terça-feira, 19 de junho de 2018

“NELSON OLIVEIRA NOS PRÉ-CONVOCADOS PARA O TOUR”

Movistar com três lideres

Foto: Filipe Farinha

Nelson Oliveira está nos pré-convocados da Movistar para o Tour. Esta lista é composta por dez ciclistas, de onde sairão os oito que irão representar a equipa espanhola por estradas francesas, sendo que a composição oficial será divulgada após os campeonatos nacionais no fim de semana. O português voltou à competição na Volta à Suíça, depois de se lesionar no Paris-Roubaix, em abril.

A equipa de Eusebio Unzué vai levar toda a sua artilharia para França, com Nairo Quintana, Alejandro Valverde e Mikel Landa a liderarem a equipa. O diretor desportivo disse à agência espanhola EFE que tem grandes expectativas. "Temos um plano A, B e C. É uma grande vantagem para nós.

A experiência de Valverde, a consistência de Quintana e a irreverência de Landa vão dar-nos muitas opções e criar dificuldades às outras equipas", salientou

Fonte: Record on-line

“Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal”

Realiza-se no dia 24 de junho, em Guimarães, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho. A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT. A concentração está marcada para as 9 horas, junto ao Estádio D. Afonso Henriques. As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas online (www.acm.pt)

A 10ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa". Este ano a iniciativa associa-se às atividades locais a realizar no âmbito do projeto "SW-UP Sport for Women in Urban Places" que tem como propósito aumentar a participação das mulheres no desporto e atividades físicas ao ar livre em áreas urbanas de vários estados membros da União Europeia.

A inscrição é gratuita e os participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial, oferecida pela Liberty Seguros, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.

A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.

Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), a iniciativa terá três percursos (Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT), sendo o trajeto inicial (no Centro Histórico de Guimarães) efetuado em conjunto por todos os grupos de participantes. À passagem pelo local da partida, depois do trajeto inicial no Centro Histórico, termina o Mini Passeio.

O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre. O percurso do Trilho de BTT terá uma extensão de cerca de 20 kms mas que se alonga para cerca de 25 kms (acumulado positivo de 750 metros) com o passeio inicial pelo Centro Histórico de Guimarães e com o acesso final ao local de partida/chegada. Na preparação do percurso do trilho houve uma particular atenção em proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes, muitas delas até agora inacessíveis em percursos de BTT.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, Federação Portuguesa de Ciclismo, Liberty Seguros, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Tempo Livre / Centro de Medicina Desportiva de Guimarães, Vitrus Ambiente, AFAcycles, Salvaggio, Controlsafe, Eyemotion, Guimarpeixe, Hotel ibis - Guimarães, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Interfios, Pevigel, FNAC - Guimarães, Odisseias, Junta de Freguesia da Costa e Remax GO (Azurém - Quintã / Guimarães).

Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015).

Fonte: ACM

“Agenda de Ciclismo”

Três campeonatos nacionais no próximo fim-de-semana

Por: José Carlos Gomes

A agenda de ciclismo para o próximo fim-de-semana fica marcada pela realização de três campeonatos nacionais. Belmonte recebe, de sexta-feira a domingo, o Campeonato Nacional de Estrada para Elite e Sub-23. Reguengos de Monsaraz é palco, sábado e domingo, do Campeonato Nacional Master. O Funchal acolhe, no domingo, o Campeonato Nacional de Enduro BTT.

O Campeonato Nacional de Estrada de Elite e Sub-23 inicia-se às 11h00 de sexta-feira com as provas de contrarrelógio. Primeiro correm as ciclistas de elite, seguindo-se os sub-23 masculinos. Ambas as categorias têm pela frente um exercício individual de 24,1 quilómetros. Após os sub-23 entram em ação os corredores de elite, cujo contrarrelógio terá 33,7 quilómetros. Os campeões nacionais de contrarrelógio estarão definidos cerca das 13h00.

As provas de fundo arrancam com a corrida feminina, às 11h00 de sábado. O pelotão vai juntar as ciclistas de elite com as juniores, as cadetes e as masters. As ciclistas da categoria principal vão percorrer 107 quilómetros, resultantes de cinco voltas ao circuito de 21,4 quilómetros, que será o epicentro de todas as provas de fundo ao longo do fim de semana. As juniores completam menos uma volta, ficando-se pelos 85,6 quilómetros, enquanto as cadetes e as masters têm de cumprir três voltas e 64,2 quilómetros.

Ainda no sábado, a partir das 15h00, é a vez de o pelotão de sub-23 competir pelo título nacional de fundo. Tal como acontecerá no dia seguinte com os corredores de elite, os sub-23 percorrem 76 quilómetros e só depois entram no circuito de Belmonte. A prova acabará à quarta passagem pela meta, quando estiverem cobertos 160,4 quilómetros.

A prova mais esperada é a corrida de fundo para elite. Vai para a estrada às 11h00 de domingo, convocando os melhores ciclistas portugueses para uma viagem de 181,8 quilómetros, que termina à quinta passagem pela meta. O percurso é um rompe-pernas que não se pode considerar muito exigente. Os derradeiros 1500 metros do circuito, sempre em subida, poderão ser determinantes para o lançamento de ataques, na volta final ou mais de longe.

Prevê-se que o Campeonato Nacional de Estrada junte em Belmonte cerca de 200 participantes, distribuídos pelas diferentes categorias masculinas e femininas. Tanto entre os homens como as mulheres, os corredores do pelotão nacional terão a forte concorrência dos emigrantes do ciclismo português, que têm nesta competição a maior oportunidade anual de brilhar em território pátrio.

Os veteranos também irão discutir os títulos nacionais no próximo fim-de-semana, em pleno Alentejo. No sábado corre-se a prova de contrarrelógio, a partir das 15h00. O percurso terá 21,4 quilómetros, com partida em Monsaraz e chegada em Reguengos. Prevê-se a participação de mais de cem ciclistas no exercício individual.

A prova de fundo está marcada para as 11h00 de domingo. A partida e chegada acontecerão em Reguengos de Monsaraz, havendo diferentes quilometragens para as diferentes categorias. Os corredores amadores de elite e os masters até 39 anos completarão 146,2 quilómetros. Os veteranos até 49 anos têm pela frente 110,1 quilómetros. Os participantes com mais de 50 anos vão cumprir 74.1 quilómetros. São esperados mais de 250 ciclistas para as provas de fundo.

A Madeira vai receber o Campeonato Nacional de Enduro BTT. A partir de sexta-feira haverá já a habitual azáfama relativa a estes grandes eventos, embora a competição propriamente dita aconteça apenas no domingo. A partir das 8h00 são abertas as hostilidades competitivas.

São esperados mais de cem participantes, que irão bater-se pelos títulos nacionais numa corrida com cinco especiais classificativas, que totalizam 12 quilómetros. Os troços de ligação têm cerca de 25 quilómetros.

Fora do âmbito competitivo, o destaque do próximo fim-de-semana vai para o Passeio Dia Um de Portugal, que se realiza em Guimarães, na manhã de domingo. É uma iniciativa de ciclismo para toos que oferece três percursos – passeio, mini passeio e trilho BTT. A inscrição é gratuita, mas deve ser previamente efetuada na página da Associação de Ciclismo do Minho na Internet.

 

Mais eventos oficiais

23 de junho: 1.º Raid BTT GPS, Chaves

23 de junho: 4.ª Prova Troféu Escolas de BTT, Tercena, Barcarena, Oeiras

23 de junho: Taça do Algarve de BMX, Portimão

23 de junho: 4.º Resistência BTT Noturna de Estói, Faro

23 de junho: 3.ª Prova da Taça da Ilha Terceira de Ciclismo de Estrada, Açores

24 de junho: Prémio Inter-Regional Beira Litoral de Estrada, Sangalhos, Anadia

24 de junho: Encontro Regional de Escolas, Nelas

24 de junho: 4.ª Prova da Taça Regional de XCM da Beira Litoral, Coimbra

24 de junho: 5.ª Prova da Taça do Algarve de XCO e Encontro Regional de Escolas, Monchique

24 de junho: Encontro de Escolas e Taça Regional de Estrada da Ilha do Pico, Açores

Fonte: FPC

“Sicasal-Constantinos-Delta Cafés no GP ABIMOTA REVELOU GRANDE EVOLUÇÃO”

Texto: AfterTwo //works

Fotos: José Sardinha e João Fonseca

A Sicasal-Constantinos-Delta Cafés esteve em competição na 39ª edição do Grande Prémio Internacional Abimota, uma das mais carismáticas e antigas provas nacionais de ciclismo, que cruzou meio Portugal entre os passados dias 13 e 17 do corrente.

Em dia de Santo António, Lisboa recebeu a primeira etapa da prova com um contra-relógio por equipas que deram um colorido diferente às avenidas da capital, numa iniciativa inédita em 39 edições do evento. Os 120 ciclistas das 15 equipas participantes faziam assim o aquecimento para os restantes 580 quilómetros de prova, distribuídos por mais quatro exigentes etapas disputadas entre as zonas da beira baixa e beira litoral do país.

Com 8 atletas em prova, a equipa da Academia Joaquim Agostinho apresentava-se determinada em dar seguimento às boas prestações das duas anteriores competições disputadas e o resultado não podia ser mais positivo. De uma enorme união e espírito de sacrifício resultou o melhor desempenho de toda a época, apenas interrompido pelo resultado menos positivo da última etapa.

Até ao quarto dia a equipa esteve sempre muito bem posicionada e até se envolveu em várias iniciativas de fuga que resultaram na passagem em dois pontos de contagem intermédia no top 3, com Iúri Leitão em 2º numa ocasião e Miguel Salgueiro em 3º noutra. Mas foi nas etapas 2 e 3 que equipa atingiu o seu melhor rendimento, com as excelentes prestações de Daniel Silva, Marvin Scheulen, Marcelo Salvador e Diogo Sardinha a cotarem a equipa como a 7ª melhor em prova nesse período, superiorizando-se a várias formações profissionais. A equipa mostrou grande evolução e viria a entrar na quinta e última etapa com 7 atletas em prova, com destaque para o estreante Tiago Henriques que resistiu entre a elite do pelotão nacional durante 4 exigentes dias de competição.

No entanto, algum cansaço acumulado apanhou desprevenidos vários atletas da equipa, que viriam a ser desclassificados já que o limite permitido de chegada era apenas 10% mais que o tempo do primeiro classificado.

Na classificação final apenas figuraram 61 atletas, entre os quais, Marcelo Salvador que acabou como o elemento mais regular da equipa de Torres Vedras na 32ª posição, e Diogo Sardinha que confirma assim o seu grande momento de forma, tendo terminado em 37º da geral. Ambos foram os 6º e 8º melhores atletas Sub-23 em prova, respetivamente. Para Hélder Miranda, diretor desportivo da equipa "a corrida foi muito dura, tanto ao nível do percurso como pelas altas temperaturas que se fizeram sentir.

Esta era já a nossa terceira semana seguida de competição e tinha algum receio do cansaço acumulado pelos atletas. No entanto a prestação foi muito positiva entrando para a última etapa com sete atletas em p r o v a. Com a alta velocidade do dia de hoje o cansaço a p a r e c e u obrigando o T i a g o a abandonar. Agora temos quatro dias de repouso para no próximo fim-de-semana tentarmos a sorte nos campeonatos nacionais, um dos objetivos da época”

Fonte: Academia Joaquim Agostinho

 

“19º Convívio de Cicloturismo A.R. Pescadores Musgueira Norte”

Texto: José Morais

Fotos: Bruno Pereira

Foi para a estrada do passado domingo 17 de junho, mais um passeio de cicloturismo, organizado pela Associação Recreativa Pescadores da Musgueira Norte, em Lisboa. O evento estava inserido nas Festas da Freguesia do Lumiar, o qual contou com o seu apoio, e fazia parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), já que fazia parte do seu calendário oficial.

A concentração ocorreu pelas 8 horas junto às instalações da Junta de Freguesia do Lumiar, sendo a partida dada pelas 9 horas para o 19º Convívio da ARPMN.

Com um trajeto de cerca de 50 quilómetros, os participantes passaram pelo Lumiar, Alameda

Das Linhas de Tores, Av. D. Amélia, Telheiras, Av. Padre Cruz, Campo Grande, Entre Campos, Campo Pequeno, Saldanha, Marquês de Pombal, Largo do Rato, Estrela, Av. Infante Santo, Av. Brasília, Torre de Belém e Algés, onde junto ao Rio Tejo foi tempo de fazer uma paragem para reabastecimento líquido e sólido.

Recomeçando as pedaladas, seguiu-se rumo a à Torre de Belém, Av., Brasília, Av. 24 de Julho, Cais do Sodré, Praças do Comercio, Av. Infante D. Henrique, Av. Marechal Gomes da Costa, Rotunda do Relógio, Av. Do Brasil, Campo Grande, Lumiar, passagem pela A.R. P.M.N., Parque Oeste, Alta de Lisboa, e Quinta das Conchas, onde o evento veio a terminar cerca das 13 horas.

Olhando o evento:

Este é um dos grandes eventos realizados na capital que consegue juntar sem dúvida uma grande moldura humana de amantes da bicicleta, apesar de muitos não gostarem de pedalar em Lisboa, a organização deste evento, tenta sempre proporcionar um excelente passeio a todos os que os visitam.

Num passeio sem dúvida muito bem organizado, tanto antes, como durante, ou mesmo após ter terminado, e isso prova a presença neste evento de 374 cicloturistas, divididos por 47 equipas e 38 individuais, e pode considerar-se um passeio para todos, sejam eles mais bem rodados, ou apenas participantes que esporadicamente andam de bicicleta, com muitos elementos femininos, e crianças a participarem.

E no final, a recompensa para a organização, com os participantes a deixarem um grande sinal de satisfação, deixando um grande obrigado à mesma, pelo convívio proporcionado numa bela manhã de domingo de fortes pedaladas.

Mas, para a organização, e na voz do presidente da A.R.P.M.N. Manuel Almeida, o seu rosto mostrava a expressão de alegria e muita satisfação, por tudo ter corrido bem, agradecendo assim a todos que puderam marcar presença neste 19º convívio de cicloturismo.

Manuel Almeida deixou um grande agradecimento ao cicloturistas, a todas a coletividades presentes, a todos os voluntários, como a todos os patrocinadores que participaram, e ajudaram na realização deste grande evento, e ainda em final de discurso, e com um ar de graça, dizia; “E como o tempo "voa", já estamos a planear o 20º Convívio de Cicloturismo a realizar em 2019, ficando aqui a todos para participar, e convidando outros a marcarem também presença, obrigado por tudo”

E no final deste evento, nada melhor do que um delicioso repasto, e à espera de todos estavam dois porcos no espeto para degustar tarde dentro, retemperando assim as forças despendidas, e conviver num dos mais belos espaço de Lisboa, a Quinta das Conchas, cheia de ar puro

Findo o almoço, e ainda em grande convívio, foi tempo da cerimónia da entrega das lembranças alusivas ao evento, antes disso, Manuel Almeida agraciou o Dr. Pedro Delgado Alves e o Prof. Paulo Mendes com uma singela placa, como reconhecimento pelo apoio que tem prestado à coletividade, como a todo o evento.

E para finalizar, dar os parabéns à organização por este excelente passeio e trabalho realizado, pela forma ordenada que o fizeram, e pelo grande número de amantes das duas rodas sem motor que tem juntado de ano, para, ano, e que no final saíram satisfeitos com a promessa de marcarem presença em 2019, com muitas referências positivas publicadas nas redes sociais, tudo isto só abona a seu favor.

Finalizando deixando uma referência ainda ao trabalho feito pelos bombeiros presentes, como a todos os Batedores da PSP-Trânsito de Lisboa, pelo excelente trabalho feito, na segurança do longo pelotão que percorreu a cidade em total velocidade do verdadeiro cicloturismo.

Em tempo de despedida, espero encontra-me em 2019 também neste grande evento, algo que este ano foi impossível, mas não quisemos deixar passar em branco, fazendo a divulgação do mesmo, agradecendo assim as notas que me fizeram chegar, para que este artigo pudesse ser elaborado, e divulgada mais esta atividade cicloturista.

Bons passeios, boas pedaladas.

Clique para aumentar as fotos
 

















 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com