sexta-feira, 4 de novembro de 2016

“Prova da Castanha 2016”

Passeio de bicicleta noturno dia 19 novembro de 2016

Foto: Arquivo Notícias do Pedal

A Câmara Municipal da Amadora, em parceria com o Grupo Cicloturismo Estrelas da Amadora, promove, no próximo dia 19 de novembro, a Prova da Castanha, um passeio de bicicleta noturno na cidade da Amadora.

A concentração dos atletas terá lugar no Parque Central da Amadora pelas 16h30, com partida às 17h00.

A partida será dada em pelotão, no Parque Central da Amadora, e o ponto de chegada, previsto para as 19h00, está marcado na sede do Grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora.

Este passeio de bicicleta, no âmbito do programa “Amadora Bikes”, está aberto a toda a população e desenrola-se na rede viária da Amadora, através de um percurso urbano de 25 kms e com uma duração prevista de cerca de duas horas, que contempla a passagem pelos pontos mais emblemáticos da cidade.

No final, irá decorrer o já célebre magusto de confraternização, junto à sede do Grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora.

As inscrições estão abertas, são gratuitas e devem ser efetuadas até às 16h30 do dia 19 de novembro, através do endereço de correio eletrónico, geral@gcestrelasdaamadora.com, onde deve constar o nome e data de nascimento dos inscritos.

Os atletas menores de idade devem ser acompanhados pelos encarregados de educação.

A organização assume o seguro de todos os participantes na Prova da Castanha, sendo a aptidão e robustez física dos participantes da inteira responsabilidade dos próprios, ou dos clubes que representam.

A iniciativa conta com o acompanhamento de agentes de trânsito e de uma ambulância.

Para mais informações contactar o Gabinete de Desporto e Juventude da Câmara

Municipal da Amadora, através do endereço de correio eletrónico, desporto.juventude@cm-amadora.pt , ou do telefone 214 369 051.

Fonte: Câmara Municipal da Amadora

“Rafael Reis regressa à Caja Rural”

Apesar de ter triunfado ao serviço da W52-FC Porto

Por: Lusa

Foto: João Fonseca

O português Rafael Reis vai regressar à equipa espanhola de ciclismo Caja Rural, depois de ter vencido o 'ranking' ciclista do ano e somado oito triunfos durante a época de 2016 ao serviço da W52-FC Porto.
O corredor natural de Palmela, de 24 anos, venceu a Clássica de Amarante, a Volta à Bairrada, o Grande Prémio Jornal de Notícias e os prólogos da Volta a Portugal e do Troféu Joaquim Agostinho, tendo ainda sido terceiro classificado no Nacional de contrarrelógio.

"Do meu passado na equipa amadora lembro-me que tínhamos tudo o que precisávamos para nos tornarmos ciclistas, com corridas de alto nível e um bloco forte. A Caja Rural é uma equipa muito importante e representá-la em 2017 será importante para a minha carreira e para a minha evolução. Quero melhorar em alguns aspetos, como a montanha, ao mesmo tempo que trabalho na minha especialidade, os contrarrelógios. Espero adaptar-me o mais rapidamente possível e conseguir bons resultados", afirmou Rafael Reis, citado pela equipa espanhola.
Além de Rafael Reis, também foram confirmados na Caja Rural para 2017 o russo Yuri Trofimov (ex-Tinkoff) e o espanhol Héctor Sáez, no caso deste ao renovar o seu contrato.
Antes de chegar aos 'dragões', Rafael Reis, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da juventude de 2010, bicampeão de 'crono' em juniores e sub-23, em 2009 e 2010 e 2013 e 2014, respetivamente, alinhou durante duas épocas no Tavira, depois de ter corrido na Ceramica Flaminia -- Fondriest e na formação de sub-23 da Caja Rural.

Fonte: Record on-line

“José Mendes Bike Day - Evento solidário”

José Mendes Bike Day é a designação do evento solidário que se realizará no dia 20 de novembro em Selho São Jorge (Pevidém - Guimarães) freguesia de onde é natural o ciclista profissional José Mendes, Campeão Nacional e o primeiro ciclista vimaranense a participar no Tour de France e nos Jogos Olímpicos.

Com organização conjunta da Junta de Freguesia de Selho São Jorge e da Associação de Ciclismo do Minho, o José Mendes Bike Day integrará um passeio e um mini passeio de bicicleta (cujas receitas terão um fim solidário) e muitas surpresas e atividades complementares. A instituição beneficiária do Passeio 100% solidário deste ano são os Bombeiros Voluntários de Guimarães e as inscrições podem ser efetuadas em www.acm.pt.

O José Mendes Bike Day será uma oportunidade para pedalar ao lado do ciclista José Mendes (que representa a equipa Bora - Argon 18) e de outros atletas de renome. Com início marcado para as 9 horas do dia 20 de novembro, nas imediações da Junta de Freguesia de Selho São Jorge, a iniciativa terá percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.

As inscrições revertem integralmente para os Bombeiros Voluntários de Guimarães, custando 5 euros para maiores de 10 anos (gratuitas para menores de 10 anos). As inscrições podem ser efetuadas no website da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt) e na Junta de Freguesia de Selho São Jorge.

O José Mendes Bike Day tem o apoio da Junta de Freguesia de Selho São Jorge, Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, Extremebike, Citykbike, Like Bike, Bikezone, Muc-Off, AgilStore, Openvision e Digitall.

Natural de Guimarães e formado em clubes da Associação de Ciclismo do Minho, José Mendes sagrou-se em 2016 Campeão Nacional de Ciclismo de Estrada (Elites), depois de ter conquistado os títulos nacionais de contrarrelógio de juniores e cadetes e de ciclismo estrada (cadetes). Em 2007 venceu a Volta a Portugal do Futuro, tendo sido o primeiro ciclista vimaranense a participar nos Jogos Olímpicos e na Volta a França.

Iniciou-se na modalidade no Centro Ciclista de Pevidém e conquistou, desde os escalões de formação, resultados de destaque, tanto ao serviço da Seleção Nacional como de clubes, vencendo diversas provas em Portugal e no estrangeiro.

Na história da modalidade José Mendes ficará também conhecido como o primeiro português a participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário, em 2006, no qual ficou em 14º lugar no contrarrelógio individual e 17º na prova em linha.

Fonte: ACM

“Jesús del Pino reforça EFAPEL”

Espanhol pronto para ajudar a equipa na montanha

A equipa profissional de ciclismo EFAPEL assegurou os serviços de Jesus del Pino, ciclista espanhol conhecido pelos dotes de trepador, para a temporada de 2017. Proveniente da estrutura Burgos-BH, o corredor de 26 anos chega a Portugal para integrar o colectivo de Ovar. Pino estará às ordens do director desportivo da formação, Américo Silva, e não só dará mais força ao grupo como poderá destacar-se quando o relevo for mais irregular.

Habituado a competir ao mais alto nível, com corridas de vários escalões em Espanha e em França e conhece a realidade do ciclismo nacional por força das competições em que já participou em Portugal. “Estou muito entusiasmado com a possibilidade de correr pela EFAPEL. Desde que me tornei profissional que me destaquei como trepador. Sempre me consegui defender bem nas subidas. Estou aqui para ajudar a equipa em tudo o que me for pedido e tenho como maior sonho vencer uma etapa na Volta a Portugal”, afirmou Jesús del Pino.

O ciclista espanhol que trabalhará sob o comando de Américo Silva em 2017 chega para reforçar um grupo caracterizado pela união e espírito de equipa. Pino é o segundo corredor do país vizinho a integrar a formação de Ovar. Fará companhia a Álvaro Trueba que transita do plantel deste ano. A equipa já conta com oito confirmações e está a um passo de encerrar as novas contratações.

Fonte: Efapel:

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com