segunda-feira, 3 de setembro de 2018

“Os eventos da semana”

Esta semana, o calendário da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores e Bicicleta (FPCUB) tem agendado os seguintes passeios:

Domingo dia 09

 11º Mega Passeio Lisboa – Santarém (Festival Bike)

34º Passeio de Cicloturismo do Núcleo Cicloturismo Moitense

Pode consultar mais informação no espaço “Calendário Anual” em: http://www.fpcub.pt/agenda/2018 e ainda no site oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores e Bicicleta (FPCUB) em: http://www.fpcub.pt , pode consultar outros eventos, como toda a atividade realizada pela FPCUB.

“Alessandro Tonelli assume liderança da Volta à Grã-Bretanha”

Cameron Meyer venceu segunda etapa

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O ciclista australiano Cameron Meyer (Mitchelton-Scott) venceu esta segunda-feira a segunda etapa da Volta à Grã-Bretanha, com o italiano Alessandro Tonelli (Bardiani-CSF), segundo, a assumir a liderança da classificação geral individual.

Meyer, que subiu ao segundo lugar da geral, cumpriu os 174 quilómetros entre Cranbrook e Barnstaple em 4:14.46 horas, um segundo à frente do novo líder da geral, Tonelli, e dois para o compatriota Patrick Bevin (BMC), terceiro.

O único português em prova, José Neves (Education First-Cannondale Drapac), foi esta segunda-feira 96.º classificado, o que lhe valeu uma subida de cinco postos na geral individual, para 114.º, a 18.42 minutos do camisola amarela.

Na terça-feira, os ciclistas percorrem um traçado de 125 quilómetros em Bristol, com três contagens de montanha de segunda categoria.

Fonte: Record on-line

“Ranking APCP”

Joni Brandão destaca-se da concorrência

Por: José Carlos Gomes

Joni Brandão assumiu o comando a solo do Ranking da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais, depois de disputadas as provas do mês de agosto, entre as quais a Volta a Portugal, que determina a nova hierarquia nacional.

No mês passado, Joni Brandão partilhava o topo da tabela com o campeão nacional de fundo e de contrarrelógio, Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista). Apesar do sucesso do boavisteiro nos circuitos e de ter vencido uma etapa na Volta a Portugal, o segundo posto de Joni Brandão na geral do grande objetivo do ano das equipas portuguesas determinou que o feirense se isolasse no comando.

Joni Brandão entre no mês de setembro com 1177 pontos. O segundo classificado é agora Raúl Alarcón (W52-FC Porto), o que demonstra o peso da Volta no desfecho do ranking, pois foi essa corrida, ganha pelo espanhol, que lhe valeu a subida do 11.º ao segundo lugar, com 955 pontos. Domingos Gonçalves caiu para o terceiro posto, com 877.

O Sporting-Tavira segurou o primeiro lugar no ranking coletivo, com 2388 pontos. Segue-se o Aviludo-Louletano-Uli, com 2270, e a W52-FC Porto, com 2244.

Ranking APCP – Agosto 2018

1.º Joni Brandão (Sporting-Tavira), 1177 pontos

2.º Raúl Alarcón (W52-FC Porto), 955

3.º Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), 877

4.º Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Uli), 839

5.º Edgar Pinto (Vito-Feirense-BlackJack), 811

6.º Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli), 737

7.º Daniel Mestre (Efapel), 600

8.º João Benta (Rádio Popular-Boavista), 488

9.º Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), 482

10.º Henrique Casimiro (Efapel), 437

Ranking Equipas

1.ª Sporting-Tavira, 2388

2.ª Aviludo-Louletano-Uli, 2270

3.ª W52-FC Porto, 2244

4.ª Rádio Popular-Boavista; 1931

5.ª Efapel, 1502

Fonte: FPC

“Agenda de Ciclismo”

Grande atividade depois das férias

Por: José Carlos Gomes

Terminado o mês de férias por excelência, a atividade velocipédica intensifica-se. Entre quarta-feira e domingo corre-se a Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros. Na sexta-feira disputa-se o Campeonato Nacional de Madison e no sábado o Troféu Internacional Anadia 2020, em Sangalhos. Entre sexta e domingo realiza-se mais uma edição do Festival Bike, em Santarém, que, entre outros eventos, inclui o Passeio das Pontes – Jogos Santa Casa.

A 26.ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, prova-rainha do calendário nacional de sub-23, será disputada por dez equipas – seis portuguesas e quatro espanholas -, ao longo de 612,9 quilómetros, entre quarta-feira e domingo.

A prova arranca em Águeda, com uma etapa de 118,4 quilómetros, em formato de circuito, terminando à quarta passagem pela meta. Adivinha-se um dia de protagonismo para os ciclistas mais rápidos.

O figurino será completamente distinto no segundo dia, que alberga a etapa-rainha da competição, 136,4 quilómetros entre Oliveira do Hospital e o Colcurinho, no mesmo concelho. A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria. A subida para a meta é longa – 18 quilómetros com inclinação média de 5,6 por cento – e guarda troços de dificuldade acima da média. Os últimos 2500 metros de subida têm uma inclinação média de 10,6 por cento. As diferenças estabelecidas neste dia não serão fáceis de contornar nos restantes.

A terceira etapa, na sexta-feira, terá 151,5 quilómetros, unindo Águeda a Abrantes. No sábado há jornada dupla. Pela manhã uma ligação de 79,9 quilómetros, entre Abrantes e Castelo de Vide. Durante a tarde um contrarrelógio de 8,4 quilómetros em Castelo de Vide. A competição termina no domingo, em Santarém, integrando a programação do Festival Bike. A derradeira etapa tem início e final no Centro Nacional de Exposições e Material Agrícola (CNEMA) e uma extensão de 118,3 quilómetros.

O trabalho tendo em vista a qualificação do ciclismo português de pista para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, prossegue no próximo fim de semana, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

Na sexta-feira corre-se o Campeonato Nacional de Madison, fundamental para que os ciclistas portugueses continuem a soma pontos que permitam almejar a participação na Taça do Mundo 2018/2019 nesta disciplina olímpica. A prova realiza-se às 19h00.

No sábado disputa-se o Troféu Internacional Anadia 2020, competição de classe 2 UCI, que engloba as disciplinas olímpicas de omnium e de madison, mais uma oportunidade para os corredores portugueses se baterem pelo máximo de pontos possível, tendo como meta a escalada nos rankings internacionais.

O Troféu Internacional Anadia 2020, além das disciplinas olímpicas, vai contar com provas de scratch e corrida por pontos. O evento decorre entre as 10h30 e as 14h20 e entre as 17h00 e as 18h10. A entrada do público é livre e gratuita, tal como na véspera, no Campeonato Nacional.

O CNEMA volta a ser o ponto de encontro dos adeptos e praticantes de todas as vertentes de ciclismo. Durante três dias, entre sexta-feira e domingo, realiza-se o Festival Bike, em 2018 mais cedo no calendário, deixando o mês de outubro para instalar-se no primeiro fim de semana de setembro.

O programa, como sempre, é rico e variado – durante a semana divulgaremos em detalhe as iniciativas da Federação Portuguesa de Ciclismo no certame -, contemplando, por exemplo, a segunda prova da Taça de Portugal de Maratona BTT, no sábado, e o Passeio das Pontes – Jogos Santa Casa, no domingo. São dois eventos que, no conjunto, deverão juntar cerca de mil participantes.

 

Mais eventos oficiais

8 de setembro: XCO Juvenil de Vila Flor

8 de setembro: Prémio de Ciclismo “Fafe, Sala de Visitas do Minho”, Fafe

8 de setembro: Passeio Agrícola em BTT, Vila do Conde

8 de setembro: 6.º Encontro de Escolas de Monte Redondo, Leiria

8 de setembro: Troféu Hipermercados Jumbo, Autódromo do Estoril

8 de setembro: 4.ª Prova da Taça de Ciclismo de Estrada da Madeira, Seixal, Porto Moniz

8 de setembro: 3.º Encontro de Escolas de Ciclismo do Funchal

9 de setembro: 9.º DHI da Penha, Guimarães

9 de setembro: 15.º XCO de Creixomil, Barcelos

9 de setembro: XV Clássica CPT de Lamego

9 de setembro: 50.º Grande Prémio de Ciclismo de Gondomar

9 de setembro: Prémio de Ciclismo da União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila, Coimbra

9 de setembro: Granfondo de Santarém Specialized, Santarém

9 de setembro: Grande Prémio de Ciclismo de Sobral de Monte Agraço

9 de setembro: Encontro de Escolas de BTT de Queluz, Sintra

9 de setembro: 6.ª Prova da Taça da Madeira de Estrada, Camacha

9 de setembro: Encontro de Escolas de Ciclismo do Faial, Açores

Fonte: FPC

“Festival Bike Portugal abre portas na próxima sexta-feira”

Por: Pedro Oliveira

A 15ª edição do Festival Bike Portugal – Festival Internacional da Bicicleta, Equipamentos e Acessórios e Salão de Ciclismo Profissional, tem início na próxima sexta-feira, 7 de setembro e decorre até domingo, dia 9, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

O mundo da bicicleta reúne-se em Santarém

O Festival Bike é o espaço privilegiado para conhecer as novidades do mercado e um ponto de encontro para todos aqueles que de forma profissional, desportiva ou de lazer se encontram ligados a este ramo e promete ser, uma vez mais, o centro das atenções do sector.

O certame é a referência do mercado nacional e tem como objectivo realçar as marcas e as empresas nacionais e internacionais que operam nesta área.  Importadores, lojistas, distribuidores, organizadores de eventos, comunicação social, atletas profissionais e amadores, e muito público interessado, transformam o Festival Bike num evento único e incontornável.

A qualidade e a diversidade de produtos em exposição, a oportunidade de apresentação de novos modelos de bicicletas, equipamentos e acessórios, o envolvimento de empresas e entidades promotoras da Bicicleta enquanto meio saudável para a prática desportiva ou para momentos de lazer, fazem do Festival Bike um certame ímpar.

Provas e demonstrações animam Festival Bike

Paralelamente, o Festival Bike volta a contar com diversas atividades, proporcionando aos visitantes uma escolha ampla e variada de carácter lúdico e competitivo, tais como a “14ª Maratona BTT”, as demonstrações de “Bike Trial”, o “11º Mega Passeio de Cicloturismo”, o “3º Granfondo Festival Bike”, o “3º Passeio de Bicicletas Antigas”, o “7º Troféu da Juventude”, ou as provas de BMX, entre outras.

Sessões de Autógrafos e Apresentações

O Festival Bike Portugal será palco de Sessões de Autógrafos com algumas das figuras do desporto nacional como David Rosa, Pedro Paulinho, Sérgio Paulinho, entre outras, assim como diversas apresentações relacionadas com a modalidade.

No primeiro dia do evento, 7 de setembro, a ABIMOTA - Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins promove uma conferência dedicada a “Bicicletas, Normalização e o futuro”, assim como ao “Impacto das EBikes na Indústria e no mercado das Bicicletas”, que terá lugar pelas 14h30 no Estúdio.

Clubes de Ciclismo e Federações no Festival Bike

Como habitualmente, são diversos os clubes de ciclismo de estrada ou de outras modalidades que utilizam a bicicleta, que irão estar presentes no Festival Bike, enquanto expositores.

O Alcobaça Clube de Ciclismo, o Clube de Ciclismo José Maria Nicolau, o Clube Desportivo Fullracing / Efapel, a W 52 F.C. Porto, o Núcleo do Sporting Clube de Portugal da Golegã, e o Vito-Feirense Blackjack são presenças confirmadas no evento.

A Federação Portuguesa de Ciclismo e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta marcam também presença no Festival Bike com a organização de diversas competições, além de promoverem as iniciativas que decorrem ao longo do ano.

Volta a Portugal do Futuro

A revelar novos campeões desde 1992, a Volta a Portugal do Futuro, evento promovido pela Federação Portuguesa de Ciclismo, é uma competição carismática da categoria sub23. Este ano, a 26ª edição decorre entre 5 e 9 de Setembro. De Águeda ao Festival Bike, em Santarém onde vai terminar a prova serão percorridos 613 quilómetros divididos por seis etapas.

A derradeira jornada da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros faz quartel-general no Centro Nacional de Exposições em Santarém. A última etapa, a 9 de Setembro, coincide com o último dia de mais uma edição do Festival Bike. Os definitivos 118 quilómetros desta prova vão terminar cerca das 15 horas.

Horários

Sexta-feira, 7 de setembro: 10h00 às 17h00 (Profissionais)

Sexta-feira, 7 de setembro: 17h00 às 20h00 (Público)

Sábado, 8 de setembro: 10h00 às 20h00 (Público)

Domingo, 9 de setembro: 10h00 às 20h00 (Público)

Entradas

1 Bilhete: 6,00 € (Válido para apenas 1 Entrada)

Entrada Gratuita para crianças até aos 11 anos (inclusive)

Parque de Estacionamento: Gratuito

Fonte: Cnema

“CAMPEOBATO DA EUROPA DE TRIATLO EM LOUTRAKI"

JOSÉ PEDRO VIEIRA BRILHA NA GRÉCIA

Por: Paulo Vieira

JOSÉ PEDRO VIEIRA conquistou um brilhante 4ºLUGAR no CAMPEONATO DA EUROPA DE TRIATLO realizado em Loutraki na Grécia, no passado sábado, 1 de Setembro, ao serviço da Seleção Nacional de Triatlo em YOUTH (atletas cadetes e juvenis de 2ºano), e no domingo, 2 de Setembro, integrou a equipa de estafetas mistas que conquistou categoricamente para Portugal a MEDALHA DE BRONZE. Excelentes resultados para o triatlo português e para o TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS, com a conquista de mais uma medalha de bronze por equipas a nível europeu.

Numa competição que começou com a realização de 3 semifinais com 500m/natação, 12kms/ciclismo e 3kms/corrida, na quinta-feira, 30 de Agosto, com o apuramento de apenas 30 atletas dos 90 que estiveram presentes representando 32 países, JOSÉ PEDRO VIEIRA garantiu o apuramento para a final obtendo o 5ºlugar na sua semifinal.


Na final de sábado, JOSÉ PEDRO VIEIRA realizou um segmento de 300m de natação bastante disputado com os seus adversários, conseguindo sair na 10ªposição da água, o que lhe permitiu posicionar-se na frente no 1ºgrupo no segmento de ciclismo com 8kms de distância.

Na transição para a corrida de 1km, JOSÉ PEDRO VIEIRA saiu na 1ªposição do parque acompanhado pelo seu colega de seleção Alexandre Montez, e pelo austríaco Jan Bader e o britânico Connor Bentley, mas terminou esta final do CAMPEONATO DA EUROPA DE TRIATLO de YOUTH no 4ºlugar com um tempo de 18m16s.

AFONSO DO CANTO, foi outro atleta do CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS presente nesta competição a representar a Seleção Nacional de Triatlo. Com um 4ºlugar obtido na sua semifinal de quinta-feira, AFONSO DO CANTO também realizou na final um bom de segmento de natação, e conseguiu integrar o 1ºgrupo de ciclismo, o que lhe permitiu terminar este Campeonato da Europa de Triatlo no 17ºlugar.

PAULO ANTUNES, técnico na ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS, salienta que estes resultados foram obtidos dentro de um elevado indicie de competitividade, tendo em conta as 2 provas em distância super-print realizadas com um intervalo de 1 dia, e em horário com temperaturas a rondar os 35 graus.

Campeonato do Mundo Ironman 70.3 na África do Sul – 02.09.18

 

Marco Sousa no Mundial de Half Ironman

MARCO SOUSA participou este domingo, 2 de Setembro, no Campeonato do Mundo de Half Ironman, que se realizou em Port Elizabeth na África do Sul. Uma prova com 1900m de natação, 90kms de ciclismo e 21kms de corrida teve o seu início cerca das 06h30 (hora portuguesa) e contou com a presença de cerca de 3700 atletas de todo o mundo.

Marco Sousa, terminou na 127ªposição entre 365 atletas no seu escalão de 40-44 anos, com um tempo total de 4h46m36s.

O atleta torrejano realizou uma natação dentro do esperado, mas no ciclismo não esteve bem, efetuando uma média abaixo do que tinha conseguido na etapa de apuramento realizada em Cascais. O seu melhor segmento foi a corrida, aonde se sentiu bem.

Fonte: TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS

 

“Taça de Portugal Enduro BTT”

José Borges e Áurea Agostinho vencem em Celorico da Beira

Por: José Carlos Gomes

José Borges (Miranda Factory) e Áurea Agostinho (Casa do Povo de Abrunheira) ganharam hoje, na categoria de elite, a quarta prova da Taça de Portugal de Enduro BTT, disputada em Celorico da Beira.

O campeão nacional, José Borges, foi o grande dominador da jornada. Nem começou da melhor forma, perdendo na primeira especial classificativa para João Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira), mas acabando em grande estilo, impondo-se nas restantes cinco classificativas.

Feitas as contas, José Borges venceu em Celorico da Beira, deixando João Rodrigues a 41,830 segundos e João Reis (Maiatos/Reabnorte) a 52, 510 segundos, na segunda e terceira posições, respetivamente. A vitória de hoje deu a José Borges o comando da geral da Taça.

A corrida de elite feminina assistiu a um duelo entre as duas primeiras classificadas da Taça de Portugal. A portuguesa Áurea Agostinho (Casa do Povo de Abrunheira) foi a melhor, triunfando com 21,080 segundos de vantagem sobre a estoniana Maaris Meier (Maiatos/Reabnorte). A terceira foi Leandra Gomes (Batotas/Ponte de Lima), a 5’38’’160. Na geral, Áurea Agostinho e Maaris Meier repartem o primeiro lugar com o mesmo número de pontos.

O espanhol Nicolas Carrera (CC Coruxo) foi o melhor júnior, mas o primeiro lugar na Taça continua entregue a Guilherme Pissarra (Casa do Povo de Abrunheira), segundo na prova deste domingo. Nuno Reis (Maiatos/Reabnorte) venceu a corrida e assumiu o comando da geral em cadetes masculinos. Rafaela Ramalho (Maiatos/Reabnorte) ganhou em cadetes femininas, mas Marta Simões (CAJ Raposa) segurou o primeiro posto na Taça.

Nas categorias de veteranos impuseram-se o master 30 João Gomes (Enduro BTT Braga), o master 40 Marco Silva (Vasconha BTT Vizela), o master 50 Amândio Pereira (Enduro BTT Terras de Bouro) e a master feminina Fátima Vida (Associação 20 Km Almeirim/Restaurante O Forno).

A Taça de Portugal de Enduro BTT termina em Ponte de Lima, no dia 14 de outubro.

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com