domingo, 1 de setembro de 2024

“Miguel Salgueiro vence etapa e Frederico Figueiredo conquista geral”


Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) ganhou hoje a oitava e última etapa do GP Jornal de Notícias, 161,1 quilómetros, com partida e chegada na Maia, que consagraram Frederico Figueiredo (Sabgal-Anicolor) como vencedor da corrida.

A etapa e a geral começaram a jogar-se logo ao quilómetro quatro. Foi nessa altura que se destacaram os corredores que viriam a discutir a vitória na etapa e a açambarcar todas as bonificações do dia, impedindo Tiago Antunes (Efapel Cycling) e Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) de desapossarem Frederico Figueiredo da camisola amarela através dos bónus de tempo.

Os quatro fugitivos do dia foram Rafael Reis (Sabgal-Anicolor), Pedro Silva (ABTF Betão-Feirense), Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) e Marcos Gómez (TechnoSylva Maglia Bembibre).

Atrás houve várias movimentações e na frente também se jogou taticamente, Rafael Reis descaiu para ajudar a equipa no pelotão. Marcos Gómez ficou para trás depois de o colega de equipa Cristobal Ramírez ser declarado virtual vencedor da geral da montanha. E Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) fez a “ponte” para a cabeça da corrida.


Apesar de o pelotão se ter aproximado muito dos escapados, a luta pela etapa foi a três. Miguel Salgueiro impôs-se, deixando Pedro Silva em segundo e Tivani em terceiro. O pelotão, com os aspirantes à geral, chegou 21 segundos depois do vencedor.

Com este desfecho, a etapa deixou tudo na mesma. Vitória para Frederico Figueiredo, com Tiago Antunes a três segundos e Afonso Eulálio a oito.

Pedro Silva ganhou a classificação por pontos, Andrés Taboada (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) foi o melhor jovem, a Aviludo-Louletano-Loulé Concelho venceu as metas volantes com Tomás Contte e os sprints especiais com Nicolás Tivani, Tiago Antunes impôs-se no combinado e Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) triunfou nos pontos quentes.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Primoz Roglic penalizado em 20 segundos por apanhar 'boleia' atrás do carro da sua equipa”


Esloveno da Red Bull - BORA - hansgrohe trocou de bicicleta e procurou encurtar diferença o mais rápido possível

 

Foto: EPA

Por: Record

O esloveno Primoz Roglic foi penalizado em 20 segundos na 15.ª etapa da Vuelta'2024, por conta da 'boleia' que apanhou do carro da sua equipa após uma troca de bicicleta a pouco mais de 20 quilómetros da meta.

Naquele momento, de forma a perder o mínimo de tempo possível e também cansar-se menos, o esloveno da Red Bull - BORA - hansgrohe colocou-se logo atrás do carro, aproveitando o cone de ar para poupar uns watts. A estratégia deu certo para apanhar o pelotão, mas a organização teve outras ideias e decidir aplicar a referida penalização.

Desta forma, Roglic passa a ficar a 1.03 segundos de Ben O'Connor e não aos 43 segundos que tinha quando ambos terminaram a etapa de hoje.

Fonte: Record on-line

“Vuelta: Castrillo vence 15.ª etapa e líder Ben O’Connor perde 38 segundos”


Na classificação geral, Ben O’Connor, que foi 12.º, a 1.42 minutos do vencedor, continua a liderar

 

O ciclista espanhol Pablo Castrillo (Kern Pharma) venceu hoje a 15.ª etapa da Volta a Espanha, em que o australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale Team) cedeu 38 segundos na liderança.

Depois de ter arrebatado a 12.ª tirada, Castrillo somou a segunda vitória na presente edição, cumprindo os 143 quilómetros entre Infiesto e Valgrande-Pajares em 3:45.51 horas, deixando o russo Aleksandr Vlasov (BORA - Hansgrohe), segundo, a 12 segundos, e o francês Pavel Sivakov (UAE Emirates), terceiro, a 31.

Na classificação geral, Ben O’Connor, que foi 12.º, a 1.42 minutos do vencedor, continua a liderar, mas agora com 43 segundos de vantagem para o esloveno Primoz Roglic (BORA – Hansgrohe) e 2.23 minutos face ao espanhol Enric Mas (Movistar), segundo e terceiro, respetivamente.

Na segunda-feira, cumpre-se um dia de descanso na Vuelta, com a 16.ª etapa a realizar-se na terça-feira, em nova tirada de montanha, entre Luanco e Lagos de Covadonga, em 181,5 quilómetros.

Fonte: Sapo on-line

“Volta a Portugal de Juniores última etapa”


Volta para Jurgen Zoomermaand e etapa para Emilio García

 

Por: José Carlos Gomes

O neerlandês Jurgen Zoomermaand (Willebrord Wil Vooruit) conquistou hoje a 18.ª Volta a Portugal de Juniores, mas a quarta e última etapa, 107,6 quilómetros, entre o Fundão e a Covilhã, foi para o espanhol Emilio García (Maguisa Guijuelo).


A viagem foi muito movimentada, com constantes mudanças de situação de corrida. Os ataques constantes foram gerando diferentes grupos em cabeça de corrida, com o pelotão controlado pelos colegas de equipa do camisola amarela, Jurgen Zoomermaand.

Na subida de Verdelhos, prémio de montanha de segunda categoria, colocado a 14,1 quilómetros da chegada, sucederam os ataques decisivos. O primeiro a arriscar foi o português André Dutra (Escola de Ciclismo Bruno Neves), que passou isolado no alto. Em perseguição estava já Jurgen Zoomermaand, que, na ânsia de ganhar mais uma etapa, talvez tenha cometido o erro de se desgastar demasiado cedo.


Na descida, Dutra foi alcançado pelo grupo de Zoomermaand, que contava também com David Gil (ABTF Betão/Bairrada), Sergio Ortega (Grupo Forés/Electro Hiper Europa) e Emilio García.

As rampas de acesso à meta, terceira categoria no centro da Covilhã, fizeram nova seleção. Emilio García e Jurgen Zoomermaand ficaram na frente, até que o espanhol atacou para vencer a etapa, ao cabo de 2h41m53s (média 39,881 km/h). Jurgen Zoomermaand chegou a 17 segundos e André Dutra foi o terceiro e melhor português do dia, a 29 segundos.


Os principais adversários de Zoomermaand na geral não responderam ao neerlandês, lutando entre si pelas posições de honra. Assim, o corredor da formação neerlandesa impôs-se na Volta a Portugal de Juniores, com Enrique Maranchón (Picusa Academy) a 2m38s e Javier Cubillas (Grupo Forés/Electro Hiper Europa a 2m45s. O melhor elemento das equipas portuguesas foi Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias & Araújo), quinto classificado, a 3m52s.

“Fiquei muito feliz com esta vitória. Tentei ganhar a etapa e isolei-me do grupo principal na montanha, a 14 quilómetros da meta. Fiquei com cerca de um minuto, mas estava sozinho a trabalhar, desgastando-me muito. Na meta fui segundo. Não acho que o espanhol tenha sido mais forte, mas o meu desgaste da aproximação pesou na decisão da etapa. Espero, no futuro, ganhar mais corridas”, disse o corredor neerlandês, que tem como ídolo o britânico Geraint Thomas.

Jurgen Zoomermaand ganhou também as classificações por pontos e da montanha. Enrique Maranchón foi o melhor júnior de primeiro ano e a Willebrord Wil Vooruit impôs-se coletivamente.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Raquel Queirós 41.ª em Mundial marcado por quedas portuguesas”


Por: José Carlos Gomes

Raquel Queirós foi hoje a 41.ª classificada na prova feminina de elite do Campeonato do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO), disputada em Pal Arinsal, Andorra. A manhã ficou marcada pela queda de três dos seis corredores portugueses que estiveram em competição.

O programa de corridas deste domingo foi alterado nos horários e no formato, devido às previsões de tempestade para a tarde. Por isso as femininas de elite e de sub-23 correram no mesmo pelotão, embora com classificações separadas, ao invés de disputarem provas diferentes.


Ana Santos não se encontrou ao melhor nível pessoal, sendo a 33.ª entre as sub-23, mas a uma volta da vencedora, a canadense Isabella Holmgren. O desempenho de Raquel Queirós em elite ficou marcado por uma queda na segunda volta, que a fez perder 22 posições. Ainda assim lutou para terminar na volta da vencedora, o que conseguiu, sendo a 41.ª, a 8m27s da neerlandesa Puck Pieterse, que conquistou o título mundial.

“A Ana fez uma corrida regular, mas uns furos abaixo do que é capaz. A Raquel começou muito bem, ganhando posições, mas a queda na segunda volta fê-la perder 22 lugares. Foi recuperando daí para diante e acho que conseguiu a sua melhor corrida desta época”, considera o selecionador nacional, Pedro Vigário.

As quedas também condicionaram o desempenho de Portugal na prova de sub-23 masculinos. A vítima foi Rafael Sousa, que abandonou à segunda volta, depois de ter caído sobre o mesmo lado do corpo que já sofrera com uma queda nos treinos. A representação nacional ficou a cargo de Joao Cruz, que seria o 50.º classificado, a 6m41s do vencedor, o francês Luca Martin, que conquistou a camisola arco-íris.


O azar bateu ainda à porta de Ricardo Marinheiro na prova masculina de elite. “Não tendo sofrido lesões graves, teve uma queda muito feia, no início da corrida, que o deixou muito condicionado”, analisa Pedro Vigário. O campeão nacional foi o 66.º, a duas voltas do vencedor, o sul-africano Alan Haterly. Roberto Ferreira fez uma prova de regularidade, conseguindo a 53.ª posição, a 9m32s do vencedor.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com