sábado, 10 de setembro de 2022

“Remco Evenepoel: «É o dia mais bonito da minha vida»”


Ciclista belga está a um passo de vencer a Vuelta

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O belga Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinyl) reagiu com emoção, em Puerto de Navacerrada, à sua vitória na Volta a Espanha, no dia mais bonito da sua vida, segundo o próprio.

"Não sei o que se passa na minha cabeça e no meu corpo neste momento. É algo incrível. Creio que respondi nos pedais a todas as críticas e comentários negativos que recebi no último ano. Trabalhei arduamente para chegar aqui na melhor forma possível. Ganhar esta Vuelta é simplesmente incrível", afirmou o vencedor da Volta ao Algarve em 2020 e 2022.

Evenepoel, de 22 anos, vai suceder no historial da corrida espanhola ao esloveno Primoz Roglic, tornando-se no primeiro belga a vencê-la desde Freddy Maertens, em 1977, e o primeiro a conquistar uma das Grandes Voltas em 44 anos, após o triunfo de Johan De Muynck, no Giro. "É a primeira Grande Volta que consigo começar bem de saúde. Estou muito contente por ser o primeiro a ganhar uma Grande para Patrick Lefevere como diretor desportivo, e para a Bélgica, o meu país, para os meus companheiros, pelos meus pais e para a minha companheira", referiu.

Apesar da aparente tranquilidade, Evenepoel admitiu alguma ansiedade com a etapa de hoje, a 19.ª e penúltima, em que podia ser ameaçado pelo espanhol Enric Mas (Movistar), que seguia na segunda posição, a 2.07 minutos. "Esta manhã estava muito nervoso. Não dormi muito bem. Sabia o que me esperava e acabou por ser uma etapa superdura. Estou muito contente com a vitória na Vuelta. Hoje respondi com as pernas. Nunca pensei em ganhar a etapa, só queria a classificação geral. E só tinha de controlar e confiar nas minhas forças", admitiu.

E resultou, terminou a etapa no sexto lugar, perdendo dois segundos para Mas, que vai partir para a etapa de consagração a 02.05 da camisola vermelha. "É o dia mais bonito da minha vida. Foi um ano fabuloso. Ganhar um Monumento como a Liège-Bastogne-Liège, ganhar duas etapas e a geral e, logo, casar-me no inverno... Creio que é o melhor ano que podia ter imaginado e desejado", concluiu.

Fonte: Record on-line

“Benoît Cosnefroy vence isolado Grande Prémio do Quebec”


Benoît Cosnefroy (AG2R Citröen) venceu isolado o Grande Prémio do Quebec, à frente do australiano Michael Matthews (BikeExchange-Jayco

 

Por: Lusa

O ciclista francês Benoît Cosnefroy (AG2R Citröen) venceu isolado o Grande Prémio do Quebec, à frente do australiano Michael Matthews (BikeExchange-Jayco), segundo, e do eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), terceiro.

Cosnefroy, de 26 anos, somou a maior vitória da carreira na corrida WorldTour no Canadá ao cumprir os 201,6 quilómetros no Quebec em 4:46.56 horas, sendo quatro segundos mais rápido do que o primeiro grupo de perseguidores.

Neste lote, que incluía muitos dos favoritos à conquista da prova, estava o português Ruben Guerreiro (EF Education-Easy Post), que cortou a meta no 17.º posto. Rui Costa (UAE Emirates) foi 102.º e André Carvalho (Cofidis) 110.º.

Fonte: Sapo on-line

“João Almeida sobe ao quinto lugar na Volta a Espanha”


Prova termina este domingo em Madrid

 

Por: Ana Paula Marques

João Almeida subiu este sábado um lugar na classificação geral da Volta a Espanha, para quinto, depois de terminada a 20.ª e penúltima etapa da prova.

O ciclista português da UAE Emirates terminou a etapa, de montanha e com final no alto de Navacerrada, no grupo dos favoritos, em nono, acabando por subir ao quinto lugar também devido ao atraso de Carlos Rodríguez (Ineos), que era quarto da geral à partida para a etapa. O Espanhol finalizou em 18.º, a mais de um minuto.

Falta agora chegar este domingo a Madrid igualmente entre os grupos dos favoritos, para João Almeida se tornar no terceiro melhor português se sempre na classificação final da Volta a Espanha. O seu quinto lugar fica só superado pelo segundo (1974) de Joaquim Agostinho e o quarto (1957) de Ribeiro da Silva.

Será também o seu segundo melhor resultado em provas de três semanas, depois do quarto posto na Volta a Itália em 2020, sendo que em 2021 foi sexto nesta mesma corrida.

A 20.ª etapa foi ganha por Richard Carapaz (Ineos), a somar o seu terceiro triunfo na edição deste ano, à qual junta a vitória na montanha.

Já Remco Evenepoel (Quick Step) está a um dia de fazer história, ou seja, conquistar a sua primeira Grande Volta e apenas com 22 anos.

Fonte: Record on-line


“João Almeida lidera Portugal nos Mundiais”


Serão cinco os ciclistas de elite a competir na Austrália

 

Por: Ana Paula Marques

Portugal vai fazer-se representar por cinco ciclistas do escalão de elites no Campeonato do Mundo, que se disputa de 18 a 25 de setembro, em Wollongong, na Austrália.

Num percurso à medida de João Almeida, será o corredor da Emirates a aposta principal das cores nacionais, e a seu lado terá dois colegas de equipa, os gémeos Rui e Ivo Oliveira, bem como Nelson Oliveira (Movistar) e Ruben Guerreiro (EF).

O nosso país podia alinhar com mais um ciclista, seis no total, e a escolha do selecionador nacional, José Poeira, recaiu em Rui Costa (Emirates). Mas ao que o nosso jornal apurou, o campeão mundial de 2013 não terá mostrado interesse em participar.

João Almeida e Nelson Oliveira, além da prova de fundo, deverão ainda ser as escolhas naturais para competirem no contrarrelógio (34,2 quilómetros), marcado para o dia 18, uma semana após o final da Vuelta, onde ambos se encontram, tal como Ivo Oliveira. Já a corrida principal, a de fundo (266,9 quilómetros), tem lugar no dia 25.

Fonte: Record on-line

“Fred Wright considera injustas as acusações de Roglic: «Filmagens mostram que foi um simples incidente de corrida»”


Ciclista esloveno acusou o britânico de ter provocado a queda que levou ao seu abandono da Vuelta

 

Por: Lusa

Fred Wright (Bahrain-Victorious) considerou esta sexta-feira "injustas" as declarações do esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), que acusou o ciclista britânico de ter provocado a queda que levou ao seu abandono da Volta a Espanha, quando era segundo na geral.

"Para ser honesto, não considero que as declarações sejam justas, porque as filmagens mostram que foi um simples incidente de corrida, mas também entendo que o Primoz estava a lutar pela camisola vermelha da Vuelta", afirma o jovem de 23 anos, citado pela sua equipa, indicando ter enviado "uma mensagem privada" ao ainda tricampeão em título da prova espanhola para saber "se estava ok".

Wright foi mais 'emocional' na sua conta na rede social Twitter, relevando que "foi muito difícil" ler o comunicado da Jumbo-Visma, onde constam as declarações de 'Rogla', e que está "desiludido".

"Eu e a equipa vimos novamente as imagens esta noite e, honestamente, não acredito que tenha feito nada de errado. [...] O Primoz é um ciclista fantástico, estava em crescendo e na luta por vestir a camisola vermelha em Madrid. Foi uma grande perda para a corrida e entendo perfeitamente que deve estar muito desapontado", escreveu ainda.

O esloveno da Jumbo-Visma acusou hoje Wright de ter causado a sua queda na chegada da 16.ª etapa da Volta a Espanha, que motivou o seu abandono, quando era segundo da geral.

"Não foi correto, não pode acontecer. As pessoas avançam rapidamente como se nada tivesse acontecido, mas eu não tenho essa hipótese. Não quero que o meu desporto seja assim e quero deixar bem clara a minha posição", declarou o corredor de 32 anos, citado pela equipa.

Roglic, vencedor das últimas três edições da prova espanhola, caiu nos últimos metros da 16.ª etapa, que ainda veio a concluir, acabando por abandonar antes do arranque da 17.ª. Hoje, consegue "caminhar um pouco", algo que já o faz "feliz", numa recuperação lenta que pode ter-lhe custado o resto da temporada, mas continua irritado com o que diz ter sido "uma queda inaceitável".

"Nem toda a gente viu como aconteceu. Não foi pela estrada ou falta de segurança, mas o comportamento de um ciclista [Fred Wright]. Não tenho olhos nas costas, se não teria aberto a trajetória. Wright veio de trás e tirou-me o guiador das mãos antes que me apercebesse", criticou.

Fonte: Record on-line

“O “Notícias do Pedal – TV” vai estar este domingo em direto no Facebook na Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira…”


Este Domingo o Notícias do Pedal -TV vai marcar presença na Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira em Fátima, a partir das 8 horas e 45 minutos da manhã iremos fazer o direto  de Leiria junto ao cemitério, onde se vai iniciar uma das homenagens a Carlos Vieira, estaremos depois em Fátima no parque nº. 12, e finalmente em Aljustrel, Valinhos, onde no Calvário Húngaro, no recinto da Capela Santo Estevão, estaremos novamente em direto, com a transmissão na integra da Santa Missa, seguida da Bênção, e terminando com mais homenagem a Carlos Vieira.

 

Entrevistas, transmissão em direto de vários pontos, entre grandes outros momentos, poderão ser vistos em direto. Se não vai participar neste grande evento, assista a bons momentos do mesmo.


 

Não se esqueça, domingo a partir das 8,45 horas entre Leiria e Fátima, num evento que será inesquecível.

 

Reportagem completa depois no Blogue diário, na Revista Notícias do Pedal mensal, com as fotos na galeria da Revista Notícias do Pedal, e ainda o filme nos nossos canais de televisão do Youtube e no MEO Kanal, onde tudo será também divulgado no Grupo da Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira.

Nota da Redação

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com