sábado, 25 de janeiro de 2025

“Sabgal / Anicolor Harrison Wood destaca-se na fuga do dia no Gran Premio Castellón”


Harrison Wood, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, destacou-se hoje no Gran Premio Castellón – Ruta de la Cerámica, ao representar a estrutura de Águeda na fuga do dia. Por azar, um problema mecânico fez com que perdesse o contacto e não chegasse com o grupo da frente. Já Rubén Fernández voltou a ser o melhor corredor da equipa, ao ser o 27.º classificado, a 11 segundos do vencedor, António Morgado (UAE Team Emirates). 

Hoje foi o segundo dia consecutivo de prova em Espanha, uma clássica de categoria superior que contou com equipas World Tour no pelotão, tornando-a mais desafiante. Os 171,7 km do GP Castellón – Ruta de la Cerámica tiveram uma fuga com oito corredores, onde a Sabgal / Anicolor esteve representada por Harrison Wood. A escapada terminou a 16 km da meta, na última subida do dia, quando o pelotão ficou compacto. 

Seis corredores adiantaram-se e a vitória seria disputada entre eles, sendo António Morgado aquele que atacou a pouco mais de mil metros do fim, erguendo os braços após um sprint poderoso. O pelotão chegou 05 segundos depois e Rubén Fernández voltou a ser o melhor corredor da Sabgal / Anicolor, ao terminar em 27.º lugar, a 11 segundos do vencedor. 


“Foi uma corrida muito bem disputada pela nossa equipa, onde tivemos um homem na fuga do dia, Harrison Wood, que esteve até muito perto do final. Infelizmente um problema mecânico obrigou-o a trocar de bicicleta, acabando por perder o contacto com a fuga. Se não fosse esse problema, penso que chegaria na frente e estaria junto dos primeiros. São azares que podem acontecer e calhou-nos a nós desta vez. Em relação à restante equipa, Rubén Fernández voltou a estar num bom momento, junto dos primeiros na última montanha do dia, apesar da descida final não o favorecer. Contudo, esteve sempre na frente, tal como Alexis Guérin, que mesmo com alguns problemas mecânicos também voltou a estar bem e junto dos homens da frente. Também neste caso, se não fosse a avaria, provavelmente chegaria na dianteira. De uma forma geral a nossa estrutura voltou a ter um bom desempenho, continuando a mostrar as cores da Sabgal / Anicolor além-fronteiras, o que para nós é muito gratificante e muito importante”, avançou Paulo Figueiredo, diretor desportivo da formação de Águeda. 

Amanhã a Sabgal / Anicolor regressa à Clàssica Comunitat Valenciana 1969, mais uma prova de grande prestígio e com a presença de oito WorldTemas, nove ProTeams e cinco Continentais, onde a estrutura de Águeda será de novo a única portuguesa. Esta 41.ª edição vai ter um percurso com 184 km em linha e partida em Valência às 12H15 (11H15 em Portugal), rumo a La Nucia, com a meta no Estádio Olímpico Camilo Cano, onde está prevista a chegada para as 16H48 (menos uma hora em território nacional). 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

Gran Premio Castellón – Ruta de la Cerámica 

Castellón – Onda» 171,7 km 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA  

 

1.º António Morgado (UAE Team Emirates), 03h59m14s 

2.º Eric Fagundéz (Burgos-Burpellet-BH), mt 

3.º Clément Campoussin (XDS Astana Team,), mt 

27.º Rubén Fernández (Sabgal / Anicolor), a 11s 

68.º Alexis Gérin (Sabgal / Anicolor), a 02m00s 

71.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 02m12s 

124.º Xavier Cañellas (Sabgal / Anicolor), a 07m31s 

128.º Víctor Martínez (Sabgal / Anicolor), a 08m03s 

142.º Harrison Wood (Sabgal / Anicolor), a 14m38s 

DNF André Dutra (Sabgal / Anicolor) 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS 

 

1.ª XDS Astana Team, 11h57m47s 

19.ª Sabgal / Anicolor, a 04m18s 

 

Apresentação da Sabgal / Anicolor adiada 

 

Em virtude da incompatibilidade de agenda com entidades importantes e sem as quais não fazia sentido realizar a Apresentação Oficial da Sabgal / Anicolor 2025, a direção do Clube Desportivo Fullracing decidiu adiar o dia 05 de fevereiro, passando o evento para uma data que ainda está por definir e que atempadamente será comunicada. 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Federação Portuguesa de Ciclismo foi à FITUR de Madrid apresentar Volta ao Algarve 2025”


A convite da Região de Turismo do Algarve, a Federação Portuguesa de Ciclismo marcou presença na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), onde apresentou a 51ª edição da Volta ao Algarve, um dos grandes eventos desportivos que decorre anualmente na região.

A apresentação decorreu este sábado, no primeiro dia do evento aberto ao público, no stand do Turismo de Portugal (Pavilhão 4), onde também está integrado o Turismo do Algarve.

“A FITUR é uma das maiores feiras de turismo do mundo e a nossa presença aqui, a convite da Região do Turismo do Algarve, constitui uma excelente única para promovermos a Volta ao Algarve junto do mercado ibero-americano, particularmente do espanhol”, destacou Cândido Barbosa, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Considerada a melhor mundial do Circuito UCI Proseries em 2023 e 2024, a 51.ª edição da Volta ao Algarve vai este ano para a estrada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, mantendo o conceito de oferecer etapas para todos os perfis de corredores, onde se incluem algumas das principais estrelas do pelotão mundial.


“Além da parte desportiva, a Volta ao Algarve é também um produto turístico de excelência, por promover experiências únicas ao longo de cinco dias de corrida, atraindo público de todo o país e de todo o mundo”, frisou, ainda, Cândido Barbosa.

Tal como em anos anteriores, a 51.ª edição da Volta ao Algarve integrará no seu programa o Algarve Granfondo, no dia 22 de fevereiro, uma viagem de imersão pelas paisagens mais genuínas e menos conhecidas do interior algarvio, onde os participantes poderão optar entre dois desafios: os 130 quilómetros do Granfondo ou os 90 quilómetros do Mediofondo.

Com partida de Faro, são esperados mais de 1.000 ciclistas amadores nesta que é a prova de participação popular da Volta ao Algarve.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Narváez vence penúltima etapa e fica perto da vitória no Tour Down Under”


Afonso Eulálio subiu dois lugares e Rui Oliveira manteve o 100.º posto

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Jhonatan Narváez

O equatoriano Jhonatan Narváez (UAE Emirates) venceu este sábado a quinta e penúltima etapa e assumiu a liderança do Tour Down Under, 'destronando' o espanhol Javier Romo (Movistar).

O equatoriano impôs-se no final dos 145,7 quilómetros, entre McLaren Vale e Willunga Hill, em 03:17.02 horas, com o mesmo tempo do britânico Oscar Onley (Picnic PostNL) e do neozelandês Finn Fisher-Black (Red Bull-BORA-hansgrohe), segundo e terceiro classficados na etapa 'rainha', respetivamente.

Narváez conquistou nove segundos de vantagem sobre Romo, segundo classificado e anterior líder, que hoje não foi além do quinto lugar, a três segundos dos primeiros, podendo, no domingo, tornar-se no primeiro equatoriano a vencer a corrida australiana e suceder ao britânico Stephen Williams.

O português Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) subiu hoje dois lugares, do 17.º para o 15.º, a 01.06 minutos do líder, graças à 17.ª posição na etapa, a 45 segundos de Narváez, enquanto Rui Oliveira (UAE Emirates) terminou na 106.ª posição, a 09.33, mantendo-se no 100.º posto, a 22.29.

No domingo, a 25.ª edição do Tour Down Under termina com os 90 quilómetros da sexta e última etapa, com partida e chegada a Adelaide, cujo triunfo deverá ser disputado ao sprint.

Fonte: Record on-line

“Ciclista português António Morgado vence Grande Prémio de Castellón”


Por:  João Pedro Simões/MO

Foto: ROBERT PERRY/EPA

O ciclista português António Morgado (UAE Emirates) venceu hoje o Grande Prémio de Castellón, impondo-se ao sprint na corrida de um dia ao uruguaio Eric Fagúndez (Burgos BH) e ao francês Clément Champoussin (Astana).

António Morgado, de 20 anos, cruzou a meta, em Onda, após cumprir os 171,1 quilómetros desde a partida de Castellón em 03:59.14 horas, liderando o pequeno grupo que disputou a vitória e batendo Fagúndez e Champoussin, que terminaram com o mesmo tempo.

O campeão nacional de contrarrelógio estreou o palmarés de 2025, depois de ter festejado as vitórias no Giro della Romagna, no ano passado, a primeira como profissional, e da Volta a Rodes, em 2023.

Fonte: Lusa

“Sabgal / Anicolor - Rubén Fernández terminou esta sexta-feira em 11.º lugar na 1ª etapa da Clássica Camp de Morvedre"


Rubén Fernández, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, esteve ontem sexsta-feira às portas do Top 10 na Clássica Camp de Morvedre, ao terminar na 11.ª posição. A prova que deu início ao calendário UCI na Europa teve partida e chegada em Estivella, localidade de Valência, Espanha, onde a ascensão ao Alto del Garbí (8,9 km a 5,4%) foi o auge da competição. Urko Berrade (Equip Kern Pharma) atacou a mais de 20 km da meta e venceu, em solitário, a corrida de ontem. 

Os 178 km que se disputaram pela localidade valenciana de Estivella tiveram um início um pouco nervoso, onde se formou logo uma fuga com três elementos, que foi ganhando rapidamente muito tempo. O trio chegou a ter mais de 07 minutos de diferença, que o pelotão foi controlando, até porque a parte mais dura seria no final e aí sim, iria dar-se a seleção e de lá sairia o vencedor da prova. 

Foi durante a segunda ascensão ao Alto del Garbí que o pelotão se fracionou por completo, com Urko Berrade a isolar-se até à chegada. Rubén Fernández foi o melhor corredor da Sabgal / Anicolor, com o 11.º lugar, integrado no grupo que disputou o sprint, chegando no grupo seguinte Harrison Wood, em 26.º lugar. 

“Primeira corrida da época, onde tivemos um bom desempenho, até porque houve alguns problemas mecânicos, a meio da prova, que nos obrigaram a algum dispêndio de energia por parte de alguns ciclistas. Contudo, no final Rubén Fernández e Harrison Wood estiveram muito bem. Rubén, inclusive, na última montanha da prova passou nos cinco primeiros, permitindo-lhe alcançar um bom lugar. Portanto, de forma geral, para primeira corrida da época, foi um bom começo. Este sábado será mais uma corrida muito bem disputada e já vamos ter algumas equipas World Tour, que vão dificultar ainda mais a prova. Mas lá estaremos para fazer o nosso melhor e tentar mostrar a nossa marca fora de Portugal”, disse Paulo Figueiredo, diretor desportivo da formação de Águeda. 


Este sábado, dia 25, é dia de nova corrida com o Gran Premio Castellón – Ruta de la Cerámica, clássica onde a Sabgal / Anicolor vai estrear-se, sendo mais uma vez a única formação portuguesa entre as 21 equipas participantes, sete delas World Teams (o mais elevado escalão do ciclismo mundial). Serão 224 km com partida de Castellón (Paseo Ribalta), às 12H30 (11H30 portuguesas), para terminar em Onda (Avenida Roma, Museo del Azulejo) às 16H41 (15H41 em Portugal).   

 

CLASSIFICAÇÕES: 

Clássica Camp de Morvedre 

Estivella – Estivella» 178 km 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA  

 

1.º Urko Berrade (Equipo Kern Pharma), 04h18m31s 

2.º Nicolas Breuillard (St Michel-Preference Home-Auber93), a 10s 

3.º Sergio Chumil (Burgos-Burpellet-BH), mt 

11.º Rubén Fernández (Sabgal / Anicolor), a 31s 

26.º Harrison Wood (Sabgal / Anicolor), a 01m07s 

47.º Alexis Gérin (Sabgal / Anicolor), a 11m21s 

48.º Víctor Martínez (Sabgal / Anicolor), mt 

85.º Xavier Cañellas (Sabgal / Anicolor), a 11m35s 

DNF André Dutra (Sabgal / Anicolor) 

DNF Rafael Reis (Sabgal / Anicolor) 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS 

 

1.ª Burgos-Burpellet-BH, 12h56m45s 

10.ª Sabgal / Anicolor, a 11m47s 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com