sexta-feira, 20 de agosto de 2021

“Vuelta: Hugh Carthy, terceiro em 2020, desiste na oitava etapa”


O ciclista britânico de 27 anos já tinha mostrado debilidade na quinta-feira e no início da etapa de hoje

 

Foto: Luca Bettini / AFP

O britânico Hugh Carthy (EF Education-NIPPO), terceiro classificado em 2020, desistiu hoje da Volta à Espanha em bicicleta, durante a oitava etapa, que ligou Gandía a Balcón de Alicante (152 quilómetros).

Carthy, de 27 anos, já tinha mostrado debilidade na quinta-feira e no início da etapa de hoje, que tem seis contagens de montanha, duas dos quais de primeira categoria, uma nos primeiros quilómetros e outra coincidente com a meta.

O britânico, que tinha vencido no mítico Angliru em 2020 e que era 33.º classificado da Vuelta, era apontado como um dos favoritos, em especial depois do oitavo lugar na Volta a Itália.

Fonte: Lusa

“Vuelta: Alejandro Valverde desiste após queda”


Por: FB // NFO

O espanhol Alejandro Valverde, da Movistar, foi hoje obrigado a desistir na sétima etapa da Volta a Espanha em bicicleta, na sequência de uma dura queda a 41 quilómetros do final.

Valverde, de 41 anos, tentou seguir em prova, mas o golpe que sofreu no lado direito das costas e braço forçou-o, entre lágrimas, a parar a 37 quilómetros.

O ciclista, vencedor da Vuelta em 2009 e presença regular no top-10 das grandes competições, além de campeão do mundo em 2018, falhou uma curva na descida prévia à escalada de Puerto de Tudons.

Na ocasião Valverde estava ao ataque na etapa, juntamente com o equatoriano Richard Carapaz (Ineos), atual campeão olímpico.

Valverde queixava-se de dores no ombro e braço e foi ajudado pelos companheiros de equipa. Visto pelo médico da corrida, regressou à estrada, mas não aguentou mais que quatro quilómetros.

O ciclista da Movistar era o mais velho do pelotão da Vuelta - em que alinhou pela 15.ª vez - e o mais ilustre ciclista espanhol em atividade.

Fonte: Lusa

“Storer vence oitava etapa e Roglic mantém liderança na Vuelta”


Ciclista esloveno segue com oito segundos de avanço sobre o austríaco Felix Grossschartner

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O australiano Michael Storer (DSM) venceu esta sexta-feira a oitava etapa da Volta a Espanha em bicicleta, com o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), vencedor das últimas duas edições, a manter a liderança.

No final do percurso entre Gandía e Balcón de Alicante (152 quilómetros), com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria, Storer venceu isolado, em 4:10.13 horas, menos 21 segundos do que o espanhol Carlos Verona (Movistar) e 59 do que o russo Pavel Sivakov (Ineos).

Roglic manteve a camisola vermelha, com oito segundos de avanço sobre o austríaco Felix Grossschartner (Bora-hansgrohe) e 25 sobre o espanhol Enric Mas (Movistar).

No sábado corre-se uma etapa praticamente plana, num percurso de 173,7 quilómetros, entre Santa Pola e La Manga del Mar Menor.

Fonte: Record on-line

“Eurosport e o ciclismo”


Volta a Espanha 14 de agosto a 5 de setembro – Espanha

 

Por: Vasco Simões

Foto: GettyImages

Em setembro há muito desporto para ver nos canais Eurosport! A Volta a Espanha em bicicleta acelera para o grande final em Santiago, na Galiza, e no dia 5 conhecemos o novo camisola vermelha. Mas o ciclismo continua em força com os Mundiais e os Europeus de Estrada, bem como uma série de corridas e clássicas emocionantes.

Em setembro conhecemos o novo campeão da Volta a Espanha. Siga de perto a última ‘Grande Volta’ da temporada no Eurosport. O pelotão cumpre mais de 3000 quilómetros, divididos em 21 etapas. A derradeira etapa está situada em Santiago de Compostela, na Galiza. Uma grande corrida a não perder no Eurosport que emite mais de 100 horas em direto da competição. Conheça ainda outras provas de ciclismo que vai poder ver em setembro.

 

Provas a ver:

Madrid Challenge by La Vuelta Fimenino 02 a 05 de setembro – Espanha

Campeonatos da Europa de Ciclismo de Estrada 08 a 12 de setembro – Trentino, Itália

Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada 18 a 26 de setembro – Flandres, Bélgica

Volta a Grã-Bretanha 05 a 12 de setembro - Grã-Bretanha

Volta ao Luxemburgo 14    a 18 de setembro – Luxemburgo

Volta a Eslováquia 14 a 19 de setembro – Eslováquia

Volta a Toscânia 15 de setembro – Itália

Grande Prémio da Valónia 15 de setembro – Bélgica

Grande Prémio Città di Piccioli – Taça Sabatini 16 de setembro – Itália

Eschborn-Frankfurt 19 de setembro – Alemanha

Volta a Croácia 28 de setembro a 3 de outubro – Croácia

Volta a Sicília 28 de setembro a 1 de outubro – Itália

Eurométropole Tour 29 de setembro – Bélgica

Fique a par da programação em www.eurosport.pt

Fonte: Discovery Networks

“Seleção Nacional/Diogo Narciso vice-campeão europeu de corrida por pontos”


Por: José Carlos Gomes

Diogo Narciso ofereceu mais uma excelente exibição aos portugueses no Campeonato da Europa de Pista, conquistando hoje, em Apeldoorn, Países Baixos, a medalha de prata na corrida por pontos para sub-23.

O representante de Portugal teve um desempenho de grande nível na prova de 160 voltas (40 quilómetros), ganhando duas voltas ao pelotão e pontuando em cinco sprints para terminar a competição com 55 pontos, apenas suplantado pelo imbatível russo Vlas Shichkin, que deu três voltas de avanço ao pelotão.

A corrida por pontos para sub-23 masculinos foi disputada de forma muito intensa, de tal modo que nove corredores tiveram capacidade para dobrar o pelotão. As movimentações mais significativas aconteceram a partir do sexto dos 16 sprints pontuáveis. Esse foi o primeiro em que Diogo Narciso conseguiu pontuar, saindo da volta de pontos num grupo mais adiantado, que viria a ganhar uma volta ao pelotão.

O ciclista português entrou na luta pelas medalhas e foi um dos mais ativos na segunda metade da corrida. Com pouco menos de 70 voltas por cumprir, uma das movimentações deu resultado, deixando Diogo Narciso na frente, o que lhe permitiu chegar à segunda volta ganha quando a meta estava a 50 voltas.


A partir daí, o corredor da Seleção Nacional controlou as iniciativas mais perigosas e ainda testou a capacidade de Vlas Schichkin, mas o russo não deu qualquer sinal de fragilidade, concluindo os 40 quilómetros com 79 pontos, mais 24 do que Diogo Narciso. O terceiro, com 49 pontos, foi o italiano Mattia Pinazzi.

“Trabalhei imenso para chegar em boa forma a esta competição, conjugando o calendário de estrada com vários estágios de trabalho específico de pista. Não comecei da melhor maneira, na terça-feira, devido a um mau arranque na prova de eliminação. Na corrida por pontos tinha de estar melhor e consegui-o. Sabia que podia fazer um bom resultado, porque já tinha feito boas corridas nesta disciplina. Durante a prova, após ganhar voltas de avanço, geri a corrida da melhor maneira, procurando amealhar o máximo de pontos possível nos sprints para ficar em posição de pódio”, explica Diogo Narciso.

Maria Martins também competiu na corrida por pontos sub-23, mas no setor feminino, terminando na quarta posição. A corredora portuguesa teve um final de prova muito forte, ganhando o último sprint e pontuando no penúltimo. Este derradeiro esforço não foi suficiente para chegar aos lugares de pódio, dado que as várias movimentações em que a ribatejana se envolveu não resultaram em voltas de vantagem sobre o pelotão.

A italiana Silvia Zannardi conquistou a medalha de ouro, com 38 pontos. Seguiram-se a belga Shari Bossuyt, com 27, e a ucraniana Viktoria Yaroshenko, com 26. Maria Martins somou 18 pontos.


Beatriz Roxo fez o primeiro concurso de omnium da carreira em Campeonatos da Europa. Competiu na categoria júnior e teve um desempenho equilibrado ao longo das quatro provas pontuáveis. Foi décima em scratch e corrida tempo e 14.ª em eliminação, chegando à decisiva corrida por pontos no 11.º lugar da classificação geral.

A júnior portuguesa não pontuou na derradeira prova, mas conseguiu segurar o 11.º posto, entre 20 participantes, com 58 pontos. A campeã da Europa é a britânica Millie Couzens, com 127 pontos, mais quatro do que a russa Inna Abaidullina, e mais 12 do que a polaca Olga Wankiewicz, que também subiram ao pódio.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, terminou a jornada extremamente satisfeito com os corredores. “A Beatriz Roxo fez um bom concurso de omnium, melhorando, de prova para prova, ao nível dos processos de trabalho e das competências técnicas e táticas. Este muito bem, tendo em conta as competências adquiridas antes deste europeu. A Maria Martins esteve um pouco contida, porque não poderia desgastar-se demasiado, uma vez que amanhã tem um importantíssimo concurso de omnium. O Diogo Narciso esteve excelente na corrida por pontos. A corrida evoluiu de acordo com os nossos interesses e os nossos planos e o Diogo foi rigoroso com o que definíramos previamente, tendo capacidade física para aplicar em prova o que idealizáramos. Soube aproveitar os momentos-chave da corrida para conquistar a medalha de prata”, resume o diretor técnico nacional.

Sábado é o dia das provas-rainhas de sub-23 para as cores nacionais, o omnium para sub-23. Maria Martins participa no concurso olímpico, entre as 10h00 e as 19h00. Rodrigo Caixas é o representante entre os homens, das 10h15 às 20h00. Beatriz Roxo sobe à pista para a corrida por pontos de juniores, às 16h15.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Portugal aposta no futuro no mundial de BTT”


Por: Ana Nunes

A seleção nacional vai estar representada no Campeonato do Mundo de BTT, em Trentino, Itália, entre os dias 25 e 29 de agosto, nas categorias mais jovens de cross-country olímpico (XCO) e downhill (DHI).

O Campeonato do Mundo de BTT vai disputar-se entre os dias 25 e 28 de agosto em Val Di Sole, em Trentinho, Itália. A seleção nacional vai estar representada no cross-country olímpico (XCO), por Mariana Líbano, em juniores femininas, João Cruz e Tomás Frazão, em juniores masculinos e, Ana Santos e Raquel Queirós, em sub-23 femininas. Na disciplina de downhill (DHI), em juniores masculinos, estará Nuno Reis.

A presença de uma seleção tão jovem nos mundiais de BTT é uma aposta no futuro da modalidade, com o objetivo de desenvolver e preparar estes atletas, como explica o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

“Esta é uma seleção de desenvolvimento, na qual o principal objetivo é trabalhar na evolução dos atletas mais jovens, dando-lhes experiência de competição. O Nuno Reis esteve a um nível alto no mundial do ano passado e penso que deverá conseguir voltar a conseguir um bom resultado. As atletas sub-23 tiveram um desempenho muito bom no europeu, que acabou por ficar condicionado por alguns azares. Se tudo correr dentro da normalidade, o objetivo será melhorar os resultados da época passada. Os juniores são uma categoria de desenvolvimento e, no caso concreto da Mariana, é o seu primeiro ano nesta categoria. É uma oportunidade de ganharem alguma experiência, para que no futuro possam vir com ainda mais ambições”, afirmou Pedro Vigário.

No XCO, a seleção nacional vai encontrar um percurso com algumas subidas e descidas desafiantes, e alguns setores mais técnicos. Mariana Líbano será a primeira atleta portuguesa a entrar em competição, em juniores femininas, na quinta-feira, dia 26 de agosto, pelas 10h30, hora portuguesa. Depois, será a vez de João Cruz e Tomás Frazão, em juniores masculinos, no mesmo dia, pelas 12h30. No sábado, dia 28, competem Ana Santos e Raquel Queirós, em sub-23 femininas, na disciplina de XCO, pelas 08h00.

No downhill, Nuno Reis terá pela frente um percurso mítico, “the Black Snake”, com 2,4 quilómetros, que desafia as leis da física e da gravidade. O português entra em cena ainda na sexta-feira, dia 27 de agosto, para a qualificação, às 09h30, hora portuguesa, sendo que a final será no domingo, dia 29, pelas 08h25.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com