segunda-feira, 14 de março de 2022

“Portugal convoca 35 elementos para a Taça da Europa de triatlo em Quarteira”


Ocorrerá entre 26 e 27 de março

 

Foto: Federação Portuguesa de Triatlo

Portugal convocou 35 elementos para participar na Taça da Europa de triatlo, entre 26 e 27 de março em Quarteira, Faro, divididos pelos escalões de elites masculinas e femininas e juniores masculinos e femininos.

Segundo a convocatória divulgada esta segunda-feira pela Federação de Triatlo de Portugal, os 'olímpicos' João Pereira, João Silva e Melanie Santos vão estar ao lado do vice-campeão do Mundo de 2020, Vasco Vilaça, bem como dos campeões nacionais Ricardo Batista e Maria Tomé, num total de oito homens e sete mulheres.

"Queremos levar a Quarteira uma das mais competitivas seleções dos últimos tempos, algo que já não acontecia há alguns anos, fruto do calendário internacional. Temos todas as condições para um fim de semana fantástico no Algarve", declarou o diretor técnico nacional, José Estrangeiro.

Nas provas de juniores, o vice-campeão mundial da categoria de 2021, João Nuno Batista, ainda com idade de cadete, está no lote de 20 atletas, divididos irmãmente pelos setores masculino e feminino.

Fonte: Record on-line

“Van Gestel venceu a Volta a Drenthe”


Por: José Morais

O ciclista belga da Energias Totais Van Gestel, venceu a 59ª edição da Volta a Drenthe realizada este domingo 13 de março, a prova holandesa de um dia realizou-se entre Assen e Hoogeveen, com uma distância de 198,1 km.

Van Gestel, foi o mais rápido, depois de ter iniciado uma fuga a 60 quilómetros da linha de chegada, o ciclistas da Energias Totais de 27 anos de idade, conseguiu bater francês Hugo Hofstetter da Arkéa Samsic, e o húngaro Barnabás Peák da Intermarché.

Com um grupo de quinze ciclistas a sair do pelotão a 60 km da chegada, os ataques eram sucessivos e reduziam o grupo a seis ciclistas onde se disputava a vitória, porem Van Gestel saia, e sozinho cortava a linha de chegada, conquistando a sua primeira temporada da época. 

O ciclista belga foi a figura principal na última subida de Vam Berg, com a sua iniciativa a provocar um corte, levando na sua roda Hugo Hofstetter, Timo Roosen, Mick van Dijk, Joren Bloem e Barnabas Peak, uma fuga que se consolidou, apesar de no pelotão o trabalho feito pela Jumbo Visma, não ter sido suficiente para alcançar os homens da fuga.

O belga da Energias Totais sucedeu assim ao seu compatriota Rune Herregodts, o vencedor de 2021.

“Volta a Espanha deixa Caja Rural de fora dos convites para a 77.ª edição”


A última das três 'grandes Voltas' do ciclismo mundial decorre de 19 de agosto a 11 de setembro

 

Por: Lusa

A organização da Volta a Espanha atribuiu esta segunda-feira os três convites disponíveis para a 77.ª edição à Euskaltel-Euskadi, à Kern Pharma e à Burgos-BH, deixando de fora a Caja Rural-Seguros RGA, que participava há 10 edições consecutivas.

A última das três 'grandes Voltas' do ciclismo mundial decorre de 19 de agosto a 11 de setembro, partindo de Utrecht, nos Países Baixos, até acabar em Madrid, não contando este ano com a equipa espanhola do português Iúri Leitão.

A exclusão da Caja Rural causou surpresa, uma vez que tinha mais pontos no ranking em 2021 do que a Burgos-BH, que conta nas suas fileiras com o luso André Domingues.


Assim, o pelotão da Vuelta terá as 18 equipas do escalão World Tour, automaticamente inscritas, mais os dois primeiros conjuntos do 'ranking' do Pro Team, o segundo nível, no caso a Alpecin-Fenix e a Arkéa Samsic, e os três 'wildcards' hoje anunciados.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Ciclismo do Minho ao Algarve com atenções no Alentejo

 

Por: José Carlos Gomes

Esta será uma semana repleta de ciclismo, com provas internacionais e nacionais distribuídas por todo o território, desde o alto Minho até ao Algarve. Volta ao Alentejo, segunda corrida por etapas do pelotão português em 2020, destaca-se na agenda, decorrendo de 16 a 20 de março.

A 39.ª edição da Volta ao Alentejo, prova de classe 2.2 UCI, terá quatro etapas em linha e um contrarrelógio individual. Começa na quarta-feira, com uma viagem de 176,7 quilómetros entre Vendas Novas (11h30) e Sines (16h00). No dia seguinte os corredores vão pedalar entre Beja (11h30) e Portel (16h15), completando 187,7 quilómetros.

A terceira etapa, na sexta-feira, inicia-se às 11h30, em Elvas, terminando em redor das 16h00, em Ponte de Sor. Ao quarto dia chega o contrarrelógio individual de 8,4 quilómetros, em Castelo de Vide. O primeiro corredor parte às 15h30, prevendo-se a chegada do camisola amarela para cerca das 18h00. A 39.ª Volta ao Alentejo Delta Cafés termina, no domingo, com uma ligação de 171,9 quilómetros, entre Castelo de Vide (11h30) e Évora (15h50).

Além dos profissionais, o ciclismo de estrada terá em atividade, sábado e domingo, os cadetes e os juniores. No sábado corre-se, em Fafe, a primeira corrida da fase de apuramento Inter-Regional do Norte da Taça de Portugal de Cadetes. A freguesia fafense de Golães, terra-natal de José Martins, é o local escolhido para a corrida de 66,9 quilómetros, que começará às 15h00 e tem final previsto para cerca das 16h45.

A Taça de Portugal de Juniores arranca no domingo, em Proença-a-Nova. O pelotão sub-19 vai completar 83,3 quilómetros, com partida no Parque Urbano Comendador João Martins, às 10h55, e chegada prevista para pouco depois das 13h00, no mesmo local da partida simbólica.

O BTT também estará em destaque no próximo fim de semana. O monte da Padela, Viana do Castelo, recebe a segunda prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano. Sábado haverá treinos. No domingo disputa-se a corrida de classe 2 UCI. A manga de qualificação arranca às 11h00, a descida final inicia-se às 14h30.

As escolas de ciclismo viverão um fim de semana completo. No sábado são os mais jovens ciclistas da zona sul que têm o primeiro Encontro Inter-Regional de 2022, em S. Bartolomeu de Messines. A prova, na vertente de BTT, começa às 14h30. No dia seguinte, também em BTT, é o concelho de Matosinhos que recebe o primeiro Encontro Inter-Regional para as escolas da zona Norte. O Parque de Picoutos é o local escolhido e a ação inicia-se ás 10h00 com as gincanas.

 

Mais eventos oficiais

 

20 de março: Maratona BTT Rota da Lampreia, Penacova

20 de março: Taça da Madeira de XCO e Encontro de Escolas, Fanal, Porto Moniz

20 de março: XCO Gorreana, S. Miguel, Açores

20 de março: Taça de DHI de Santa Maria, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clube de Natação de Torres Novas Duatlo de Cerveira 2ª etapa campeonato nacional”


João Nuno Batista e Joana Miranda venceram o Duatlo de Cerveira

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

João Nuno Batista e Joana Miranda, venceram individualmente a prova masculina e feminina, respetivamente, do Duatlo de Cerveira, que se realizou no domingo, 13 /março, em Vila Nova de Cerveira, enquanto o Clube de Natação de Torres Novas venceu coletivamente em masculinos e alcançou o 3º lugar no setor feminino, mas ambas as equipas do Clube Natação torrejano estão na liderança do Campeonato Nacional de Duatlo, com 2 etapas já disputadas.


Em Vila Nova de Cerveira, os 8 atletas torrejanos que participaram no Duatlo de Cerveira, alcançaram 8 pódios individuais, para além dos 3 pódios absolutos, do 1º lugar por equipas masculinas e do 3º lugar por equipas femininas, o que revela o excelente início de época 2022, para o Clube de Natação de Torres Novas.

Com a chuva a dar algumas tréguas, logo no início da prova masculina, João Nuno Batista lançou-se para a liderança do 1º segmento de corrida de 5000m, com os colegas Gustavo do Canto, Luís Moleiro e Afonso do Canto também a conseguirem fazer um excelente trabalho de equipa, nomeadamente no segmento seguinte de 20kms de ciclismo, concentrando-se na frente da prova em 2 grupos distintos, com mais 2 atletas do Benfica, António Barata e Miguel Arraiolos, mas distantes da restante concorrência.


João Nuno Batista chegou para a última transição apenas com António Barata do Benfica, mas não deu qualquer hipótese ao seu adversário no último de segmento de 2500m de corrida, vencendo categoricamente o Duatlo de Cerveira 1º cadete. Gustavo do Canto juntou-se no 3ºlugar 1º júnior do pódio a João Nuno Batista, enquanto o seu irmão Afonso do Canto terminou na 5ª posição, e Luis Moleiro, depois de um percalço no parque de transição com a sua bicicleta, conseguiu realizar uma excelente recuperação no segmento de ciclismo e foi 6º classificado à geral.


 Na prova feminina, Joana Miranda seguiu o exemplo do sábado passado em Arronches da sua colega de equipa, Maria Tomé, e liderou sempre desde o início até ao final, vencendo destacadíssima. Catarina Moutinho, que realizou um excelente segmento de ciclismo, alcançou o 7 º lugar à geral 1 ª júnior, enquanto Mariana Correia, relembre-se que foi a primeira atleta da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas formada em 2009, pelo técnico torrejano Paulo Antunes, terminou na 16ªposição, alcançando a equipa feminina do Clube de Natação de Torres Novas o 3º lugar coletivamente. Ainda no setor feminino, assistimos à estreia de Mafalda Leirião numa prova em distância sprint, terminando na 20ª posição à geral 1ª cadete.


A próxima prova, a nível interno, será a 2ª etapa da Taça de Portugal de Triatlo em Quarteira, no próximo dia 27 de março.

Fonte: Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas na prova de apuramento Youth em Montemor-O-Velho”


Pedro Afonso Razões apurado para o Youth Olympic Festival na Eslováquia

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Pedro Afonso Razões do Clube de Natação de Torres Novas, venceu a Prova de Apuramento Youth (escalão de Cadetes) que se realizou em Montemor-o-Velho, no sábado, 12/março, uma prova que teve como objetivo o apuramento para o Youth Olympic Festival que se realiza em Banska Bystrica, na Eslováquia.

Foi debaixo de condições atmosféricas adversas, com chuva e vento, que os atletas se lançaram para uma prova de triatlo em distância super-sprint (300m/natação, 8kms/ciclismo e 2000m/corrida), com Pedro Afonso Razões a sair destacado no segmento de natação juntamente com um atleta do Alhandra, Rodrigo Piçarra, e a manterem-se os 2 atletas desta forma no segmento de ciclismo, com a vitória a sorrir ao atleta torrejano no segmento de corrida, com 28 segundos de vantagem para o 2ºclassificado, alcançando desta forma o apuramento desejado para representar mais uma vez a seleção nacional de triatlo, mas agora no escalão de Youth.

Ainda em ação nesta prova de apuramento, estiveram mais 3 atletas do Clube de Natação torrejano. Martim Salvador, que recuperou bastante no segmento de corrida, alcançou o 8ºlugar, enquanto Manuel Bartolomeu e Manuel Dias que conseguiram andar juntos no 2ºgrupo do segmento de ciclismo, na corrida não foram felizes, e terminaram na 9ª e 20ª posições, respetivamente.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com