sexta-feira, 13 de agosto de 2021

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Gaspar Gonçalves 4º no Alto do Larouco num dia em que Tiago Antunes voltou aos 10 primeiros da Geral”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua concluiu hoje a sua participação na 8ª etapa desta Volta a Portugal, 161,3 quilómetros entre Bragança e o Alto da Serra do Larouco. Mais um dia positivo para a equipa onde Gaspar Gonçalves e Tiago Antunes estiveram na fuga do dia que viria a vingar. Gaspar foi o 4º na etapa e Tiago Antunes voltou a reentrar nos 10 primeiros da Classificação Geral.


A fuga deu-se ao quilómetro 24 e foi engrossando até somar 18 unidades. Conseguimos colocar duas unidades nesta fuga, Gaspar Gonçalves e Tiago Antunes e em que tínhamos aspirações à vitória de etapa. Este grupo rolou sempre em boa velocidade e chegou a atingir uma vantagem máxima de 4m30s. À passagem pela montanha mais dura do dia em Torneiros o grupo ficou mais reduzido, com cerca de 10 unidades, e tanto Gaspar Gonçalves como Tiago Antunes permaneciam na frente com grandes possibilidades de discutir a vitória entre si.


Gaspar Gonçalves fez um trabalho incansável na frente para que o ritmo fosse sempre alto e para desgastar os adversários. Esse trabalho foi notório até à entrada dos últimos 3 quilómetros, momento onde começaram a surgir os ataques na frente da corrida. Aí Tiago Antunes tentou reagir, mas acabou por ceder alguns metros para o corredor da Rally que viria a vencer a etapa. Gaspar Gonçalves mesmo após o trabalho que realizou ainda conseguiu resistir às dificuldades e arrancou um brilhante 4º lugar na etapa, o seu melhor resultado de sempre em etapas da Volta a Portugal.


Esforço incansável dos nossos corredores na fuga que dignificaram muito as cores, foram falados, lutaram, mas que infelizmente não foi possível obter a tão desejada vitória de etapa. No final da etapa Gaspar Gonçalves afirmava que “Estávamos numa boa posição para discutir a vitória de etapa, trabalhamos muito e no final consegui terminar em 4º e o Tiago entrou para os 10 primeiros da Geral. Um dia positivo em que deixamos tudo na estrada!”.


Joaquim Silva, por muito pouco que não resistiu às dificuldades no grupo dos favoritos e acabou por perder o contacto mesmo no final da subida de Torneiros. Com isto, acabou por perder algum tempo, o que fez com que saísse dos 10 primeiros da Classificação Geral.

A nona etapa, marcada para este sábado, será novamente importante nas contas da geral. Pode mesmo ser vista como a etapa-rainha da prova. Irá levar a caravana de Boticas até ao alto do Monte Farinha, popularizado como Senhora da Graça, em Mondim de Basto. A viagem tem 145,5 quilómetros e conta com dois prémios de montanha de terceira categoria, um de terceira e dois de primeira. Estes prometem ser determinantes. O primeiro aparece ao quilómetro 101,2, no Barreiro, a subida que marcou a Volta a Portugal de 2020.


 

Classificação Etapa

Bragança – Serra do Larouco: 161,2 Kms

 

1.º Kyle Murphy (Rally Cycling), 4h12m06s

4.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 54s 12.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m20s 31.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 7m59s 47.º Pedro Pinto (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 20m25s 73.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 28m15s 88.º Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 34m17s


 

Classificação Geral

 

1.º Amaro Antunes (W52/FC Porto), 35h25m41s

10.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 2m33s 19.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 7m33s

22.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 13m26s 63.º Pedro Pinto (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1h40m33s 64.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1h40m41s 88.º Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), 2h49m49s


 

Classificação Geral por Equipas

 

1.º Efapel, 106h02m06s

5.º Tavfer-Measindot-Mortágua, a 31m29s

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com