terça-feira, 5 de dezembro de 2017

“Sporting-Tavira com três novos reforços em 2018”

Álvaro Trueba, Nicola Toffali e Alexsandr Grigoryev são as novas caras do clube

Por: Lusa

Foto: Site Sporting

O Sporting-Tavira confirmou esta terça-feira a contratação dos ciclistas Álvaro Trueba, Nicola Toffali e Alexsandr Grigoryev para a época de 2018.

"Há três reforços a apresentar: o puncheur espanhol Álvaro Trueba, ex-Efapel, o rápido italiano Nicola Toffali (ex-0711) e o russo, mais habituado aos contrarrelógios, Alexsandr Grigoryev, que corria na espanhola Mutua Levante", lê-se no site oficial dos leões.

Já "Rinaldo Nocentini, Joni Brandão, Rinaldo Nocentini, Joni Brandão e Alejandro Marque mantém-se como líderes, tendo Fábio Silvestre, Mário Gonzalez, Frederico Figueiredo, David Livramento e Valter Pereira como fiéis escudeiros", informa o clube.

A equipa orientada por Vidal Fitas cumpriu esta terça-feira o primeiro treino coletivo da época, percorrendo 30 quilómetros em Lagoa, onde reconheceu o contrarrelógio da próxima Volta ao Algarve.

Fonte: Record on-line

“Peter Sagan e UCI terminam disputa legal após desclassificação no Tour”

Campeão do Mundo desqualificado após acidente no final da quarta etapa

Por: Lusa

Foto: EPA

O campeão do mundo Peter Sagan, a equipa Bora-hansgrohe e a União Ciclista Internacional (UCI) anunciaram esta terça-feira ter chegado a acordo para terminarem a disputa legal em torno da desqualificação do eslovaco na Volta a França.

Peter Sagan foi desqualificado do Tour'2017, depois de ter estado envolvido num acidente no final da quarta etapa, do qual resultou a desistência do britânico Mark Cavendish, devido a lesão.

Em comunicado, as três partes anunciaram um acordo, no mesmo dia em que o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) deveria ouvir os envolvidos, por considerarem que o acidente foi "um infeliz e não intencional incidente de corrida" e que "os comissários da UCI tomaram a decisão com base no melhor julgamento possível na circunstância".

De acordo com o documento, os comissários tomaram a decisão sem recurso a imagens do incidente, com o presidente da UCI, David Lappartient, a admitir que o organismo está a estudar a entrada em vigor de um comissário de suporte, com recurso a vídeo.

Para Peter Sagan, "o passado já está esquecido", considerando que o importante é "melhorar o desporto para o futuro".

"Congratulo-me por o que me aconteceu em Vittel ter mostrado que o trabalho dos comissários é difícil e que a UCI reconheceu que tem de facilitar o trabalho deles de forma mais efetiva. Estou feliz por o meu caso promover desenvolvimentos positivos, porque é importante para o nosso desporto tomar decisões justas e compreensíveis, mesmo quando as emoções ficam mais quentes", disse Sagan.

O eslovaco, tricampeão do mundo de fundo, tentava na edição de 2017 da 'Grande Boucle' vencer a classificação por pontos pela sexta vez consecutiva e igualar o recorde do alemão Erik Zabel.

Fonte: Record on-line

“Volta ao Algarve”

Um evento de referência nacional e internacional

Por José Carlos Gomes

A Volta ao Algarve em Bicicleta é um dos eventos desportivos realizados em Portugal com maior qualidade dos participantes. Consolidar esse estatuto é um dos objetivos da 44.ª edição, que irá realizar-se entre 14 e 18 de fevereiro de 2018 e que será mais uma oportunidade para mostrar ao Mundo que o Algarve é uma das regiões da Europa com melhores condições para a prática de ciclismo.

A corrida terá cinco etapas e um total de 773,5 quilómetros, mantendo-se o figurino que tem garantido o sucesso e que as equipas participantes em 2017 pediram para que fosse continuado em 2018: duas etapas para sprinters, duas chegadas em alto e um contrarrelógio individual. Pretende-se que as decisões fiquem guardadas para a exigente etapa final, com a meta no alto do Malhão, em Loulé, incentivando-se os participantes a assumirem uma postura ofensiva, através da ausência de bonificações, que obrigará a ganhar tempo com ataques de longe.

As equipas serão apresentadas ao público na manhã do dia 14 de fevereiro, em Albufeira, cidade de onde parte, de seguida, a primeira etapa, rumo a Lagos. O percurso terá 192,6 quilómetros, essencialmente planos, sendo de esperar que a jornada termine com uma espectacular disputa ao sprint.

A primeira seleção de candidatos está marcada para o dia 15 de fevereiro, durante a segunda etapa, que liga Sagres ao alto da Fóia, ao longo de 187,9 quilómetros, com a meta a coincidir com um prémio de montanha de primeira categoria. O ponto mais alto do Algarve será alcançado pela subida mais longa da Fóia, 15,2 quilómetros de escalada com 5 por cento de inclinação média. A fase mais exigente será a cerca de 7 quilómetros do fim, com cerca de um quilómetro em que as inclinações rondam os 10 por cento.

Lagoa será o epicentro da ação na terceira etapa, no dia 16, albergando a partida e a chegada do contrarrelógio individual de 20,3 quilómetros. O traçado oferece um exercício para especialistas, mais longo, técnico e exigente do que nos últimos anos, o que poderá ditar diferenças mais volumosas, permitindo aos contrarrelogistas corrigir as perdas da véspera.

A etapa mais longa é a quarta, marcada para 17 de fevereiro. O pelotão vai partir de Almodôvar para chegar a Tavira, depois de percorridos 199,2 quilómetros. Espera-se uma jornada de tréguas na luta pela camisola amarela, mas será, certamente, uma tirada emocionante, tendo os sprinters a missão de levar ao rubro o numeroso público esperado na cidade do Gilão.

A quinta etapa, no domingo, 18 de fevereiro, marca o regresso de Faro ao itinerário da competição. É da capital de distrito que vai partir a caravana para percorrer 173,5 quilómetros até ao alto do Malhão, concelho de Loulé, onde a meta coincide com um prémio de montanha de segunda categoria. O percurso está repleto de sobe e desce, excelente para preparar as clássicas da primavera e para colocar à prova a forma dos principais candidatos. Como tem sido hábito, haverá uma primeira passagem pelo Malhão, oferecendo aos adeptos mais entusiastas a oportunidade de ver os corredores não só no fecho da prova, mas também a 40 quilómetros do final da Volta.

Equipas de topo

O percurso equilibrado e apelativo, a qualidade das estradas da região, o clima ameno em pleno inverno e a excelente oferta hoteleira têm seduzido as melhores equipas e os melhores ciclistas do pelotão internacional. Em 2017 a Volta ao Algarve atraiu 12 equipas WorldTour, assumindo-se como a prova 2.HC em todo o Mundo com mais equipas de primeira divisão internacional.

O pelotão de 2018 terá 25 equipas e 175 corredores, o máximo que os regulamentos permitem. Estão, até ao momento, confirmadas 20 equipas, das quais nove são do WorldTour. Destaca-se o regresso da BMC Racing Team, que já não visitava o Algarve desde 2012, e as estreias da Team Sunweb, equipa campeã mundial em título, e da UAE Team Emirates.

Serão selecionadas as cinco equipas que vão fechar o pelotão entre as 17 formações com as quais decorrem contactos.

Equipas confirmadas

WorldTour: BMC Racing Team (EUA), Bora-hansgrohe (Alemanha), Lotto Soudal (Bélgica), Quick-Step Floors (Bélgica), Team Dimension Data (África do Sul), Team Katusha Alpecin (Suíça), Team Lotto NL-Jumbo (Holanda), Team Sunweb (Alemanha) e UAE Team Emirates (Emirados Árabes Unidos).

Continental Profissional: Cofidis, Solutions Crédits (França) e Wanty-Groupe Gobert (Bélgica).   

Continental: Aviludo-Louletano-ULI, Efapel, LA Alumínios, Liberty Seguros-Carglass, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira, Vito-Feirense-BlackJack e W52-FC Porto (Portugal).

Transmissão em direto

A Volta ao Algarve terá, pelo segundo ano consecutivo, transmissão televisiva em direto para mais de 50 países. A cobertura será garantida pela cadeia Eurosport, que, em Portugal, irá partilhar a transmissão com a TVI24.

 

O direto televisivo permite mostrar o Algarve a mais pessoas, em mais territórios, incluindo em todos os mercados-alvo do turismo algarvio. A Volta ao Algarve é um instrumento de excelência para mostrar ao Mundo uma região que é agradável de conhecer em bicicleta durante todo o ano.

Etapas

14 de fevereiro: 1.ª Etapa: Albufeira – Lagos, 192,6 km

15 de fevereiro: 2.ª Etapa: Sagres – Fóia (Monchique), 187,9 km

16 de fevereiro: 3.ª Etapa: Lagoa – Lagoa, 20,3 km (CRI)

17 de fevereiro: 4.ª Etapa: Almodôvar – Tavira, 199,2 km

18 de fevereiro: 5.ª Etapa: Faro – Malhão (Loulé), 173,5 km

Descarregar Mapas e Gráficos de Altimetria: https://we.tl/eOP3k1GHxr

Últimos Vencedores da Volta ao Algarve

2017 – Primoz Roglic (Team Lotto NL-Jumbo)

2016 - Geraint Thomas (Sky)

2015 - Geraint Thomas (Sky)

2014 - Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep)

2013 - Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep)

2012 - Richie Porte (Sky)

2011 - Tony Martin (HTC-Highroad)

2010 - Alberto Contador (Astana)

2009 - Alberto Contador (Astana)

2008 - Stijn Devolder (QuickStep)

Declarações dos intervenientes da conferência de imprensa

“A Volta ao Algarve deve ser a âncora para conseguirmos atrair equipas internacionais para estágios na região, combatendo a sazonalidade. Desta vez estamos a apresentar a corrida mais de dois meses antes da realização da mesma, o que demonstra que tudo está a ser pensado mais organizadamente”, Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve

“A Associação de Turismo do Algarve, como responsável pela promoção internacional do Algarve, está de bom grado nesta parceria. Em 2018 vamos reforçar a campanha através do Eurosport. Além da transmissão da última hora de corrida, serão emitidos spots publicitários nos canais 1 e 2 da Eurosport, orientados para o turismo com bicicleta”, Carlos Luís, presidente da Associação de Turismo do Algarve.

“Estamos a apresentar aquela que é uma parceria virtuosa entre a Federação Portuguesa de Ciclismo, as Câmaras Municipais e o turismo. O direto internacional da corrida é uma aposta ganha, é o caminho para promover o Algarve em época baixa, capitalizando durante todo o ano”, Jorge Botelho, presidente da Associação de Municípios do Algarve.

“A Volta ao Algarve tem vindo a melhorar de ano para ano. É um evento de prestígio internacional e um dos melhores eventos desportivos que, anualmente, se realizam em Portugal. A Volta ao Algarve permite dinamizar o turismo em época baixa, divulgar a região e dinamizar o projeto ‘Cyclin’Portugal’. Além disso, é importante para as equipas portuguesas, porque a visibilidade acrescida dos últimos anos está a desafiar as equipas a prepararem-se desde já”, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

“Algarve Granfondo Cofidis”

Oitocentos ciclistas esperados em Tavira

O Algarve Granfondo Cofidis, evento de participação de massas da Volta ao Algarve, vai realizar-se na cidade de Tavira, no dia 17 de fevereiro de 2018. São esperados cerca de 800 participantes para uma festa de ciclismo para todos.

A Avenida Zeca Afonso é o centro de toda a ação, local de partida, às 9h30, e de chegada do Algarve Granfondo Cofidis. Será também ali que terminará a quarta etapa da Volta ao Algarve, na reta que, nos últimos anos, tem proporcionado excelentes espectáculos protagonizados pelos melhores sprinters do Mundo. Em 2018, os participantes no evento de massas poderão assistir à chegada dos profissionais.

Há dois percursos à escolha dos participantes, que poderão optar entre o Granfondo, com de 123,3 quilómetros e um acumulado de 1975 metros, e o Mediofondo, 78,3 quilómetros e um acumulado de 1000 metros.

Os percursos do Granfondo e do Mediofondo levam os participantes pelas extraordinárias paisagens algarvias, através de traçados desafiantes, e têm distâncias adaptadas ao início de época.

A inscrição garante a participação no Granfondo ou no Mediofondo, abastecimentos sólidos e líquidos ao longo do percurso, brindes, frontal, dorsal, seguro, medalha finisher, boné oficial, banho e almoço buffet.

Valor da Inscrição:

1 a 31 de Dezembro de 2017:

€25 (filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo) e €30 (não filiados)

1 de janeiro a 14 de fevereiro de 2018:

€30 (filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo) e €35 (não filiados) 

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com