segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

“Fizeram 600 quilómetros em bicicletas elétricas, tudo em defesa do clima”

Cerca de 40 ciclistas chegaram neste domingo em bicicletas elétricas à cidade polaca de Katowice, onde está a ocorrer a conferência da ONU sobre o clima COP24. A chegada ocorreu após percorrerem mais de 600 quilómetros desde Viena para promover este modo de transporte e lutar contra as mudanças climáticas.

Organizada pela rede espanhola da iniciativa da ONU Global Compact e pelo grupo energético Iberdrola, a equipa multinacional de ciclistas pediu "mais ambição e urgência" às autoridades políticas para responder às mudanças climáticas", declarou à AFP um dos líderes do grupo, Carlos Salle, diretor de política energética e mudanças climáticas na Iberdrola, destacando, ainda, o papel que os veículos elétricos podem desempenhar na defesa do clima.

A equipa de ciclistas, chamada “Moving for Climate NOW”, entregou um manifesto ao número dois da Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (UNFCCC), Ovais Sarmad, e a Jakub Gibek, líder do gabinete de Política para o Clima do Ministério do Ambiente da Polónia.

A viagem permitiu-lhes mostrar a sua determinação, frente a condições climáticas hostis. "No primeiro dia, saindo de Viena, apanhámos muita chuva e vento e sofremos um pouco. Ontem, fizemos o percurso sob uma temperatura de -6°C, o que foi horrível para os nossos pés e mãos", descreveu Salle.

"Eu elogio os ciclistas envolvidos nesta viagem de bicicleta para inspirar o mundo a seguir na direção certa para cumprir a promessa do Acordo de Paris", disse Sarmad. "Esta é a mais importante COP (Conferência das Partes) desde a assinatura do tratado, e precisamos de iniciativas como estas para provar que governos, o setor privado e os indivíduos podem trabalhar juntos para bater-se com as alterações climáticas ao comprometer-se com o multilateralismo".

Fonte: Sapo on-line

“Passado pouco mais de um ano Bicicletas GIRA já rolaram 1 milhão de viagens”

Por: Teresa Loureiro

A rede GIRA Bicicletas de Lisboa acaba de realizar a sua viagem 1 milhão, passado pouco mais de um ano depois de ter sido implementada pela EMEL nas ruas da cidade, tendo neste momento mais de 18.500 utilizadores com passes anuais.

O sucesso das GIRA, comprovado pelas centenas de bicicletas que todos os dias animam as ruas da cidade, veio alterar todo o ambiente em Lisboa e inspirar as pessoas que aqui vivem e trabalham para novos meios de mobilidade, suaves e ativos.

Em junho de 2017, a EMEL aceitou o desafio da Câmara Municipal de Lisboa para a criação de uma rede de bicicletas, na sua maioria elétricas, um projeto que fez parte de todo um repensar da mobilidade na cidade, para a tornar mais sustentável social, ambiental e economicamente, e que está integrado numa pedagogia da partilha, que pretende mudar mentalidades e sensibilizar as pessoas para a necessidade de reduzir os 370 mil carros que todos os dias entram na capital.

A EMEL acredita que a rede GIRA dá um importante contributo ao trabalho que tem vindo a desenvolver para tornar a cidade mais organizada e segura para os cidadãos, e reafirma a sua preocupação em ajudar a transformar Lisboa numa cidade mais acessível e inclusiva, mitigando os efeitos das alterações climáticas e promovendo os meios de mobilidade alternativos ao veículo automóvel particular.

 

Sobre a EMEL:

A EMEL tem como missão a gestão da mobilidade e do estacionamento em Lisboa, através da gestão e fiscalização de lugares na via pública, de parques e de Bairros Históricos. 

A sua atuação visa a melhoria da mobilidade urbana, garantindo mais bem-estar e segurança à população, através do desenvolvimento de ações de sensibilização e da introdução de soluções inovadoras de mobilidade e gestão do estacionamento, que contribuam para uma maior sustentabilidade ambiental.

Fonte: EMEL

14º Passeio Nocturno BTT "São Silvestre"

Sábado, 15 de Dezembro às 20 horas

O Maior Nocturno de BTT em Portugal

Mais uma vez a noite do Barreiro vai ser iluminada por centenas de luzes das bicicletas que vão participar nesta 14ª edição do Passeio de S.Silvestre em BTT. Numa realização da Associação de Cicloturismo Fidalbyke (ACF) em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro, este passeio terá cerca de 30Km por caminhos do Concelho, com partida e chegada ao Parque da Cidade. Terá também um abastecimento com chá quente e bolo-rei e um caldo verde bem quentinho à chegada.

A concentração e abertura do Secretariado terá início às 19H00 e a partida será às 20H00.

Este passeio também tem uma vertente solidária pelo que pedimos aos participantes que contribuam com uma oferta de géneros alimentícios de longa duração e que serão entregues a uma instituição do concelho.

Este passeio, é simultaneamente uma acção de SOLIDARIEDADE, por isso traz e oferece generosamente produtos alimentares de primeira necessidade para os mais necessitados, que vão ser depois entregues a uma Instituição de Solidariedade Social.

 

Um passeio que começou por ser um encontro de amigos

e tornou-se um espectáculo de cor e alegria,confraternização e paixão de viver.

Nesta noite de Inverno, é ver crianças e senhoras, jovens e adultos, um mar de gente apaixonada pela bicicleta, que esquece o frio e aquece a alma, numa pedalada de prazer.

Já todos conhecem o S. Silvestre do Barreiro, e anseiam pelo fim do ano para esta festa das duas rodas. Convidamos-te por isso, a estar presente neste Mega-Passeio, em que impera a boa disposição, camaradagem e entreajuda, numa aventura que vais para sempre recordar e querer outra vez voltar.

PARTICIPA E FAZ NOVAMENTE DESTE EVENTO,

O MAIOR PASSEIO NOCTURNO EM BTT DE PORTUGAL!!!

Cola-te à nossa roda no passeio noturno do S. Silvestre!

 

Programa:

Local da Concentração: Parque da Cidade no Barreiro

Hora da Concentração: 19 Horas

Partida: 20 Horas

Distância: +/- 30 Km Caldo Verde no final do passeio


2.5€ (2€ sócios AC Fidalbyke)

O uso de capacete e luzes é obrigatório

No secretariado do passeio será entregue uma pulseira

Só será entregue uma única fatia de bolo rei por pessoa na apresentação da pulseira

O caldo verde será entregue mediante entrega da pulseira.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com