quinta-feira, 5 de outubro de 2023

“Andrea Bagioli se despede da Soudal com vitória no Gran Piemonte:


Rui Costa termina em quinto

 

Por: José Morais

Fotos de Marco Alpozzi/La Presse

A vitória de Andrea Bagioli quebrou o jejum italiano de cinco anos na prova, com o ciclista italiano a levar a melhor sobre Marc Hirschi e Alex Aranburu Deba, fechando o cronômetro com 3h20min25s.

Com esta vitória, o ciclista italiano Andrea Bagioli da equipa Soudal Quick-Step conquistava sua última vitória pela equipa belga esta quinta-feira, na 107ª edição do Gran Piemonte, uma corrida com 152 quilómetros, com Andrea Bagioli a levar a melhor ao sprint com Marc Hirschi da equipa da UAE Emirates, e Alex Aranburu Deba da equipa da Movistar.

Filippo Ganna da equipa da Ineos Grenadiers cortou a linha de chegada em quarto com mais 11 segundos, com o português e Rui Costa da equipa da Intermarché-Circus-Wanty a ficar no top 10, fazendo quinto lugar, com o mesmo tempo de Filippo Ganna.


Andrea Bagioli que vai integrar a Lidl-Trek a partir de 2024 por três épocas, dizia: “Eu queria terminar a minha presença na equipa com uma vitória, e esta foi seguramente minha última vitória na mesma, já que a partir de 2024 vou estar na equipa da Lidl-Trek nas três temporadas”.

De salientar que esta foi a terceira vitória do ciclista italiano, o qual venceu uma etapa do Tour de Wallonia, e uma etapa da Volta da Eslováquia, com o triunfo de hoje a quebra um jejum de vitórias italianas no Gran Piemonte, que teve como vencedor Sonny Colbrelli, em 2018.

 

O top 5

 

1 – Andrea Bagioli da Soudal Quick-Step – 3h20’25”

2 – Marc Hirschi da UAE Team Emirates mt

3 – Alex Aranburu Deba da Movistar Team mt

4 – Filippo Ganna da Ineos Grenadiers a 11″

5 – Rui Costa da Intermarché- Circus-Wanty mt

“31º Passeio de Cicloturismo da CGTP 2023”


Em dia da comemoração da Implantação da República Portuguesa, centena e meia pedalaram por três concelhos

 

Por: José Morais

Fotos Revista Notícias do Pedal

Foi esta quinta-feira dia 5 de outubro para a estrada o 31º Passeio de Cicloturismo da CGTP, no dia que se celebrou mais uma vez a Implantação da República, algo que se  começou a celebrar a partir de 1910, quando o nosso país deixou de ser uma monarquia, passando a ser uma república, deixando assim nessa altura os monarcas de governar, onde passamos a ser republicanos, onde na altura se mudou tanto o hino como a bandeira.


A CGTP promove há 31 anos este evento, que é já considerado uma clássica da modalidade, onde hoje ainda marcaram presença cicloturistas que estiveram na primeira edição, e fazem sempre questão de ano para ano virem pedalar neste evento.

O passeio teve concentração pelas 8 horas junto à Reitoria da Cidade Universitária ao Campo Grande em Lisboa, pelas 9 horas era dada a partida, com um passeio a ser percorrido por três concelhos, Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira, numa extensão de 50 quilómetros, passando pela Av. Padre Cruz, Lumiar, Calcada Carriche, Olival Basto, Santo António dos Cavaleiros, Loures, São Julião do Tojal, Bucelas, Vila de Rei e Alverca, aqui no Jardim foi feita uma paragens, onde foi oferecido as todos os participantes um abastecimento de água e fruta.


Depois da pausa, os cicloturistas regressaram á estrada, percorrendo a Nacional 10, com passagem pela Póvoa de Santa Iria, Santa Iria Azoia, São João da Talha, Sacavém, Portela, Ralis, Rotunda do Relógio, Av. do Brasil, e a Cidade Universitária, local da partida, onde o evento terminou cerca das 12,35 horas.

Foi um passeio muito interessante, com alguns pontos de maior dificuldade, mas superados pelos participantes, o caso da subida São Roque para São Julião do Tojal, a subida para Bucelas, e o Cabeço da Rosa para Alverca, com o restante percurso propício para rolar.


Para a organização, este seria mais um grande passeio, e nas palavras de Libério Domingos, o mesmo seria “mais uma jornada de convívio, e assinalando também o aniversario da Central Sindical da CGTP que completou 53 anos de existência, onde há 31 anos se realiza este passeio, e será uma tradição para se manter, porque se entende de que o desporto deve fazer parte da nossa vida, e na ação sindical também se pretende implementar essa prática, e ao mesmo tempo chamar mais jovens para a pratica desta modalidade”.


Num passeio que juntou cerca de centena e meia de participantes, onde a participação feminina era reduzida apenas a três, a Monica de Trajouce, a Joana que veio do Montijo e a Elsa que veio de Cascais, que no final estavam todas satisfeitas com o passeio, reconhecendo em algumas partes do percurso algumas dificuldades, mas que foram superadas as mesmas, e que fizeram questão de marcar presença neste dia feriado de comemoração.


Como balanço final, foi um excelente passeio, que teve o apoio dos Bombeiros Voluntários de Sacavém, onde os seus serviços não foram necessários o que é positivo, e o acompanhamento da Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa, com cinco motos e uma viatura, que deram a toda a caravana a segurança necessária, num excelente trabalho feito, em coordenação com a organização, e da parte desta também um elogio, pela forma com conduziram o passeio.

Pouco mais para dizer, ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.

 

Podem visualizar as fotos do evento em:  

https://photos.google.com/share/AF1QipM2TKXUfzAizPz8bAG5qvV6IOGs0OoW8dRWkqEJab99Mq_eTryeiTK5tVF7qyKggA?key=QkV6OHA5SGcxeW9oV3dMeW03aURpT2U0QlNXRVBB





“Caramulo Motorfestival nomeado para os “The Historic Motoring Awards 2023”


Primeiro evento nacional de sempre nomeado nos prémios internacionais

 

Foto: Manuel Portugal

Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, foi nomeado para os The Historic Motoring Awards 2023, os mais prestigiantes prémios atribuídos à elite do sector internacional dos automóveis clássicos.

É a primeira vez que um evento nacional é nomeado na categoria Motoring Event of the Year, integrando a lista de cinco finalistas, entre os quais figuram o Hagerty Festival of The Unexceptional (Inglaterra), a International St Moritz Automobile Week (Suíça), o The Bridge (EUA) e o Zoute Grand Prix (Bélgica).

Alguns dos eventos já galardoados no passado com o prémio Motoring Event of the Year incluem a Rétromobile, Retro Classics Stuttgart, e Chantilly Arts & Elegance Richard Mille, entre outros ilustres exemplos.


A cerimónia de entrega de prémios decorre no dia 15 de Novembro, no Dorchester Hotel, em Londres.

Criado em 2006, o Caramulo Motorfestival tem por base um evento dedicado aos automóveis e motociclos clássicos e desportivos, que combina a parte de competição com um conjunto de acções lúdicas e turísticas, juntando mais de 1300 automóveis, motos e aviões, e recebendo mais de 40 mil visitantes ao longos dos seus três dias.


O programa do evento conta com a Rampa Histórica Michelin, a Colecção de Automóveis, Motociclos, Velocípedes e Miniaturas do Museu do Caramulo, a Feira de Automobilia, a Bikersville by Cartrack, concentrações de clubes, actividades lúdicas Outdoor, Pista Júnior, parques infantis de entretenimento, bares e zonas chill out com música durante todo o evento, entre outros.

O Caramulo Motorfestival assume-se assim como um evento orientado não só para os verdadeiros aficionados dos automóveis e motociclos, mas também para todo o público em geral, em especial para as famílias que, assim, podem desfrutar de um fim-de-semana inesquecível na Serra do Caramulo.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal




“A Lenda de Tartessos 2024 abre inscrições no dia 2 de outubro”


Entre as novidades, haverá quatro etapas online, sem contrarrelógio e as categorias, além da Elite, serão M30, M40 e Grand Master.

 

Por: Alejandro Moreno

Huelva, Espanha, 25 de setembro de 2023. A Lenda de Tartessos 2023 começa no dia 2 de outubro. Neste dia, estarão abertas as inscrições para participação na prova, que decorrerá entre 1 e 4 de fevereiro de 2024. A primeira fase de inscrições durará duas semanas, até 16 de outubro, ao preço de 280 euros por pessoa. De 17 de outubro a 12 de janeiro de 2024, data do encerramento das inscrições, terão um preço de 310 euros por corredor. Além disso, a opção de dois passos (metade) estará disponível durante todo o período de inscrição ao preço de 140 euros por pessoa.

Nesta ocasião, são inúmeras as novidades que A Lenda de Tartessos apresenta nesta ocasião, que serão anunciadas em breve. Entre elas, a configuração dos palcos. Nesta ocasião não haverá contrarrelógio individual, como nas edições anteriores. A Lenda dos Tartessos 2024 terá quatro etapas circulares que percorrerão cerca de 250 quilómetros da província de Huelva, que voltarão a proporcionar ambientes únicos e surpreendentes.

Quanto às categorias, os corredores, tanto masculinos como femininos, serão inscritos nas categorias Elite, Master 30, Master 40 e Grandmaster, para participantes que, no dia 31 de dezembro de 2024, tenham 50 anos ou mais. A categoria de duplas estará disponível apenas para os quatro dias de prova e a opção Meia terá apenas a categoria Absoluta.

Quase 500 corredores de 20 países reuniram-se para a edição de 2023 de A Lenda de Tartessos.

A prova mantém a categoria S2 MTB Marathon dentro do calendário da União Ciclística Internacional com o objetivo de consolidar a prova e oferecer um evento único no panorama do ciclismo nacional.

Fonte: Organização Lenda de Tartessos

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com