sábado, 28 de janeiro de 2023

“Troféu Sunlive prova internacional pista dia 1”


Iúri Leitão e Mattia Predomo destacam-se com duas vitórias

 

Por: José Carlos Gomes

O português Iúri Leitão, nas disciplinas de resistência, e o italiano Mattia Predomo, no setor da velocidade, foram os corredores em destaque no Troféu Sunlive, prova internacional de pista, que hoje decorreu no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

Iúri Leitão foi claramente dominador no concurso masculino de omnium, embora nem tenha começado a ganhar. O primeiro no Scratch foi Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), mas o desempenho mediano de Caixas na corrida tempo e na eliminação, deixou Iúri Leitão, vencedor das duas disciplinas, no topo da geral.

À entrada para a corrida por pontos, que tudo haveria de decidir, Leitão tinha como adversário mais próximo o sub-23 de primeiro ano João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista). Mas a prova decisiva seria aziaga para o boavisteiro, que não somou qualquer ponto.

Ao invés, Iúri Leitão ganhou duas voltas e pontuou em quatro sprints, terminando a competição com 174 pontos. Rodrigo Caixas fez uma recuperação extraordinária, ganhando duas voltas e pontuando em cinco sprints, o que lhe permitiu subir quatro posições na geral, fechando com 140 pontos. Diogo Narciso, a correr pela Seleção Nacional, foi o terceiro, com 124 pontos.


O vianense da Caja Rural-Seguros RGA, hoje em representação da Seleção Nacional, também triunfo em madison, desta feita em dupla com Diogo Narciso. O duo que, em agosto, ficou a um degrau do pódio no europeu de elite, não deu hipótese na corrida desta tarde.

Leitão e Narciso dobraram o pelotão três vezes e pontuaram em 11 dos 12 sprints, o que lhes valeu 97 pontos. No segundo lugar colocou-se outra dupla portuguesa. Rodrigo Caixas e Daniel Dias somaram 45 pontos. A seleção italiana formada por Samuel Quaranta e Niccolo Galli conquistou 40 pontos e o terceiro posto.

O omnium feminino, sem qualquer portuguesa em pista, viu o pódio ocupado por três seleções diferentes. A grega Argiro Milaki fez um concurso equilibrado, sendo terceira em scratch, segunda na corrida tempo e primeira na eliminação. Terminou a competição com 134 pontos.

Margarita Misyurina, em representação do Uzbequistão, chegou à corrida por pontos no sétimo lugar, entre 13 participantes, mas teve um desempenho verdadeiramente entusiasmante na prova decisiva. Venceu quatro sprints – incluindo o último com pontuação a dobrar e ganhou uma volta ao pelotão. Foi o suficiente para ser a segunda na geral, com 131 pontos. A terceira foi a espanhola Isabel Ferreres, com 126 pontos.

O equilíbrio foi a marca do madison de elite feminina. As duas primeiras equipas ficaram separadas por um ponto. Venceram as espanholas Isabel Ferreres e Ainara Albert 39 pontos. Seguiram-se as usbequistanesas Nafosat Kozieva e Margarita Misyurina, com 38.

A proximidade aconteceu por vias diferentes. As espanholas valeram-se de uma volta de avanço, as representantes do Uzbequistão ganharam seis dos oito sprints, mas não dobraram o pelotão. O pódio fechou com as austríacas Verena Eberhardt e Kathrin Schweinberger, que somaram 29 pontos.

Ainda na categoria de elite, mas no setor da velocidade, assistiu-se à hegemonia do jovem italiano Mattia Predomo. Aquele que, em julho, conquistou no Velódromo Nacional os títulos europeus juniores de kerin e velocidade, impôs-se hoje, nas mesmas disciplinas, mas já entre a elite, apesar de ter ainda menos de um mês na categoria sub-23.

Na disciplina de velocidade, Mattia Predomo arrumou a final apenas em duas mangas, batendo o israelita nascido na Rússia Mikhail Yakovlev (IPT Track Trade Team). Na disputa pelo terceiro lugar impôs-se o sul-africano Jean Spies (Gig/South Africa/Rule). Já no keirin, o representante da seleção italiano triunfou diante do grego Sotirios Bretas e de outro transalpino, Stefano Moro.

O equilíbrio ficou patente nas quatro corridas de juniores, cada uma com um vencedor diferente. Os melhores rapazes foram Gabriel Baptista (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), em eliminação, e o romeno Norbert Nyulas-Petries (CS Intersport), em scratch. Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), em scratch, e Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), em eliminação, foram as melhores juniores femininas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“João Almeida alcança nono lugar no Trofeo Serra de Tramuntana em Maiorca”


Prova ganha pelo belga Kobe Goossens (Intermarché-Circus-Wanty)

 

Por: Lusa

Foto: UAE Team Emirates

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) classificou-se este sábado na nona posição no Trofeo Serra de Tramuntana, em Espanha, ganho pelo belga Kobe Goossens (Intermarché-Circus-Wanty).

João Almeida concluiu sozinho o quarto dos cinco eventos do Challange de Maiorca, com início e fim em Lloseta, a 31 segundos do belga Kobe Goossens, que terminou com 02:54.58 horas, e que na sexta-feira tinha alcançado o primeiro triunfo da carreira, no Trofeo Andratx.

O pódio ficou completo com os compatriotas Lennert van Eetvelt (Lotto-Dstiny), terceiro na sexta-feira, e Ilan van Wilder (Soudal-Quick Step), respetivamente a sete e nove segundos.

Rui Costa, que na terça-feira venceu o Trofeo Calvià, na estreia do campeão mundial de fundo de 2013 pela Intermarché-Circus-Wanty, não competiu hoje, enquanto Rui Oliveira (UAE Emirates) voltou a não terminar, tal como na sexta-feira.

O Challenge de Maiorca termina domingo com o Trofeo Palma.

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor apresenta nova época com casa cheia em Águeda”


Fotos:  Inês Calvo

Casa cheia no Centro de Artes de Águeda, que foi palco, esta sexta-feira 27 de janeiro, da apresentação oficial da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, perante um auditório onde estiveram patrocinadores, parceiros, entidades e fãs, que vieram conhecer e aplaudir a estrutura do Clube Desportivo Fullracing, com sede em Águeda.


Na mesma sessão foi também apresentada a Equipa Feminina de Elites Glassdrive / Chanceplus / Allegro, que neste segundo ano mantém-se rosa flúor, mas ganha um novo naming, com a entrada dos patrocinadores Chanceplus e Allegro. Ainda subiu ao palco do Centro de Artes de Águeda o projecto de formação do Clube Desportivo Fullracing, a Academia Fullracing de Águeda.

Conhecido o calendário de 2023 para os profissionais, este ano muito exigente e que terá a participação da estrutura em cinco provas em Espanha, além das provas novas (Grande Prémio da Beira Baixa) e alguns regressos, como é o caso do Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela, vieram ao palco os 10 corredores, toda a equipa técnica e staff, numa cerimónia que contou com atuações dos alunos do Conservatório de Música de Águeda.


Os portugueses Frederico Figueiredo, Rafael Reis, Luís Mendonça, Fábio Costa, Pedro Silva e o uruguaio Mauricio Moreira, vencedor da 83.ª Volta a Portugal, são os seis corredores que se mantêm da anterior temporada. Juntam-se para 2023 Duarte Domingues, o pupilo de 18 anos e Julian Madrigal ambos portugueses, com o espanhol Sergio García e o russo Artem Nych, que vai correr com a bandeira neutra.


A Direção Desportiva prossegue sob a liderança de Rúben Pereira, que continua com José Augusto Silva ao seu lado como Diretor Desportivo Adjunto. Carlos Pereira é o Team manager do Clube Desportivo Fullracing e do staff fazem parte esta época os massagistas Paulo Silva, André Sousa, Rúben Couto e Sílvia Peixoto, os mecânicos Carlos Pinho, Fernando Vilela e Carlos Oliveira. Mantém-se o médio Carlos Branco e Maria João Gouveia na coordenação geral, com o apoio de Marta Varandas na Comunicação e Imagem.


Por toda a entrega à modalidade e porque “agradecer nunca é demais”, o Clube Desportivo Fullracing homenageou figuras ligadas ao ciclismo durante décadas. Rogério Paupério (primeiro grande patrocinador do Clube Desportivo Fullracing), Joaquim Leite (ex-ciclista profissional e que dedicou muito da sua vida ao ciclismo, apoiando a modalidade), José Martins (primeiro presidente do projeto Fullracing, na altura com a designação Gondomar Clube de Ciclismo), Manuel Pinto (presidente do Clube na mudança de Gondomar para Gaia, assumindo o projeto o nome de Gaia Clube de Ciclismo e que continua a apoiar a equipa até aos dias de hoje) e a Federação Portuguesa de Ciclismo, na pessoa do seu presidente, Delmino Pereira.


Intervenções na cerimónia de apresentação


Carlos Pereira, Team Manager do Clube Desportivo Fullracing

 

“É difícil, mas ano a ano vejo as empresas de Águeda a aderirem a este projeto. Costuma dizer-se “Nunca digas nunca”. Mas nunca vi um projeto de raiz novo, num só ano, conseguir ter a visibilidade que este teve. Nunca vi tantas vitórias obtidas numa equipa, num só ano; nunca vi um retorno tão grande numa equipa; nunca vi um diretor tão jovem ganhar tantas vitórias com uma equipa; nunca vi um homem e uma equipa lutar por um mesmo objetivo na Volta a Portugal (refiro-me a Frederico Figueiredo, foi ele e toda a equipa a lutar em prol de um corredor); nunca vi uma equipa sempre unida, apesar de todas as dificuldades que atravessámos. Nunca é demais ser grato e agradecer a todos os que contribuem para que possamos estar novamente aqui”.


 

Rúben Pereira, Diretor Desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor Cycling Team

 

“Gostaria de agradecer a todos que fazem com que este projeto seja possível. Devo aos meus ciclistas e ao staff tudo o que conseguimos”.

 

Marta Araújo – Diretora geral da Glassdrive Portugal e Administradora da Saint-Gobain Sekurit Service Portugal


 

“Para nós, é muito importante estar do vosso lado. Foi reforçada a palavra ‘nunca’; eu prefiro a palavra ‘sempre’. Sempre que estivemos convosco foi para ganhar. Quero acreditar que sempre que estivermos convosco será para ganhar. De certeza que este ano vai voltar a acontecer. Para nós também é importante, sempre, apostar nos dois géneros, nas equipas masculina e feminina, porque todos juntos vamos conseguir alcançar muito melhores resultados”.

 

Joaquim Gonçalves, Administrador-Delegado da Q8 – Grupo VAPO

 

“Este projeto, sendo uma equipa e naming novo, aportou bastante valor à modalidade. Foi um ano sensacional, não só pelas vitórias, como pela visibilidade e pela performance que veio aportar às nossas empresas. Sentimos um feedback muito positivo dos nossos clientes e sentimos que é um projeto a que temos de dar continuidade. As vitórias vão aparecer naturalmente, a espinha dorsal da equipa mantém-se e estamos cá para vencer e apoiar o desporto”.


 

José Teixeira, Diretor de Marketing da Anicolor – Sistemas de Alumínio

 

“A Anicolor é uma empresa para quem o ciclismo tem um enorme significado e é de enaltecer o trabalho que este clube tem feito na promoção desta modalidade. A época passada foi fantástica e memorável para todos. Culminou com a vitória na Volta a Portugal e isso é o reflexo do grande esforço e superação de todas as pessoas que compõem esta estrutura e que estão por detrás, que permitem que as coisas aconteçam e o sucesso seja uma realidade. O retorno desportivo é visível para todas as empresas que vos apoiam, pela imagem positiva que passam das nossas marcas. Desejamos que esta época seja tão boa ou melhor do que a anterior”.

 

Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo

 

“Estamos a arrancar com a época de 2023 e a encarar este ano com bastante otimismo. Apesar de toda a conjuntura complexa, o ciclismo continua. Destaco o facto de termos um calendário mais forte, mais rico, com mais provas e de termos mais dias de televisão em direto. O ciclismo é cada vez mais uma modalidade global, com valores globais, uma atividade que tem uma grande capacidade de multiplicar o retorno do investimento publicitário. Também comunica a marca e isso fica para a história. Este projeto (Fullracing) expõe muito o que é o ciclismo na atualidade. Temos uma preocupação com a igualdade de género e temos um grande projeto de desenvolvimento das escolas de ciclismo”.

 

Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda e anfitrião

 

“Como temos apenas e só a melhor equipa de ciclismo do país, não temos dúvidas de que vamos continuar a vencer e a vencer coisas importantes. Vocês vão continuar a contribuir para promover estes nomes e para que mais empresas se associem e para levar o nome de Águeda por esse mundo fora. O Município de Águeda é dos que mais aposta no ciclismo; nenhum outro teve tantas provas como as que Águeda recebeu no ano passado, com partida ou chegada em Águeda. Somos a capital da bicicleta e do ciclismo. Uma palavra de agradecimento a estes campeões, pela alegria que me têm dado e acredito também aos aguedenses”.

Fonte: Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Miguel Ángel López vence e lidera Volta a San Juan”


Colombiano terminou na frente na subida final para o Alto Colorado

 

Por: Lusa

Foto: Vuelta a San Juan

O ciclista colombiano Miguel Ángel López, da Medellin-EPM, venceu esta sexta-feira isolado a quinta etapa da Volta a San Juan e passou a ser o líder destacado na prova que decorre na Argentina.

Na subida final para o Alto Colorado, López - vencedor em 4:07.10 horas - deixou a meio minuto o italiano Filippo Ganna, da INEOS Grenadiers, e a 38 segundos outro trepador colombiano, Sergio Higuita, da BORA-hansgrohe.

A etapa, de 173 quilómetros entre Chimbas e o Alto Colorado decidiu-se nos último 20 quilómetros, sempre em subida, onde o escaladores colombianos apareceram em força, nos primeiros lugares. López tem na geral um avanço de sete segundos sobre Ganna e 21 sobre Higuita. Em quarto está o colombiano Egan Bernal (INEOS Grenadiers), a 27 segundos, e em quinto Einer Rubio, igualmente colombiano, da Movistar, também a 27 segundos.

Recentemente despedido da Astana, por estar ligado ao caso de tráfico de substâncias ilícitas centrada em Marcos Maynar, 'Superman' López correu hoje por evidente orgulho, afastado que está da elite da WorldTour.

A dez quilómetros do fim, foi ele que foi neutralizar o ataque do belga Remco Evenapoel (Soudal - Quick Step), entretanto caído para sétimo. O belga, campeão do mundo de estrada, perdeu 1.09 minutos nesta 'etapa rainha' da Volta a San Juan.

O português Rafael Lourenço, 42.º a 4.36, foi o melhor elemento da APHotels and Resorts - Tavira. Na geral, a equipa algarvia tem em 53.º, a 18.09, o espanhol Délio Fernández.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com