quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Alteração de data-limite para inscrições nas provas de triatlo”


As inscrições para as provas nacionais passam a ter como data-limite a penúltima segunda-feira antes do evento. A alteração prende-se com a necessidade de agilizar a organização das provas, tendo por base o número exato de inscritos.

No caso das provas regionais, a data-limite para as inscrições passa a ser a última segunda-feira antes do evento, em vez da última terça-feira.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Como representar Portugal no Europeu triatlo Multisport de Coimbra?”


Os Campeonatos da Europa Triatlo/Duatlo regressam a Portugal. Depois dos eventos de 2008 e 2016 em Lisboa, desta feita é Coimbra que recebe o Campeonato da Europa Multisport 2024, 14 a 23 de Junho.

Esta é uma excelente oportunidade para todos os Age Groups (amadores) Portugueses poderem representar o País num evento ETU, onde a competição se alia ao convívio entre atletas de várias nações.


 

Qualquer atleta licenciado na FTP poderá participar. Como?

 

1º Efetuar a pré-inscrição na(s) prova(s) em que pretenda participar, através do preenchimento do Formulário de Pré-Inscrição Age Group Multisport Coimbra 2024

2º Aguardar pelo e-mail de confirmação e pela solicitação do pagamento;

3ª Efetuar o pagamento dentro dos prazos estabelecidos, através de transferência bancária, para o IBAN PT50 0045 5442 40331295834 84. É obrigatório o envio de comprovativo para tesouraria@federacao-triatlo.pt

 

Prazos para pagamento da inscrição:

 

Duatlo, Duatlo Cross, Triatlo Cross e Aquatlo – Até 15 de Abril

Triatlo MD e Aquabike – Até 8 de Maio

Enquanto País organizador, Portugal pode inscrever até 25 atletas por Age Group e género. Caso este limite seja atingido, serão utilizadas as seguintes provas para seleção dos atletas:

 

Duatlo – 03 MAR, XXVIII Duatlo de Grândola;

Triatlo/Duatlo Cross – 25 FEV, I Duatlo Cross da Raia

Triatlo MD – 05 MAI, Triatlo Oeiras.

Os atletas portugueses que participem nesta competição beneficiarão dos seguintes serviços, para

além do apoio do staff da FTP:

Acompanhamento da equipa da FTP ao desfile das nações;

Reunião técnica com delegado da FTP;

Certificado de participação.

O critérios de participação em provas internacionais estão definidos no Regulamento de Participação Internacional em Age Groups.

 

EQUIPAMENTO:

 

É obrigatória a utilização do equipamento oficial de Portugal durante a competição;

Cada atleta terá obrigatoriamente que adquirir o equipamento de competição válido ou o kit FTP Age Group composto pelo equipamento de competição e de representação;

Adicionalmente, os atletas terão a possibilidade de aquisição de peças extra ou de substituição, caso assim o desejem. O custo de cada item será divulgado assim que os equipamentos estiverem disponíveis.

O processo para aquisição do equipamento será divulgado em breve.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Portugal leva seis atletas aos europeus de ciclismo de pista com os olhos postos em Paris 2024”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

A seleção lusa compete em Apeldoorn, nos Países Baixos, com objetivos de conquistar medalhas e manter.se na corrida para o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O Eurosport orgulha-se de ser a Casa do Ciclismo e de 10 a 14 de janeiro emite, em direto, os Campeonatos da Europa de Ciclismo de Pista, competição que decorre no velódromo de Apeldoorn, nos Países Baixos.

Portugal apresenta-se em competição com seis ciclistas. Rui Oliveira, Iúri Leitão, Diogo Narciso, Rodrigo Caixas, Daniela Campos e Maria Martins foram convocados pelo selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes.

A expetativa de trazer medalhas para casa é grande. No ano passado, nos Europeus realizados em Grenchen, na Suíça, a comitiva de Portugal conquistou duas medalhas. Rui Oliveira garantiu a prata na corrida de Eliminação enquanto Maria Martins sagrou-se campeã da Europa em Scratch.

Para além dos títulos em jogo, estes Europeus são importantes para os atletas já que estamos nos últimos meses da qualificação olímpica para Paris2024. Portugal está em lugar de apuramento no Madison masculino e no Ominum masculino e feminino. De acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo, a equipa lusa vai centrar-se nessas disciplinas.

Iúri Leitão e Rui Oliveira vão formar a dupla nacional na disciplina de Madison, cuja final está marcada para as 19:30h de quinta-feira. Havendo necessidade de eliminatória, disputar-se-á no mesmo dia, às 15:10h.

No dia seguinte é a vez de Maria Martins competir na disciplina de Omnium, que tem qualificação marcada para as 12:00h e o conjunto de quatro corridas pontuáveis entre as 13:20h e as 19:15h.

Rui Oliveira será o representante de Portugal no concurso masculino de Omnium, no sábado. A qualificação está agendada para as 14:40h. A prova arranca às 16:00h, prolongando-se até às 19:55h.

A participação nas disciplinas olímpicas não esgota a presença portuguesa nestes Campeonatos da Europa, até porque a Seleção Nacional, além dos três corredores mais experientes, que têm a missão de competir nas disciplinas olímpicas, será composta por três jovens em afirmação no circuito internacional de pista: Daniela Campos, Diogo Narciso e Rodrigo Caixas.

Acompanhe a prestação dos atletas portugueses e de outras estrelas da modalidade nos Europeus de Ciclismo de Pista, em direto, no Eurosport entre os dias 10 e 14 de janeiro. As provas contam com os comentários de Paulo Martins e Gonçalo Moreira.

 

Programa da seleção nacional:

 

10 de Janeiro

Eliminação - Diogo Narciso

 

11 de Janeiro

1 km Contrarrelógio - Rodrigo Caixas

Scratch - Maria Martins

Madison - Iúri Leitão e Rui Oliveira

 

12 de Janeiro

Omnium - Maria Martins

Perseguição Individual - Rodrigo Caixas

Scratch - Iúri Leitão

 

13 de Janeiro

Corrida por Pontos - Daniela Campos

Eliminação - Maria Martins

Omnium - Rui Oliveira

 

14 de Janeiro

Corrida por Pontos - Diogo Narciso

Fonte: Eurosport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com