segunda-feira, 8 de maio de 2023

"Giro: Michael Matthews vence terceira etapa, Remco Evenepoel reforça liderança"


Por: SIF // AMG

O ciclista australiano Michael Matthews (Jayco-AlUla) venceu hoje ao sprint a terceira etapa da Volta a Itália, na qual o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) bonificou e reforçou a liderança da geral, à frente de João Almeida (UAE Emirates).

Matthews, de 32 anos, cumpriu os 213 quilómetros entre Vasto e Melfi em 5:01.41 horas, batendo sobre a meta o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo), segundo, e o australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceunink), terceiro.

Nas contas da geral, Evenepoel bonificou no último sprint intermédio do dia e é agora mais líder, tendo o português João Almeida subido ao segundo lugar, a 32 segundos, após a 'quebra' do italiano Filippo Ganna (INEOS), com o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) a completar o pódio, a 44.

Na terça-feira, a quarta etapa liga Venosa a Lago Laceno em 175 quilómetros, apresentando o primeiro dia de montanha, com uma subida de segunda categoria a poucos quilómetros da meta.

Fonte: Lusa

“CRP Ribafria com dobradinha em Praias do Sado”


Decorreu no dia 7 de maio, na localidade de Praias do Sado, Distrito de Setúbal, o 2.º Prémio de Ciclismo Virgolino Almeida.

Prova federada, organizada pela Associação de ciclismo de Setúbal, com um percurso de 80 km de distância, e com partida e chegada a Praias do Sado.

A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, participou nesta competição com 10 unidades da sua equipa (Jorge Marques, Pedro Dias, Aníbal Santo, João Letras, Gonçalo Santo, Raul Ribeiro, Paulo Simões, Jorge Letras, João Camocho e Edson Boaron).

A prova teve início pelas 10 horas da manhã, e desde o início a equipa do CRP Ribafria assumiu o controlo da corrida, impondo um ritmo forte, na tentativa de vencer a mesma.


Durante a prova houve várias tentativas de fuga, mas sempre a serem controladas e neutralizadas pela equipa do CRP Ribafria.

A prova viria a acabar com uma média de velocidade superior a 43 km /h, com João Letras a finalizar de forma sublime todo o trabalho da equipa ao longo dos 80 km, cortando a meta em 1º lugar.

Coletivamente a equipa arrecadou também o 1º lugar por equipas, mostrando ser bloco sólido com um único objetivo comum, uma equipa!

João Letras além 1°geral venceu também o escalão elites, Gonçalo Santo foi 2° classificado no escalão sub23, Paulo Simões 2º classificado no escalão Master B e Aníbal Santo 3º classificado no escalão Master C.

Enaltecer também os 10 guerreiros, pela dedicação, empenho, trabalho e garra com que enfrentaram este obstáculo e o ultrapassaram, sempre abdicando dos seus resultados pessoais em prol dos resultados da equipa, que consequentemente resultou na conquista do lugar mais alto do pódio.

Fonte: EQUIPA DE CICLISMO - CRP RIBAFRIA | GRUPO PARAPEDRA / DINAZOO / RIOMAGIC - CRP RIBAFRIA




“Ciclismo: Mark Kryuchkov venceu na Franqueira o 5º Prémio HM Motor”


A quarta e última etapa da Taça de Portugal de Esperança consagrou o colombiano Jonatan Montoya como vencedor da Taça de Portugal no dia em que o russo Mark Kryuchkov venceu no Alto da Franqueira, enquanto Daniel Moreira foi o melhor júnior.

Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) foi o vencedor do 5º Prémio HM Motor, quarta e última prova da Taça de Portugal de Esperanças e pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada Arrecadações da Quintã no escalão de juniores.

Promovido conjuntamente pelo Centro Ciclista de Barcelos, pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o 5º Prémio de Ciclismo HM Motor apresentou este ano um percurso totalmente diferente, mais exigente e que terminou no mítico Monte da Franqueira depois de uma viagem de 118 quilómetros.


O russo Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) foi o mais forte numa corrida que foi muito atacada desde o início. Roberto Cardoso, vianense da UC Maia, protagonizou a primeira (e única) grande fuga do dia. O ciclista vianense, que seguia isolado na primeira passagem pelo local de partida, junto ao Estádio Cidade de Barcelos, chegou a ter 1m30 de vantagem. A fuga terminou, praticamente, no início da segunda volta ao circuito e desde aí o pelotão conseguiu ir anulando as várias tentativas de fuga.

A corrida ficou ainda marcada pela neutralização de cerca de 30 minutos, devido a um acidente rodoviário que resultou num incêndio do veículo pesado na estrada nacional que liga Barcelos a Braga, em Areias de Vilar, e no consequente corte, por precaução, da estrada. Reatada a corrida, o pelotão seguiu compacto até bem perto do início da subida para o Monte da Franqueira.


Nos últimos metros da subida para a meta um grupo de cinco ciclistas tentou posicionar-se o melhor possível para o sprint final. Mark Kryuchkov foi o mais rápido, cortou a meta em primeiro e assegurou o terceiro lugar da Taça de Esperanças.

Jonatan Montoya (JV Perfis Windmob) foi segundo classificado e garantiu a vitória na Taça de Portugal, enquanto Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Sgemento D’Época/Reol) fez terceiro lugar e subiu ao segundo lugar da Taça de Portugal.

Daniel Moreira, júnior de primeiro ano da Tensai/Sambiental/Santa Marta/Fontinha Ativa, chegou à meta na quinta posição da geral e foi o primeiro júnior, o que lhe garantiu a vitória na categoria.

Por equipas, o Fonte Nova-Felgueiras venceu o Prémio HM Motor e a Taça de Portugal de Esperanças. A JV Perfis Windmob foi segunda e o ABTF – Bairrada foi terceiro na prova de Barcelos (a primeira equipa do escalão júnior).


 

Jonatan Montoya (JV Perfis Windmob) vencedor da Taça de Portugal de Estrada de Esperanças

 

Jonatan Montoya (JV Perfis Windmob) terminou o 5º Prémio HM Motor na segunda posição, resultado que lhe permitiu conquistar a Taça de Portugal de Esperanças. No final, o ciclista colombiano referiu que “estou muito satisfeito por ter conquistado a Taça e muito contente com o trabalho realizado por mim e pela minha equipa”.

Sobre a prova de Barcelos afirmou que “claro que queria ganhar, é muito bonito subir ao primeiro lugar do pódio, mas fiz segundo e estou muito contente”.

Foi uma prova difícil? “Sim, sobretudo porque estava muito calor. A temperatura esteve muito alta e isso afeta-me um pouco” disse Jonatan Montoya, que salientou que “a paragem da corrida serviu para respirar um pouco e deu para recuperar para esta ponta final difícil”.


 

Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta/Fontinhas Ativa), melhor júnior

 

Daniel Moreira, da Tensai/Sambiental/Santa Marta/Fontinhas Ativa, mostrou-se muito satisfeito com a vitória na categoria de juniores. O ciclista vianense referiu que “entrei na corrida com a disposição de discutir a etapa. Não estava com medo dos sub-23, além de eles terem mais andamento porque têm feito corridas com os elites. Encarei bem a corrida, andei sempre na frente e no final acabei em primeiro em juniores e em quinto na geral. Foi muito bom”.

Garantindo que sai de Barcelos “muito satisfeito”, Daniel Moreira considerou que a prova “foi um bocado difícil, principalmente, porque tive algumas cãibras durante a prova. A neutralização da corrida foi prejudicial para mim porque arrefeci e o arranque foi duro”.

 

Francisco Cardoso, presidente do Centro de Ciclista de Barcelos

 

Francisco Cardoso, presidente do Centro de Ciclista de Barcelos, termina a quinta edição do Prémio HM Motor “muito satisfeito” e adiantou que “já estava a contar que este seria uma corrida de referência e foi mesmo uma prova de grande nível. Penso que esta corrida é um exemplo”.

Afirmando que “foi o maior evento organizado pelo Centro de Ciclismo de Barcelos”, Francisco Cardoso salientou que “queremos continuar a melhorar e saímos daqui com motivação e forças para fazermos para o ano ainda melhor. Contamos para isso com o apoio dos nossos patrocinadores e claro da Federação Portuguesa de Ciclismo, que nos permitiu receber esta Taça de Portugal de Esperanças”.


 

Hugo Ricardo - HM Motor

 

Hugo Ricardo, da HM Motor, faz um balanço positivo desta quinta edição do Prémio HM Motor.

“O balanço é muito positivo. Estas provas são bem organizadas pelo Centro de Ciclismo de Barcelos. Terminar este prémio na Franqueira, um local bonito, foi uma boa escolha e deu outro interesse à corrida”.

Hugo Ricardo salientou ainda o facto de “termos aqui um número bastante interessante de participantes, o que acabou por trazer mais adeptos às estradas e mesmo aqui à meta para apoiar os atletas e assistir a toda a caravana. Isso para nós, como patrocinadores, acaba por ser muito bom. Claro que gostamos de receber o retorno do nosso investimento”.

O 5º Prémio H.M. Motor organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho contou com o apoio da H.M. Motor, Câmara Municipal de Barcelos, AFF Eletrodomésticos, Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Ciclismo a Fundo e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Clube de Natação de Torres Novas no 38º Triatlo de Peniche”


Clube de Natação de Torres Novas vence 1ªetapa do nacional de clubes de triatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

O Clube de Natação de Torres Novas venceu a 1ª etapa do campeonato nacional de clubes de triatlo, realizada no sábado, em Peniche, e inicia da melhor forma em 2023, a defesa do seu título de campeão nacional de clubes de triatlo, alcançado nas 2 últimas épocas.

Individualmente, Tiago Fonseca e Maria Tomé venceram a prova, em cada género, com João Nuno Batista a subir ao pódio no 3º lugar (1º júnior), Gonçalo Oliveira e Gustavo do Canto (3º júnior) a fecharem a equipa para a vitória dos "azuis torrejanos", com o 5º e 7º lugares à geral.


A equipa feminina alcançou o 4º lugar coletivo, com Ana Ramos no 11º lugar e Catarina Moutinho no 33º lugar fecharem a equipa torrejana, enquanto Cláudia Orvalho foi 43ªclassificada e Susana Rosa 81ª.

Pela equipa masculina, fizeram parte ainda do top 20, Francisco Carvalho que foi 14º classificado (2º cadete), Pedro Afonso Razões 15º e Guilherme Pires 20º. Francisco Borges terminou no 49º lugar, André Duarte no 55º, Rui Razões no 126º, Cristóvão Santos no 146º, André Leal no 277º e Artur Conde no 291º.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas




“Clube de Natação de Torres Novas Aquatlo Jovem de Peniche”


Por: Paulo José Catarino Vieira

Também os mais jovens atletas da Escola de Triatlo do CNTN estiveram presentes no sábado dia 6 à tarde em Peniche, na 3ª etapa do nacional jovem, que foi efetuada em formato de Aquatlo, uma prova composta apenas pelos segmentos de natação e corrida.

A jovem equipa torrejana alcançou um excelente 5º lugar coletivo entre 38 equipas participantes, confirmando que o trabalho desenvolvido pelo CNTN é o caminho da formação jovem para o triatlo.

Destaque para os 7 lugares individuais alcançados dentro do top 10, com 2 pódios individuais em iniciados femininos, para Bárbara Mendes e Bianca Mendes no 2º e 3º lugares, e ainda com 2 atletas torrejanos no top 5, Francisca Leirião no 5º lugar em juvenis e Salvador Fonseca no 5º lugar em iniciados. Em infantis, Mariana Brito foi 7ª classificada, e Beatriz Carvalho 9ª, o mesmo lugar obtido por Diana Brito em benjamins.

 

Outros resultados obtidos pelos "azuis torrejanos"

 

Manuel Cruz - 22º em benjamins

Madalena Alves - 31ª em iniciados

Mateus Nascimento - 22º em juvenis

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas






“Clube de Natação de Torres Novas no campeonato do mundo de triatlo em longa distância em Ibiza”


Luís Moleiro conquista medalha de bronze em Ibiza

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Luís Moleiro conquistou a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Triatlo em Longa Distância no grupo de idades 25-29 anos, e conclui a prova no top 5 à geral, entre todos os atletas dos grupos de idade.

Mais uma medalha de bronze conquistada por um atleta do Clube de Natação de Torres Novas, em representação da seleção nacional de triatlo em longa distância.

Esta prova realizada neste domingo, 7 de maio, em Ibiza, foi composta por 3km de natação, 120km de ciclismo e 20 km de corrida, e concluída por Luís Moleiro num tempo total de 5h51m8s.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Seleção Nacional Dois top 10 a fechar participação portuguesa na Taça do Mundo”


Por: José Carlos Gomes

Bernardo Vieira, sexto na classe C1, e Telmo Pinão, sétimo na classe C2, fecharam este domingo a participação portuguesa na etapa de Ostende, Bélgica, da Taça do Mundo de Paraciclismo.

As provas de fundo tiveram 62,4 quilómetros, uma distância que não atemorizou os corredores portugueses, que se mantiveram na frente das respetivas corridas.

Bernardo Vieira teve mesmo a ousadia de acompanhar o grupo restrito de corredores que viria a discutir a vitória. No entanto, um problema mecânico acabou por fazê-lo perder o contacto com a frente da corrida. Ainda assim fechou a participação no sexto lugar, entre 18 participantes, a uma volta dos quatro primeiros.

A medalha de ouro foi para o espanhol Ricardo Ten, acompanhado no pódio pelo alemão Pierre Senska e pelo brasileiro Carlos Alberto Soares, segundo e terceiro, respetivamente.

Telmo Pinão foi um dos 28 participantes na corrida da classe C2. Fez a prova sempre no primeiro pelotão, tendo ficado na sétima posição, a 4m44s do francês Alexandre Leauté, que se sagrou vencedor. Seguiram-se o australiano Darren Hicks, a dois segundos, e o belga Ewoud Vromant, a 3m02s.

“Temos de estar orgulhosos do que fizemos em Ostende, onde conseguimos bons desempenhos bons resultados. Conseguimos somar pontos importantes para o ranking de apuramento paralímpico”, afirma o selecionador nacional de paraciclismo, José Marques.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com