terça-feira, 9 de abril de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Delmino Pereira na Comissão de Honra da candidatura de Cândido Barbosa à federação de ciclismo”


Atual presidente está há 12 anos à frente da Federação e não pode concorrer a um novo mandato

 

Por: Lusa

Foto: Pedro Ferreira

O atual presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, integra a Comissão de Honra da candidatura de Cândido Barbosa ao organismo, que inclui nomes sonantes como Marco Chagas, Joaquim Gomes ou Tiago Ferreira, foi esta terça-feira revelado.

Delmino Pereira, que preside à FPC há 12 anos e não se pode candidatar a um novo mandato, apoia a candidatura do antigo ciclista, de 49 anos, assim como os seus antecessores no cargo, Artur Lopes e Henrique Castro.

"Fiz parte de um grupo de pessoas que desafiou, há uns tempos, o Cândido a candidatar-se. A partir do momento em que ele aceitou este desafio, entendi que devia fazer parte da Comissão de Honra", justificou.

Em declarações à Lusa, após a apresentação da candidatura do duas vezes vice-campeão da Volta a Portugal (2005 e 2007) no auditório do Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras, Delmino Pereira explicou que, apesar de terem surgido mais nomes candidatos à presidência do organismo, nomeadamente o de Sandro Araújo, um dos seus atuais vice-presidentes, mantém o seu apoio a Barbosa.

Além dos três antigos presidentes da FPC, a Comissão de Honra da candidatura do Foguete da Rebordosa, nome pelo qual ficou conhecido o popular antigo ciclista, inclui o quatro vezes vencedor da Volta a Portugal Marco Chagas, Paulo Couto, presidente da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais, Ricardo Scheidecker, diretor técnico da Tudor, equipa suíça do segundo escalão mundial, João Correia, agente, entre outros, de João Almeida e Rui Costa, Tiago Ferreira, campeão mundial de Maratonas BTT (XCM) em 2016, ou Joaquim Gomes.

"Julgo que é fundamental na liderança da FPC alguém que tenha uma relação umbilical à modalidade e que tenha chegado ao coração do povo e seja reconhecido por todos. Alguém que, numa situação extrema, ligue a um secretário de Estado e um presidente de câmara. Sinceramente, o Cândido desempenha na perfeição este papel", defendeu o diretor da Volta a Portugal.

Discursando ainda antes de Barbosa apresentar o seu projeto, Joaquim Gomes destacou o "momento crucial para o futuro do ciclismo português" e notou que o futuro presidente da FPC terá trabalho redobrado "fruto da modernização do ciclismo" e das suas várias vertentes.

Também o olímpico David Rosa, que representou Portugal no cross country olímpico em Londres'2012 e Rio'2016, destacou que Barbosa representa a génese lutadora do ciclista português.

"É um candidato que sabe o que é o ciclismo por dentro, o sofrimento que os ciclistas passam, mas também [...] o que é necessário para pôr uma corrida de pé", referiu, enquanto o paraciclista Telmo Pinão, membro da Comissão de Honra, alertou para as dificuldades que o antigo sprinter terá pela frente, nomeadamente para "encontrar novos atletas para a modalidade".

Numa sala lotada por rostos do ciclismo português, Cândido Barbosa revelou que escolheu José Soares, atualmente diretor da FPC, para vice-presidente, Francisco Fernandes para presidente da Assembleia Geral, Alexandre Almeida para o Conselho Fiscal, Sandra Almeida para o Conselho de Disciplina, Rui Bernardo para o Conselho de Arbitragem, ficando por anunciar o nome para o Conselho de Justiça.

A mandatária da candidatura de Barbosa, hoje apresentada, é Celina Carpinteiro, diversas vezes campeã nacional em estrada e BTT.

Fonte: Record on-line

“Nacional Clubes: Torres Novas e Benfica entram a ganhar triatlo em Moura”


O Clube de Natação de Torres Novas, no sector masculino, e o Sport Lisboa e Benfica, nas mulheres, venceram a primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo, disputado sábado (6 de abril) em Moura. A prova decorreu na variante de contrarrelógio e contou com a presença de mais de 40 equipas e cerca de 200 triatletas.

No sector masculino, a vitória sorriu aos homens de Torres Novas que cumpriram o percurso em menos 50 segundos do que o Outsystems Olímpico de Oeiras, segundo classificado. O último lugar do pódio foi ocupado pelo Sporting Clube de Portugal.

Nas mulheres, a vitória foi para o Sport Lisboa e Benfica. O trio encarnado superou o Outsystems Olímpico de Oeiras por mais de três minutos, enquanto o CNATRIL fechou o pódio.

A próxima prova do Nacional de Clubes está agendada para 1 de Junho, em Peniche. O campeonato termina a 21 de Setembro em São Martinho do Porto.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Cândido Barbosa apresenta candidatura à presidência da FPC baseada no amor ao ciclismo”


Barbosa entende que é preciso também reforçar a luta contra o doping, de modo a melhorar a imagem do ciclismo na sociedade

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

Cândido Barbosa iniciou hoje “uma nova etapa” na sua vida, formalizando uma candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) baseada no “amor incondicional” à modalidade e que tem como objetivo “unir para conquistar”.

“Como já perceberam, esta é uma candidatura que agrega o passado e o presente do ciclismo em todas as suas vertentes. Uma candidatura lançada pelo amor incondicional ao ciclismo e pela vontade de elevarmos esta modalidade para os patamares que todos nós desejamos”, começou por dizer o antigo ciclista, um dos mais populares da história recente da modalidade em Portugal.

Visivelmente nervoso, e perante uma plateia repleta de rostos da ‘família’ do ciclismo português, sobretudo a de estrada, Cândido Barbosa ressalvou que prefere “vestir o fato de trabalho, estar no terreno e colocar mãos à obra”, antes de assumir que hoje é um “dia diferente e especial”, no qual inicia “uma nova etapa” na sua vida.

No auditório do Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras, recordou a vida dedicada ao ciclismo, modalidade que lhe deu “quase tudo”. “Chegou a hora de retribuir e colocar ao serviço desta modalidade tudo aquilo que aprendi ao longo destes anos”, completou.

“Sei bem da importância e da exigência do cargo a que me candidato. É, aliás, uma enorme responsabilidade suceder a alguém como o Delmino Pereira, que tão bem conduziu os destinos do ciclismo português nestes últimos anos. Se, como espero, vencer estas eleições, estarei totalmente dedicado à federação”, prometeu, depois de já ter anunciado que iria vender no verão a sua empresa de organização de provas, de modo a que ninguém coloque em causa “a transparência deste processo” eleitoral.

Notando que a sua candidatura tem como único objetivo “unir para conquistar”, assumiu “o compromisso de liderar este projeto com ambição, determinação, paixão, integridade, transparência”, mas também com humildade, de modo a construir uma federação que seja “uma referência no desporto e em toda a comunidade” velocipédica.

“Queremos desenvolver o ciclismo de forma integrada e ambiciosa, olhando para todas as suas vertentes”, declarou, antes de enunciar os valores (“rigor, transparência, inovação, ambição e excelência”), os alicerces e as propostas da sua candidatura.

A ética desportiva, a defesa do ciclismo regional e o apoio à formação serão três áreas fundamentais no projeto do duas vezes vice-campeão da Volta a Portugal (2005 e 2007) e vencedor de 25 etapas na prova, que pretende ainda potenciar e reforçar parcerias, incentivar a prática do ciclismo em todas as vertentes, dignificar a carreira de corredores e dirigentes e promover um ciclismo cada vez mais inclusivo e diverso.

Barbosa detalhou as medidas que preconiza para cada área, propondo-se a reforçar e atualizar o código de ética no ciclismo, a reorganizar os calendários desportivos a fim de evitar sobreposições das várias vertentes, a planear um calendário a quatro anos com todos os técnicos das equipas dos convocados para as seleções, ou a criar um gabinete de apoio e uma linha direta para as associações regionais, que serão chamadas a participar nos processos de decisão da FPC.

Na aérea da formação, quer estimular a criação de academias de ciclismo em parceria com autarquias e clubes locais, apostar na internacionalização e apoiar financeiramente equipas de formação para a sua participação em competições internacionais.

No entanto, houve dois temas que mereceram particular atenção do antigo ciclista, de 49 anos: a Volta a Portugal e o doping.

“Para mim, este é um assunto sério […]. Cresci dentro desta Volta e tenha a preocupação que se mantenha cada vez mais forte”, afirmou, depois de revelar que pretende estudar os moldes em que será realizado o próximo contrato com a organização da prova ‘rainha’: “Será uma coisa que terá de estar em cima da mesa, porque falta um ano e meio ou dois para se revalidar”.

Barbosa entende que é preciso também reforçar a luta contra o doping, de modo a melhorar a imagem do ciclismo na sociedade.

“A nossa modalidade tem alguns casos de doping, mas provavelmente é a modalidade pioneira na luta contra o doping, a modalidade que mais testes faz por atleta […]. É preciso, de uma vez por todas, pegar neste tema e, sem medo, comunicar à sociedade que o doping existe em todo o desporto. Se calhar, torna-se mais apelativo no ciclismo, por ser uma modalidade mais dura. […]. O doping não pode ser um tema na nossa modalidade”, advogou.

Assim, o candidato à presidência da FPC quer educar os ciclistas sobre os perigos da dopagem, divulgar as informações sobre casos de doping e aplicar punições consistentes, trabalhar em conjunto com as agências antidopagem para compartilhar recursos e informações e garantir a revalidação do atual protocolo com a Autoridade Antidopagem de Portugal, que estende o passaporte biológico à totalidade dos corredores das equipas continentais.

Fonte: Sapo on-line

“Jonas Vingegaard foi operado com sucesso à clavícula”


Além de fraturas na clavícula e nas costelas, o vencedor das duas últimas Voltas a França sofreu uma contusão pulmonar e um pneumotórax

 

Por: Lusa

Foto: AFP or licensors

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard foi operado com sucesso à clavícula, após a queda na Volta ao País Basco, anunciou hoje a Visma-Lease a Bike, sem adiantar o tempo de recuperação.

"O Jonas [Vingegaard] foi operado com sucesso à sua clavícula. Vai passar as próximas semanas a recuperar. Ainda não é certo quanto tempo vai durar a recuperação", lê-se nas redes sociais da equipa.

Vingegaard caiu na quinta-feira durante a quarta etapa da Volta ao País Basco, juntamente com mais de uma dezena de corredores, a cerca de 30 quilómetros da meta, tendo sido colocado em posição de segurança lateral pelos serviços de emergência, antes de ser retirado numa maca com assistência respiratória e um colar cervical.

Além de fraturas na clavícula e nas costelas, o vencedor das duas últimas Voltas a França sofreu uma contusão pulmonar e um pneumotórax.

A Visma-Lease a Bike diz que Vingegaard "está bem" e agradece as mensagens que tem recebido nos últimos tempos.

A queda ocorreu numa descida e envolveu mais de uma dezena de corredores, com a organização a neutralizar a etapa, com muitas ambulâncias no local a assistirem os ciclistas.

Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), que liderava a corrida, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Jay Vine (UAE Emirates) também estiveram envolvidos na queda.

Fonte: Sapo on-line

“Agenda de Ciclismo”


Clássica de Viana decide Taça de Portugal de Elite

 

Por: Vasco Moreira

Viana do Castelo será o palco das decisões da Taça de Portugal de Elites, num fim de semana igualmente marcado pelo início das Taças de Portugal de Juniores e de Paraciclismo e por uma nova prova internacional de BTT em solo nacional.

A 4.º Clássica de Viana, agendada para o próximo domingo, será também a quarta e última prova da Taça de Portugal de Elite e sub-23. Depois da Clássica Aldeias do Xisto, que catapultou Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense) e Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) para a liderança dos respetivos rankings, o pelotão nacional de equipas continentais e de clube ruma a Viana do Castelo, onde tudo se decidirá.

Os ciclistas vão partir de Vila Nova de Anha às 11h, com destino a Viana do Castelo, junto à Praia Norte, onde a chegada está prevista para as 15h10. Pelo meio, 163,4 quilómetros marcados pelos ingredientes singulares desta clássica: troços de terra, segmentos de empedrado e subidas. Destacam-se cinco metas volantes, cinco contagens de montanha de terceira categoria e três setores de pavê.

O fim de semana será igualmente de BTT, com o regresso da Internacional Super Cup XCO de Ansião. Após um sábado de treinos, a prova internacional de cross-country olímpico será no domingo, com a primeira corrida marcada para as 9h e a última, que conta com os elites masculinos, para as 14h. Pelo meio, às 11h, terá início a corrida que inclui as elites femininas.

Também no próximo fim de semana, no município de Odemira, terá lugar o 9.º Troféu José Poeira, no qual estão inseridas as duas primeiras etapas das Taças de Portugal de Juniores e de Paraciclismo. No sábado será dia de contrarrelógio, com uma tirada de 23,4 quilómetros, na Zambujeira do Mar. A prova dos paraciclistas terá início às 14h e a dos juniores às 15h.

No domingo, o dia será de etapa de fundo, com os juniores a partirem às 10h30 para uma ligação de 129 quilómetros, entre Vila Nova de Milfontes e Odemira, onde a chegada está prevista para as 13h50. Já os paraciclistas vão percorrer um circuito de 3,1 quilómetros, junto à Junta de Freguesia de Boavista dos Pinheiros, durante sensivelmente uma hora e 20 minutos.

Nota ainda para o Encontro Inter-Regional de Escolas de Estrada – Zona B, inserido no XIII Prémio de Ciclismo Juvenil Quinta do Conde e agendado para o próximo sábado, a partir das 14h.

 

Mais eventos oficiais

 

12 a 14 de abril: Lagos Bike Aventura, Lagos, Faro

13 de abril: Circuito Centenário Cadetes – Estrada, Águeda

13 de abril: E#1 Estrada São Miguel 2024, Açores

13 de abril: Open Escolas de Ciclismo / Desporto Escolar, Tadim, Braga

13 de abril: Swift Bicycles Grom Race, Vila Nova de Gaia

13 de abril: VI Encontro de Bicicletas Antigas, Viseu

14 de abril: 3ª Taça Regional XCM – Cadima, Cantanhede

14 de abril: 2ª Taça da Madeira de DHI - 4 Estradas, Santa Cruz, Madeira

14 de abril: Campeonato Reg. XCM da Arcvr Vale Maravilhoso Campeã, Vila Real

14 de abril: 2ª Taça da Beira Alta de XCM, Vila Cova à Coelheira, Vila Nova de Paiva

14 de abril: XCO#3 Faial/Pico 2024, Açores

14 de abril: XCO#3 Terceira 2024, Açores

14 de abril: 15º Saloios BTT - Campeonato Regional XCM - ACLisboa, Torres Vedras

14 de abril: Encontro Escolas de Ciclismo BTT, Ansião

14 de abril: Porto Gaia Granfondo, Porto

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Vamos Celebrar Abril a Pedalar em Pombal”


Dia 28 de Abril de 2024

 

Por: José Morais

Muitas são as iniciativas por esse Portugal fora na celebração dos “Cinquenta Anos da Revolução de Abril”, Pombal, faz parte dessas iniciativas, e vai “Celebrar Abril a Pedalar”, num passeio de bicicleta com cinquenta quilómetros, percorrido pelo município, numa organização do Clube de Cicloturismo de Pombal, em parceria com a Câmara Municipal de Pombal, e o apoio ainda dos ginásios Fitness Factory e Pulse.

Os participantes irão assim percorrer 50 quilómetros, um por cada “1” dos 50 anos de Abril, e vai percorrer serras e vales, vilas e aldeias, onde não vai esquecer sem dúvida a bonita e histórica cidade de Pombal, com os cicloturistas a terem pela frente um trajeto de dificuldade média, mostrando assim a todos os participantes, o que se pode encontrar de bom e bonito pelas “Terras do Marquês”, a sua história, e locais encantadores, de salientar ainda de que irá ser instalado no Jardim do Cardal um Ginásio Cycling, onde quem não quiser pedalar, pode assim fazer um pouco de exercício.

Para este evento as inscrições são gratuitas e terão de ser feitas até ao dia 23 de abril através do formulário: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx...  Ou ainda pelo telefone 968 130 525 ou ainda pelo e-mail: cicloturismopombal@gmail.com

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com