sexta-feira, 20 de agosto de 2021

“Seleção Nacional/Portugal aposta no futuro no mundial de BTT”


Por: Ana Nunes

A seleção nacional vai estar representada no Campeonato do Mundo de BTT, em Trentino, Itália, entre os dias 25 e 29 de agosto, nas categorias mais jovens de cross-country olímpico (XCO) e downhill (DHI).

O Campeonato do Mundo de BTT vai disputar-se entre os dias 25 e 28 de agosto em Val Di Sole, em Trentinho, Itália. A seleção nacional vai estar representada no cross-country olímpico (XCO), por Mariana Líbano, em juniores femininas, João Cruz e Tomás Frazão, em juniores masculinos e, Ana Santos e Raquel Queirós, em sub-23 femininas. Na disciplina de downhill (DHI), em juniores masculinos, estará Nuno Reis.

A presença de uma seleção tão jovem nos mundiais de BTT é uma aposta no futuro da modalidade, com o objetivo de desenvolver e preparar estes atletas, como explica o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

“Esta é uma seleção de desenvolvimento, na qual o principal objetivo é trabalhar na evolução dos atletas mais jovens, dando-lhes experiência de competição. O Nuno Reis esteve a um nível alto no mundial do ano passado e penso que deverá conseguir voltar a conseguir um bom resultado. As atletas sub-23 tiveram um desempenho muito bom no europeu, que acabou por ficar condicionado por alguns azares. Se tudo correr dentro da normalidade, o objetivo será melhorar os resultados da época passada. Os juniores são uma categoria de desenvolvimento e, no caso concreto da Mariana, é o seu primeiro ano nesta categoria. É uma oportunidade de ganharem alguma experiência, para que no futuro possam vir com ainda mais ambições”, afirmou Pedro Vigário.

No XCO, a seleção nacional vai encontrar um percurso com algumas subidas e descidas desafiantes, e alguns setores mais técnicos. Mariana Líbano será a primeira atleta portuguesa a entrar em competição, em juniores femininas, na quinta-feira, dia 26 de agosto, pelas 10h30, hora portuguesa. Depois, será a vez de João Cruz e Tomás Frazão, em juniores masculinos, no mesmo dia, pelas 12h30. No sábado, dia 28, competem Ana Santos e Raquel Queirós, em sub-23 femininas, na disciplina de XCO, pelas 08h00.

No downhill, Nuno Reis terá pela frente um percurso mítico, “the Black Snake”, com 2,4 quilómetros, que desafia as leis da física e da gravidade. O português entra em cena ainda na sexta-feira, dia 27 de agosto, para a qualificação, às 09h30, hora portuguesa, sendo que a final será no domingo, dia 29, pelas 08h25.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com