Por: Miguel Marques
Em parceria com: https://ciclismoatual.com
Os Estados Unidos da América
são um país densamente povoado e rico, onde o acesso ao ciclismo é fácil, mas o
calendário é reduzido no que toca ao ciclismo de estrada profissional. Ainda
assim, a nação conta com duas equipas World Tour e, neste momento, 14
corredores com contrato para 2026 na divisão máxima da modalidade.
Matthew
Riccitello (Decathlon CMA CGM Team)
O americano só agora dá o
salto para o nível World Tour, algo que estava a ser preparado há muito e não
surpreende. O trepador puro, de 23 anos, correu e evoluiu com a Israel -
Premier Tech nos últimos anos e, este ano, concluiu finalmente o percurso rumo
a especialista de Grandes Voltas ao terminar em quinto na Volta a Espanha.
Um resultado que não pode ser
desvalorizado, numa corrida muito exigente, com muitas etapas de montanha, um
contrarrelógio em que se defendeu apesar de ser o mais leve entre os candidatos
à geral, e várias grandes exibições nas subidas ao lado dos melhores em prova.
Além disso, teve de lidar com a enorme pressão associada a representar a equipa
israelita durante a corrida, com inúmeros apelos de espectadores, manifestantes
e até colegas no pelotão para que a equipa abandonasse a prova.
Apesar de ter lugar garantido
no World Tour devido à promoção da equipa, transferiu-se para a Decathlon, onde
será um dos líderes, com um contrato de três anos assegurado.
Brandon
McNulty (UAE Team Emirates - XRG)
Peça-chave na UAE, é um
corredor que encaixa na perfeição nos parâmetros da equipa. Embora seja um
excelente homem para corridas por etapas, o americano não é um especialista em
Grandes Voltas e, por isso, não colide com os muitos líderes da equipa nas provas
de três semanas, sendo um gregário que tem apoiado várias das suas figuras nos
últimos anos. Mas, quando tem oportunidade, vence com frequência e este ano foi
repleto de triunfos.
Membro da equipa desde 2019,
teve talvez a melhor época da carreira graças aos resultados dos últimos meses.
Embora em anos anteriores tenha vencido etapas no Giro e na Vuelta, a partir de
agosto de 2025 conquistou as classificações gerais da Volta à Polónia, Volta ao
Luxemburgo, Cro Race e venceu também o GP de Montréal, um presente oferecido
pelo seu líder Tadej Pogacar. Além disso, alcançou o seu primeiro Top 10 em
Grandes Voltas enquanto trabalhava para Isaac del Toro e Juan Ayuso na Volta a
Itália.
Kevin
Vermaerke (UAE Team Emirates - XRG)
Já com passado no WorldTour, o
antigo corredor da Team Picnic PostNL é uma das três contratações, até agora,
da UAE. Uma aposta interessante, já que o atleta de 25 anos não teve resultados
de destaque este ano. Em 2024, porém, conseguiu-os, entre os quais um quarto
lugar na Clásica San Sebastián e um quinto na Milano-Torino. É um puncheur de
qualidade; o seu papel na equipa ainda não está definido, mas pode finalmente
alcançar a primeira vitória como profissional.
Quinn
Simmons (Lidl-Trek)
O "Capitão América"
foi o mais combativo da Volta a França e passou longos dias a comandar o
pelotão em prol das ambições ao sprint de Jonathan Milan, que resultaram na
camisola verde. Mas a época de Simmons foi muito mais do que o Tour, onde também
esteve à beira de ganhar uma etapa na Normandia. Conquistou o título nacional
dos EUA pouco antes da Grand Boucle e venceu etapas tanto na Volta à Catalunha,
como na Volta à Suiça, ambas do worldtour.
Além disso, Simmons terminou a
temporada em grande forma, sendo terceiro no GP de Montréal, onde foi o rival
mais próximo de Tadej Pogacar e Brandon McNulty; e depois, numa fuga mítica,
alcançou o quarto lugar na Il Lombardia, o monumento dos trepadores, onde não
era apontado entre os melhores.
Matteo
Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike)
O nível de Jorgenson subiu
exponencialmente desde a mudança da Movistar para a Visma e, em 2024, fez um
trabalho perfeito. Em 2025 mostrou consistência e valor para a equipa de muitas
formas, e o atual contrato até 2029 não surpreende, beneficiando ambas as
partes. O corredor de 26 anos, após a queda e abandono de Jonas Vingegaard,
revalidou o título na Paris-Nice no início da época e depois esteve forte nas
clássicas da primavera e no Critérium du Dauphiné, aí, em apoio a Vingegaard.
Jorgenson correu depois o Tour
de France e a Vuelta em apoio ao dinamarquês, com quem criou grande sintonia e
a quem dá um suporte imprescindível. No Tour, abdicou das ambições à geral
devido a um mau dia nos Pirenéus, mas esteve quase sempre presente quando a
equipa tentou atacar Tadej Pogacar. Na Vuelta, concluiu no Top 10, apesar da
época longa e do compromisso total com as ambições coletivas e o triunfo do
dinamarquês.
Sepp Kuss
(Team Visma | Lease a Bike)
Depois de uma inesquecível
temporada de 2023 (em que correu todas as Grandes Voltas, ajudando Primoz
Roglic e Jonas Vingegaard a vencer Giro e Tour; e depois ganhou ele próprio a
Vuelta, com os dois colegas a acompanhá-lo no pódio), 2024 foi um ano de completa
desilusão para o americano. Um corredor que rende melhor sem grande pressão nos
ombros, encaixa muito bem nas necessidades da Visma, que quer trepadores fortes
para preparar o terreno para Jonas Vingegaard.
Em 2025, Kuss voltou a
aparecer, não muitas vezes, mas quando era preciso. Teve um início de época
modesto, mas chegou ao Critérium du Dauphiné já em boa forma e, no Tour, voou
em subidas como o Mont Ventoux e o Col de la Madeleine, onde preparou ataques
“nucleares” de Vingegaard nas últimas esperanças de derrotar Tadej Pogacar. Não
resultaram, mas isso não retira mérito às prestações de Kuss.
E na Vuelta vimos novamente o
melhor Kuss, totalmente em modo gregário, mas a crescer de forma ao longo da
corrida. Foi quarto no Alto de l’Angliru e, finalmente, segundo na Bola del
Mundo, só não vencendo porque o seu companheiro de equipa e vencedor da geral,
Vingegaard, tinha melhores pernas.
Andrew
August (INEOS Grenadiers)
O jovem de 20 anos continua a
ser um investimento da INEOS, que entrará na sua terceira temporada no
WorldTour, um feito notável apesar de ter feito 20 anos há apenas um mês.
August, porém, não é apenas uma promessa; já começou a mostrar lampejos de grande
talento, terminando em quinto na Volta à Áustria, onde apenas um imparável
Isaac del Toro o impediu de conquistar a sua primeira vitória profissional por
duas vezes consecutivas.
Magnus
Sheffield (INEOS Grenadiers)
Sheffield dispensa
apresentações. Aos 23 anos, não pareceu dar um salto esta época, mas mantém o
nível elevado desde que ingressou na INEOS em 2022. O destaque foi, sem dúvida,
o Paris-Nice, onde concluiu em quarto da geral e triunfou de forma impressionante
no Promenade des Anglais, após atacar os homens da geral na rainha e última
etapa da corrida.
Esteve em bom plano durante a
primavera, embora sem outros resultados de relevo, e no verão esteve algo
ausente, não alcançando a melhor forma na Vuelta, onde a equipa depositava
esperanças nele. Será 2026, enfim, o ano em que o todo-terreno dará o salto?
Artem
Shmidt (INEOS Grenadiers)
O jovem de 21 anos assinou no
final de 2024 e é mais uma aposta da INEOS. Para já, o seu talento parece
assentar sobretudo nas corridas planas, onde o contrarrelógio o levou ao título
de campeão americano da especialidade. O que poderá vir a ser no futuro ainda é
uma incógnita, mas não há dúvida de que a INEOS tem um diamante em bruto.
Riley
Sheehan (Cycling Academy)
O corredor de 25 anos integra
a Cycling Academy, embora a antiga equipa israelita mantenha o futuro em dúvida
devido à falta de patrocinador principal para a próxima época, em pleno mês de
novembro. Um cenário delicado, mas Sheehan tem poucas razões para inquietação
após uma época sólida e talento evidente. O ciclista natural do Colorado foi
quarto na Arctic Race of Norway e terceiro na Volta à Alemanha, sempre frente a
pelotões de nível. É um classicoman com um sprint
forte, claramente merecedor do
WorldTour, objetivo que deverá finalmente alcançar em 2026.
Neilson
Powless (EF Education-EasyPost)
Powless soma resultados de
topo no pelotão há vários anos, mas 2025 pode ter sido o ponto alto da carreira
pelo que fez na Dwars door Vlaanderen. A Team Visma | Lease a Bike correu por
uma vitória moral para Wout van Aert, não pelo coletivo, e, com três homens em
quatro num final plano, não atacaram Powless, que colaborou até aos quilómetros
finais. No sprint decisivo, van Aert falhou e Powless bateu o trio da Visma num
momento digno de registo, inscrevendo o seu nome na história.
A época de Powless não se
resumiu, porém, a esse dia na Flandres: venceu o GP Gippingen e somou Top 10 em
clássicas como a Clásica San Sebastián e o GP de Montréal. No Tour não replicou
o mesmo sucesso, mas nas corridas de um dia o corredor de 29 anos não
desiludiu.
Sean
Quinn (EF Education-EasyPost)
O antigo campeão dos EUA teve
uma época curta, sem competir de meados de fevereiro a meados de julho por
problemas de saúde. Ainda assim, compensou parte da ausência com presença na
Vuelta no final do ano. A temporada de 2025 foi muito discreta e sem resultados
de destaque, embora durante a maior parte do tempo tenha ostentado a camisola
das barras e estrelas. Em 2026, terá a oportunidade de relançar a carreira.
Colby
Simmons (EF Education-EasyPost)
Colby Simmons, irmão mais novo
do atual campeão nacional Quinn, foi reforço a meio da época para a EF
Education-EasyPost. Com experiência em gravel, criteriums e estrada, o jovem de
22 anos é muito versátil e continua em fase de testes, à procura da sua especialidade
no asfalto.
Luke
Lamperti (EF Education-EasyPost)
Após duas temporadas na Soudal
- Quick-Step, Luke Lamperti será o quarto americano da EF em 2026. Deverá
assumir responsabilidades, tendo em conta as credenciais que já possui nos
sprints, mas é também um corredor para as clássicas e poderá encontrar mais
motivação e melhor ambiente numa equipa com vários compatriotas.
Haverá
mais?
É pouco provável. Há apenas um
corredor americano no escalão ProTeam sem contrato para a próxima época (Logan
Phippen, da Novo Nordisk), enquanto no escalão continental também faltam nomes
evidentes para subir ao WorldTour. Talvez do ciclocrosse, BTT ou gravel surjam
talentos em que algumas equipas queiram investir, sobretudo porque, a partir de
2027, os pontos de outras disciplinas vão contar para o ranking UCI das equipas
de estrada, algo potencialmente valioso, em especial para as formações WT de
menor dimensão.
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