sábado, 20 de fevereiro de 2021

“Ciclista italiano Davide Rebellin anuncia que vai cumprir 29.ª época no pelotão”


Por: AMG // PFO

O italiano Davide Rebellin, de 49 anos, vai cumprir a sua 29.ª temporada no pelotão, confirmou hoje o veterano ciclista ao diário desportivo Gazzetta dello Sport.

Profissional desde agosto de 1992, Rebellin notabilizou-se nas clássicas durante os anos 1990 e 2000, vencendo mesmo o ‘tríptico’ das Ardenas - Amstel Gold Race, Flèche Wallonne, que conquistou também em 2009 e 2007, e Liège-Bastogne-Liège - em 2004.

Do seu palmarés, constam 61 vitórias, incluindo no Paris-Nice (2008), no Tirreno-Adriático (2001) e numa etapa na Volta a Itália (1996).

“São muitos anos, mas ainda me sinto jovem no interior. Ainda tenho muita vontade, força também. É um divertimento para mim”, explicou em 2017, numa entrevista à agência Lusa, ao ser questionado sobre a sua longevidade no ciclismo profissional.

O italiano, que representou equipas como a Polti, a Française des Jeux, a Liquigas ou a Gerolsteiner, reconheceu então que “muitos jovens” o procuravam no pelotão.

“Dizem-me que, quando eram pequenos, me viam correr na televisão, que gostavam de me ver nas clássicas. Para mim é uma satisfação dar conselhos aos mais novos. Gosto de partilhar a minha experiência, transmitir a minha paixão pelo ciclismo”, completou.

Foi essa mesma paixão que levou Rebellin a assinar contrato com a modesta Work Service-Marchiol Vega, como confessou na entrevista à Gazzetta dello Sport, garantindo que não está interessado “em bater recordes”, mas sim “em divertir-se”.

A próxima prova do italiano, que em agosto cumpre 50 anos, é o Trofeo Laigueglia, agendado para 03 de março.

Por: Lusa

“Posso pedalar grávida? Esta e outras questões de uma mulher se lembra”


Por: José Morais/Com Skoda

Foto: Skoda

Se para os homens não há qualquer dúvida quanto aos benefícios de usar a bicicleta, seja para treinar ou como meio de transporte, neste campo a biologia prega uma rasteira às mulheres, quando se engravida, surge de imediato uma mão-cheia de mitos, ideias pré-concebidas, opiniões e, sobretudo, informação contraditória, afinal, é ou não seguro para a futura mãe e para o bebé continuar a pedalar?

Longe vão os tempos em que ver uma mulher andar de bicicleta era não só considerado imoral como perigoso, dada a sua “natureza delicada”, não só vivemos numa época em que o mais correto é promover a igualdade, como está mais do que comprovado que o uso da bicicleta, seja enquanto desporto ou como forma de locomoção, é uma prática salutar para o corpo e para a mente.

No entanto, a gravidez é, quer queiramos quer não, um momento de grandes mudanças no corpo de uma mulher, os comportamentos do dia-a-dia, os hábitos sociais e alimentares têm influência no desenvolvimento do feto, e a sociedade em geral tem sempre uma palavra a dizer acerca daquilo que uma mulher grávida pode e deve ou não fazer.

No entanto, qualquer mulher que goste de andar de bicicleta e que, entretanto, fique grávida é de repente assolada por estas dúvidas: “Será que é seguro? Será desconfortável? Não vou prejudicar o bebé? E até que altura posso andar de bicicleta?”


 

 

A pergunta certa é “porque não”?

 

Quando se preza um estilo de vida saudável, e quando a bicicleta já faz parte do nosso dia-a-dia, será justo privarmo-nos durante nove meses de algo que nos faz bem ao corpo e à mente? De acordo com as opiniões médicas em diversos estudos levados a cabo sobre este tema, andar de bicicleta quando se está grávida não é em si mesmo um risco.

Embora a mulher deva estar consciente do seu próprio estado de saúde, das suas capacidades e potenciais vulnerabilidades, o primeiro trimestre da gravidez, por exemplo, é um período bastante propenso a enjoos, tonturas e possível perda de equilíbrio.

É também um período em que a mulher está a aprender a lidar com mudanças hormonais intensas e, por isso, deve estar consciente de que essas alterações poderão influenciar toda a sua perceção e bem-estar geral, é, por isso, importante ouvir o nosso próprio corpo.

Claro que andar de bicicleta pode até contribuir para manter a forma física, espairecer, apanhar ar e relaxar numa altura de grandes mudanças emocionais, mas ao mínimo sinal de indisposição ou falta de equilíbrio, deve-se parar e sair da bicicleta, a fim de evitar estes problemas deve-se beber água, manter-se hidratada e não fazer esforços muito intensos na bicicleta.

 

 

Benefícios e riscos

 

Há, claro, muitos benefícios em continuar a pedalar, nomeadamente, a manutenção da forma física, evitar o excesso de peso e fortalecer os músculos de forma geral, caso não haja nenhuma questão de saúde impeditiva, nem qualquer contraindicação do médico que faz o acompanhamento, com as devidas cautelas pode-se pedalar durante toda a gravidez.

Isto, se já se pedalava regularmente antes de engravidar, se não se tem experiência nem o hábito de andar de bicicleta, talvez não seja agora a melhor altura de o começar a fazer, pois o stress de lidar com uma nova situação não te fará bem, nem ao bebé.

Portanto, pode ser até benéfico não quebrar com as rotinas e hábitos anteriores, a fim de manter o bem-estar emocional, fisicamente, pedalar pode mesmo ajudar a aliviar problemas tão comuns da gravidez como ter as pernas e os pés inchados.

Mas, há que ter em conta que no terceiro trimestre andar de bicicleta pode tornar-se mais complicado, não porque seja prejudicial para a criança, mas porque pode ser desconfortável para a mulher grávida pedalar com uma barriga enorme, o centro de gravidade é agora outro, pelo que manter o equilíbrio pode ser um desafio.

O risco de quedas é maior, pelo que se quiser continuar a pedalar num estado de gravidez avançado, deve-se redobrar a segurança e, se possível, evitar caminhos esburacados e/ou com muito trânsito, nesta fase, uma queda pode ser bastante prejudicial, pois um impacto no abdómen pode causar hemorragias e afetar a placenta, provocando traumas ao bebé.


 

 

Eis algumas recomendações, a fim de tornar as viagens de bicicleta mais confortáveis e seguras:

 

Adaptar a bicicleta para que possa sentar-se mais direita e ter espaço para a barriga que continua a crescer, se possível, instalar um guiador mais elevado, optar por um selim mais largo para ter mais apoio e se sentir mais confortável.

Se sente que o seu equilíbrio não é o mesmo, regule a altura do selim para que consiga pôr os pés no chão mais facilmente.

Optar por uma bicicleta com um quadro rebaixado, geralmente conhecidos como quadros de mulher, que não obriga a levantar muito a perna para subir para a bicicleta.

Se usa a bicicleta como meio de transporte, deve considerar alterar o seu percurso habitual, para que não tenha de passar por ruas com muito trânsito, se possível, optar por usar ciclovias.

Pedalar mais devagar e organizar os seus horários para poder demorar o teu tempo a chegar ao deu destino.

Se pedalar com chuva ou vento, tomar precauções extra para evitar quedas, se as condições meteorológicas forem mais agrestes, evitar pedalar de todo.

Não se esqueça de levar sempre água e uma bolsa com todas as suas informações médicas e contactos de emergência.

Acima de tudo, há que escutar o que o corpo nos diz, cada mulher e cada gravidez é diferente, e por muito que se goste de andar de bicicleta, deve prevalecer o bom-senso, se sente que é arriscado, coloque a bicicleta de lado até o bebé nascer, se se sente confortável e retirar benefícios de pedalar nem que seja uns minutos por dia, porque não?

Pedale sempre que se sinta confortável, mas em segurança.

“Triatlo Calendário de Formação de 2021”


Fique a par das ações a desenvolver ao longo do ano e alcance as suas metas formativas em 2021.

Embora ainda estejamos atualmente com restrições por causa da pandemia, o Calendário de Formação para este ano já está a tomar forma, sendo que estão agendados cursos de Treinador de Triatlo, cursos iniciais e formações na área da Arbitragem, formação contínua de treinadores em diversas áreas, uma especialização em Paratriatlo e um curso de dirigentes.

 

Consulte o calendário 2021 para começar a organizar as suas formações

Curso de Treinador Grau I e II


 

Curso de Treinador Grau I irá realizar-se em Ponta Delgada dia 4 de junho

Curso de Treinador Grau II irá realizar-se em Cascais dia 16 de julho

Curso de Treinador Grau II irá realizar-se no Porto dia 29 de outubro

Curso de Treinador Grau I irá realizar-se em Oeiras dia 18 de novembro

 

Curso Inicial de Árbitros

 

Curso Inicial de Árbitros irá realizar-se em Ponta Delgada no mês junho

Curso Inicial de Árbitros irá realizar-se em Faro no mês de setembro

Curso Inicial de Árbitros irá realizar-se em Oeiras no mês de outubro

Formação Contínua de Árbitros irá realizar-se em Oeiras no mês de outubro     

Formação Contínua de Árbitros irá realizar-se no mês de novembro (Norte, zona a confirmar)


 

Formação Contínua de Treinadores

 

‘Treino de Natação de Águas Abertas’ irá realizar-se no Algarve no mês de abril

‘Uso de desfibrilhador automático externo’ irá realizar-se em Oeiras no mês de maio   

‘Treino de Ciclismo para Triatletas’ irá realizar-se em Oeiras no mês de junho

‘Treino de Técnica de Corrida para triatletas’ irá realizar-se em Caminha no mês de junho              

‘Definição de intensidade de corrida para triatletas’ irá realizar-se na Marinha Grande no mês de setembro          

‘Nutrição em Triatlo de Longa Distância’ irá realizar-se em Setúbal no mês outubro       

‘Regulamentação Internacional’ irá realizar-se em Alhandra no mês de outubro

Controlo de Treino irá realizar-se no Porto no mês de outubro

Curso de ‘Especialização em Paratriatlo’ irá realizar-se em Madrid no mês de novembro

 

Curso de Dirigentes

 

Curso de Formação Inicial de Dirigentes irá realizar-se em Oeiras em novembro

Vá consultado as atualizações do calendário do site da FTP aqui: Calendário de Formação - Federação de Triatlo de Portugal (federacao-triatlo.pt)  

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Remco Evenepoel já treina”


Por: José Morais

A grave lesão sofrida em agosto passado na Lombardia, tem privado Remco, o belga da Deceuninck-Quick Step de pedalar, o mesmo já recebeu agora luz verde dos médicos, que o trataram da sua lesão.

O vencedor da Clássica de San Sebastian em 2019, a pérola do ciclismo belga, já mostrou a sua satisfação e alegria através das redes sociais, depois de ter efetuado um treino que durou cerca de hora e meia, e muito satisfeito dizia que finalmente pode andar ao ar livre novamente de bicicleta.

Depois de um treino em rolos na parte da manhã, de tarde saiu para a rua, e durante 90 minutos fez o seu treino não muito longo, mas que é importante aproveitar cada segundo feito, onde espera que tudo corra bem, e que possa treinar na estrada diariamente, disse o ciclista da Deceuninck-Quick Step, qua agradeceu o apoio que recebeu.

Otimista está o médico da equipa Phil Jansen, mas diz que é necessário ir devagar agindo pacientemente, apesar de todos estarem felizes por Remco ter voltado aos treinos a fim de iniciar a época, terá de ter muita cautela para não existirem recaídas, tem ainda um longo caminho pela frente até poder estar novamente na chegada das provas, até lá existe cuidado.

“O calendário internacional que assombra a UCI”


Por: José Morais

Foram vinte a quatro as provas cancelas do calendário da UCI, as organizações solicitaram mudanças de data, motivado pela pandemia, com a Federação Internacional à procura de novas localidades até ao final de março, será capaz a UCI de organizar as provas alteradas.

Reunida na passada quinta-feira, UCI reuniu com organizações (AIOCC), as equipas (AIGCP) e os ciclistas (CPA), objetivos o de discutir da situação atual em que se encontra o calendário internacional para 2021 provocado pela Covid 19, com nesta data com 38 provas canceladas dos eventos profissionais masculinos.

Assim 24 eventos foram cancelados solicitando o adiamento para uma data posterior ao longo de 2021, com as outras as serem definitivamente canceladas, passando para 2022, com a UCI a verificar os pedidos das organizações envolvidas, em cooperação com as diversas partes, sendo definidas as novas datas, com a coerência geral do calendário, indo assim ao interesse geral do ciclismo, onde comunicará a sua decisão, no máximo até ao final do mês de março.

“Michael Woods consegue vitória e lidera no Tour du Var”


As surpresas canadenses nos Alpes Marítimos

 

Por: EFE

Foto: Getty Images/Eurosport

O canadense Michael Woods da Israel Start-Up Nation ganhou a segunda etapa do Tour dos Alpes Marítimos com 168,9 km, com a partida de 168,9 km e a chegada a Fayance, vestindo a camisa do líder da geral em detrimento do holandês Bauke Mollema da Trek Segafredo, que entrou com dois segundos na meta e agora leva um segundo.

Woods, de 34 anos, conquistou o seu primeiro triunfo com as cores da Nação iniciante de Israel, e o fez imprimindo um ritmo forte e constante na subida final, com uma inclinação de 9,8%, dois segundos depois que o canadense Mollema e o equatoriano Jhonatan Narváz da Ineos entraram, com o francês David Gaudu da Groupama-FDJ, que cedeu seis segundos a Woods.

O canadense deve, portanto, defender no domingo a sua segunda vantagem geral sobre Mollema, numa terceira e última etapa, com partida e chegada a Blausasc, depois de 136 km, e com três metas de primeira categoria.

O espanhol Jesús Herradada Cofidis liderou o grupo principal aos treze segundos, no qual Nairo Quintana da Arkea Samsic estava.

Fonte: Marca




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