quinta-feira, 29 de agosto de 2024

“Frederico Figueiredo é o novo Camisola Amarela do Grande Prémio JN”


Fotos: Pedro Correia / Jornal de Notícias

Frederico Figueiredo, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, é o novo Camisola Amarela do 33.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias. Num duelo com Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), que venceu a tirada, os dois passaram o Prémio de Montanha da Penha isolados, com um minuto de vantagem para o grupo onde seguia o líder à partida. O trepador da estrutura de Águeda foi o 2.º classificado do dia e como bonificou, é o novo líder. Figueiredo é também o novo líder da Geral da Montanha e veste ainda a Camisola Xadrez, da Classificação do Combinado. 


A viagem que teve partida e chegada em Guimarães, ao longo de 136,7 km, teve vários ataques logo nos quilómetros iniciais. Formou-se um grupo com 10 corredores, que saltou para a frente e onde estava Luís Mendonça. Chegaram a ter uma vantagem superior a 2 minutos quando estavam percorridos 35 km. Dois destes elementos fugiram para a cabeça de corrida e pedalaram isolados, acabando o grupo intermédio por ser alcançado aos 70 km. A dupla resistiu até à entrada nos últimos 24 km, depois da passagem pela segunda das três montanhas do dia, em Gonça. 


Com o pelotão compacto, Frederico Figueiredo e Afonso Eulálio atacaram e isolaram-se, passando o Prémio de Montanha da Penha, uma 1.ª categoria a menos de 10 km da meta, na frente. Levavam um minuto de vantagem sobre o grupo do anterior líder, que os perseguia. Mas a dupla não mais foi alcançada e chegou à meta, num duelo do qual Eulálio se revelou o mais forte. Frederico Figueiredo terminou em 2.º lugar, com o mesmo tempo. Ao bonificar, assumiu a liderança da Geral, da Montanha e do Combinado, envergando além da Amarela, a Camisola Azul e Xadrez, respetivamente. 


“Sabíamos que a Penha era uma subida que encaixava bem em mim, tentámos entrar bem colocados no início, que também era complicado. Arranquei logo no início da subida, fez-se ali um grupo mais pequeno e depois voltei a arrancar com Afonso Eulálio. O objetivo era disputar a etapa, mas quando olhei para trás, a faltar 1 km, vi que vinham perto e não tive o sangue frio necessário para disputar a etapa. Ainda assim consegui vestir de Amarelo e agora vamos dia a dia para perceber o que podemos fazer na corrida”, explicou Frederico Figueiredo. 


Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, disse que “foi um dia importante para a equipa, era um dia bastante decisivo. Assumimos a liderança praticamente desde o início da etapa, levámos a corrida o mais controlada possível, para que Frederico Figueiredo estivesse nas melhores condições na parte final. O objetivo era endurecer a corrida e foi o que aconteceu. Foi uma grande corrida de toda a equipa e Frederico acabou por conseguir finalizar em 2.º lugar e vestir a Camisola Amarela. Agora ainda existe muita corrida pela frente e temos de ir no dia a dia”. 


Esta sexta-feira, o pelotão parte de Viana do Castelo (12H00) para a 6.ª Etapa, que vai ter um percurso com 158,8 km. A chegada será no mesmo local da partida, na Rua da Guiné Bissau, Praia Norte, estando prevista para as 16H03. As maiores dificuldades do dia serão os dois Prémios de Montanha de 3.ª categoria, em Castanheira (55 km) e depois em Pedroso (71 km). 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

33.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JORNAL DE NOTÍCIAS  

5.ª ETAPA: Guimarães – Guimarães » 136,7 km 

 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 5.ª ETAPA 

 

1.º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), 03h22m48s 

2.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), mt 

3.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), a 06s 

18.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), a 01m51s 

35.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), a 04m01s 

53.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 08m50s 

59.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), a 11m11s 

60.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), mt 

68.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 16m04s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 5.ª Etapa) 

 

1.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 16h41m52s 

2.º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), a 01s 

3º Tiago Antunes (Efapel Cycling), a 07s 

16.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), a 02m10s 


25.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), a 12m21s 

40.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), a 19m18s 

51.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 21m43s 

53.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 24m00s 

57.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 26m10s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Efapel Cycling, 50h07m25s 

4.ª Sabgal / Anicolor, a 04m50s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE 

 

1.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), 88 Pontos 

8.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 44 Pontos 

12.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), 32 Pontos 

21.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), 20 Pontos 

37.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL 

 

1.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 18 Pontos 

3.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), 16 Pontos 

6.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 7 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL COMBINADO – XADREZ  

 

1.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 10 Pontos 

8.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), 56 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA 

 

1.º Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 5 Pontos 

5.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos 

9.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS ESPECIAIS – LILÁS 

 

1.º Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 6 Pontos 

3.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), 3 Pontos 

9.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS QUENTES – PRETA  

 

1.º Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 4 Pontos 

3.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 3 Pontos 

4.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), 3 Pontos 

8.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“CRP Ribafria com melhor atleta português no Mundial UCI Gran Fondo 2024”


Decorreu no dia 29 em Aalborg – Dinamarca, Mundial UCI Gran Fondo 2024 de contrarrelógio individual.

A equipa Beneditense do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic participou neste mundial, com o seu campeão nacional em título, Helder Loureiro.

O CRI foi composto pela distância de 33,3 km com saída e chega a Sob Lien – Aalborg.

Hélder Loureiro, que foi o melhor português em prova, percorrendo os 33,3 km em 42minutos e 7 segundos, conquistou o 9º lugar no seu escalão.

Dia 1 de setembro Hélder Loureiro irá participar no Mundial UCI Gran Fondo 2024 de fundo, uma etapa de 152 km.

Fonte: CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic




“Afonso Eulálio triunfa em Guimarães e Frederico Figueiredo veste de amarelo no Grande Prémio JN”


Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) foi o vencedor da quinta etapa do Grande Prémio JN/Leilosoc, uma tirada de 136,7 quilómetros com partida e chegada em Guimarães. Frederico Figueiredo (Sabgal-Anicolor) chegou na segunda posição e assumiu a camisola amarela da prova.

A jornada, com três contagens de montanha, uma dos quais de primeira categoria, no Monte da Penha, começou a ser atacada bem cedo, como tem sido hábito. Não tardou até que um grupo de dez corredores se destacasse e ganhasse uma vantagem que era superior a dois minutos com 35 quilómetros percorridos.

Deste grupo saíram Pedro Castro Pinto (Efapel Cycling) e Francisco Guerreiro (GI Group Holding-Simoldes-UDO), que viram os perseguidores serem alcançado pelo pelotão ao quilómetro 70, quando tinham ainda 1m30s de vantagem, e aguentaram isolados até à entrada nos últimos 24 quilómetros, já depois da passagem na contagem de Montanha de Gonça.


O pelotão seguiu depois compacto até à contagem de montanha de Pena, onde Frederico Figueiredo e Afonso Eulálio passaram na frente, com um minuto de vantagem sobre o grupo de Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), camisola amarela à entrada para a etapa e 30 segundos para dois ciclistas da Efapel que seguiam em posição intermédia.

Os dois ciclistas seguiram isolados até à meta, onde Afonso Eulálio passou em primeiro lugar, ao fim de 3h22m48s, seguido por Frederico Figueiredo, com o mesmo tempo. O pódio ficou completo com Tiago Antunes (Efapel Cycling), que chegou seis segundos depois.

Na classificação geral, porém, foi Frederico Figueiredo quem saltou para a liderança, com um segundo a menos do que Afonso Eulálio e sete segundos a menos que Tiago Antunes, que lidera nos pontos. Figueiredo é ainda o comandante na montanha e no combinado, Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista) nas metas volantes e nos sprints especiais e Andrés Taboada (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) na juventude. Entre as equipas, comanda a Efapel Cycling.

Esta sexta-feira, o pelotão profissional irá partir de Viana do Castelo, às 12h, para uma jornada de 158,8 quilómetros, com final no mesmo local, previsto para as 16h30. Será a antepenúltima epata da presente edição do Grande Prémio JN/Leilosoc.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Pablo Castrillo vence 12.ª etapa da Vuelta”


Ben O'Connor mantém a liderança da prova

 

Por: Lusa

Foto: Ken Pharma/ Instagram

O ciclista espanhol Pablo Castrillo (Kern Pharma) venceu hoje a 12.ª etapa da Volta a Espanha, enquanto o australiano Ben O'Connor (Decathlon AG2R) manteve a vantagem na liderança da prova.

Castrillo demorou 3:36.12 horas a cortar a meta do percurso que ligou as termas de Ourense à estância de montanha de Manzaneda, em 137,5 quilómetros, deixando em segundo o inglês Max Poole (dsm-firmenich), a oito segundos, e em terceiro o espanhol Marc Soler (UAE Emirates), a 16 segundos.

Na classificação geral, o líder Ben O'Connor manteve as distâncias para os mais diretos perseguidores, com 3.16 minutos de vantagem sobre o esloveno Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), segundo, e 3.58 face ao espanhol Enric Mas (Movistar), terceiro.

A 13.ª etapa da Vuelta realiza-se na sexta-feira, numa ligação de 176 quilómetros entre Lugo e Puerto de Ancares.

Fonte: Record on-line

“Volta a Portugal de Juniores 1ª etapa”


Guilherme Lino vence em Almeida e veste-se de amarelo

 

Por: José Carlos Gomes

O brasileiro Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) é o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal de Juniores, após vencer, hoje, a etapa inaugural, 96,3 quilómetros, entre Celorico da Beira e Almeida.

Numa etapa de sobe e desce, endurecida pelo vento forte e por temperaturas a rondar os 30 graus, grande parte dos candidatos ao triunfo final praticaram um antigo ditado português: “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”.


As primeiras movimentações aconteceram com cerca de 10 quilómetros percorridos e, ao quilómetro 20, já se estabelecera uma cabeça de corrida com 14 corredores, entre os quais boa parte dos favoritos a vencerem a Volta a Portugal de Juniores.

No prémio de montanha que antecedeu a primeira passagem pela meta, ao quilómetro 62,1, deu-se a seleção de valores no grupo da frente, destacando-se oito corredores. Nunca mais foram alcançados pelos anteriores companheiros de fuga e aumentaram a margem sobre o pelotão.

Na discussão da tirada, um sprint em subida, Guilherme Lino, campeão panamericano de juniores, foi o mais forte. O vencedor da Volta a Loulé de Juniores, Enrique Maranchón (Picusa Academy), foi o segundo e o neerlandês Jurgen Zomermaand (Willebrord Wil Vooruit) fechou o pódio.


“Foi uma etapa atacada desde muito cedo. Vi que estavam a sair alguns dos favoritos e também saí. Fiz o meu trabalho, com ajuda de toda a equipa. O objetivo é manter a camisola amarela até ao final e estou confiante para o conseguir”, afirmou Guilherme Lino.

O corredor brasileiro, já vencedor da Taça de Portugal desta temporada, comanda com seis segundos de vantagem sobre Maranchón e com dez à melhor relativamente a Zoomermaand. Além da geral individual, Guilherme Lino é o primeiro por pontos, Enrique Maranchón é o melhor júnior de primeiro e Jurgen Zoomermaand é o melhor trepador. Por equipas manda a Landeiro/KTM/Matias & Araújo.

A segunda etapa, a disputar nesta sexta-feira, começa em Trancoso, às 12h30, e termina em Mêda, cerca das 15h25, depois de percorridos 107,2 quilómetros. A meta coincide com uma contagem de montanha de segunda categoria, esperando-se mais uma jornada de seleção na batalha pela camisola amarela.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Álvaro Pestana 46.º no Mundial de DHI de Juniores”


Por: Vasco Moreira

A Seleção Nacional iniciou a participação no Campeonato do Mundo de BTT, que está a decorrer até domingo, em Pal Arinsal, Andorra, com um 46.º lugar de Álvaro Pestana na prova de downhill (DHI) de juniores masculinos.

Álvaro Pestana começou por ser 43.º na qualificação, garantindo um lugar na final com 2”53’331. Já Pedro Câmara, não conseguiu ultrapassar a qualificação, tendo sido 65.º, com 3”09’658. Na final, Álvaro Pestano registou 2”55’792 e terminou na 46.ª posição, a 16,6 segundos de Asa Vermette, estado-unidense que se sagrou Campeão do Mundo.

“O Pedro fez um resultado semelhante ao do Campeonato do Mundo anterior, mas este ano há mais participantes. O Álvaro fez um resultado dentro do esperado, embora tenha potencial para fazer melhor. Cometeu alguns erros que lhe custaram caro no resultado final”, explica Pedro Vigário, Selecionador Nacional de BTT.

Ainda no downhilll, a Seleção Nacional volta a entrar em prova esta tarde, com os sub-23 Gonçalo Bandeira e Nuno Reis, que irão competir na categoria elite, a disputarem as qualificações a partir das 14h45. As finais estão agendadas para sábado, às 13h.

Nas disciplinas de cross-country, Portugal irá competir apenas no XCO (cross-country olímpico). Os juniores serão os primeiros a ir a prova, na sexta-feira (30 de agosto), com Beatriz Guerra a competir às 9h e João Fonseca às 11h. Já os sub-23 e os elite vão a prova no domingo (1 de setembro): Ana Santos às 8h, João Cruz e Rafael Sousa às 10h, Raquel Queirós às 12h30 e Roberto Ferreira e Ricardo Marinheiro às 14h30.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com