quarta-feira, 17 de março de 2021

“Rui Oliveira 18.º na Nokere Koers”


A prova foi conquistada por Ludovic Robeet

 

O ciclista português Rui Oliveira (UAE Emirates) foi hoje 18.º classificado na semi-clássica belga Nokere Koerse, vencida pelo ciclista nacional Ludovic Robeet (Bingoal-Wallonie Bruxelles).

O ciclista de 26 anos foi fiel à tradição – a prova, cuja 75.ª edição decorreu hoje, é quase invariavelmente conquistada por um corredor belga ou holandês – e impôs-se no final dos 195 quilómetros entre Deinze e Nokere, com o tempo de 04:33.37 horas.

Robeet cruzou a meta isolado, com três segundos de vantagem sobre o francês Damien Gaudin (Total Direct Énergie), que foi segundo, e cinco sobre o minipelotão, comandado pelo italiano Luca Mozzato (B&B Hotels p/b KTM) e integrado por Rui Oliveira.

André Carvalho (Cofidis), o outro português a terminar a prova belga, foi 42.º, a 01.23 minutos, enquanto José Gonçalves (DELKO) desistiu.

Fonte: Sapo on-line

“FC Porto vai recorrer de castigo a Alarcón e mantém aposta no ciclismo”


Pinto da Costa esclareceu as circunstâncias em que o ciclista espanhol da W52-FC Porto teve um controlo positivo.

 

O presidente do FC Porto garantiu hoje que o clube vai recorrer da suspensão do espanhol Raúl Alarcón, por quatro anos por doping, e afirmou que vai manter a aposta no ciclismo, apesar da polémica.

Pinto da Costa esclareceu as circunstâncias em que o ciclista espanhol da W52-FC Porto teve um controlo positivo e negou que este estivesse dopado nas Voltas a Portugal que venceu.

"O ciclista é espanhol e quando veio o inquérito entregou o assunto a um advogado espanhol. Quando saiu esta notícia eu e o senhor Quintanilha, da W52, contactámos o advogado e demos conhecimento do que tinha sido decidido. Na quinta-feira ele chega ao Porto e na sexta vai reunir connosco, porque vamos recorrer da decisão até onde for possível, mesmo nos tribunais internacionais", começou por referir o presidente em entrevista ao Porto Canal.

Pinto da Costa garantiu que Alarcón “não estava” dopado quando ganhou as Voltas de 2017 e 2018, lembrando que “em todas as etapas fez controlo e em nenhuma acusou positivo” e “sempre negativo”.

“Teve um desastre que foi conhecido, em que ficou maltratado e foi operado. Nessa operação tomou medicação que, se estivesse a correr, não podia... A W52 comunicou isso aos organismos. O que foi acusado é que o seu boletim biológico acusou alterações, mas não dizem se foi doping ou se foi fruto dos remédios que tomou por causa da operação. Vamos recorrer até às últimas consequências para defender a honra dos ciclistas e da equipa", reforçou.

Pinto da Costa garantiu que, apesar de toda a polémica, a aposta no ciclismo é para manter.

"Vamos continuar no ciclismo. O problema é que a W52, em oito anos ganhou oito voltas. O grande negócio das farmácias na Volta a Portugal é a venda de Rennie", concluiu.

O espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto), vencedor da Volta a Portugal em 2017 e 2018, foi suspenso por quatro anos por “uso de métodos e/ou substâncias proibidas”, segundo a lista de suspensões da União Ciclista Internacional (UCI) atualizada em 09 de março.

Segundo a lista de suspensões atualizada, os resultados desportivos de Alarcón são anulados entre 28 de julho de 2015 e 21 de outubro de 2019, pelo que o espanhol ‘perde’ as Voltas a Portugal conquistadas.

O ciclista de 34 anos, que está suspenso até 20 de outubro de 2023, venceu a Volta a Portugal de 2017 diante de Amaro Antunes, campeão da edição especial da prova celebrada no ano passado, e no ano seguinte bateu o também português Jóni Brandão.

Fonte: Sapo on-line

“Milão – Sanremo, o 1º monumento de ciclismo da época, para ver este sábado em direto no Eurosport 1”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

A 112ª edição da corrida italiana vai para o ar no Eurosport 1, este sábado, a partir das 11:30h, numa emissão com a duração de 4:30h. Os comentários à prova ficam a cargo de Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e José Azevedo.

É já este sábado, 20 de março, que se realiza a icónica corrida Milão – Sanremo, o 1.º ‘Monumento’ de ciclismo da temporada, e os fãs da modalidade vão poder acompanhar toda a ação em direto no Eurosport ao longo de 4:30h recheadas de muita emoção.

Conhecida como a ‘Classica da Primavera’, a Milão – Sanremo é uma prova de apenas um dia ligando as duas cidades italianas ao longo de quilómetros e uma das mais importantes clássicas do calendário. É conhecida igualmente por ‘Clássica da Primavera’, ‘Classicissima’ ou ‘Clássica das Clássicas’. Os ciclistas deixam o frio do Norte, em Milão, rumo a Sul, para a famosa cidade situada na costa da Ligúria, que acolhe o festival da canção italiana. Pelo caminho, o pelotão encontra zonas de ascensão decisivas como Cipressa ou o Poggio di Sanremo.

Nesta edição 112, a Milão – Sanremo volta ao seu percurso tradicional depois de no ano passado ter sido alterado devido às restrições impostas por algumas das autoridades locais das cidades costeiras por onde o pelotão tinha previsto passar. A partida ocorre em Milão rumo a Sanremo, onde está situada a meta, depois de 299 quilómetros.

A única exceção no percurso é a não passagem pelo Passo del Turchino, que estava contemplado no trajeto inicial, após um deslizamento de terra de última hora ter impedido as autoridades de completarem os trabalhos de reparação a tempo. Assim, os ciclistas terão de atravessar o Colle di Giovo situado sensivelmente a 170 quilómetros da linha de chegada.

Depois, o pelotão desce desde a Via Aurelia até Albisola para completar os remanescentes 112 quilómetros, desta vez sim, pelo habitual e clássico percurso da prova em direção a Cipressa (5,6 quilómetros de distância e uma inclinação média de 4,1%) e a Poggio di Sanremo (3,7 quilómetros e uma inclinação média de 4% e nalguns setores de 8%). 

Ambas subidas marcarão a estratégia de ciclistas e equipas para o que se supõe ser um final decidido ao ‘sprint’. A última, Poggio di Sanremo, fica a apenas 9 quilómetros da meta e pode ser decisiva nas contas do pódio final. Nos últimos anos registaram-se triunfos de Wout van Aert (2020), Julian Alaphilippe (2019), Vicenzo Nibali (2018) ou Michal Kwiatkowski (2017).

O 1.º ‘Monumento’ da época conta, como não podia deixar de ser, com a presença das principais figuras do pelotão internacional. Há 19 equipas do UCI WorldTeams e outras 6 do UCI ProTeams, entre elas as italianas Androni e Bardiani.

Wout van Aert (Jumbo Visma), vencedor da Milão - Sanremo 2020, parte como um dos grandes favoritos para tornar a cortar a meta em primeiro lugar. Julian Alaphilippe (Quick – Step) vencedor da corrida italiana em 2019 e 2.º classificado em 2020, marca presença de novo nesta clássica com a ambição de triunfar. Mathieu van der Poel, uma das grandes estrelas em ascensão e que no ano passado conquistou a Volta a Flandres, é também tido como um dos favoritos ao triunfo final. Peter Sagan, Greg van Avermaet, Vicenzo Nibali, Fernando Gaviria ou Andre Greipel são outras das grandes estrelas do ciclismo mundial que participam na 112.ª edição da Milão – Sanremo. Nélson Oliviera, (Team Movistar) é o único ciclista português na lista pré-inscritos da competição.

Quem vencerá a Milão – Sanremo 2021? A resposta é dada este sábado, 20 de março, e pode ver tudo em direto no Eurosport 1, a partir das 11:45h, numa emissão que promete muita ação. Os comentários à prova ficam a cargo da equipa de especialistas de ciclismo do canal Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e José Azevedo.

Fonte: Discovery Networks

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com