terça-feira, 28 de março de 2023

“Campeonato do Minho de BTT DHI arranca em Paredes de Coura”


A pista de Insalde, em Paredes de Coura, marca o início do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision. O traçado courense irá receber os principais pilotos portugueses e espanhóis naquela que é a primeira prova de BTT DHI do Campeonato do Minho Cision.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Câmara Municipal de Paredes de Coura, o 2º BTT DHI Insalde inicia-se bem cedo, com a entrada do paddock marcada para as 08h00 e a abertura dos treinos oficiais para as 09h00.

A manga de qualificação está marcada para as 14h00 e a manga de classificação arranca às 15h30. A cerimónia protocolar está marcada para as 17h30.

A prova destina-se às categorias de escolas (infantis e juvenis), cadetes, juniores, sub-23, elites e masters, masculinos e femininos, estando ainda aberta aos atletas da categoria open.

Depois de uma primeira edição marcada pelo sucesso e que determinou os campeões do Minho de 2022, o 2º BTT DHI Insalde apresenta-se como prova de abertura e com a firme disposição de se tornar uma prova de referência.

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, referiu que “a primeira prova realizada no ano passado mostrou que era possível, com um grupo de praticantes e apaixonados da modalidade, fazer do DHI de Insalde uma prova especial e única em Paredes de Coura.”, por isso “a aposta na edição deste ano era algo natural e expectável”.

O autarca de Paredes de Coura salientou que “foram feitas algumas melhorias no percurso e preparadas estruturas que permitem melhorar a prova”.

“Esperamos que as pessoas se divirtam e proporcionem um bom espetáculo” referiu Tiago Cunha, salientando que “esta prova permita promover uso da bicicleta em todas as vertentes e modalidades, desde as que potenciam maior adrenalina, como é o caso do DHI até à BTT, gravel ou estrada. O importante é envolver as pessoas e despertar-lhes o gosto pela utilização da bicicleta”.

O 2º BTT DHI Insalde organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Câmara Municipal de Paredes de Coura tem o apoio das Juntas de Freguesia de Insalde e Porreiras, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Sportchip.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Agenda de Ciclismo”


Coimbra, Abrantes e Odemira na rota das Taças de Portugal

 

Por: José Carlos Gomes

O próximo fim de semana terá muito ciclismo, repartido por quatro Taças de Portugal, que se distribuem por Coimbra, onde se disputam duas provas da Taça de Portugal de BMX, Abrantes, local da segunda corrida da Taça de Portugal de XCO Credibom, e Odemira, palco do arranque, em jornadas duplas, da Taça de Portugal de Juniores e da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo.

A segunda prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) Credibom, marcada para o próximo domingo, é também pontuável para o ranking internacional, como corrida UCI C2. São esperados mais de 300 corredores, divididos pelas várias categorias etárias.

Os primeiros a correr, às 9h00, são os cadetes, masculinos e femininos. A segunda prova, às 10h15, será disputada pelos juniores masculinos e por todas as categorias femininas exceto as cadetes. Os masters e os paraciclistas entram em pista às 12h30. A aguardada competição masculina de elite e sub-23 está agendada para as 14h30.

O concelho de Odemira continua a homenagear o selecionador nacional de estrada e filho da terra com dois dias de muito ciclismo. O Troféu José Poeira disputa-se no sábado e domingo, agrupando as duas primeiras provas da Taça de Portugal de Juniores e da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo.

A ação no dia 1 de abril centra-se na Zambujeira do Mar, onde juniores e paraciclistas disputam um contrarrelógio individual de 23,4 quilómetros. Os paraciclistas são os primeiros a fazer-se à estrada, a partir das 14h00. Uma hora mais tarde arranca o primeiro júnior em prova.

No domingo os dois pelotões dividem-se para das respetivas provas em linha. Os paraciclistas vão cumprir um circuito na Boavista dos Pinheiros, com início às 11h00. Os juniores partem de Vila Nova de Milfontes, às 10h30, prevendo-se que cheguem a Odemira cerca das 14h00, depois de percorridos 129 quilómetros.

A Taça de Portugal de BMX também viverá uma jornada dupla, com a realização, na pista de Coimbra, das etapas três e quatro da Taça de Portugal. A ação começa às 14h30 de sábado, com os treinos que antecedem a competição, marcada para as 16h30. As corridas da ronda de domingo acontecem a partir das 10h30.

 

Mais eventos oficiais

 

1 de abril: Swift Bicycles Grom Race, Vila Nova de Gaia

1 de abril: Desafio Gião Bike Challenge, Gião, Santa Maria da Feira

1 de abril: 3 Horas de Resistência de Vila Nova de Paiva

1 de abril: Castra Leuca Extreme, Castelo Branco

2 de abril: 2.ª Prova do Campeonato de Vila Real de XCM, Campeã, Vila Real

2 de abril: 2.º DHI Insalde/Paredes de Coura – Campeonato do Minho DHI

2 de abril: 6.º Passeio BTT Sr. dos Aflitos, Guimarães

2 de abril: Porto/Gaia Granfondo

2 de abril: VIII Maratona BTT do Baixo Guadiana, Vila Nova de Cacela, VRS António

2 de abril: 1.ª Prova da Taça da Madeira de Enduro, Poiso, Santa Cruz

2 de abril: Clássica de Abertura 2023, Ilha Terceira, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com