da W52-FC Porto, vai sair de Amarelo, ele que foi o vencedor de 2020, será que este ano vai fazer a mesma façanha, será que consegue chegar ao alto da Senhora da Graça e ficar com a Amarela vestida, e decidir o vencedor da Volta, ou teremos de esperar por Viseu para ver quem será o vencedor da edição de 2021, vamos aguardar, e aqui fica a apresentação da 9ª etapa.


A um dia de terminar a 82ª Volta a Portugal em Bicicleta, pode ser na 9ª etapa que defina já o vencedor desta edição, é uma etapa curta com poucos quilómetros, mas com muitas dificuldades e mais uma vez propicia aos trepadores, com o pelotão a percorrer a região do Barroso.

A partida está marcada para as 13:10 em Boticas, e a caravana a chegar pelas 17:17 em Mondim de Bastos, no alto da Srª da Graça, a segunda etapa Rainha desta edição, mas antes de terminarem a etapa, os ciclistas vão passar por, Vidago, Pedras Salgadas, Vila Real, Torgueda, Campeã, Mondim de Bastos.

 Mas nesta que é a mais curta etapa, os corredores vão ter muitas dificuldades, podem contar com três Metas Volantes, a primeira ao km 25,9 em Pedras Salgadas, ao km 58,8 em Vila Real, e ao km 133,8 em Mondim de Bastos, mas a parte mais difícil, vão ser as cinco contagens de Prémio de Montanha, a 1ª ao km 21,1 de 4ª categoria em Sabroso de Aguiar, a 2ª ao km 70,8 de 3ª categoria em Torgueda,  a 3ª ao km 80,5 de 4ª categoria em Velão, a 4ª ao km 101,2 de 1ª categoria, e a última ao km 145,5 de 1ª categoria no alto da Srª da Graça, a tão carismática subida,  rodeada das belas paisagens do Parque Natural do Alvão, que coincide com a meta de chegada

“Taça de Portugal de BTT XCM em Melgaço”


Melgaço acolhe no próximo dia 3 de outubro a quinta Maratona de BTT, última etapa da Taça de Portugal de XCM e Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço.

No "destino de natureza mais radical de Portugal", a 5ª Maratona de Melgaço prevê a inscrição nas habituais categorias de competição e CPT, sendo o derradeiro evento oficial de BTT a realizar no Minho em 2021.

A prova será organizada em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo. A Maratona é promovida em conjunto pela Associação Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport, estando prevista para breve a abertura de inscrições em www.fpciclismo.pt.


O Município mais a Norte de Portugal - que acolheu em 2018, com assinalável êxito organizativo, o Campeonato Nacional de Maratonas, entre outras competições de ciclismo – receberá a última e decisiva etapa da Taça de Portugal de Maratonas e, simultaneamente, a prova de atribuição dos títulos do Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço.

Por entre trilhos e caminhos rurais, a Maratona de BTT de Melgaço continua a assumir-se como uma excelente oportunidade para os atletas descobrirem Melgaço através de uma iniciativa que se afirmou como um evento de referência que contribui para a promoção da prática desportiva e que corresponde ao crescente interesse por atividades de BTT. A Maratona visa igualmente potenciar Melgaço a vários níveis, entre os quais a gastronomia, cultura, história, costumes, desporto de Natureza.

Fonte:  ACM - Associação de Ciclismo do Minho




“Visitas guiadas ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho”


Durante o mês de agosto, o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho irá promover visitas guiadas que darão a conhecer este novo equipamento cultural.

As visitas decorrem ao domingo, estando previstas para os dias 15, 22 e 29 de agosto. A cada domingo irão decorrer cinco visitas (às 11h00, 12h00, 14h00, 15h00 e 16h00), cada uma com cerca de 45 minutos.

As visitas serão orientadas por Daniela Salazar e Rita Agostinho. A participação é gratuita, à semelhança do que acontece com as entradas no equipamento: durante o mês de agosto, o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho é de entrada gratuita.

Recorde-se que o Museu abriu no passado dia 5 de agosto, no mesmo dia em que a primeira etapa em linha da Volta a Portugal em Bicicleta teve início junto ao equipamento.

O Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho assume-se como um elemento de preservação da memória do ciclista torriense Joaquim Agostinho e de promoção do ciclismo enquanto prática desportiva e social, pretendendo ser um observatório permanente e uma estrutura de mediação cultural para investigar, conservar, interpretar, divulgar e valorizar os testemunhos materiais e imateriais mais relevantes da história do ciclismo, do uso da bicicleta e da memória e identidade da comunidade ciclística.


O novo espaço cultural encontra-se no Bairro Arenes, no edifício que chegou a albergar o antigo refeitório da Casa Hipólito.

 

Agenda

15 agosto 2021 | domingo

Visita guiada ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho

No dia 15 de agosto, o Museu do Ciclismo Joaquim agostinho irá realizar um conjunto de visitas guiadas.  Cada visita terá a duração de 45 minutos. Orientação: Daniela Salazar (...)

 

22 agosto 2021 | domingo

Visita guiada ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho

No dia 22 de agosto, o Museu do Ciclismo Joaquim agostinho irá realizar um conjunto de visitas guiadas.  Cada visita terá a duração de 45 minutos. Orientação: Daniela Salazar (...)

 

29 agosto 2021 | domingo

Visita guiada ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho

No dia 29 de agosto, o Museu do Ciclismo Joaquim agostinho irá realizar um conjunto de visitas guiadas.  Cada visita terá a duração de 45 minutos. Orientação: Rita Agostinho (...)

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras.

“Rui Vinhas: «Fico um bocadinho triste de não estar na Volta, mas compreendo a situação»”


Ciclista da W52-FC Porto confessou ficar "bastante nervoso" por assistir à prova na televisão

 

 Por: Lusa

Foto: Instagram Rui Vinhas

Rui Vinhas está a pedalar por fora na 82.ª Volta a Portugal, confessando ficar "bastante nervoso" ao assistir às incidências da corrida a partir da televisão, por não poder ajudar os seus companheiros da W52-FC Porto.

Não é inédito, mas quase: na última década, esta é a apenas a terceira vez que o dragão falha a prova que ganhou em 2016. Por isso, Rui Vinhas juntou-se ao campeão nacional de fundo, José Neves, os dois muniram-se de bicicleta e equipamento e, nas etapas mais importantes, como a da Torre, ou nas mais perto de casa, lá estão eles a apoiar os seus colegas.

"Fico um bocadinho triste de não estar na Volta, mas compreendo a situação. Somos uma equipa com bastante qualidade, em que temos vários atletas fortes. Eu, juntamente com o José Neves, competi muito durante o ano e, se calhar, ia acusar fadiga na Volta. Compreendo a decisão do diretor e acho que escolheu a melhor equipa para esta edição", reconhece, em declarações à agência Lusa.

Momentos antes, Vinhas, equipado a rigor e a observar o autocarro da W52-FC Porto do lado de fora da bolha da Volta a Portugal, brincava que, se o deixassem, entraria já hoje na corrida que lhe "diz muito".

"Todos os portugueses querem estar presentes [na Volta]. Tenho de encarar a ausência da melhor forma e trabalhar para o que ainda falta da temporada", reforça.

O campeão de 2016 assume que fica "bastante nervoso" ao ver a competitividade entre os seus colegas e outras equipas, "que estão muito fortes", referindo-se implicitamente à Efapel, que já venceu quatro etapas e lidera a 82.ª edição com Rafael Reis.

"É um sentimento diferente, mas sofro tanto na estrada como no sofá. Mas em casa sofre-se bastante, porque conseguimos ver todos os pormenores da corrida, o que não acontece na estrada. Em casa, vemos algumas decisões e alguns erros que se cometem e ficamos muito mais ansiosos, à espera que termine da melhor forma. E custa bastante. Uma pessoa gosta de ganhar, como é obvio, e enerva-se sempre um bocadinho", revela.

Dominadora absoluta das últimas oito edições, a estrutura da W52-FC Porto está este ano a enfrentar sérias dificuldades para impor a sua lei - Amaro Antunes é terceiro na geral, a 33 segundos de Reis, e a equipa ainda não venceu qualquer etapa, mas, para Vinhas, revalidar o título "não está difícil".

"Os adversários estão melhores. Este ano a corrida está mais em aberto, mas acho que há fortes probabilidades de conseguirmos a vitória ainda", defende.

Para o ciclista de 34 anos, o uruguaio Mauricio Moreira, 10.º da geral a 01.29 minutos da amarela, é o adversário que "está a mostrar uma grande capacidade física".

"Também temos ali o Fred [Figueiredo], que está bem posicionado. Eles [Efapel] também têm uma equipa de trabalho bastante forte, mas acho que nós estamos no mesmo patamar deles e está tudo em aberto. Acredito que a nossa equipa vai surpreender um dia", prevê.

Incentivado a dizer quem subirá ao pódio no domingo, em Viseu, como vencedor da 82.ª Volta a Portugal, Vinhas escolhe a via politicamente correta, sem eleger um nome.

"Se puder optar por dois... ou três... temos o João [Rodrigues], o Amaro [Antunes] e o Joni Brandão, mas também há o Abner [González] e o Mauricio, que estão em excelente forma", enumera.

Fonte: Record on-line

“Amaro Antunes: «Se calhar, em Viseu vamos dizer porque fizemos aquilo...»”


Camisola amarela sublinha que Volta a Portugal "tem sido algo desgastante para todos"

 

Por: Record com Lusa

Foto: Lusa

Amaro Antunes (W52-FC Porto) é o novo camisola amarela da Volta a Portugal. O vencedor das edições de 2017 e 2020 ganhou tempo à concorrência na 8.ª etapa, que esta sexta-feira terminou no alto da Serra do Larouco e foi ganha pelo norte-americano Kyle Murphy (Rally Cycling), a bisar nesta 82.ª edição - já havia vencido a 2.ª etapa. No final da etapa não escondeu ter alcançado o objetivo e o desgaste que tem havido nesta edição da prova

Tensão com Joni Brandão: "Isso não foi verdade. Passámos a meta e falámos da situação de corrida, nada mais".

Camisola amarela: "Era o objetivo. Foi com esse objetivo que eu e a equipa viemos para a Volta a Portugal. Esta camisola, tenho vindo a dizer, dá uma força extra e, de facto, cheguei lá. Tenho-a em minha posse. A equipa hoje mostrou o verdadeiro ADN do FC Porto, fizemos uma corrida, na minha opinião, perfeita. Estamos na frente, estamos de amarelo e faltam dois dias duros, mas que iremos encarar com bastante foco e muito querer".

Críticas: "É normal, são situações que acontecem. Esta equipa habituou os adeptos a estar sempre na frente. Este ano, a corrida tem sido algo descontrolada no sentido do camisola amarela, porque da nossa parte temos as coisas bem definidas. Ainda ontem [quinta-feira] saímos com uma estratégia e, se calhar, em Viseu vamos dizer porque fizemos aquilo. Ou seja, as coisas vão acontecendo. Esta Volta tem sido algo desgastante para todos, mas penso que a nossa estratégia está a começar a dar os frutos. O objetivo só termina em Viseu e esperamos que em Viseu possamos erguer os braços com esta camisola".

Contrarrelógio: "Se analisarmos as coisas, o contrarrelógio no final da Volta muda muito [na geral]. Se formos ver o ano passado, o tempo foi idêntico, o [Alejandro] Marque não me ganhou tempo. Inclusive, em 2017, [no contrarrelógio de Viseu] os tempos também foram muito parecidos".

Fonte: Record on-line

“EFAPEL prossegue na luta da Volta a Portugal”


Disputou-se hoje a 8.ª Etapa da 82.ª Volta a Portugal, que trouxe nova mudança na liderança. Concluídos os 160,7 km que ligaram Bragança ao alto da Serra do Larouco, em Montalegre, Mauricio Moreira chegou em 6.º lugar e Frederico Figueiredo em 9.º. Contas feitas, Frederico é 3.º e o uruguaio 4.º na Geral Individual, a 18 e 50 segundos, respetivamente, do novo Camisola Amarela: Amaro Antunes (W52-FC Porto). Rafael Reis mantém-se no comando da Geral por Pontos tal como a Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, na Geral por Equipas.

A fuga do dia formou-se aos 24 km e chegou a contar 18 homens, que não atingiram os 5 minutos de vantagem, com a EFAPEL ao comando do pelotão. Na montanha de 1.ª categoria em Torneiros, o pelotão fragmentou-se por completo, ficando um grupo reduzido que juntou alguns dos candidatos à Geral, onde estavam Frederico Figueiredo, Maurico Moreira e António Carvalho.

Kyle Murphy (Rally Cycling), um dos homens da fuga, que seguia na frente da corrida, atacou nos últimos 4 km e venceu isolado. Todas as atenções estavam agora no grupo que disputava a Geral, onde Jóni Brandão (W52-FC Porto) atacou, mas Frederico Figueiredo e Maurício Moreira agarraram-no. Explosivo, o uruguaio da EFAPEL disparou e ganhou 4 segundos aos adversários. A Camisola Amarela transitou de Rafael Reis para Amaro Antunes. Mas tudo permanece em aberto.


Para Frederico Figueiredo tem sido uma luta “engraçada. Esta Volta a Portugal está a ser muito bem disputada e isso é bom para o espetáculo e para o desporto, as audiências falam por si. Hoje mais uma vez houve mudança de líder, mas continuamos na luta e vamos dar tudo para as coisas correrem de feição para a EFAPEL. Amanhã vamos jogar forte e esperemos que corra bem, caso contrário sabemos que já fizemos uma Volta a Portugal muito bonita”.

“Foi uma etapa dura e muito rápida, com muito calor, que faz com que o esforço seja maior, mas as coisas acabaram por terminar bem”, adiantou Mauricio Moreira. Rafael Reis perdeu a Amarela, “mas sem dúvida que está a ser uma Volta a Portugal incrível e ainda há muito para lutar. Amanhã é um dia importante para a Geral, mas acredito na equipa, estão todos bem e continua tudo em aberto”.


Também para Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, “foi uma boa etapa, muito bem disputada, onde os objetivos da Equipa foram cumpridos. Falta mais uma etapa decisiva, amanhã e vamos aguardar pelo que vai suceder”.

Este sábado, penúltimo dia de Volta a Portugal, disputa-se a 9.ª Etapa. Será uma viagem de 145,5 km entre Boticas e Mondim de Basto, com dois Prémios de Montanha de 1.ª categoria, o último deles na tão carismática subida à Senhora da Graça, rodeado pelas belas paisagens do Parque Natural do Alvão e coincidente com a meta.


 

CLASSIFICAÇÕES:

82.ª VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

8.ª ETAPA: Bragança - Montalegre (Serra do Larouco)» 160,7 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 8.ª ETAPA

 

1.º Kyle Murphy (Rally Cycling), 04h12m06s

2.º José Félix Parra (Equipo Kern Pharma), a 13s

3.º Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO), a 25s

6.º Mauricio Moreira (EFAPEL), a 01m10s

9.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), a 01m14s

16.º António Carvalho (EFAPEL), a 02m10s

21.º Javier Moreno (EFAPEL), a 06m24s

25.º André Cardoso (EFAPEL), a 06m34s

35.º Rafael Reis (EFAPEL), a 11m47s

74.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 31m13s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 8.ª ETAPA)

 

1.º Amaro Antunes (W52-FC Porto), 35h25m41s

2.º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), a 14s

3.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), a 18s

4.º Mauricio Moreira (EFAPEL), a 50s

9.º António Carvalho (EFAPEL), a 02m15s

14.º Javier Moreno (EFAPEL), a 05m11s

20.º Rafael Reis (EFAPEL), a 09m58s

34.º André Cardoso (EFAPEL), a 46m58s

61.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 01h39m06s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª EFAPEL, 106h02m06s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Rafael Reis (EFAPEL), 118 Pontos

16.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 24 Pontos

23.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 20 Pontos

36.º Luís Mendonça (EFAPEL), 9 Pontos

40.º Javier Moreno (EFAPEL), 8 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – BOLINHAS

 

1.º Bruno Silva (Antarte-Feirense), 46 Pontos

5.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 28 Pontos

7.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 27 Pontos

20.º Rafael Reis (EFAPEL), 11 Pontos

28.º Javier Moreno (EFAPEL), 4 Pontos

30.º Luís Mendonça (EFAPEL), 4 Pontos

32.º António Carvalho (EFAPEL), 3 Pontos

Fonte: Efapel

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Gaspar Gonçalves 4º no Alto do Larouco num dia em que Tiago Antunes voltou aos 10 primeiros da Geral”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua concluiu hoje a sua participação na 8ª etapa desta Volta a Portugal, 161,3 quilómetros entre Bragança e o Alto da Serra do Larouco. Mais um dia positivo para a equipa onde Gaspar Gonçalves e Tiago Antunes estiveram na fuga do dia que viria a vingar. Gaspar foi o 4º na etapa e Tiago Antunes voltou a reentrar nos 10 primeiros da Classificação Geral.


A fuga deu-se ao quilómetro 24 e foi engrossando até somar 18 unidades. Conseguimos colocar duas unidades nesta fuga, Gaspar Gonçalves e Tiago Antunes e em que tínhamos aspirações à vitória de etapa. Este grupo rolou sempre em boa velocidade e chegou a atingir uma vantagem máxima de 4m30s. À passagem pela montanha mais dura do dia em Torneiros o grupo ficou mais reduzido, com cerca de 10 unidades, e tanto Gaspar Gonçalves como Tiago Antunes permaneciam na frente com grandes possibilidades de discutir a vitória entre si.


Gaspar Gonçalves fez um trabalho incansável na frente para que o ritmo fosse sempre alto e para desgastar os adversários. Esse trabalho foi notório até à entrada dos últimos 3 quilómetros, momento onde começaram a surgir os ataques na frente da corrida. Aí Tiago Antunes tentou reagir, mas acabou por ceder alguns metros para o corredor da Rally que viria a vencer a etapa. Gaspar Gonçalves mesmo após o trabalho que realizou ainda conseguiu resistir às dificuldades e arrancou um brilhante 4º lugar na etapa, o seu melhor resultado de sempre em etapas da Volta a Portugal.


Esforço incansável dos nossos corredores na fuga que dignificaram muito as cores, foram falados, lutaram, mas que infelizmente não foi possível obter a tão desejada vitória de etapa. No final da etapa Gaspar Gonçalves afirmava que “Estávamos numa boa posição para discutir a vitória de etapa, trabalhamos muito e no final consegui terminar em 4º e o Tiago entrou para os 10 primeiros da Geral. Um dia positivo em que deixamos tudo na estrada!”.


Joaquim Silva, por muito pouco que não resistiu às dificuldades no grupo dos favoritos e acabou por perder o contacto mesmo no final da subida de Torneiros. Com isto, acabou por perder algum tempo, o que fez com que saísse dos 10 primeiros da Classificação Geral.

A nona etapa, marcada para este sábado, será novamente importante nas contas da geral. Pode mesmo ser vista como a etapa-rainha da prova. Irá levar a caravana de Boticas até ao alto do Monte Farinha, popularizado como Senhora da Graça, em Mondim de Basto. A viagem tem 145,5 quilómetros e conta com dois prémios de montanha de terceira categoria, um de terceira e dois de primeira. Estes prometem ser determinantes. O primeiro aparece ao quilómetro 101,2, no Barreiro, a subida que marcou a Volta a Portugal de 2020.


 

Classificação Etapa

Bragança – Serra do Larouco: 161,2 Kms

 

1.º Kyle Murphy (Rally Cycling), 4h12m06s

4.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 54s 12.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m20s 31.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 7m59s 47.º Pedro Pinto (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 20m25s 73.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 28m15s 88.º Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 34m17s


 

Classificação Geral

 

1.º Amaro Antunes (W52/FC Porto), 35h25m41s

10.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 2m33s 19.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 7m33s

22.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 13m26s 63.º Pedro Pinto (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1h40m33s 64.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1h40m41s 88.º Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), 2h49m49s


 

Classificação Geral por Equipas

 

1.º Efapel, 106h02m06s

5.º Tavfer-Measindot-Mortágua, a 31m29s

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

“W52 – FC Porto/Amaro Antunes de Amarelo no Larouco”


A oitava etapa com 160 quilómetros de ligação entre Bragança e o Alto do Larouco em Montalegre viu nova mudança de líder na prova. Amaro Antunes que chegou em decimo na etapa, mas viu os adversários perderem tempo conquistando assim no final a camisola de líder.

A fuga da etapa formou-se aos 25 quilómetros com 18 homens alguns do Top20 que poderiam reentrar nas contas finais.

O pelotão comandava a equipa do líder sem dar muito tempo á fuga. Enquanto na fuga se discutiam os pontos das Metas Volantes e Montanha, no pelotão só houve mudanças a 40 quilómetros para a meta.

Passamos para o comando, atacamos com a equipa toda na subida para o Prémio de Montanha de 1ª categoria em Torneiros.

O pelotão passou a ter apenas os principais homens da Geral. Ficamos apenas com João Rodrigues que fez toda a ligação entre os Prémios de Montanha na frente, Joni Brandão e Amaro Antunes.

Já na subida final foi o fim de trabalho do João rodrigues ficando Joni Brandão e Amaro Antunes para os quilómetros finais da subida e etapa.

Enquanto isto no grupo da frente atacava Kyle Murphy (Rally Cycling) e conseguia a vitória com o tempo de 4h12m06.

O grupo da Geral que ficou reduzido a 4 unidades com o trabalho de Joni Brandão que cortou a meta em 8º e Amaro Antunes em 10º.

Amaro Antunes passou a liderar a prova, tendo, no entanto, perdido alguns segundos para alguns adversários diretos, tem neste momento Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 14 segundos e Frederico Figueiredo (Efapel) a 18.

Amanhã etapa com partida em Boticas e chegada a Mondim de Basto na mítica chegada à Senhora da Graça, já apelidada da chegada (da festa) dos adeptos do ciclismo.

E assim esperamos, sempre com o máximo de segurança, que os adeptos do ciclismo possam celebrar esta modalidade. E que nos façam chegar toda a força no dia que Amaro vai de Amarelo.

           

Classificação Etapa

 

8º Joni Brandão +1m14

10º Amaro Antunes +1m16

18º João Rodrigues +2m59

22º Ricardo Vilela +6m24

36º Ricardo Mestre +11m47

59º Samuel Caldeira +26m45

60º Daniel Mestre +26m45

 

Geral Individual após 8ª etapa

 

1º Amaro Antunes 35h25m41

6º Joni Brandão +58s

11º João Rodrigues +3m17

15º Ricardo Vilela +5m51

24º Ricardo Mestre +18m47

49º Daniel Mestre +1h16m24

51º Samuel Caldeira +1h18m20

 

Geral Equipas

 

2º W52 – FC Porto +9m1

 

Geral Combinado

 

1º Amaro Antunes

3º Joni Brandão

Fonte: W52 – FC Porto

“João Almeida segura amarela na Volta à Polónia antes do contrarrelógio”


Ciclista português lidera com 2 segundos de vantagem sobre Matej Mohoric

 

Por: André Antunes Pereira

Foto: Reuters

João Almeida segurou esta sexta-feira a camisola amarela na Volta à Polónia, o ciclista português, da Deceuninck-Quickstep, foi quarto classificado na 5.ª etapa, ganha pelo alemão Nikias Arndt (DSM), mas viu a vantagem na liderança diminuir de 8 para 2 segundos face a Matej Mohoric (Bahrain-Victorious), que hoje foi o segundo a cruzar a meta e recebeu 6 segundos de bonificação. No terceiro lugar da geral está o italiano Diego Ulissi (UAE-Emirates), a 14 segundos do português.

Amanhã, sexto e penúltimo dia, disputa-se um contrarrelógio individual de 19 km em Katowice. João Almeida, que já venceu duas etapas, é um dos grandes favoritos à vitória no ‘crono’ e pode deixar tudo praticamente resolvido para, no domingo, confirmar a vitória final na Volta à Polónia.

Fonte: Record on-line

“82ª Volta a Portugal Santander Subida à Serra do Larouco, em Montalegre, revela nova Camisola Amarela”


Tentou, tentou e na 8ª etapa, a antepenúltima, Amaro Antunes chegou à tão desejada liderança da Volta. Na luta muito particular entre W52-FC Porto e Efapel, desta vez foram os azuis a terem sucesso no ataque ao primeiro andar sendo que, mais uma vez, a fuga decidiu o vencedor na etapa. No topo da Serra do Larouco, esta sexta-feira 13, viu-se mais uma vitória de Kyle Murphy (Rally Cycling), mas a luta pela Camisola Amarela Santander remeteu o triunfo do norte americano para segundo plano.

A tirada, iniciada em Bragança, acabou por se discutir em dois grupos. Na fuga, estiveram ciclistas que não estavam muito atrasados na classificação como Henrique Casimiro (Kelly/Simoldes/UDO) e Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), ambos à procura de um top 10 nesta 82ª Volta a Portugal Santander, objetivo que conseguiram na chegada a Montalegre. Subiram à quinta e à decima posição respetivamente.

No pelotão, Efapel e W52-FC Porto jogavam para o primeiro lugar, com a Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel sem desistir de ter Alejandro Marque na luta.

A cerca de 40 quilómetros da meta, na primeira categoria que antecedeu a Serra do Larouco, Rafael Reis, o homem que saiu de amarelo de Bragança confirmou que estes terrenos tão íngremes não são para ele e ficou irremediavelmente para trás.  Formou-se um grupo bem interessante: Amaro Antunes, Joni Brandão e João Rodrigues (W52-FC Porto), António Carvalho, Frederico Figueiredo e Mauricio Moreira (Efapel), Abner González (Movistar) e Alejandro Marque (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel) que contou com a ajuda de Alvaro Trueba. Ou seja, todos os que têm mostrado querer e/ou poder ganhar a Volta estavam lá.

Apesar da aproximação à frente da corrida no Larouco, não era o principal objetivo deste grupo discutir a etapa. A liderança estava à mão, nas vésperas de se subir a Senhora da Graça, com a Volta a terminar domingo, 15 de agosto, em Viseu. Numa Serra do Larouco que este ano presenteou a caravana com muito sol e muito calor, Joni Brandão deu o mote no ataque a dois quilómetros da chegada, o que partiu o grupo. Amaro seguiu com o colega de equipa, enquanto na Efapel, Mauricio Moreira e Frederico Figueiredo não descolaram e Marque não ficou longe.

O algarvio Amaro passou para a frente da classificação, agora com 14 segundos de vantagem para o espanhol. A corrida termina com um contrarrelógio, pelo que a Senhora da Graça tem

 

importância acrescida para quem não é tão forte nesta especialidade. Frederico Figueiredo ficou a 18 segundos, Moreira a 50 segundos, Casimiro a 57 e Brandão a 58.


"Hoje mostrámos o verdadeiro ADN desta equipa. Foram todos incansáveis em busca da camisola amarela. Amanhã (este sábado, 14 de agosto) será mais uma batalha e em Viseu será outra. Nós como equipa temos as coisas bem definidas e queremos vencer esta Volta a Portugal", afirmou o novo líder. Sobre as duas tiradas que faltam, afirmou que todas vão ser decisivas. “Tudo faremos para, se possível, alargar a vantagem [na Senhora da Graça]. Em Viseu [contrarrelógio individual] será deixar tudo na estrada".

Nem sempre as etapas que terminam no Larouco permitem a realização da cerimónia de pódio perto da meta, mas com o bom tempo deste agosto foi possível, desta vez, ver o desfilar das camisolas num cenário fantástico a perder de vista. Afinal é o segundo topo mais alto de Portugal continental. Se Amaro Antunes (W52-FC Porto) se apropriou da Camisola Amarela Santander, Rafael Reis (Efapel), que a largou, teve de contentar-se com a Camisola Verde Rubis Gás, símbolo da liderança por Pontos que já possuía. Bruno Silva (Antarte-Feirense) esteve na fuga a reforçar o estatuto de “Rei da Montanha” e continua a envergar a Camisola Bolinhas Continente. O campeão nacional de Porto Rico, Abner González (Movistar), mantém a Camisola da Juventude Jogos Santa Casa.

 

Murphy Bisou na Volta

 

O triunfo de Kyle Murphy, em Montalegre, com 13 segundos de diferença para o espanhol Jose Parra (Kern Pharma) e 25 sobre Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO) confirmou a excelente prova que o norte americano da Rally Cycling está a fazer. "Estou muito feliz! Adoro correr em Portugal. Os adeptos são incríveis. É uma grande corrida, os fãs são fantásticos a apoiar, a gritarem o nosso nome, há boas estradas, bom tempo e também gosto da atitude no pelotão, muito relaxada, ninguém está a discutir, é muito calma e quando é para ir, corremos de forma muito dura", descreveu um bem-disposto Kyle Murphy, para quem a vitória isolada em Castelo Branco e agora em Montalegre é suficiente “Agora é tempo de relaxar! Estou muito cansado! Espero que possamos voltar no próximo ano e trazer toda a família, ficar no Porto duas semanas antes da corrida, apreciar a comida e depois trazê-la aqui para as montanhas e apreciar a paisagem."

 

E agora, a Senhora da Graça

 

A corrida está emocionante a dois dias do fim e muito há por decidir. A mítica Senhora da Graça, em Mondim de Basto, espera pelos ciclistas este sábado, mas antes, a etapa não será nada fácil. Serão 145,5 quilómetros entre Boticas e Mondim de Basto, com a meta instalada no alto do

Monte Farinha. Há cinco contagens de montanha que começam bem cedo: Sabroso de Aguiar (21,1 quilómetros), Torgueda (70,8), Velão (80,5) e antes da Senhora da Graça (primeira categoria), os ciclistas terão de ultrapassar a subida do Barreiro (101,2). As metas volantes estão instaladas em Pedras Salgadas (25,9), Vila Real (58,8) e Mondim Basto (133,8).

 

DGS atenta à Volta reconhece esforço sanitário e estratégia de testagem

 

A Direção Geral da Saúde reconheceu esta sexta-feira o esforço que a Podium, responsável pela organização da 82ª Volta a Portugal Santander, tem realizado no sentido de tornar a prova o mais segura possível. Em mensagem enviada aos responsáveis pela Volta, a Comissão Técnica para os Eventos de Massas faz referência às evidências recolhidas e testemunhadas pelas autoridades de saúde territoriais e, por esse motivo, “reconhece o esforço da organização na implementação de melhorias no que concerne à logística e aplicação de medidas sanitárias”.

A estratégia de testagem entre atletas e staff também mereceu reparo positivo. “Os resultados demonstram de forma inequívoca que quando as medidas são aplicadas o risco de transmissão diminui”.

Fonte: Podium

“Seleção Nacional Pista”


Seleção nacional vai disputar os europeus de pista de sub-23 e juniores

 

Por: Ana Nunes

A seleção nacional de pista vai estar em Apeldoorn, nos Países Baixos, entre os dias 17 e 22 de agosto, para disputar o Campeonato da Europa de sub-23 e juniores.

São quatro os atletas sub-23 e juniores que vão competir na próxima semana no Campeonato da Europa de Pista, em Apeldoorn, nos Países Baixos.

Entre todos os corredores portugueses presentes, Maria Martins é a corredora mais experiente, tendo regressado recentemente de uma participação histórica nos Jogos Olímpicos. O selecionador nacional, Gabriel Mendes, revela as ambições para esta competição da atleta. “A Maria Martins é uma atleta com experiência e valor internacional reconhecido. Irá competir com a ambição de sempre, a de discutir as provas em que participa. Acreditamos que é candidata ao top 5 em todas”, afirmou Gabriel Mendes.

 

Dado que regressou recentemente dos Jogos Olímpicos, Maria Martins não marcou presença no estágio que está a decorrer esta semana, no Velódromo de Sangalhos, e irá juntar-se aos colegas à partida para os Países Baixos. A seleção portuguesa de pista vai estar representada no Campeonato da Europa por mais três atletas, entre eles Diogo Narciso e Rodrigo Caixas, em sub-23 masculinos, e Beatriz Roxo, em juniores femininos. O selecionador nacional ressalva as capacidades destes atletas e a importância da participação numa prova como esta.

“O Diogo Narciso é estreante em sub-23. O Rodrigo Caixas e a Beatriz Roxo são estreantes absolutos em Campeonatos da Europa. São todos corredores com capacidade para fazerem um percurso internacional no ciclismo de pista. Neste momento em que tem havido muito poucas provas internacionais, o principal foco é o desenvolvimento das capacidades dos corredores e o seu crescimento desportivo. É claro que tentaremos obter os melhores resultados possíveis, mas será sobretudo importante o processo de trabalho e de desenvolvimento e a perceção do patamar em que nos encontramos em comparação com as outras nações”, explicou Gabriel Mendes.


A competição tem início na próxima terça-feira, com Rodrigo Caixas a participar na qualificação para a prova de perseguição individual entre as 10h00 e as 15h00, hora portuguesa. À tarde, entre as 16h30 e as 19h50, Beatriz Roxo disputará a prova de scratch, Maria Martins a de eliminação, tal como Diogo Narciso e, caso seja apurado, Rodrigo Caixas irá disputar a final da prova de perseguição individual.

Na quarta-feira, dia 18 de agosto, a primeira a competir será Maria Martins, na prova de scratch, depois será Beatriz Roxo a disputar a prova de eliminação, seguida de Rodrigo Caixas, que também irá correr na prova de scratch. Neste dia as provas vão estar a decorrer entre as 14h50 e as 20h25, hora portuguesa.

A seleção nacional regressará à pista na sexta-feira, dia 20 de agosto, com Beatriz Roxo a disputar a prova de omnium, que irá decorrer ao longo de todo o dia. Neste dia, Maria Martins e Diogo Narciso farão também a corrida por pontos, nos respetivos sectores, feminino e masculino. A competição vai decorrer entre as 10h00 e as 12h27, no caso das duas primeiras provas do omnium, e entre as 14h00 e as 19h46, para as restantes provas.

No sábado Maria Martins e Rodrigo Caixas vão disputar as respetivas provas de omnium, que vão decorrer ao longo do dia. O omnium decorrerá, durante a manhã, entre as 10h00 e as 12h42, e à tarde, entre as 15h00 e as 19h54, hora portuguesa, altura em que também irá competir Beatriz Roxo, na corrida por pontos A participação portuguesa nos europeus de pista de sub-23 e juniores terminará no domingo, à tarde, entre as 12h30 e as 15h56, com a prova de madison, que irá ser disputada pela dupla masculina, com Diogo Narciso e Rodrigo Caixas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“O filme da 8 ª Etapa – Bragança – Montalegre/Serra do Larouco – 160,7 km”


Kyle Murphy da Rally Cycling vence em Montalegre, no alto da Serra do Larouco a 8ª etapa em linha, e é o novo Camisola Amarela é Amaro Antunes W52-FC Porto

 

Por: José Morais

Fotos: RTP                                                                                                                         

Entramos na 8ª etapa é sem dúvida muito dura, com os ciclistas a terminar no alto da Serra do Larouco, a coincidir com a meta estava o Prémio de Montanha de 1ª categoria.

Rafael Reis da Efapel saiu de Amarelo de Bragança, será que o mesmo vai conseguir manter a mesma no final da etapa com 160,7, num dia abrasador, onde o calor vai fazer algumas mossas nos ciclistas, no final iremos ver, por agora fica aqui o filme da etapa.

As primeiras pedaladas:


Contagem decrescente para o início de etapa:

 

Eram 11:32, estávamos na reta final da 82ª Volta a Portugal Santander e a oitava etapa de hoje trazia subidas bem desafiantes, o pelotão tinha de enfrentar a Serra do Larouco, uma primeira categoria, com a meta a coincidir com o final da subida, no total eram 160,7 quilómetros na tirada que ligava Bragança a Montalegre, nesta sexta-feira 13.

Mas, antes do Larouco, os ciclistas tinham a subida de Torneiros ao km 119,3 de primeira categoria, com a de Bolideira ao km 74,3 de segunda, a iniciar a sequência de ascensões que podiam ajudar a definir uma 82ª Volta a Portugal Santander longe de estar decidida, as Metas Volantes estavam em Vinhais ao km 26,3, Boticas ao km 114,1, e Montalegre ao km 146,9.

Partida simbólica:


 

Era 12:39 e já se pedalava em Bragança, era tempo de se relembrar as classificações.

Camisola amarela:

 

Na etapa de quinta-feira, a fuga resultou numa revolução no top 10, a começar pela Camisola Amarela Santander, que pertencia novamente a Rafael Reis, o ciclista da Efapel tinha 28 segundos de vantagem sobre o anterior líder, Alejandro Marque da Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel, e 33 sobre Amaro Antunes da W52-FC Porto, e os restantes do top 10 eram, 4º Javier Moreno da Efapel a 36 segundos, 5º Diego Lopez Fuentes da Kern Pharma a 44, 6º Frederico Figueiredo da Efapel a 53, 7º Ricardo Vilela da W52-FC Porto a 1:16 minutos, 8º Vicente Garcia de Mateos da Antarte-Feirense a 1:18, 9º Joaquim Silva da Tavfer-Measindot-Mortágua a 1:23, 10º Mauricio Moreira da Efapel 1:29.

Líder dos pontos:


 

Rafael Reis também recuperava a Camisola Verde Rubis Gás, o corredor da Efapel liderava assim a classificação dos pontos, com 118, seguindo-se Ben King da Rally Cycling com 78 e Luís Gomes da Kelly/Simoldes/UDO com 74, King vestia esta camisola por "empréstimo", pois Reis envergava a Amarela.

Rei da montanha:

 

Bruno Silva partia para a oitava etapa líder da Montanha Camisola Continente com os mesmos 29 pontos que Amaro Antunes da W52-FC Porto, Alejandro Marque da Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel e Frederico Figueiredo da Efapel tinham 25 pontos cada um.

Juventude:


 

Abner González da Movistar mantinha-se na liderança da juventude, envergando a Camisola Branca Jogos Santa Casa, tinha 1:13 minutos sobre Pedro Miguel Lopes da Kelly/Simoldes/UDO, estando Mason Hollyman da Israel Cycling Academy vencedor no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Santo Tirso, na terça-feira a 32:29.

Classificação por equipas:

 

A Efapel aumentava a sua vantagem na classificação por equipas, tinha 8:05 minutos de diferença para a Kelly/Simoldes/UDO, que subia uma posição, seguindo-se a W52-FC Porto, a 8:21.

Partida real:


 

Eram, 11:59 começa a oitava etapa da 82ª Volta a Portugal Santander: Bragança-Montalegre 160,7, km, o pelotão tinha 92 corredores à partida, alinharam todos.

Primeiras movimentações:

 

Logo nos primeiros quilómetros havia movimentações, mas apenas a tentativa de fuga de Luís Mas da Movistar e Carlos Oyarzún do Louletano-Loulé Concelho, estavam para já com alguma diferença, ainda que ao quilómetro 11 a vantagem fosse de apenas 10 segundos, mas, a fuga era anulada ao km 18 o pelotão rolava já compacto, e o pelotão não deixava sair ninguém, Carlos Oyarzún do Louletano-Loulé Concelho queria mesmo escapar, e tentou de novo ao quilómetro 21, mas foi quase de imediato apanhado pelo pelotão.

Nova tentativa:

 

Entretanto ao quilómetro 24,5 tentavam novamente fugir oito corredores, eram eles, Kenny Molly da Bingoal Pauwels Sauces WB, Juan Lopez-Cozar e Isaac Canton da Burgos-BH, Kyle Murphy da Rally Cycling, Gaspar Gonçalves da Tavfer-Measindot-Mortágua, Carlos Oyarzún da Louletano-Loulé Concelho, Rafael Silva da Antarte-Feirense, Luís Gomes da Kelly/Simoldes/UDO, os homens que estavam na frente., mas, Tomas Contte e Roniel Campos, ambos do Louletano-Loulé Concelho, também saíam do pelotão e chegavam à frente, tal como Hector Carretero da Movistar, a fuga com 11 ciclistas, diferença para o pelotão era de 15 segundos.

Meta volante:


 

E na primeira Meta Volante, em Vinhais ao km 26,3 quilómetros, o1º era Luís Gomes da Kelly/Simoldes/UDO, 2º Rafael Silva da Antarte-Feirense, 3º Kyle Murphy da Rally Cycling, e na fuga, Jose Parra da Kern Pharma, Sergio Samitier da Movistar, Tiago Antunes da Tavfer-Measindot-Mortágua, Adria Moreno da Burgos-BH, Bruno Silva da Antarte-Feirense e Carlos Miguel Salgueiro da LA Alumínios-LA Sport também já estavam na frente da corrida, eram 17 ciclistas na fuga.

Constituição da fuga:

 

Recapitulando fuga, estavam, Kenny Molly da Bingoal Pauwels Sauces WB, Adrià Moreno, Juan Lopez-Cozar e Isaac Canton da Burgos-BH, Kyle Murphy da Rally Cycling, Tiago Antunes e Gaspar Gonçalves da Tavfer-Measindot-Mortágua, Carlos Oyarzún, Tomas Contte e Roniel Campos da Louletano-Loulé Concelho, Rafael Silva e Bruno Silva da Antarte-Feirense, Luís Gomes da Kelly/Simoldes/UDO, Hector Carretero e Sergio Samitier da Movistar, José Félix Parra da Kern Pharma, Carlos Miguel Salgueiro da LA Alumínios-LA Sport, quando a vantagem era de 20 segundos ao km 36.

Situação da corrida:


 

Ao quilómetro 39 a vantagem da fuga aumentava para 50 segundos, na frente do pelotão estava a equipa Atum General/Tavira/ Maria Nova Hotel, e a velocidade era alta, ao km 43,7 os ciclistas ultrapassavam a primeira hora de corrida.

Grupos intermédios:

 

Daniel Mestre da W52-FC Porto e Juri Hollmann da Movistar estavam a tentar chegar à frente da corrida, um pouco atrás estavam outros dois ciclistas, eram eles André Cardoso da Efapel e Gonçalo Leaça da LA Alumínios-LA Sport, e na fuga, entre os 17 ciclistas que estavam na frente 2:15 minutos de vantagem para o pelotão, os melhores classificados na geral eram, Tiago Antunes da Tavfer-Measindot-Mortágua a 3:02 minutos de Rafael Reis da Efapel, José Félix Parra da Kern Pharma estava a 3:28 e Adià Moreno da Burgos-BH a 4:17.

Situação da corrida:

 

Daniel Mestre da W52-FC Porto e Juri Hollmann da Movistar estavam a 1:55 minutos da frente da corrida, André Cardoso da Efapel e Gonçalo Leaça da LA Alumínios-LA Sport estavam a 2:10 minutos, e a vantagem dos 17 ciclistas da frente para o pelotão comandado pela Efapel era de 3:25, quando estavam cumpridos quase 50 quilómetros da etapa.

Correção da constituição da fuga:


 

Era corrigido o número, 18 os corredores na frente, já que na lista inicial faltava mencionar Henrique Casimiro da Kelly/Simoldes/UDO, estavam assim na fuga,  Kenny Molly da Bingoal Pauwels Sauces WB, Adria Moreno, Juan Lopez-Cozar e Isaac Canton da Burgos-BH, Kyle Murphy da Rally Cycling, Tiago Antunes e Gaspar Gonçalves da Tavfer-Measindot-Mortágua, Carlos Oyarzún, Tomas Contte e Roniel Campos do Louletano-Loulé Concelho, Rafael Silva e Bruno Silva da Antarte-Feirense, Henrique Casimiro e Luís Gomes da Kelly/Simoldes/UDO, Hector Carretero e Sergio Samitier da Movistar, Jose Parra da Kern Pharma, Carlos Miguel Salgueiro da LA Alumínios-LA Sport.

Na geral:

 

Henrique Casimiro da Kelly/Simoldes/UDO era assim o elemento da fuga com melhor classificação na geral, 15º a 2:21 minutos do camisola amarela, quando ao quilómetro 56 a diferença entre os 18 ciclistas da frente e o pelotão era de 3:25 minutos, e seguia também um grupo intermédio, eram eles, Daniel Mestre da W52-FC Porto, Juri Hollmann da Movistar, André Cardoso da Efapel e Gonçalo Leaça da LA Alumínios-LA Sport, já rolavam juntos e estavam a 1:55 minutos da frente da corrida.

E a situação da corrida:


 

Ao quilómetro 62 a vantagem da fuga aumentava para os 4:05 minutos para o pelotão, o grupo intermédio estava a mais de dois minutos da frente de corrida, e a nova situação ao quilómetro 71 era a diferença entre frente da corrida e pelotão era de 4:25 minutos, o grupo intermédio estava a três minutos dos homens da fuga.

Prémio de montanha:

 

E no primeiro Prémio de Montanha do dia, uma segunda categoria na Bolideira ao km 74,3 quilómetros, o 1º era Rafael Silva da Antarte-Feirense, 2º Roniel Campos do Louletano-Loulé Concelho, 3º Bruno Silva da Antarte-Feirense, 4º Tomas Contte do Louletano-Loulé Concelho, 5º Carlos Oyarzún do Louletano-Loulé Concelho, 6º Carlos Miguel Salgueiro da LA Alumínios-LA Sport, quando era cumprida a segunda hora de corrida, a velocidade média era de 41,7 quilómetros/hora.

E nova situação da corrida:


 

Ao quilómetro 81, a diferença entre os 18 ciclistas na fuga e o pelotão era de 4:25 minutos, a Efapel liderava o pelotão, e, entretanto, o quarteto era alcançado, Daniel Mestre da W52-FC Porto, Juri Hollmann da Movistar, André Cardoso da Efapel e Gonçalo Leaça da LA Alumínios-LA Sport, que formavam um grupo intermédio, eram alcançados pelo pelotão.

Constituição da fuga:

 

Entretanto a constituição da fuga dos 18 ciclistas era a seguinte, Kenny Molly da Bingoal Pauwels Sauces WB, Adria Moreno, Juan Lopez-Cozar e Isaac Canton da Burgos-BH, Kyle Murphy da Rally Cycling, Tiago Antunes e Gaspar Gonçalves da Tavfer-Measindot-Mortágua, Carlos Oyarzún, Tomas Contte e Roniel Campos da Louletano-Loulé Concelho, Rafael Silva e Bruno Silva da Antarte-Feirense, Henrique Casimiro e Luís Gomes da Kelly/Simoldes/UDO, Hector Carretero e Sergio Samitier da Movistar, Jose Parra da Kern Pharma, Carlos Miguel Salgueiro da LA Alumínios-LA Sport.

Calor!!


 

E na passagem por Chaves, o termómetro marcava 37 graus, quando a diferença ao quilómetro 94 a fuga tinha 4:40 minutos de vantagem para o pelotão, e a vantagem entre a fuga e pelotão estava estável, ao quilómetro 105 era de 4:30 minutos, e na segunda Meta Volante do dia, em Boticas ao km 114,1, o 1º era Luís Gomes da Kelly/Simoldes/UDO, 2º Carlos Oyarzún do Louletano-Loulé Concelho, e 3º Isaac Canton da Burgos-BH, quando na fuga Isaac Canton da Burgos-BH e Luís Gomes da Kelly/Simoldes/UDO, perdiam o contacto com o grupo da frente no início da subida de Torneiros.

Pelotão:

 

E no início da subida de primeira categoria de Torneiros, a W52-FC Porto liderava o pelotão, eram quatro os minutos de diferença para a frente da corrida, quando Rafael Reis descolava do pelotão, o Camisola Amarela Santander estava a perder contacto com o pelotão, e na fuga, Sergio Samitier da Movistar e Rafael Silva da Antarte-Feirense descolavam da frente da corrida, quando surgia mais um ataque, era Carlos Miguel Salgueiro da LA Alumínios-LA Sport que atacava na frente da corrida.

Ataque no pelotão:


 

Entretanto nove corredores atacavam no pelotão, o grupo era constituído por; Grupo Amaro Antunes, Joni Brandão e João Rodrigues da W52-FC Porto, Abner González da Movistar, António Carvalho, Frederico Figueiredo e Mauricio Moreira da Efapel, Alejandro Marque e Alvaro Trueba da Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel, jogava-se a geral no grupo que saia do pelotão.

E na fuga:

 

Carlos Miguel Salgueiro da LA Alumínios-LA Sport tinha 20 segundos de vantagem sobre o primeiro grupo perseguidor, e o grupo onde estava Camisola Amarela, o líder Rafael Reis da Efapel, estava a 30 segundos do segundo grupo perseguidor, que incluía os homens da W52-FC Porto, Efapel, Movistar e Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel.

30 quilómetros da meta:

 

Carlos Miguel Salgueiro continuava na frente da corrida, com 15 segundos de vantagem para o primeiro grupo perseguidor e 2:15 minutos para o segundo, e na fuga, na frente rolavam todos juntos, Carlos Miguel Salgueiro era apanhado pelo primeiro grupo perseguidor.

2º Prémio de Montanha:


 

E no segundo Prémio de Montanha do dia, uma primeira categoria em Torneiros ao km119,3 quilómetros, o 1º era Carlos Miguel Salgueiro da LA Alumínios-LA Sport, 2º Roniel Campos da Louletano-Loulé Concelho, 3º Bruno Silva da Antarte-Feirense, 4º Carlos Oyarzún da Louletano-Loulé Concelho, 5º Tomas Contte da Louletano-Loulé Concelho, 6º Henrique Casimiro da Kelly/Simoldes/UDO, da7º Kyle Murphy da Rally Cycling, 8ª Adrià Moreno da Burgos-BH, 9º Gaspar Gonçalves da Tavfer-Measindot-Mortágua, e 10º Tiago Antunes da Tavfer-Measindot-Mortágua.

Camisola amarela:

 

O líder Rafael Reis da Efapel estava a 1:15 minutos do grupo que incluía três companheiros de equipa, além de ciclistas da W52-FC Porto, Movistar, Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel, ciclistas que estavam na fuga e que foram ficando para trás, foram, entretanto, apanhados por este grupo que perseguia a frente da corrida.

Na frente da corrida:


 

E os homens da frente era, Kenny Molly da Bingoal Pauwels Sauces WB, Adrià Moreno, Juan Lopez-Cozar da Burgos-BH, Kyle Murphy da Rally Cycling, Tiago Antunes e Gaspar Gonçalves da Tavfer-Measindot-Mortágua, Carlos Oyarzún, Tomas Contte e Roniel Campos do Louletano-Loulé Concelho, Henrique Casimiro da Kelly/Simoldes/UDO, Hector Carretero da Movistar, José Félix Parra da Kern Pharma, Carlos Miguel Salgueiro da LA Alumínios-LA Sport.

A 25 quilómetros da meta:

 

Entretanto os ciclistas da frente da corrida tinham 2:15 minutos para o grupo perseguidor e 3:35 para o grupo do camisola amarela, e no grupo perseguidor liderava a W52-FC Porto o mesmo, quando faltavam 20 quilómetros para a meta.

Problemas de rede:


 

Entretanto estavam a existir problemas com a rede, que estava a dificultar o direto desta etapa, mas tentando informar sempre que possível. E sabia-se que havia agora apenas um corredor na frente que conseguiu fugir do grupo, era Carlos Oyarzún da Tavfer-Measindot-Mortágua que começava a subir a Serra do Larouco, mas que tinha pouca vantagem.

Tentativa de fuga anulada:

 

Entretanto Carlos Oyarzún da Louletano-Loulé Concelho tinha sido apanhado pelo grupo da frente, estava-se a 4 km da meta.

5 km para a meta:

 

Era de 2:10 minutos entre frente da corrida e grupo perseguidor.

3 km:


 

Faltavam 3 quilómetros para a meta no alto da Serra do Larouco, em Montalegre, e na frente da corrida o grupo estava a partir-se na Serra do Larouco, com Kyle Murphy da Rally Cycling na frente com uma curta vantagem.

Nova vitória para Kyle Murphy:

 

E Kyle Murphy da Rally Cycling era o vencedor da 8ª Etapa da Volta a Portugal Santander, foi a segunda vitória do norte americano de 29 anos na Volta, ganhou em Castelo Branco, e novamente em Montalegre, a equipa já soma três vitórias nesta competição.

Novo Camisola Amarela:


 

E Amaro Antunes da W52-FC Porto, é o novo Camisola Amarela Santander.

Classificação geral provisória:

 

Geral individual (provisória) após etapa:

1º Amaro Antunes (W52-FC Porto) - 35:25:41 horas

2º Alejandro Marque (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel) - a 14 segundos

3º Frederico Figueiredo (Efapel) - a 18 segundos

Classificação provisória etapa

 

Classificação individual na etapa

1º Kyle Murphy (Rally Cycling) - 4:12:06 horas

2º Jose Felix Parra (Euskatel) - a 13 segundos

3º Henrique Casimiro (Kern Pharma) - a 25 segundos




























Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com