domingo, 3 de abril de 2022

“Lotte Kopecky vence Tour de Flandres feminino”


Por: José Morais

Foi um dia especial para a Bélgica com a vitória da ciclista da SD Workx, Lotte Kopecky a cortar em primeiro a linha de chegada do Tour de Flandres feminino, ao bater a sua rival Annemiek Van Vleuten ao sprint.

Com a camisola envergada de campeã nacional, Lotte Kopecky fez uma final espetacular contra Annemiek Van Vleuten, a ciclista da Movistar tentou a sua sorte, mas a equipa da SD Workx trabalhava para a sua líder, e Chantal Blaak deixava prevalecer a vitória para a sua colega de equipa Lotte Kopecky. 

Esta foi a segunda vitória em 2022, após a ter ganho a Strade Bianche também com um final difícil, a ciclista belga de 26 anos está sem dúvida entre as melhores corredoras mundiais.

“A inteligência de Van der Poel 'valeu-lhe' uma segunda Volta à Flandres maculina”


Por: AMG // NFO

Mathieu van der Poel deu hoje uma lição de estratégia a Tadej Pogacar para repetir vitória na Volta à Flandres, ensinando ao jovem ciclista esloveno, o grande derrotado da jornada, que a paciência pode ser uma virtude.

Os dois ‘monstros’ velocipédicos entraram nos derradeiros metros dos 272,5 quilómetros entre Antuérpia e Oudenaarde isolados e protagonizaram um dos momentos mais emocionantes da temporada: Pogacar esperou demasiado tempo que o neerlandês lançasse o ‘sprint’ e acabou ‘encurralado’ por Dylan van Baarle (INEOS) e Valentin Madouas (Groupama-FDJ), que, vindos de trás, foram, respetivamente, segundo e terceiro na ‘De Ronde’, à frente do esloveno.

Vencedor da Volta a Flandres em 2020 e segundo no ano passado, o ciclista da Alpecin-Fenix não se precipitou perante a pressão do ciclista da UAE Emirates ou a aproximação dos perseguidores e percebeu que, muito provavelmente, o esloveno ficaria ‘fechado’ no ‘sprint’ e usou uma mistura imbatível de cérebro-pernas-lucidez para arrancar apenas no momento certo para evitar ser ultrapassado pelos ‘embalados’ Van Baarle e Madouas e conseguir erguer novamente os braços na clássica belga.

Para a história ficará tanto o triunfo de ‘MVDP’, conquistado em 6:18.30 horas e já lá vão três esta temporada, em apenas oito dias de competição, mas também a frustração de um desconsolado Pogacar, que pagou cara a sua ingenuidade e inexperiência neste tipo de corridas com um erro que o deixou imerecidamente fora do pódio.

Na ausência daquele que era o grande favorito o coronavírus ‘apanhou’ Wout van Aert na ‘véspera’ de um dos seus principais objetivos da temporada, foi precisamente o jovem de 23 anos, que nunca tinha corrido na Flandres, a assumir o protagonismo no segundo ‘monumento’ da temporada.

O sempre ‘impaciente’ esloveno fez a primeira verdadeira seleção no Kwaremont, a mais de 50 quilómetros da meta, anulando definitivamente, com a sua iniciativa, a fuga de Stan Dewulf (AG2R-Citroën), Sebastien Grignard (Lotto-Soudal), Lindsay De Vylder (Sport Flanders-Baloise), Taco van der Hoorn (Intermarché-Wanty-Gobert), Mathijs Paasschens (Bingoal-Pauwels Sauces-WB), Manuele Boaro (Astana), Luca Mozzato (B&B), Tom Bohli (Cofidis) e Max Kanter (Movistar), os ‘valentes’ que andaram na frente durante cerca de 200 quilómetros.

O arranque do líder da UAE Emirates, que até tinha caído no início da jornada, abriu as ‘hostilidades’ entre os favoritos e, após várias movimentações, a frente da corrida ficou entregue a ‘Pogi’, ‘MVDP’, Van Baarle, Madouas e Fred Wright (Bahrain Victorious), com a Quick-Step Alpha Vinyl, a equipa que mais trabalhou, e o ainda campeão em título Kasper Asgreen, que sofreu um problema mecânico quando já perseguia o quinteto, a serem os primeiros ‘derrotados’.

Os cinco entraram nos derradeiros 20 quilómetros da 106.ª edição da ‘De Ronde’ com pouco mais de 40 segundos de vantagem sobre os perseguidores e pareciam destinados a discutir entre si o triunfo, até que o atual bicampeão do Tour atacou no Oude Kwaremont, a cerca de 17 quilómetros da meta, levando na roda o vencedor de 2020.

Os dois, que estavam empatados em número de vitórias no currículo (37), seguiram juntos até aos metros finais, apesar de Van der Poel ter dado sinais de debilidade física no Paterberg, e, no ‘sprint’, prevaleceu a inteligência do neerlandês, que aos 27 anos continua a enriquecer o seu invejável currículo, ‘abrilhantado’ por triunfos na Strade Bianche (2021), na Amstel Gold Race (2019) ou no Tour, prova onde andou de amarelo.

“Nem tinha a certeza que poderia correr as clássicas, por isso ganhar é incrível”, assumiu o quatro vezes campeão mundial de ciclocrosse, que enfrentou uma longa recuperação da queda ‘estúpida’ que sofreu na prova de ‘cross country’ olímpico em Tóquio2020, em agosto passado.

O neto do emblemático Raymond Poulidor reconheceu que esteve a ponto de descolar no Paterberg e teve ainda palavras de elogio para Pogacar, reconhecendo que o esloveno merecia estar no pódio. “Provavelmente, foi o ciclista mais forte hoje”, concedeu.

Mais calmo, após ter cortado a meta a protestar, ‘Pogi’, que viu o seu companheiro de equipa português Rui Oliveira abandonar a prova, fez ‘mea culpa’: “Estava mesmo desapontado por não ter podido ‘sprintar’, fiquei fechado. Mas isto é ciclismo”.

Fonte: Lusa

“Jovens da ABTF Betão-Feirense superam teste em Viana do Castelo”


Foto: João Fonseca

Empedrado e terra batida foram alguns dos ingredientes servidos ao pelotão durante o percurso de 150,3 quilómetros da Clássica Viana do Castelo. A ABTF Betão-Feirense fechou o dia com o jovem Francisco Pereira a ser o melhor posicionado da equipa no 26.º lugar. A vitória pertenceu a Joaquim Silva (Efapel), que venceu isolado na meta.

A segunda edição da Clássica partiu de Barroselas rumo a Viana do Castelo, num percurso com quatro prémios de montanha de terceira categoria a surgirem antes da primeira passagem pela meta, que se situava à falta de 28,8 quilómetros para o final.

Em consequência da exigência do percurso, com as referidas subidas e troços em terra batida e empedrado, o pelotão fragmentou-se em vários grupos, conseguindo a ABTF Betão-Feirense ficar bem posicionada com quatro corredores, entre eles Francisco Pereira. Contudo, uma das avarias sofridas pela equipa, devido à dureza do terreno, levou a que o jovem corredor perdesse algum tempo num momento crucial da corrida, conseguindo ainda assim fechar o dia na 26.ª posição, destacando-se o facto de a equipa encerrar a jornada em 9.º lugar no coletivo, entre as 17 esquadras classificadas.

 

Declarações do director desportivo Joaquim Andrade

 

“Foi um dia marcado sobretudo pelas diversas avarias e percalços ao longo da corrida. Tivemos alguma infelicidade, pois o Francisco sofreu avarias em momentos cruciais, mas acabou por ter um bom comportamento neste que acabou por ser um último teste antes da Volta a Portugal do Futuro, tanto para ele como para o Miguel, que teve uma avaria logo no início da prova e na entrada da terra batida. Os resultados não foram aquilo que esperávamos, mas estes ciclistas mais jovens tiveram um bom comportamento com vista à próxima corrida, a Volta a Portugal do Futuro”.

 

Classificações Clássica Viana do Castelo

Classificação Geral:

 

1.º Joaquim Silva (Efapel) 3h49m13s

2.º César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) a 14s

3.º Aleksandr Grigorev (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel) a 23s

26.º Francisco Pereira (ABTF Betão-FEIRENSE) a 10m37s

31.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-FEIRENSE) a 12m19s

37.º Fábio Oliveira (ABTF Betão-FEIRENSE) m.t.

41.º Micael Isidoro (ABTF Betão-FEIRENSE) a 13m13s

67.º Miguel Carvalho (ABTF Betão-FEIRENSE) a 25m32s

 

Geral Sprints – Sterrato:

 

1.º Joaquim Silva (Efapel) 6

4.º Fábio Oliveira (ABTF Betão-FEIRENSE) 3

 

Geral Equipas:

 

1.ª Efapel 11h31m06s

9.ª ABTF Betão-FEIRENSE a 31m48s

 

Competições ABTF Betão-FEIRENSE em Abril

 

07-10/04, Volta a Portugal do Futuro (2.13)

23-25/04, Grande Prémio O JOGO (2.12)

Fonte: ABTF Betão-Feirense

“Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor Fábio Costa fecha Clássica de Viana do Castelo entre os 10 melhores”


Foto: João Fonseca Photographer

Fábio Costa, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi hoje o 8.º classificado naquela que foi a 2.ª edição da Clássica de Viana do Castelo, corrida que ligou Barroselas a Viana do Castelo, num percurso com 150,35 km. Com a estrutura mais reduzida, em virtude da participação de ontem no Grande Premio Miguel Indurain, em Espanha, o balanço do dia é positivo, com destaque também para Luís Mendonça e Frederico Figueiredo. 

A prova começou com um duo que se isolou em fuga. Mas foi a fase final, com a subida de Santa Luzia e os troços em pavé e sterrato, que trouxe as decisões, através de um quarteto que fugiu ao pelotão. Daqui saiu o vencedor do dia, Joaquim Silva (Efapel Cycling), que atacou conseguindo isolar-se para triunfar em solitário. Fábio Costa vinha no grupo da frente, em perseguição dos fugitivos, sendo o 8.º a cruzar o risco, seguido depois pelos colegas de equipa Luís Mendonça (17.º) e Frederico Figueiredo (18.º).

“Foi uma boa clássica. Sabíamos as nossas limitações neste dia, em que corremos com uma equipa mais reduzida devido à nossa participação ontem no Gran Premio Miguel Indurain. Mas acabou por fazer um balanço positivo, onde estivemos sempre na discussão, fechámos com o Fábio Costa entre os 10 primeiros e toda a equipa fez um grande trabalho. Luís Mendonça e Frederico Figueiredo também tiveram grande destaque hoje e acabou por ser uma boa corrida”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor. 

 

Classificações:

2ª Clássica de Viana do Castelo

Barroselas – Viana do Castelo» 150,35 km

Classificação geral individual

 

1.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), 03h49m13s 

2.º César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO), a 14s 

3.º Aleksandr Grigorev (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel), a 23s 

8.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m44s 

17.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 07m18s 

18.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

45.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 15m02s 

60.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 22m52s 

 

Classificação geral equipas

 

1.ª Efapel Cycling, 11h31m06s 

4.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 12m53s

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“W52 – FC Porto José Gonçalves segundo nos Sprints na Clássica de Viana”


Teve hoje lugar a segunda edição da Clássica de Viana, com 150km a ligarem Barroselas a Viana do Castelo, com 2 subidas ao Monte de Sta. Luzia, a prova contou também com sectores de sterrato e pavê ambos com Sprints Especiais.

A corrida teve duas fazes com a primeira, uma duo em fuga, que discutiram entre si as classificações da Montanha e Metas Volantes.

A segunda com o fim da fuga e a dupla subida a Santa Luzia e os sectores de sterrato (terra batida) e pavê (paralelo) que se seguiam. Na última das subidas Joaquim Silva (Efapel Cycling) atacou e acabou por triunfar na clássica com 14 segundos de vantagem.

No grupo da frente ia José Gonçalves que terminou em quarto a 26 segundos do vencedor.

José Gonçalves terminou em segundo lugar na Geral dos Sprints Especiais de Sterrato, o Samuel Caldeira em terceiro das Metas Volantes e conseguimos colocar 3 ciclistas no top10 desta exigente prova. Com isto terminamos também em segundo lugar por equipas.

           

Classificação

 

4º José Gonçalves +26s

5º Daniel Mestre +1m43

7º Ricardo Vilela +1m44

29º Samuel Caldeira +12m19

30º Joni Brandão +12m19

Ricardo Mestre DNF

Jorge Magalhães DNF

 

 

Geral Equipas

 

2º W52 – FC Porto

 

Geral Metas Volantes

 

3º Samuel Caldeira

Geral Sprints Sterrato / Special Sterrato Sprint

2º José Gonçalves

Fonte: W52 – FC Porto

“Taça de Portugal de XCO Abrantes”


Mário Costa e Joana Monteiro triunfam em Abrantes

Por: José Carlos Gomes

A Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde dominou hoje as corridas de elite da segunda prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), em Abrantes. Os vilacondenses impuseram-se através de Mário Costa e de Joana Monteiro, que também passaram a comandar a classificação geral da Taça.

A corrida masculina de elite manteve os adeptos presos à incerteza até final. Apesar de Mário Costa se ter destacado da concorrência, nunca conseguiu abrir um espaço demasiado significativo para os rivais, mantendo a expectativa. Mário Costa venceria com 33 segundos de vantagem sobre Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) e 50 segundos à melhor sobre Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos). O melhor sub-23 foi Alberto Barroso (SportBici/Mundo Furgonetas), quarto da geral absoluta.

Joana Monteiro foi a mais forte na corrida feminina de elite. Depois do segundo lugar no arranque da Taça, em Melgaço, a famalicense bateu toda a concorrência em Abrantes e assumiu o comando da geral da Taça. Na prova de hoje cortou a meta com 1m28s de vantagem sobre Lara Lois (Motobike) e 5m40s sobre Ana Tomás (BTT Seia), que a acompanharam no pódio. Ana Fernandes (Strix Bike Team), quarta na linha de meta, foi a melhor sub-23 em pista.

A corrida masculina de juniores assistiu a um duelo animado, que terminou com os três primeiros separados por menos de um minuto. Guilherme Barros (24 horas Altimetria/Ontrack) venceu, deixando Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) e Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis) a 21 e 42 segundos, respetivamente.


O desfecho da prova feminina de juniores foi mais desequilibrado. Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) destacou-se de toda a concorrência, vencendo com uma margem de 2m49s sobre a segunda classificada, Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais). A terceira, Beatriz Sousa (24horas Altimetria/Ontrack), gastou mais 3m41s do que a vencedora.

As corridas de cadetes foram vencidas por David Vizcaino (Club Gr 100 MTB) e por Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis). Em paraciclismo o melhor foi Ivo Pereira (Róódinhas/Master Vantagem).

Entre os veteranos impuseram-se os masters 30 Ismael Graça e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), os masters 40 Martinho Saragoça (Róódinhas/Master Vantagem) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), o master 50 António Sousa e o master 60 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova).

A Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde impôs-se por equipas.

A terceira corrida da Taça de Portugal de XCO vai disputar-se em Lousada, no dia 1 de maio.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clássica de Viana do Castelo”


Joaquim Silva conquista a Clássica de Viana do Castelo

 

Por: José Carlos Gomes

Joaquim Silva deu hoje o primeiro triunfo da época à Efapel Cycling, vencendo a segunda edição da Clássica de Viana do Castelo, prova de 150,4 quilómetros, disputada entre Barroselas e Viana do Castelo.

A corrida teve duas fases. A primeira foi animada por Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) e Nuno Meireles (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho). O duo isolou-se e pedalou ao encontro das classificações secundárias. Bruno Silva ficou com as metas volantes e Nuno Meireles com a geral da montanha.

A fase final, com passagens pela subida de Santa Luzia, por troços de empedrado e outros de terra batida, apelou a novos protagonistas. E eles disseram presente. Acabou por ser um grupo que saiu do pelotão a discutir a segunda edição da clássica vianense.

Joaquim Silva leu bem a corrida e aproveitou a exigência da subida para Santa Luzia para deixar os adversários em dificuldades. O corredor da Efapel Cycling acabaria por isolar-se e por vencer em solitário, ao fim de 3h49m13s de corrida. A correr em casa, César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO), foi o segundo classificado, a 14 segundos. O vencedor da edição transata, o russo Aleksandr Grigorev (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel), fechou o pódio, a 23 segundos.

O ataque de Joaquim Silva valeu-lhe também a vitória nas classificações do empedrado e da terra batida. O galego Manuel Rodríguez (Supermercados Froiz) foi o melhor sub-23 das equipas de clube. A Efapel Cycling conquistou a classificação coletiva.

A Clássica de Viana do Castelo provou uma alteração na geral da Taça Nacional de Equipas. A Efapel Cycling destronou a Glassdrive-Q8-Anicolor no topo da geral. A Efapel soma agora 285 pontos, tendo “à perna” a Kelly-Simoldes-UDO, com 280, e a Glassdrive-Q8-Anicolor, com 275.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Juniores José Poeira”


Não há duas sem três para António Morgado

 

Por: José Carlos Gomes

António Morgado (Bairrada) ganhou hoje a terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de Juniores, uma viagem de 129 quilómetros, entre Vila Nova de Milfontes e Odemira, corrida integrada no programa do Troféu José Poeira.

O jovem chefe-de-fila da equipa bairradina continua imbatível. Ao fim de três corridas pontuáveis para a Taça de Portugal, soma três vitórias. Em todas as ocasiões, o colega de equipa Gonçalo Tavares foi o segundo classificado.

Na prova deste domingo, António Morgado e Gonçalo Tavares chegaram juntos à meta, totalizando 3h20m50s de corrida. Tal como nas provas anteriores, a maior oposição ao domínio da Bairrada pertenceu a Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola). O júnior de primeiro ano foi hoje o terceiro classificado, a longínquos 12m27s do duo mais forte.

António Morgado comanda a Taça de Portugal de Juniores, com 225 pontos. Gonçalo Tavares soma 195. Tiago Santos está no terceiro posto, com 165.

A Taça de Portugal de Juniores irá terminar com mais um fim de semana de duas provas, nos dias 30 de abril, em Penafiel, e no dia 1 de maio, na Palmeira, Braga.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com