terça-feira, 26 de maio de 2020

“A Federação Triatlo Portugal recomenda/Nutrição e lesão: necessidades do treino”

Por: Joana Romão, nutricionista

Uma ingestão nutricional adequada não só ajuda a evitar lesões, mas também auxilia na sua recuperação.

A ocorrência de lesão é um acontecimento comum nos praticantes de desporto, quer sejam atletas de nível elite ou praticantes recreativos. A qualquer lesão está associada uma certa gravidade e consequentemente um período de recuperação em que o atleta pode não conseguir treinar ou competir. Nestas circunstâncias, qualquer ajuda que possa acelerar o processo de recuperação é bem-vinda.

Para além dos tratamentos médicos essenciais à melhoria do atleta, a Nutrição também apresenta um papel benéfico na aceleração do processo de recuperação e retorno ao treino. Especialmente numa fase de recuperação, em que é necessária a uma reconstrução tecidular e diminuição da inflamação provocada pelo stress na zona de lesão ou fratura, é imprescindível manter uma correta ingestão calórica com o objetivo de evitar o défice calórico nutricional. Devem ser supridas as necessidades nutricionais pois numa situação de défice ocorrem situações desvantajosas. Exemplos disso são a perturbação do processo de regeneração da zona lesada (por existir pouca energia disponível para esse processo energeticamente tão caro), o aumento da inflamação local e ocorrer uma maior e mais rápida degradação da massa muscular, tanto devido à ingestão desadequada, como pela diminuição da atividade.

Tal como uma ingestão energética em défice é contraproducente no processo de recuperação, um excesso calórico muito acentuado também irá promover uma acelerada perda de forma física e ganho de peso, podendo ainda agravar a inflamação, e assim atrasar consideravelmente o processo de retorno-ao-treino.

No geral, os cuidados nutricionais a ter em consideração de forma a potencializar a terapêutica regenerativa são:

Evitar o défice calórico;

Manter um estado hidratado;

Aumentar o aporte proteico (ingerir mais de 2g/kg peso/dia);

Ingerir 20 a 40g de proteína a cada 3-4 horas do dia;

Aumentar o consumo de leucina (Leu) nas doses indicadas (em excesso será prejudicial).

É essencial aumentar o aporte de proteína e leucina pois irá impedir uma perda acelerada de massa muscular, promovendo a manutenção da massa muscular do atleta, irá promover a reconstrução tecidular e reduzir a inflamação. A capacidade saciante da proteína poderá ajudar a evitar grandes picos de apetite em certas fases do dia, ajudando na manutenção do peso.

Para além de alimentos, em situações mais graves, ou em situações em que o atleta já apresente um défice energético prévio à lesão (que é uma das mais comuns causas de lesões e fraturas), suplementos como Creatina monohidrato (proteína de absorção lenta) e Omega-3 (anti-inflamatório nas doses indicadas) representam complementos interessantes ao processo de melhoria do atleta.

Bons treinos em segurança!

Veja aqui outros temas que podem ser do seu interesse: Dieta regular e aumentar a Imunidade do Atleta aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/aumentar-a-imunidade-do-atleta/

Fonte: FTP

“«Tratei-o como um animal»: Lance Armstrong era espancado só por deixar gaveta aberta”

Ciclista cresceu com padrasto que se gaba de ter sido violento

Lance Armstrong recordou a infância dura que viveu, sobretudo pela exigência do padrasto que era capaz de lhe bater "por uma gaveta ter ficado aberta". No documentário da ESPN sobre a vida do ciclista norte-americano que cresceu sem o pai biológico, o próprio padrasto, Terry Armstrong, considera que foi determinante para o sucesso de Lance.

"Ele não seria o campeão em que se tornou sem mim, pois tratei-o como a um animal", afirmou Terry Armstrong, que apenas lamenta ter tornado Lance num "ganhador a qualquer custo".

No mesmo documentário, quando recordou a infância e adolescência, Armstrong revelou como quebrou pela primeira vez as regras, para se se inscrever numa prova de triatlo. "Tinhas de ter 16 anos e eu falsifiquei o certificado, participei ilegalmente e venci todos", lembrou o antigo ciclista.

Tal como Record já tinha dado conta, Armstrong relatou na primeira parte de 'Lance' da ESPN como sofreu as consequências de ter recorrido a substâncias ilícitas.

"Quando a minha vida deu a volta que deu, disse a mim mesmo que alguém se iria sempre aproximar de mim e ofender onde quer que fosse o resto da minha vida. Passaram-se alguns dias e ninguém me disse as palavras que eu não queria ouvir. Depois passaram meses e nada. Até que, passados cinco anos, aconteceu", recordou Armstrong, dando conta das implicações que tal teve:

"Um grupo de homens que estavam num bar viu-me e começaram a chamar 'rei dos aldrabões'. A pessoa que estava comigo aconselhou-me a entrar de novo no carro e me afastasse quando estava pronto a chegar ao pé deles e bater no primeiro que me insultou. O que, claro, seria má ideia. Como havia feito a maior parte da minha vida quando estava contrariado".

A verdade é que não chegou a haver confrontos físicos e Armstrong acabou mesmo por abandonar o local, mas acabou por tomar uma atitude no mínimo... insólita. Como não queria deixar o episódio passar em clado, ligou para o bar, deu o número do seu cartão de crédito e pagou a despesa do grupo que acabara de o insultar. "A minha única condição foi que dissessem que o Lance tinha tratado de tudo e enviava carinho, embora saiba que alguns deles me vão criticar sempre", lembrou no documentário da ESPN.

Fonte: Record on-line

“Arnaud Démare tem lesão na mão esquerda e vai ser operado”

Lesão do ciclista francês não compromete o regresso à competição em agosto

Por: Lusa

Foto: Arnaud Démare / Twitter

O ciclista francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ) fraturou o escafoide da mão esquerda e vai ter de ser operado, ainda que a lesão não comprometa o regresso à competição em agosto, anunciou esta terça-feira o 'sprinter'.

Segundo o corredor de 28 anos, a lesão obriga-o a imobilizar a mão durante seis semanas para a recuperação, após a cirurgia marcada para esta terça-feira.

A lesão resultou de uma queda na última semana, durante o regresso aos treinos, após o confinamento devido à pandemia de covid-19.

"Apesar da imobilização do pulso, poderei voltar à estrada em 10-15 dias, com gesso e adaptação das barras da minha bicicleta", explicou o ciclista, que garantiu que vai estar apto em agosto.

Démare é um dos principais 'sprinters' franceses, tendo vencido duas etapas no Tour (em 2017 e 2018), uma no Giro (2019) e a clássica Milão-Sanremo em 2016, e um dos líderes da Groupama-FDJ, a par do seu compatriota Thibaut Pinot.

Fonte: Record on-line

“Ciclista belga Oliver Naesen renova por mais três anos com a AG2R”

Campeão de fundo da Bélgica em 2017, o ciclista tem apostado nas clássicas ao longo da carreira

O ciclista belga Oliver Naesen vai correr mais três anos na AG2R La Mondiale, anunciou hoje a equipa francesa, com uma aposta nas clássicas e uma atitude "muito ambiciosa" para os próximos tempos.

"Estou muito feliz por renovar por três anos. É um grande sinal de confiança da equipa, que está a melhorar desde 2017. [...] O grupo de ciclistas para as clássicas tem melhorado todos os anos e vai ser ainda melhor. Há um bom ambiente e estou muito ambicioso para os próximos anos", explicou o corredor de 29 anos, citado em comunicado.

Campeão de fundo da Bélgica em 2017, o ciclista tem apostado nas clássicas ao longo da carreira, vencendo a Bretagne Classic por duas vezes e tendo vários ‘top 10' em outras provas WorldTour de um dia, como um segundo lugar na Milão-Sanremo de 2019.

"É um dos melhores ciclistas de clássicas do mundo e vamos construir uma equipa bem-sucedida com ele para que possa alcançar os seus objetivos", garantiu o diretor da AG2R, o antigo ciclista Vincent Lavenu.

Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com