sábado, 18 de março de 2023

“Mathieu Van Der Poel vence a 114ª edição da clássica Milão Sanremo”


Por: José Morais

Foi para a estrada a 114ª edição da clássica Milão-Sanremo com 294 quilómetros, com a vitória de Mathieu Van Der Poel da equipa da Alpecin-Deceuninck, numa vitória espetacular à frente do ciclista Filippo Ganna, da equipa da Ineos Grenadiers, e Wout Van Aert, da equipa da Jumbo-Visma, com Tadej Pogacar, da equipa da UAE Team Emirates a fazer quarto, ele que era um dos grandes favoritos, neste que foi o primeiro Monumento do ciclismo na época.

Com um ataque na descida do Poggio, Mathieu Van Der Poel atacou, e acelerou na descida final, conseguindo assim cortar a linha de chegada em primeiro, foi sem dúvida uma vitória grandiosa, e especial, já que reivindicou a vitória alcança há 62 anos pelo seu avô Raymond Poulidor na mesma prova.

Antes de Mathieu Van Der Poel ter atacado, Tadej Pogačar acelerava na subida do Poggio, porem o holandês disparava no topo da subida, e descia a alta velocidade, apesar de Van Aert tentar encurtar a distância, Mathieu Van Der Poel não dava oportunidade aos seus adversários, isolava-se e alcançava assim a sua primeira vitória da época, e a segunda desta clássica.      

No final, o holandês dizia que tinha a sensação de que todo o mundo sabia que esta prova era um desejo ser em a vencer, como a própria equipa queria também uma vitória, e estava feliz por o ter conseguido, e dizia que também que se sentiu bem no Cipressa, como no Poggio, e quando olhou para trás já não havia ninguém a segui-lo, sentindo que tinha nas suas pernas um forte ataque, tentando calcular, e conseguiu a vitória, estando bastante feliz, e afirmou ainda que sem dúvida foi um dos grandes objetivos da época, num Monumento sempre muito especial.

 

O top da dez

 

1º Mathieu Alpecin-Deceuninck 06:25:23

2º Filippo INEOS Grenadiers + 15

3º Wout Jumbo-Visma + 15

4º Tadej UAE Team Emirates + 15

5º Søren Kragh Alpecin-Deceuninck + 26

6º Mads Trek-Segafredo + 26

7º Neilson EF Education-EasyPost + 26

8º Matej Bahrain Victorious + 26

9º Anthony TotalEnergies + 26

10º Jasper Trek-Segafredo + 26

“Academia Fullracing – Águeda participa no Encontro Inter-Regional para Escolas de BTT”


No domingo chega a primeira prova da Academia Fullracing – Águeda para os mais novos, com o Encontro Inter-Regional para as Escolas de BTT da região Norte e Centro. Terá lugar em S. Mamede de Infesta, no concelho de Matosinhos e início às 10H00.

Após testes de avaliação, as escolas de ciclismo terão os primeiros compromissos do ano em prova e a Academia Fullracing será uma delas. A responsável pelo projeto aguedense, Vânia Baptista, vai levar oito jovens atletas dos vários escalões de Escolinhas este domingo. A saber:

Pupilos / Benjamin: João André e Pilar Marques

Iniciados: Martim Guimarães, Martim Cardoso e Diana Neves

Infantis: Guilherme Pinho

Juvenis: Martim Santos e Bruno Oliveira

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua ruma à margem Sul para disputar Clássica da Arrábida”


Por: Xavier Silva

A sexta edição da Clássica da Arrábida será o próximo desafio da Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua.

A corrida inscrita no calendário da União Ciclista Internacional vai ganhando raízes como uma das provas de um dia de maior relevância em Portugal, sendo um veículo privilegiado para divulgar e dinamizar o território dos três concelhos unidos pela serra da Arrábida: Palmela, Sesimbra e Setúbal.

Com partidas e chegadas alternadas, ao longo dos anos, pelos três municípios, a edição de 2023 começa no Largo de S. João, no centro de Palmela, às 12h00 do dia 19 de março. Os corredores terão por diante uma viagem de 182 quilómetros, que terminará no Castelo de Sesimbra, cerca das 16h30.

Pelo caminho, o pelotão vai enfrentar as subidas da Arrábida (km 28), do Alto de São Paulo (km 111,5) e da Assenta (km 170,8), além de dois troços de terra batida, entre os quilómetros 99,7 e 100,3 e 155 e 156,6.

Depois de uma prestação bastante positiva na Clássica da Primavera, a equipa parte motivada para este desafio internacional. O alinhamento para esta prova será composto por Ángel Sanchez, Nicolas Saenz, Leangel Linarez, Gonçalo Carvalho, António Barbio, Francisco Morais e Bruno Silva.

Em antevisão a esta prova, o diretor desportivo Gustavo Veloso afirma que “Vamos ter pela frente uma edição mais dura e mais longa do que o ano passado. Estará presente um pelotão com qualidade, vamos procurar as nossas oportunidades, estando presentes na corrida e indo à procura de um bom resultado e boa visibilidade”.

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Glassdrive / Q8 / Anicolor disputa Clássica da Arrábida no domingo"


Domingo, dia 19, a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor vai estar na estrada para disputar a 6.ª edição da Clássica da Arrábida, prova internacional com um percurso que atravessa os três concelhos da Arrábida: Palmela, Setúbal e Sesimbra.

A partida será no centro de Palmela, às 12H00, para uma viagem com 182 km do tradicional sobe e desce que caracteriza esta região. Pelo caminho serão contemplados dois troços em terra batida, uma das imagens de marca desta prova. Já a chegada está prevista para as 16H20 e será na exigente subida para o Castelo de Sesimbra.

Os sete corredores da estrutura de Águeda que vão alinhar são Mauricio Moreira – que no domingo passado fez a primeira vitória da época da equipa, na Clássica da Primavera –, Frederico Figueiredo, Sergio García, Pedro Silva, Rafael Reis, Artem Nych e Duarte Domingues.

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, adiantou que “a Clássica da Arrábida é uma prova bastante importante do nosso calendário. É uma corrida que traz sempre um leque de atletas de elevado nível e equipas internacionais. É também uma prova bastante aberta e com um percurso muito seletivo. Faremos o nosso melhor para dignificar os nossos patrocinadores e parceiros e sair da corrida com um balanço bastante positivo”.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Seleção Nacional Taças das Nações dia 2”


Sétimo lugar para os portugueses em pista na Taça das Nações

 

Por: José Carlos Gomes

Maria Martins, em omnium, Diogo Narciso e Iúri Leitão, em madison, encerraram a participação nacional na etapa do Cairo, Egito, da Taça das Nações de Pista com a sétima posição nas respetivas provas.

Dado o elevado número de inscritas, foi necessário recorrer a ronda de qualificação no omnium feminino. Maria Martins passou a eliminatória e apurou-se para o concurso de quatro provas.

A representante de Portugal foi nona nas duas primeiras disciplinas, scratch e corrida tempo. Cresceu competitivamente em eliminação, que fechou no quarto posto. Entrou, assim, como sétima classificada para a corrida por pontos, que haveria de determinar o resultado final.

Na última prova do programa, Maria Martins somou dois pontos, segurando o sétimo lugar final, com 84 pontos. A neozelandesa Ally Wollaston chegou à corrida por pontos no quarto posto, mas teve um desempenho acima da média que a catapultou para o triunfo na geral do omnium, com 139 pontos. Seguiram-se a francesa Victoire Berteau, com 131 pontos, e a dinamarquesa Amalie Dideriksen, com 116.


A competição de madison também começou com as rondas de qualificação. A dupla formada por Diogo Narciso e Iúri Leitão conseguiu o apuramento para a final. Na corrida decisiva, que se revelaria exigente e nivelada por cima, só três das 18 seleções em pista não conseguiram pontuar.

Os portugueses pontuaram em seis dos vinte sprints, o que valeu a Diogo Narciso e Iúri Leitão o sétimo posto, com 22 pontos. A vitória pertenceu aos alemães Roger Klüge e Theo Reinhardt, que somaram 44 pontos, obtidos de forma conservadora: pontuando em 15 sprints e sem dobrar o pelotão.

Os restantes lugares no pódio foram ocupados por países que conseguiram vinte pontos extra pela dobragem ao pelotão. Medalha de prata para os neerlandeses Jan Willem van Schip e Vincent Hoppezak, com 38 pontos, mais três do que os neozelandeses George Jackson e Thomas Sexton.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com